sexta-feira, 13 de abril de 2012

(Ler) Lição 2 Adultos "O Ministério de cada Cristão" - 07 á 14 de abril




O ministério de cada cristão
  
Sábado à tarde
Ano Bíblico: 2Sm 18, 19
VERSO PARA MEMORIZAR: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas dAquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1Pe 2:9, NVI).

Leituras da semana: Ef 4:122Co 5:15-20Jo 4:35-411Ts 1:5-8At 14:27

Pensamento-chave: Muitas vezes, evangelismo e testemunho são vistos apenas como o trabalho do pastor. Essa atitude está equivocada.

De acordo com Pedro, o povo de Deus é escolhido, chamado para ser “um sacerdócio real”. Visto que os sacerdotes recebiam um ministério, concluímos que, se somos chamados para o “sacerdócio”, também temos um ministério. No entanto, devemos entender que não somos chamados apenas para realizar um ministério. Acima de tudo, Deus está nos chamando para um relacionamento com Ele, e é por causa desse relacionamento que somos levados a compartilhar as grandes coisas que Deus fez, e está fazendo, por nós. Essa é a essência do testemunho pessoal.

Cada um de nós, portanto, tem um ministério pessoal a realizar, e isso envolve anunciar as grandezas dAquele que nos chamou “das trevas para a Sua maravilhosa luz”.

Nesta semana, examinaremos o conceito de que “todo cristão tem um ministério” e veremos como a experiência de cada pessoa contribui para o ministério geral da igreja. Perceberemos que cada cristão tem um papel a desempenhar na obra de alcançar pessoas e no evangelismo.

Domingo
Ano Bíblico: 2Sm 20, 21

O ministério de cada cristão

Muitas vezes, cristãos lamentam que não são talentosos o suficiente para fazer algo significativo para Deus. Embora certamente o diabo goste que pensemos dessa forma, a Bíblia afirma que todos os cristãos têm um ministério concedido por Deus. Precisamos saber qual é esse ministério e, pela graça de Deus, saber usá-lo para Sua glória.

1. Qual é a função do ministério dos cristãos? Qual deve ser o resultado desse serviço? Ef 4:122Co 5:15-20

Paulo diz claramente que os santos devem ser habilitados para um ministério. Todos os que foram reconciliados com Deus através do sacrifício de Jesus recebem o ministério da reconciliação e são embaixadores de Cristo. Um embaixador representa pessoalmente um soberano ou chefe de Estado. Esse conceito enfatiza a relação pessoal entre Cristo e todos os que foram reconciliados com o Senhor, enquanto levam ao mundo a mensagem de Seu amor e graça.

Há muita confusão a respeito da palavra ministério, que é vista hoje como algo que o pastor faz. Afinal, ele está “no ministério”. Embora alguns que fazem parte do ministério pastoral tenham áreas específicas de atuação, as Escrituras afirmam categoricamente que parte do trabalho do pastor é preparar os cristãos para um ministério pessoal.

O Novo Testamento demonstra que os primeiros cristãos compreendiam o conceito do ministério de cada cristão. Onde quer que fossem, e em quaisquer circunstâncias em que se encontrassem, eles pregavam sobre o Senhor Jesus (At 8:1-4).

Há outra forma pela qual Jesus mostra que todos temos um ministério especial para realizar. Ele afirmou que não veio para ser servido, mas para servir (Mt 20:28Lc 22:27). Ele disse que Seus seguidores também devem ser servos (Mt 23:1120:26, 27). Se isso não é ministério, então, o que é?

Jesus não estava simplesmente ordenando que fôssemos servos, mas estava nos levando a entender que o ministério do servo é o resultado da nossa ligação com Ele. Esses versos descrevem a vida da pessoa que tem comunhão com Jesus Cristo, o servo sofredor. Eles também afirmam que estar em Cristo é continuar Seu ministério.

Você está disposto a servir aos outros? É a sua inclinação natural, ou você tende a tentar obter vantagens dos outros em vez de servi-los? Como você pode melhorar sua atitude de serviço?

Segunda
Ano Bíblico: 2Sm 22–24

A necessidade de trabalhadores

Às vezes, somos enviados para colher onde outros araram o solo, plantaram a semente e regaram. Embora possa haver a rara ocasião em que uma só pessoa lavra, semeia, rega e colhe em um campo, certamente essa não é a regra. No ritmo acelerado do nosso tempo, as pessoas entram e saem da nossa esfera de influência, e devemos estar prontos para construir sobre o trabalho evangelístico que outros começaram.

2. Embora fiquemos animados ao ver a colheita espiritual, com quem devemos partilhar essa alegria, reconhecendo sua contribuição ao longo do processo? Jo 4:35-41

Normalmente, quando nos referimos à colheita, estamos especificando certa época do ano em que a safra está pronta para ser colhida. Para a maioria das plantas existe uma época específica de colheita. No entanto, no reino espiritual não existe tempo estabelecido para a colheita. Jesus enfatizou esse ponto em João 4:35. Em termos agrícolas, ainda podem faltar quatro meses para a colheita, mas, em relação aos que estão prontos para aceitar Jesus, uma parte do campo sempre está pronta para a colheita.

Junto ao poço de Jacó, Jesus semeou a semente do evangelho no coração da samaritana. Por sua vez, ela semeou a semente entre o povo de Sicar, e os samaritanos foram até onde Jesus estava. Como fez com os discípulos, o Senhor nos encoraja a estar prontos para colher no campo do mundo, que sempre apresenta frutos maduros.

3. Por que Deus está tão interessado em trabalhadores que saiam para a colheita? 2Pe 3:9

Por causa do grande amor e compaixão de Deus pela humanidade, Ele deseja que os trabalhadores saiam para a colheita (Mt 9:36-38). Ao considerarmos o campo do mundo hoje, a colheita ainda parece grande e os trabalhadores, poucos. Os discípulos foram chamados a orar para que ceifeiros fossem enviados para a colheita. Quando os discípulos modernos oram por trabalhadores, o Espírito Santo abre o caminho para que façam o que Ele os chamou a realizar.

Pense nos últimos dias. Quantas oportunidades você teve de testemunhar de sua fé, de plantar algumas sementes que um dia poderiam produzir colheita? Quantas vezes você aproveitou o momento? Quantas oportunidades você perdeu?

Terça
Ano Bíblico: 1Rs 1, 2

Individualidade e unidade

A igreja local não é simplesmente um grupo de pessoas separadas que se sentam no mesmo templo por algumas horas uma vez por semana. Segundo as Escrituras, a igreja é um grupo de pessoas unidas de modo tão estreito como as partes do corpo humano. No entanto, é possível que as pessoas se reúnam regularmente sem fazer parte do corpo no sentido bíblico. Embora esse fato lamentável possa ser verdade em muitas áreas da igreja, estamos focalizando a necessidade de estar unidos nas áreas de evangelismo e testemunho.

4. O que aconteceria com o crescimento e a eficiência de um corpo, se ele perdesse o cotovelo, punho ou as articulações do joelho? O que a analogia de Paulo fala sobre a igreja como um corpo de cristãos que receberam a missão evangelística?Ef 4:16

O apóstolo Paulo diz que o corpo da igreja cresce quando todos os membros fazem sua parte. O que isso diz a respeito de igrejas que não estão crescendo? Nossa primeira reação pode ser responsabilizar os que, em nossa opinião, não estão fazendo sua parte. Isso pode ser verdade, mas pense nisto: quantas vezes as igrejas privam os membros de oportunidade para contribuir com o corpo? Se os líderes da igreja não entendem o princípio do ministério de todos os cristãos, eles não trabalham intencionalmente para o máximo envolvimento dos membros nos ministérios da igreja.

5. O que a igreja de Tessalônica fez com o evangelho que recebeu de Paulo? 1Ts 1:5-8

A igreja em Tessalônica é um exemplo de cristãos que receberam o evangelho e o transmitiram. Ainda é a vontade de Deus que Sua igreja funcione dessa maneira.

Muitas são as bênçãos recebidas quando cada cristão atua numa estratégia evangelística planejada para a igreja. Enfatizaremos aqui as importantes áreas de encorajamento e responsabilidade. Trabalhar em equipe nos permite considerar seriamente essas áreas. A falta de incentivo ao grupo representou a morte de muitos ministérios leigos proveitosos. Embora os indivíduos tenham dons e talentos especiais, trabalhar em direção a objetivos comuns, por meio de estratégias corporativas, ainda é o ideal. Da mesma forma, a dinâmica do grupo estimula a responsabilidade, não no sentido de julgamento, mas no sentido de análise e avaliação.

Quarta
Ano Bíblico: 1Rs 3, 4

Juntos no trabalho, unidos com Deus

Ontem mencionamos a importância da unidade no trabalho evangelístico da igreja. Devemos também entender que estamos trabalhando juntos para cumprir um objetivo divino. Portanto, quando a igreja considera o testemunho e as estratégias evangelísticas, os membros devem sentir intensamente que estão trabalhando unidos a Deus, Aquele que motiva, orienta, capacita e dá o crescimento.

6. Qual é o resultado da influência de Deus nas tentativas da igreja de partilhar o evangelho? At 2:471Co 3:5-9

7. O que motiva e capacita os crentes a trabalhar em união com Deus? 2Pe 3:9Tt 2:11

As Escrituras estão repletas de evidências do amor de Deus pelos seres humanos, a coroa de Sua criação. Portanto, não é de admirar que Ele tenha tomado a iniciativa na salvação da humanidade. Na verdade, unicamente a cruz apresenta todas as provas de que precisamos a respeito de quanto Deus nos ama e de como Ele deseja que estejamos em Seu reino eterno. De fato, o Senhor estendeu a mão e nos abençoou por meio de Sua graça. Essa maravilhosa graça, revelada por meio da cruz, cria em nós o desejo de compartilhar o que temos recebido gratuitamente (Mt 10:8).

Embora, às vezes, os discípulos tentassem trabalhar sozinhos (Mt 17:14-21), na maior parte de sua experiência o divino e o humano atuaram juntos.

Jesus chamou os primeiros discípulos e prometeu fazer deles pescadores de homens. Ele os ensinou e os preparou, e por meio do ministério deles muitos outros se tornaram cristãos. No entanto, havia ainda outro aspecto divino do qual eles precisariam depois que Jesus voltasse para o Céu. Certamente sua necessidade era que o Espírito Santo capacitasse a igreja primitiva em sua missão de testemunhar e evangelizar.

Os que se envolvem no evangelismo hoje ainda são colaboradores de Deus para a salvação dos outros. Devemos orar para que o Espírito Santo nos ensine a apresentar o amor e a providência de Deus de modo que alcancemos o coração dos que necessitam do Salvador. Precisamos estar cientes de que não podemos fazer nada separados do Senhor e somente por meio de uma atitude de fé, submissão, humildade e disposição de morrer para si mesmo e servir aos outros, podemos ser testemunhas mais eficazes nas mãos de Deus. O eu deve ser posto de lado para que o Senhor nos use do modo mais eficaz.

Quinta
Ano Bíblico: 1Rs 5, 6

Relatando à igreja

Nesta semana apresentamos alguns aspectos importantes do trabalho de um cristão para Deus. Agora podemos mencionar o assunto do “relatório” (consideraremos esse assunto com mais detalhes na lição 12). Apresentar à igreja um relatório sobre as atividades de testemunho e evangelismo cria uma atmosfera de encorajamento e bênção. Os que relatam podem receber o incentivo dos membros da igreja, e os que ouvem os relatos são abençoados ao perceber o que Deus está realizando por meio de Seu povo.

8. Por que os relatórios foram trazidos à igreja? At 14:2715:4

Uma leitura do contexto dos versos acima revela que relatórios eram trazidos à igreja depois de um longo período de pregação evangelística entre várias culturas. Essas reuniões para apresentação de relatórios mostram o interesse e apoio da igreja em relação à pregação do evangelho.

O livro de Atos é um relato dos esforços missionários da igreja primitiva, e está cheio de lições para a igreja de hoje. A importância de relatar se destaca quando imaginamos o que restaria do livro de Atos se todos os relatórios de atividades evangelísticas fossem removidos.

9. Por que os discípulos contaram a Jesus o que tinham feito? Mc 6:30

Embora seja verdade que há evangelismo e testemunho pessoal que acontece espontaneamente, é também verdade que a igreja deve ter uma abordagem intencional e planejada. Trabalhar com uma estratégia global da igreja ajuda a manter o foco e a sequência lógica de atividades e também traz oportunidades regulares de avaliar e relatar. Apresentar um relatório não é simplesmente listar as coisas que temos feito. Por meio dos relatórios, a igreja e os que testemunham podem novamente ver que estão trabalhando com o Senhor.

Algumas pessoas hesitam em apresentar relatórios porque imaginam que isso pode ser uma forma de se vangloriar na realização humana, mas, por meio de nosso relato fiel, Deus é glorificado e Sua igreja é fortalecida na fé. Os cristãos primitivos glorificaram a Deus quando ouviram o relatório missionário do apóstolo Paulo (At 21:19, 20).

Se você tivesse que relatar à igreja seus esforços evangelísticos mais recentes, o que você diria? O que sua resposta diz sobre seu envolvimento? O que precisa mudar em sua vida?

Sexta
Ano Bíblico: 1Rs 7, 8

Estudo adicional

O desafio desta semana é você decidir sobre uma atividade evangelística e se envolver nela. A seguir, estão as principais áreas focalizadas nesta semana.

1. Reveja a lista de atividades evangelísticas nas quais você poderia se envolver. Diminua sua lista para duas ou três áreas do ministério evangelístico, considerando as áreas nas quais estão seus talentos e para as quais você sente que Deus o está chamando.
2. Reduza ainda mais sua lista, considerando quanto tempo você será capaz de dedicar a essas atividades a cada semana. Considere também que você estará envolvido com esse ministério durante 12 meses, de modo que você será capaz de passar pelas fases de planejamento, implementação e avaliação.
3. Escolha um ministério e informe o pastor e o líder do Ministério Pessoal sobre seu desejo de se envolver na área de sua preferência. Solicite uma reunião com eles para compartilhar suas ideias e sonhos. Pergunte acerca dos planos deles para o evangelismo da igreja e determine como você pode se envolver, ou onde o ministério de sua preferência pode complementar os planos que já existem na igreja.
4. Humildemente, peça ao pastor e ao líder de Ministério Pessoal uma opinião sobre sua aptidão para o ministério que você escolheu. Eles desejarão que você seja bem-sucedido em quaisquer áreas de testemunho e evangelismo que escolher, portanto, o conselho deles será de valor inestimável.


Perguntas para reflexão

1. Como a seguinte citação se relaciona com a verdade bíblica do sacerdócio de todos os crentes? Existe nela apoio para o princípio de que todos os membros devem trabalhar juntos? “A obra de Deus na Terra nunca poderá ser terminada a não ser que os homens e as mulheres que constituem a igreja concorram ao trabalho e unam seus esforços aos dos pastores e oficiais da igreja” (Ellen G. White,Obreiros Evangélicos, p. 352).
2. Comente as estratégias que sua igreja poderia colocar em prática para ajudar os membros a entender que eles são importantes para o ministério do testemunho e evangelismo. Qual é a melhor forma de trabalhar para alcançar o máximo envolvimento dos membros no trabalho?

Respostas sugestivas: 1: Capacitar os santos para o serviço e para levar a mensagem de reconciliação com Deus; edificar a igreja. 2: Com os que plantaram a semente do evangelho. Devemos agradecer a todos que participarem da obra. 3: Porque Deus deseja salvar o maior número de pessoas, por meio da mensagem que leva ao arrependimento. 4: Todos são importantes para a igreja; somente quando os membros trabalham em harmonia a igreja cresce. 5: Receberam a Palavra com alegria e passaram a imitar os mensageiros e se tornaram modelos para outros. 6: O Senhor acrescenta o número de salvos; Deus faz a semente da Palavra crescer no coração das pessoas. Qual é o resultado da influência de Deus nas tentativas da igreja em partilhar o evangelho? At 2:471Co 3:5-9 7: A paciência de Deus, que espera o arrependimento das pessoas; pela Sua graça levamos a salvação aos outros. 8: Para mostrar que Deus realizava uma obra entre os gentios; os milagres confirmavam a atuação de Deus. 9: Ao cumprir a missão dada por Jesus, trouxeram o relatório. O relatório confirmava e motivava os discípulos.

(Ler) Lição Jovens 2 "Cada Membro, um Ministério" 07 á 14 de abril



Cada membro, um ministério
   
“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas dAquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1Pe 2:9).

Prévia da semana: Como membros do corpo de Cristo, cada um de nós tem um ministério pessoal em partilhar o que Ele fez por nós, bem como uma responsabilidade diante de todo o corpo da igreja, no sentido de cooperar com a obra local e mundial.

Leitura adicional: Mt 18:19, 20Jo 14:12-14Rm 6:16-1822, 23; Ellen G. White, Evangelismo (dê uma olhada geral nesse livro)

Domingo, 8 de abril
Testemunho e um pneu furado

Voltando de carro do trabalho, certo dia, ao virar à esquerda, bati numa mureta de concreto. Orei: “Oh, Deus, não!... Por quê?”, e comecei a dirigir muito lentamente, torcendo para que o pneu estivesse bem. Então, um homem fez sinal para que eu estacionasse e me disse que o pneu estava furado. Eu não conhecia aquela área da cidade e não sabia onde poderia encontrar um posto de gasolina para buscar ajuda. E nem mesmo tinha um telefone celular. Então, apenas orei a Deus e continuei a dirigir cuidadosamente. De repente, enxerguei um posto de gasolina a apenas quatro metros! Louvado seja o Senhor!

A moça atendente no caixa foi amigável e, enquanto eu esperava que o conserto fosse feito, começamos a conversar. Uma pergunta levou a outra e logo ela descobriu que sou cristã. Então, eu pude compartilhar meu testemunho com ela. Ela me disse que estava buscando a Deus, mas não sabia onde encontrá-Lo. Convidei-a para fazer alguns estudos bíblicos comigo. Agora, ela não só está vindo todas as semanas para estudar, mas também começou a frequentar a igreja todos os sábados. O bonito em tudo isso é que ela encontrou esperança ao ser transformada por Cristo. É por meio de nosso testemunho que somos capazes de repartir com as pessoas ao nosso redor o fato de que uma vez estivemos feridos, mas fomos curados por Jesus Cristo.

Agora, mais do que nunca, o mundo precisa ouvir de Jesus. Há muito desespero em tantas vidas, e muitas dessas pessoas estão indo a todos os lugares errados em busca de paz. Precisamos conduzi-las ao Príncipe da Paz que pode lhes conceder a paz verdadeira.
Nesta semana, exploraremos o conceito de “cada membro, um ministério”, e como podemos alcançar toda nação, raça, língua e povo, como Deus nos ordenou, usando os dons com os quais Ele nos abençoou.

Mãos 

Cindy De Jesus – Providence, Rhode Island, EUA

Mãos à Bíblia

A Bíblia afirma que todos os cristãos têm um ministério concedido por Deus. Precisamos saber qual é esse ministério e, pela graça de Deus, usá-lo para a glória dEle.

1. Qual é a função do ministério dos cristãos? Qual deve ser o resultado desse serviço? Ef 4:122Co 5:15-20

O Novo Testamento demonstra que os primeiros cristãos compreendiam o conceito do ministério de cada cristão. Onde quer que fossem, e em quaisquer circunstâncias em que se encontrassem, eles pregavam sobre o Senhor Jesus (At 8:1-4).




Segunda, 9 de abril
Todos pelo evangelismo

No coração do cristianismo e da mensagem que devemos pregar, está a crença de que Deus concedeu Seu ilimitado amor para toda a humanidade graças à morte de Jesus. Contudo, essa mensagem é tão penetrante nas Escrituras que, às vezes, deixamos de notar a etimologia por trás de frases repetidas que se referem à morte do Salvador. No entanto, essas frases nos contam a história de como os primeiros cristãos se encarregaram de disseminar as boas-novas.

Quando lemos sobre a morte de Jesus, percebemos que Ele foi mencionado como o “servo” de Deus (At 3:13). Essa palavra ressoa com a profecia hebraica do servo recebendo o pecado (Is 53). Além disso, ao falar de Jesus como o “Cordeiro de Deus” (Jo 1:29), o apóstolo João traz à mente os cordeiros sacrificados no serviço do santuário. Eles simbolizavam a expiação do Salvador pelos pecados. Sem dúvida, Jesus foi verdadeiramente o Servo sofredor, traspassado por nossas ofensas.

No entanto, conforme o cristianismo se espalhou por Israel e Palestina, os gentios não compreenderam esses símbolos hebraicos distintos a respeito da obra de Cristo na cruz. Contudo, porque Jesus “abrira a porta da fé aos gentios” (At 14:27) e porque “Ele morreu por todos” (2Co 5:15), era imperativo que os gentios compreendessem o que Deus havia feito por eles através de Jesus.

Assim, para que a audiência gentílica pudesse entender, os autores inspirados das Escrituras começaram a usar palavras apropriadas para se referir à morte de Jesus. A palavra “resgate” (Mc 10:45) é um exemplo. No antigo mundo greco-­romano, a palavra “resgate” se referia ao preço pago pela liberdade de um escravo. O pecado nos mantém na escravidão, mas a morte de Jesus nos torna livres.

Em nossas tentativas diárias para compartilhar a Palavra de Deus, precisamos nos lembrar de que Jesus morreu por toda a humanidade e que jamais haverá um obstáculo tão grande que impeça o Espírito Santo de nos ajudar.

Mãos à Bíblia

2. Embora fiquemos animados ao ver a “colheita espiritual”, com quem devemos partilhar essa alegria, reconhecendo sua contribuição ao longo do processo? Jo 4:35-41

3. Por que Deus está tão interessado em trabalhadores que saiam para a “colheita”? 2Pe 3:9

Por causa do grande amor e compaixão de Deus pela humanidade, Ele deseja que os trabalhadores saiam para a colheita (Mt 9:36-38). Pense nos últimos dias. Quantas oportunidades você teve de testemunhar de sua fé, de plantar algumas sementes que um dia poderiam produzir uma colheita? Quantas vezes você aproveitou o momento? Quantas oportunidades você perdeu?


Guillermo Ronquillo – Providence, Rhode Island, EUA

Terça, 10 de abril
Os ceifeiros e a colheita

As pessoas estão esperando! (Jo 4:35). João compara as pessoas a uma colheita. Ele faz isso de maneira mais vívida neste verso: “Vocês não dizem: ‘Daqui a quatro meses haverá a colheita’? Eu lhes digo: ‘Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita’” (Jo 4:35). Com frequência, tenho ouvido pessoas se referindo à humanidade como sendo uma causa perdida; como estando além do ponto de retornar a Deus, embora, nesse verso, Jesus nos diga exatamente o contrário. Estejam nossos olhos abertos ou não, existem muitas pessoas com sede e fome da Palavra, que estão abertas para ela, e que desejam ardentemente aprender dela. No entanto, por alguma razão, só enxergamos as pessoas que são indiferentes a Deus, e aquelas que desprezam os ensinos de Jesus. E, talvez, pior de tudo: culpamos essas pessoas pelos males da sociedade.

Embaixadores (2Co 5:15-20). Esse texto descreve o estado de transformação: em Cristo, somos mortos para nós mesmos e novas criaturas. Também é usado o interessante termo: “embaixador”. O verso 20 diz: “Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo Seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: reconciliem-se com Deus.” O Dicionário Merriam Webster descreve a palavra “embaixador” como “representante autorizado ou mensageiro”. Cristo nos autorizou a ser representantes dEle. Isso não deveria nos tornar ainda mais conscientes de como os outros nos observam? Reivindicar o título de “cristão” está automaticamente relacionado com ser um embaixador.

Esse ponto não pode ser subestimado. Se declaramos ser cristãos; se afirmamos seguir a Cristo, estaremos trabalhando para a salvação de outros. Isso não significa que todos nós precisamos ser ministros ou funcionários de alguma instituição religiosa. Significa que, seja na escola, no trabalho ou mesmo sentado no ônibus perto de um estranho, podemos ser embaixadores para o Senhor através de nossas palavras, ações e mesmo nosso comportamento.

Vida ou não vida (1Jo 5:12). Infelizmente, vivemos numa época em que nos é dito que um estilo de vida é tão bom quanto o outro (desde que não prejudique ninguém), e que um conjunto de crenças é tão bom quanto outro. Embora não devamos julgar o motivo nem o coração das pessoas, como cristãos devemos ter uma visão específica do mundo. Pense nas palavras de João: “Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida” (1Jo 5:12). As palavras de João são tão profundas! Elas não nos deixam em cima do muro nem numa zona cinzenta. Com Jesus há vida; sem Jesus há morte.

Se você tivesse amigos que estivessem fazendo algo que você soubesse que os machucaria ou até mesmo os mataria, o que faria? Manteria silêncio? Deixaria que eles fizessem o que quisessem, sem ao menos tentar mostrar-lhes o perigo das ações deles? Que tipo de amigo você seria se permanecesse em silêncio?

Preconceituosos ou salvadores de vidas? (At 4:9-13). De certa forma, essa é a nossa situação como cristãos. Simplesmente por levarmos o nome de “cristãos”, assumimos certas crenças básicas e, entre elas, está a de que a salvação é concedida somente por Jesus. Pareça isso limitado ou preconceituoso aos ouvidos de muitos, essa é a pura verdade. Precisamos acreditar nisso porque está na Bíblia: “Visto que hoje somos chamados para prestar contas de um ato de bondade em favor de um aleijado, sendo interrogados acerca de como ele foi curado, saibam os senhores e todo o povo de Israel que por meio do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores. Este Jesus é ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’. Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.” (At 4:9-13).

Olhe desta maneira: Quantas respostas certas existem para a equação 2 + 2 = 4? Apenas uma. Quantas respostas erradas existem? Literalmente, um número infinito. Isso é algo em que todo aquele que professa o nome de Jesus – que é chamado de Seu embaixador – deveria pensar seriamente.

Mãos à Bíblia

Segundo as Escrituras, a igreja deve ser um grupo de pessoas unidas de modo tão estreito como as partes do corpo humano. A unidade é indispensável para o sucesso do evangelismo e do testemunho.

4. O que acontece com o desenvolvimento e a eficiência de um corpo, se ele perde uma de suas partes? O que a analogia de Paulo fala sobre a igreja como um corpo de cristãos que receberam a missão evangelística? Ef 4:16

5. O que a igreja de Tessalônica fez com o evangelho que recebeu de Paulo? 1Ts 1:5-8

A igreja em Tessalônica é um exemplo de cristãos que receberam o evangelho e o transmitiram. Ainda é a vontade de Deus que Sua igreja funcione dessa maneira.


Hannah Goldstein – Sykesville, Maryland, EUA

Quarta, 11 de abril
Você vai ficar sentado aí?”

Deus não lhe deu todos os talentos exclusivos e variados somente para ser usados para seu ganho pessoal, mas também para ser utilizados para a honra e a glória dEle.

“Há muitas espécies de trabalho a ser efetuado por obreiros de vários dons. Uns devem trabalhar de um modo, outros de outro. O Senhor deseja que as cidades sejam trabalhadas mediante os esforços unidos de obreiros de diferentes habilidades. Todos devem buscar em Jesus a direção, não confiando na sabedoria dos homens, a fim de que não se extraviem. Como cooperadores de Deus devem procurar estar em harmonia uns com os outros. Deve haver frequentes concílios e fervorosa, sincera cooperação. Contudo, todos devem buscar sabedoria em Jesus, não dependendo só da direção de homens” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 9, p. 109).

Ao trabalharmos na vinha do Pai, precisamos nos lembrar de que os talentos e dons só podem nos levar mais adiante. Além disso, se não baseamos nossos talentos e dons em Jesus, corremos o risco de estragar o trabalho que precisa ser feito.

“O Senhor deseja que Seu povo se levante e realize a obra indicada. A responsabilidade de advertir o mundo não repousa somente sobre o ministério. Os membros leigos da igreja devem participar no trabalho da salvação de pessoas. Através de visitas missionárias e por uma sábia distribuição de nossa literatura, muitos que jamais foram advertidos poderão ser alcançados. Organizemos corporações para buscar pessoas. Deixemos os membros da igreja visitar seus vizinhos e abrir-lhes as Escrituras. Alguns podem ser escolhidos para trabalhar nas fronteiras e, assim, por meio de planejamento sábio, a verdade pode ser pregada em todos os distritos. Com perseverança nesse trabalho, o aumento da aptidão virá, e muitos verão frutos de seus esforços na salvação de pessoas. Esses convertidos irão, um após outro, ensinar a outros. Assim a semente será espalhada em muitos lugares e a verdade será proclamada a todos” (Ellen G. White, The Advent Review and Sabbath Herald, 25 de janeiro de 1912).

Mãos à Bíblia

6. Qual é o resultado da influência de Deus nas tentativas da igreja de partilhar o evangelho? At 2:471Co 3:5-9

7. O que motiva e capacita os crentes a trabalhar em conjunto com Deus? 

Os que se envolvem no evangelismo são colaboradores de Deus para a salvação dos outros. Devemos orar para que o Espírito Santo nos ensine a apresentar o amor e a providência de Deus de modo que alcance o coração dos que necessitam do Salvador. Somente por meio de uma atitude de fé, submissão, humildade e disposição de morrer para si mesmo e servir aos outros podemos ser testemunhas mais eficientes nas mãos de Deus.


Antonio De Jesus – Providence, Rhode Island, EUA

Quinta, 12 de abril
Embaixadores de Deus

O corpo humano é fascinante porque todos os seus muitos sistemas trabalham em conjunto. Quando um sistema se torna disfuncional, outros sistemas podem ser afetados e nos sentimos fora de sincronia. De idêntica maneira, o corpo de Cristo – a igreja – não pode funcionar sem a ajuda de todos os seus membros. Como o corpo de Deus – a igreja – mantém-se funcionando de maneira apropriada?

Cada membro deve usar os talentos que recebeu de Deus. Como membros do corpo de Cristo, devemos trabalhar para mostrar a luz – Jesus Cristo – aos que estão na escuridão. Deus deu a cada um de Seus filhos talentos que foram destinados a edificar a vida dos membros da igreja e a vida das pessoas que ainda se juntarão ao rebanho. Alguns foram contemplados com o dom de pregar, cantar, orar e curar, mas todos esses são dons que Deus nos pede que usemos em Seu nome para que Ele seja glorificado. Como podemos usar esses dons de forma que a igreja possa representar adequadamente a verdadeira imagem de Deus ao mundo?

Devemos agir pela fé. Deus prometeu estar conosco em cada passo do caminho. Mas, para que isso aconteça, precisamos ter fé. A mulher samaritana teve fé e, por meio de seu testemunho, muitos outros creram. Os samaritanos não tiveram dúvidas porque viram o poder e o amor de Jesus para com a humanidade (Jo 4:39-42). Precisamos deixar que Deus entre em nosso coração para que possamos testemunhar por nós mesmos os milagres que Ele faz em nossa vida. Assim poderemos contar nossa experiência aos outros como também a mulher samaritana fez.

Devemos ser exemplos do Seu amor. Para que possamos compartilhar a Palavra de Deus, precisamos primeiro ser um exemplo para o mundo. Tendo Espírito Santo habitando em nós, viveremos nossa vida de acordo com os princípios de amor de Deus encontrados nos Dez Mandamentos (Mt 22:34-40). As pessoas que não entregaram a vida a Deus estão observando os que dizem ter entregado a vida a Ele. É por isso que Deus precisa residir em nosso coração. Ali Ele pode desabrochar em nossa vida diária para que outros O vejam em nós. Assim, nos tornaremos exemplo de Seu amor.

Mãos à Bíblia

8. Por que os relatórios foram levados à igreja? At 14:2715:4

9. Por que os discípulos contaram a Jesus o que tinham feito? Mc 6:30

Uma leitura do contexto dos versos acima revela que relatórios eram levados à igreja depois de um longo período de pregação evangelística entre várias culturas. Essas reuniões para apresentação de relatórios mostram o interesse e apoio da igreja em relação à pregação do evangelho.


Jenny Cruz – Providence, Rhode Island, EUA


Sexta, 13 de abril
Chegando ao âmago da questão

Você já se sentiu pressionado a fazer parte de um programa de evangelização? Talvez a pressão fosse dos outros ou de você mesmo. Isso fez com que você analisasse por que não estava tão empolgado na campanha quanto os outros?

Há alguns anos, decidi tentar algo que estivesse fora da minha zona de conforto: campanha evangelística. Reunimos um grupo de pessoas e planejamos ir até um bairro, separar-nos em pares e ir de casa em casa perguntando se havia alguma coisa que pudéssemos fazer para ajudar – sem compromisso. Embora achasse a ideia maravilhosa, senti que não estava tão interessada nem empolgada como alguns dos outros. Fiquei pensando se estaria mais entusiasmada fazendo esse tipo de trabalho, caso fosse algo diferente.

Não foi muito depois dessa experiência que me dei conta de que não deveria fazer campanhas comunitárias motivada pelo pensamento de que isso é o que o cristão deve fazer. Deveria fazer esse trabalho por um desejo genuíno de demonstrar o amor de Cristo aos outros. Mas como e quando esse desejo nascerá dentro de nós? A última parte de 2 Coríntios 5:20 traz a resposta para essa pergunta: “Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus.” Isso parece simples, não é? Quando estamos reconciliados com Deus, assumimos o resoluto compromisso de manter um relacionamento pessoal com Ele. Como resultado desse relacionamento, Ele iniciará em nós mudanças sutis que nos transformarão em novas criaturas (2Co 17). Acredito que essa nova criação inclua novos interesses, desejos, pontos de vista e, mais importante, um novo coração. Contudo, não somos nós que criamos o desejo de alcançar os outros, é Deus. Mas aqui está o ponto: Ele não nos forçará a ser novas criaturas; Ele somente iniciará a obra quando permitirmos que Ele o faça.

Então, não se preocupe se seu desejo de fazer parte de uma campanha social ou evangelística não parece tão forte como o dos outros. Em vez disso, peça ao Senhor que Ele coloque esse desejo em você. Da maneira misteriosa de Deus, e em Seu próprio tempo, Ele pode e irá colocar em nosso coração o desejo de sair e fazer a colheita das pessoas que Cristo semeou para nós.

Mãos à obra

1. Conte a um amigo sobre seu relacionamento com Cristo, expressando o que significa para você ser cristão.
2. Junte-se a um grupo de discipulado em sua igreja. Se você sentir que conhece todos os membros do grupo, traga um amigo que deseje aprender mais. Ou estude como dar estudos bíblicos para que você possa compartilhar o conhecimento de Cristo com seus amigos de maneira mais efetiva.
3. Ore por uma semana sobre o que Deus deseja que você faça para servi-Lo na linha de frente. Mantenha anotações de como Deus respondeu suas orações. Então, siga o que o Espírito Santo chamá-lo(a) a fazer.
4. Pense em maneiras de usar a internet para evangelizar. Coloque seu plano em prática.


Christina Zaiback – Silver Spring, Maryland, EUA


Vídeo Lição 2 "O ministério de cada cristão"

Lição 02 Vídeo "O ministério de cada cristão"

Vídeo TV NT Lição 2 "O ministério de cada cristão"

Vídeo Lição 02 "Cada membro, um ministério" - Código Aberto

O MINISTÉRIO DE CADA CRISTÃO

Recapitulando Com Sucesso - Lição 2: O ministério de cada cristão

Escola sabatina libras #02 - O ministério de cada cristão - 2º Trimestre

Escola sabatina libras - Introdução - 2º Trimestre

You Raise Me Up

Michael W Smith - Heart Of Worship

Natalie Grant '' Held '' (Christian music in English) Musica cristian...

Musica Adventista en Ingles - Praise 04

Musica Adventista en Ingles - Praise 02

Missão Musica Adventista Mission Music Adventist Courage To Stand