sábado, 3 de novembro de 2012

CORAL CANTO LIVRE - IASP - DIA 03 MARÇO 2012


Um Pouco Mais - DVD Jovem


DVD JOVEM 2012-A GRANDE ESPERANÇA OFICIAL 02 - MEU TUDO


DVD Jovem 2011 - Vitória em Cristo


Lição 6 -- Vitória sobre as forças do mal, 4ªTemporada 2012


Esboço da Escola Sabatina #6 - Vitória sobre as Forças do Mal, 4ºTri/2012


Lição 06-4-2012: Vitória sobre as forças do mal


lição 6 (jovens) "Vitória sobre as forças do mal" 03 a 09 de nov

Lição 6
3 a 9 de novembro



Vitória sobre as forças do mal

Casa Publicadora Brasileira – Lição dos jovens 642012



“Em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio dAquele que nos amou” (Rm 8:37).

Prévia da semana: Pela submissão a Deus e fé no Pai, Cristo alcançou a vitória sobre Satanás. Da mesma forma, quando Seus seguidores buscam o poder de Deus para vencer a tentação pela submissão à vontade de Deus e pela fé em Sua Palavra, até o mais fraco de Seus filhos é vitorioso.

Leitura adicional: Hebreus 11; 1 João 3:8, 9; Caminho a Cristo, p. 98-104; O Maior Discurso de Cristo, p. 141-144

Domingo, 4 de novembro
cpb - introdução

Poder e autoridade


“Hoje, sob minha instrução, os Estados Unidos executaram uma operação-alvo que... matou Osama bin Laden e conseguiu a custódia de seu corpo”, anunciou o presidente Obama, em 2 de maio de 2011. Uma ordem como essa só pode ser dada por alguém investido de poder e autoridade. O centurião, cujo servo estava doente, não se considerou digno de que Jesus fosse à casa dele. Reconheceu que Jesus era um homem de autoridade ao dizer: “Eu também sou homem sujeito à autoridade e com soldados sob o meu comando” (Mt 8:9).

Jesus, com Seu poder e autoridade, disse ao centurião: “Vá! Como você creu, assim lhe acontecerá!” (Mt 8:13), e naquela mesma hora o servo do centurião foi curado.

Jesus oferece esse mesmo poder e autoridade àqueles que se submetem a Ele. Vencer o pecado só é possível por meio de Jesus. Muitos cristãos professam as promessas encontradas em Tiago 4:7, dizendo: “Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês”, e se esquecem de que isso só é possível se nos submetermos a Deus primeiro. O início desse verso é que nos dá o poder para resistir aos esquemas malignos do diabo. “Reunindo os doze, Jesus deu-lhes poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças” (Lc 9:1).

O poder (dynamin, “habilidade espiritual”) e a autoridade (exousian, “o direito de exercer o poder”) sobre o reino demoníaco e o reino de doenças físicas é dado àqueles que seguem a Jesus.

Sozinho, é impossível seguir a Deus, pois o coração humano tem inimizade contra Ele. Então, precisamos estar em Jesus, andando com Ele diariamente, morrendo para o eu e deixando que o poder dEle vença as tentações que nos são lançadas constantemente pelo inimigo.

Deseja você se submeter a Deus e permitir que o poder dEle o liberte das cadeias do pecado?

Mãos à Bíblia

Como resultado da crucificação e ressurreição de Cristo, todas as coisas, incluindo os principados e potestades, funcionam em sujeição a Ele. O palco está verdadeiramente preparado para nossas vitórias individuais sobre tudo que nos oprime espiritualmente.

1. Estude Efésios 1:18-22. Como podemos entender essas palavras no contexto do grande conflito? Como podemos aplicar essas promessas à nossa realidade?

2. Que promessas podemos suplicar em nossas lutas contra forças maiores do que nós? Ef 1:20-22

Paulo orou para que uma nova e profunda iluminação acompanhasse o cristão. Quando isso acontece, conhecemos por experiência o poder de Deus, tão grande quanto aquele poder que ressuscitou Jesus.

Juan A. Cabrera | Berrien Springs, Michigan, EUA

Segunda, 5 de novembro
cpb - evidência

Uma bênção camuflada



O botão soneca pode ser uma maldição. Apertá-lo, pode resultar num exame perdido ou num chefe raivoso. Estou convencido de que foi inventado para encorajar a procrastinação. No entanto, se você programar seu despertador adiantado o suficiente para usar o botão soneca e ainda acordar em tempo, então ele até pode ser uma bênção. Mas o melhor conselho é: não o use nunca!

Era normal para os judeus em Israel explorarem a prática da feitiçaria (Mt 12:27). Paulo contradisse esses métodos. Por toda parte em que viajou, escolheu Deus em lugar da feitiçaria. Em Éfeso, “Deus fazia milagres extraordinários por meio de Paulo. [...] [Os enfermos] eram curados de suas doenças, e os espíritos malignos saíam deles” (At 19:11, 12). Ele tinha tantos dons que alguns judeus praticantes de magia se empenharam em copiar o que ele fazia. Os sete filhos de Ceva, um dos chefes dos sacerdotes judeus, tentaram usar o nome de Jesus para expulsar um espírito maligno (v. 14). Eles não tiveram êxito e o espírito os atacou, deixando-os nus e feridos.
A notícia se espalhou pela região e a evidência incontestável mostrou que Jesus era superior a todos os outros deuses. Como resultado, aqueles que praticavam o ocultismo lançaram no fogo seus caros manuais. “Dessa maneira a palavra do Senhor muito se difundia e se fortalecia” (v. 20).

Essa história empolgante é um testemunho da vitória sobre o mal e de como a maldição pode ser transformada em bênção. “Ele frustra a estratégia de Satanás de usurpar do poder de Jesus e até mesmo faz com que o demônio faça avançar o reino de Deus num mundo gentio.”*

A palavra grega para demônio é daimôn e significa “espírito imundo”. Hoje, uma definição mais apropriada poderia ser “distração” e pode aparecer na forma de internet, iPhone e Facebook... Qualquer coisa que tome o lugar de Deus pode ser considerada um demônio em sua vida. Com esse bombardeio constante da tecnologia, por que não contrariar os ataques do diabo transformando seus tweets num testemunho do amor de Deus? O mal não terá a vitória! A cruz silencia todos os ataques de Satanás devido ao amor que Deus tem por nós! Transforme o mal em bem. Não aperte o botão soneca!

* Kistemaker J. Simon, New Testament Commentary, v. 5 (Grand Rapids, Mich; Baker Academic, 1990), p. 689.

Mãos à Bíblia

3. Que razões Paulo apresenta para que o cristão olhe para o futuro com confiança? Que promessas e palavras de encorajamento ele menciona? Como podemos viver de acordo com esses ensinamentos da Palavra de Deus? Rm 8:26-39

Paulo dá pelo menos duas razões sólidas para que o cristão confie no Senhor. Em primeiro lugar, o Espírito nos ajuda em nossas aflições e “gemidos”. Em segundo lugar, de acordo com o propósito eterno de Deus, todas as coisas, incluindo as aflições, contribuem para o bem-estar final do cristão. Não há nada no Universo sobre o que o cristão não possa ser vitorioso, graças a Jesus.

4. Qual é o ponto alto do argumento de Paulo para impulsionar a confiança do cristão? Rm 8:31-34

Timothy Stevens | Burtonsville, Maryland, EUA

Terça, 6 de novembro
cpb - exposição

A vitória pode ser nossa



Uma guerra real (Ef 6:10-18). Se cremos na Bíblia, precisamos acreditar em seu testemunho consistente em relação à realidade da dimensão espiritual deste mundo. Anjos bons e maus, ou espíritos, estão presentes e ativos na Terra (Hb 1:14; Ef 6:12). Apesar de serem geralmente despercebidos (2Rs 6:16-17), está dentro do poder deles causar impacto significativo no mundo material (2Rs 19:35; Ap 16:13, 14). Depois de perder a guerra no Céu (Ap 12:7-9), e depois de ter a cabeça esmagada pelo Descendente da mulher (Gn 3:15), Satanás dirigiu sua malévola “inimizade” contra os “restantes da sua descendência” (Ap 12:17).

A Bíblia registra a feroz – e ao mesmo tempo sutil e visível – batalha espiritual enfrentada por Jesus e os apóstolos (Mt 16:21-23; At 13:6-12; 1Pe 5:8).

Quão mais violenta será essa guerra travada agora, pois o demônio “sabe que lhe resta pouco tempo” (Ap 12:12)? A igreja coletiva e individual é o objeto de ataques constantes e cuidadosamente elaborados. “Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio dAquele que nos amou” (Rm 8:37).

A missão e os métodos de Satanás (Mt 16:21-23; Jo 13:27; 2Tm 2:26). Enquanto se gaba de ter liberdade (Gn 3:1, 5), o verdadeiro desejo de Satanás é nos controlar, para que possamos cumprir “sua vontade” (2Tm 2:26). Ele faz isso de duas maneiras: sugestão e possessão demoníacas.

Em Mateus 16:21-23, Jesus contou aos discípulos sobre Seu sofrimento e morte. Pedro censurou Jesus dizendo que isso não aconteceria com Ele. Jesus disse então a Pedro: “Para trás de Mim, Satanás!” Poucos versos antes, Jesus tinha dito que Pedro havia recebido uma revelação celestial (v. 17). Por isso, é altamente improvável que então ele fosse vítima de possessão demoníaca. Não, Pedro foi vítima de sugestão demoníaca.

Como fez com Eva, Satanás sugeriu o pensamento e Pedro aceitou, executando a vontade do diabo. À primeira vista, sugestão demoníaca não parece tão temível quanto possessão demoníaca. Contudo, a cada sugestão demoníaca que aceitamos, tornamo-nos mais controlados pelo demônio e menos capazes de exercer nossa vontade contra as sugestões dele. Tornamo-nos escravos e candidatos para a possessão demoníaca (Rm 6:16).

O Novo Testamento contém muitos exemplos de possessão demoníaca. Na maioria dos casos não sabemos muito sobre os indivíduos antes da possessão deles. A notável exceção é Judas, de quem João disse: “Sendo responsável pela bolsa de dinheiro, costumava tirar o que nela era colocado” (João 12:6).

Judas repetidamente aceitou essa sugestão demoníaca, a qual o preparou para aceitar a ainda maior sugestão para trair Jesus (Jo 13:2). E, finalmente, tendo se tornado escravo de Satanás, ele era um candidato à possessão demoníaca, e “Satanás entrou nele” (João 13:27).

As armas da nossa guerra (Mt 12:28; Jo 8:31, 32; 1Jo 5:4). Como podemos escapar de ser capturados pelas forças demoníacas? Primeiro, precisamos ter fé em Jesus e em Sua Palavra (1Jo 5:4). A fé é o escudo que nos impede de acreditar nas sugestões do diabo (Ef 6:16).

Quando lemos e estudamos a Palavra e nela meditamos, Jesus promete que conheceremos a verdade. Isso nos impedirá de ser feitos cativos por forças demoníacas. Se Pedro tivesse estudado e escutado as palavras de Jesus, teria conhecido a verdade a respeito da natureza da missão de Cristo e poderia ter rejeitado a sugestão de Satanás.

Para obter vitória sobre as forças malignas, precisamos estar cheios do Espírito Santo. Jesus disse que expulsou demônios “pelo Espírito de Deus” (Mt 12:28). É por meio desse mesmo Espírito que podemos obter a vitória. Seu fruto é fé (Gl 5:22), Ele nos guia em toda a verdade (Jo 16:13), e Ele trará à nossa memória palavras da verdade de Jesus (Jo 14:26). Portanto, Ele é o agente ativo para nos guardar contra as sugestões mentirosas do inimigo.

Pense nisto

1. Quais são algumas sugestões demoníacas que frequentemente aceito? Que passagens das Escrituras podem ajudar a me proteger contra isso no futuro? Qual é um bom plano de ação quando me deparo com sugestão demoníaca?
2. Como posso permanecer cheio do Espírito (Lc 11:13; Jo 14:26; At 5:32; Gl 3:14)?

Mãos à Bíblia

5. Que promessa é dada a quem resiste ao diabo? Como podemos resistir a uma força muito mais poderosa do que nós? Tg 4:7; Dt 4:4

O cristão não é uma vítima indefesa, à mercê do diabo. Para ser vitorioso, precisa de uma atitude fundamental: entrega total a Jesus, o único que tem o poder de fazer com que o diabo fuja de nós.

6. Que promessa é dada ao cristão diante de um inimigo descrito como um “leão que ruge procurando alguém para devorar”? Como podemos entender o texto de Tiago? 1Pe 5:6-10; Ef 4:27; 6:11

Ean Nugent | Bowie, Maryland, EUA

Quarta, 7 de novembro
cpb - testemunho

Vitória contra as estratégias de Satanás



“Ele [Satanás] armará laços para os que declaram guardar os mandamentos de Deus, e que estão quase na fronteira da Canaã celestial. Ele utilizará ao máximo as suas faculdades a fim de enredar as pessoas e apanhar o povo de Deus em seus pontos mais fracos” (Ellen White, O Lar Adventista, p. 327).

A boa notícia é que Deus não nos criou para que falhássemos. Jesus enfrentou as maiores tentações e venceu; com Ele ao nosso lado, também é possível vencer Satanás.

“Vemos Cristo, o Capitão de nossa salvação, defrontando o príncipe das trevas em campo aberto e, sozinho, alcançar a vitória em nosso favor. Aprendemos, também, que por essa vitória nos foi aberta uma porta de esperança, uma fonte de força, e que podemos, como soldados fiéis, travar nossas batalhas com o astuto inimigo, vencendo-o em nome de Jesus” (Ellen White, Para Conhecê-Lo [MM 1965], p. 192).

Constantemente, o diabo tenta usar suas armadilhas para nos derrotar. No entanto, se colocarmos a armadura completa de Deus cada dia, Satanás perderá todas as vezes. Um dia, em breve, seremos totalmente vitoriosos no nome de Jesus, quando receberemos nossa coroa de glória.

“Apressamo-nos para o conflito final, e este não é um tempo para fazer concessões; não é tempo para esconder nossas posições assumidas. Quando a batalha se tornar renhida, que ninguém se torne traidor. Não é tempo de deitar-nos e ocultar nossas armas, dando a Satanás a vantagem na guerra, mas a menos que você vigie e guarde as suas vestes incontaminadas do mundo, não permanecerá leal a seu Capitão. [...] Chame seus companheiros vigias, bradando: ‘Vem a manhã, e também a noite.’ Não é tempo agora de relaxar nossos esforços, de tornar-nos lerdos e desanimados, não é tempo de ocultar nossa luz debaixo do alqueire, de falar coisas suaves, de profetizar o engano. Toda faculdade deve ser empregada para Deus. Você deve manter sua lealdade, apresentar testemunho em favor de Deus e da verdade” (Ellen White, Cristo Triunfante [MM 2002], p. 347).

Mãos à Bíblia

Na Bíblia, estão registrados exemplos reais de vitórias cristãs sobre as forças do mal. Começamos com o exemplo do ministério dos primeiros discípulos que Jesus enviou.

7. Qual foi a tarefa dada aos discípulos? Qual é a relação entre essa obra e o grande conflito? O que isso diz aos discípulos modernos, chamados a pregar sobre Jesus? Mt 10:1-8; Mc 6:7, 12, 13; Lc 9:1, 2; Lc 10:1-20

Embora muita coisa possa ser discutida e debatida sobre esses textos e a forma como devem ser compreendidos hoje, o ponto importante é que os cristãos, chamados a proclamar o evangelho ao mundo, precisam do poder de Cristo para realizar essa obra.

Viviene Greice Martinelli | Silver Spring, Maryland, EUA

Quinta, 8 de novembro
cpb - aplicação

Uma guerra ganha antes de ter início


Para todos os humanos Deus traçou instruções de como viver e reivindicar vitória sobre as forças do mal. A seguir estão instruções para ajudá-lo a alcançar a vitória.

Passo 1: louve a Deus. Há muito pelo que louvá-Lo. Jesus venceu a batalha do bem contra o mal (Ap 20:10). Ela terminou antes que tivesse começado. Ele é o único digno de louvor (Ap 7:9, 10). Mesmo em tempos escuros, devemos louvar a Deus
(Jó 1:21). Somos capazes de ver Sua vitória em nossa vida. Nossa fraqueza e dependência do Senhor ajudam a exaltar a graça e a misericórdia de Deus (1Co 10:13).

Passo 2: visualize a vitória dEle e a sua. Enquanto Deus certamente não precisa de ninguém, o amor que Ele tem é tão grande que nos criou para ser amados e amar (Rm 8:37). Imagine quão maravilhoso será seu testemunho de libertação do mal! Visualize o fracasso do tentador e regozije-se com a ideia de vencer suas tentações.

Passo 3: espere o mal. Infelizmente, o mal está escondido em cada esquina. Satanás quer que você se preocupe em cada passo para impedi-lo de apreciar a vida diária. Ele pode usar tentações que pareçam uma boa coisa, mas, na verdade, está distorcendo a clareza da moralidade e dos princípios (Gn 3:6). Não pense em como, quando e onde o mal atacará, mas não deixe que seja surpresa quando ele o fizer.

Passo 4: conheça-se. O diabo tem uma vantagem: ele conhece nossas tentações. Mas também temos uma vantagem: nós conhecemos nossas tentações. Temos a chance de evitar o mal (Pv 4:14, 15). Quando estamos mais fortes, podemos tomar precauções para prevenir de cairmos quando estivermos mais fracos. Quaisquer que sejam nossas iniquidades, façamos planos para evitar maus hábitos e introduzir métodos que nos tirem de situações tentadoras.

Passo 5: conheça a Palavra. Sendo que sabemos com que tipo de batalhas nos depararemos, podemos nos equipar com a Palavra. Cole textos por toda a sua casa. Memorize-os. Em tempos difíceis, recite-os para si mesmo ou em voz alta, como Jesus fez (Mt 4:7).

Mãos à Bíblia

No livro de Atos, encontramos as vitórias contínuas dos seguidores de Jesus sobre as forças demoníacas. Isso nos mostra que os seguidores de Cristo, mesmo depois de Sua partida, deveriam estar envolvidos no conflito, especialmente quando procurassem cumprir a comissão evangélica.

8. Que exemplos temos de vitórias sobre as forças do mal? Que lição podemos aprender com eles para nosso contexto de evangelismo e testemunho? At 5:12-16; 3:1-11; 16:14-18

Neil Braithwaite | Washington, Distrito de Columbia, EUA

Sexta, 9 de novembro
cpb - opinião

Vitória é uma escolha



Nosso estilo de vida é feito de escolhas. Elas são oportunidades que podem nos levar para mais perto de nosso Criador e Salvador e à vitória. Mas isso não acontece por acaso. Precisamos intencionalmente planejar, nos preparar para isso e ter visão.

Quando as pessoas falam de tentações vencidas, frequentemente dão muita ênfase ao que não fazer. Isso pode incentivar pessoas a fazer o que é certo somente temporariamente porque o negativo, bem como a culpa e o medo, as motiva. Deveríamos, ao contrário, ser motivados pelo positivo. Deveríamos escolher ser vitoriosos porque amamos Jesus, não porque não queremos ser condenados.

Enquanto fazia um curso de educação infantil na faculdade, meu professor disse que em lugar de dizer a uma criança o que não fazer, deveríamos dizer-lhe exatamente o que fazer. Em lugar de dizer “Não grite”, diga à criança: “Por favor, use sua voz suavemente dentro de casa.”

Talvez um exemplo mais apropriado seja dizer a alguém que quer perder peso para não comer doces. A pessoa começará a ficar obcecada com a ideia de que não deve comer doces; ela ficará frustrada porque, inevitavelmente, tudo sobre o que ela consegue pensar é... doces! Uma aproximação melhor seria dizer a essa pessoa que coma mais frutas e vegetais. Isso lhe dará uma alternativa viável com a qual ela poderá agir. Colocando isso no contexto cristão, nossos pensamentos deveriam estar focalizados em Jesus e em fazer o que O agrada, em lugar de nos concentrarmos tanto com tentações e fracassos.

A tentação está em toda parte, mesmo que não seja sempre tão aparente ou grave. Ao refletir em cada decisão que fazemos, podemos nos perguntar se ela está nos levando para mais perto de Deus ou nos afastando dEle. Ao orarmos sinceramente, estudarmos a Palavra dEle diariamente e deixá-Lo tomar o controle de nossa vida, podemos adquirir sabedoria e disciplina para ser vitoriosos e vencer nossas tentações – apenas precisamos conscientemente escolher isso.

Jesus está sempre conosco quando desafios, dilemas ou desapontamentos vêm em nosso caminho. Nada pode nos separar do amor de Deus (Rm 8:28-39). Permaneça em seu amado Salvador e Ele o fará vitorioso. Escolha-O hoje, em todas as coisas!

Mãos à obra

– Leia a letra do hino “Quantos fiéis descansam do labor” (nº 348 do Hinário Adventista do Sétimo Dia). Então, considere como sua vida é refletida nas palavras desse hino. Por exemplo, como Cristo tem sido “na batalha, grande General” contra o pecado?
– Configure um objeto de metal, madeira, escultura ou papel que simbolize a vitória que temos em Cristo sobre o mal. Que título você dará a essa peça e por quê?
– Verifique a palavra “vitória” em uma concordância. Qual é o contexto de cada verso? Classifique os versos que você encontrar em ordem de relevância com seu relacionamento com Cristo.
– Ande num local com beleza natural e fotografe coisas que o façam relembrar da esperança que temos em Cristo. Que títulos você daria a cada fotografia?
– Publique no Twitter ou Facebook algo sobre uma vitória recente que Cristo o ajudou a conquistar.

Lilian Lima | Silver Spring, Maryland, EUA

Lição 6 (adultos) "Vitória sobre as forças do mal" 3 a 10 de nov

Lição 6
3 a 10 de novembro



Vitória sobre as forças do mal

Casa Publicadora Brasileira – Lição 642012



Sábado à tarde
Ano Bíblico: Jo 14, 15

VERSO PARA MEMORIZAR: “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio dAquele que nos amou” (Rm 8:37).

Leituras da semana: Ef 1:18-22; Rm 8:26-39; Tg 4:7; 1Pe 5:6-10; Lc 10:1-20; At 5:12-16

Pensamento-chave: Em Cristo, temos a vitória sobre todas as forças que nos oprimem.

Em algumas partes do mundo, a religião é basicamente uma fonte de poder, que pode ser visto como nada mais além de uma forma de ajudar alguém a enfrentar os desafios da vida diária. A noção cristã de salvação do pecado, por exemplo, é estranha para muitas religiões tradicionais. Nesses lugares, o cristianismo corre o risco de ser visto principalmente como um meio de ajudar a resolver os problemas da vida cotidiana.

Embora haja, naturalmente, muitas vantagens práticas em um estilo de vida cristão, devemos sempre lembrar que o cristianismo tem uma perspectiva “espiritual”. O cristianismo percebe outra dimensão da realidade, além do mundo material. Ambos os domínios são importantes, e são habitados por forças opostas. Devemos ser muito gratos pelas promessas de vitória para nós em ambos os reinos.

Lembremos que a narrativa abrangente do grande conflito entre Cristo e Satanás precisa ser o pano de fundo para nossa compreensão do mundo e do nosso lugar nele. Em meio a esse conflito, o cristianismo não abandona seus adeptos à mercê das forças contrárias. Pelo contrário, em Cristo, temos a promessa da vitória sobre essas forças.

Domingo
Ano Bíblico: Jo 16–18


Um cenário para nossa vitória


O cristão não teria esperança de vitória sobre as forças do mal, a menos que fosse preparado um cenário para isso. No estudo da semana passada ficou claro que Cristo, por Sua morte na cruz e ressurreição, venceu todos os tipos de “poderes” malignos e impiedosos. Num sentido muito real, a exposição e o despojamento desses poderes colocaram um limite para eles. O fato de que os “poderes” foram subjugados prepara o cenário para a vitória do cristão.

1. Estude Efésios 1:18-22. Paulo ora pela iluminação dos olhos dos cristãos de Éfeso. De acordo com Paulo, o que Cristo realizou por nós? Como podemos entender essas palavras no contexto do grande conflito? O que nos é prometido ali? Como trazer para a realidade essas promessas?

Paulo orou para que uma nova e profunda iluminação acompanhasse o cristão. Quando isso acontece, sua vida é preenchida com a esperança cristã. O cristão conhecerá seus privilégios como herdeiro de Deus, e experimentará o poder de Deus, tão grande quanto o poder que ressuscitou Jesus.

2. Quais promessas podemos suplicar em nossas lutas contra forças superiores a nós? Ef 1:20-22


Como consequência da crucificação e ressurreição de Cristo, todas as coisas, incluindo os principados e potestades, funcionam em sujeição a Ele. O palco está verdadeiramente preparado para nossas vitórias individuais sobre tudo que nos oprime espiritualmente.


Leia os versos para hoje. O que você pode tirar deles para sua vida, sejam quais forem as lutas que enfrenta? Pense no que é dito ali e o que nos é prometido em Cristo. Como isso pode deixar de ser mera teologia e se tornar realidade para nós?

Segunda
Ano Bíblico: Jo 19–21

Esperança de vitória


Não é apenas o cenário que está pronto para a vitória do cristão sobre as forças do mal: a Bíblia explicitamente nos dá a esperança de vitória sobre elas.

3. Que razões Paulo apresenta para que o cristão olhe confiantemente o futuro? Que promessas e palavras de encorajamento ele menciona? Como podemos levá-las além da teologia, além de algo que parece bom, e viver de acordo com esses ensinamentos da Palavra de Deus? Rm 8:26-39


Romanos 8:29, 30 tem sido um campo de batalha para as discussões sobre predestinação. Mas a passagem realmente ocorre no contexto de uma grande promessa. Paulo dá pelo menos duas razões sólidas para que o cristão confie no Senhor. Em primeiro lugar, o Espírito nos ajuda em nossas aflições e “gemidos”. Em segundo lugar, de acordo com o propósito eterno de Deus, todas as coisas, incluindo as aflições, contribuem para o bem-estar final do cristão (não importando a dificuldade humana para perceber isso no momento). Confiar no Senhor nas dificuldades é, de fato, um componente essencial do que significa viver pela fé e não pela vista.

Os versos 29, 30 são a forma pela qual Paulo justifica a confiança expressa no verso 28. Nesses versos, ele mostra como é desenvolvido o propósito de Deus para aqueles que O amam, um propósito que inclui todos os processos da salvação.

4. Qual é o clímax do argumento de Paulo para impulsionar a confiança do cristão? Rm 8:31-34 (Considere especialmente o verso 31. No contexto do grande conflito, que lição podemos tirar desse verso para nossa experiência?)


Romanos 8:35-39 apresenta uma série de entidades sobre as quais o cristão pode ser vitorioso. Observe que os “principados e potestades” estão incluídos na lista. A total abrangência da lista de Paulo indica que não há nada no Universo que o cristão não possa vencer graças a Jesus.

Terça
Ano Bíblico: At 1–3

Cristãos versus Satanás


5. Que promessa é dada a quem resiste ao diabo? Como podemos resistir a uma força muito mais poderosa do que nós? Tg 4:7; Dt 4:4


O cristão não é uma vítima indefesa, à mercê do diabo (você percebe aqui, também, por que é tão importante compreender a realidade literal de Satanás e dos anjos caídos?). Mas o cristão não é chamado tanto a se levantar em oposição ao diabo quanto a tomar uma posição contra ele. A palavra traduzida como “resisti” é o termo grego anthistemi, que significa “tomar uma posição contra algo”. A atitude que o cristão toma faz com que o diabo fuja. Essa atitude tem que ser de entrega total a Jesus, o único que tem o poder de fazer com que o diabo fuja de nós.

6. Que promessa é dada ao cristão diante de um inimigo descrito como um “leão que ruge procurando alguém para devorar”? Como podemos entender o texto de Tiago? 1Pe 5:6-10; Ef 4:27; 6:11


Pedro escreveu essas palavras para admoestar cristãos que estavam sofrendo perseguição. Obviamente, ele sabia que por trás da perseguição que seus leitores estavam sofrendo estava o inimigo, Satanás. O apóstolo os admoestou a resistir ao diabo. Ali Pedro usa a palavra anthistemi, assim como Tiago, mas acrescenta o modificador stereoi (forte ou firmemente). Assim, ele sugere que o diabo pode fugir daqueles que apresentam uma atitude firme, semelhante a uma rocha, contra seus ataques. Uma atitude covarde não será suficiente. De acordo com Pedro, mesmo que sejamos firmes, o sofrimento ainda pode durar algum tempo. Mas o próprio Deus irá aperfeiçoar (restaurar), firmar, fortificar e fundamentar o cristão (1Pe 5:10).

Mesmo com todas essas promessas, não foi prometido que estaremos livres do sofrimento, não é verdade? Qual cristão não conhece a realidade do sofrimento? Que diferença fundamental deve fazer a fé em meio às tristezas e dor?

Quarta
Ano Bíblico: At 4–6


Exemplos de vitória


Até aqui, temos visto reveladas na Bíblia a esperança e as promessas da vitória que o cristão pode ter. Além disso, também temos registrados exemplos reais de vitórias cristãs sobre as forças do mal. Começamos com o exemplo do ministério dos primeiros discípulos que Jesus enviou.

7. Qual foi a tarefa dada aos discípulos? Qual é a relação entre essa obra e o grande conflito? O que isso diz aos discípulos modernos, chamados a pregar sobre Jesus? Mt 10:1-8; Mc 6:7, 12, 13; Lc 9:1, 2; Lc 10:1-20

É interessante notar que, assim como Jesus enviou os doze discípulos para proclamar o evangelho da vinda do reino de Deus, Ele considerou importante dar a eles poder sobre demônios e espíritos imundos. Isso não é surpreendente, porque a adequada pregação do evangelho envolve necessariamente a exposição de tais poderes. A manifestação desses “poderes” devia ser esperada quando o evangelho fosse proclamado. Por isso, a necessidade de dar aos discípulos poder sobre eles. Certamente, as forças do mal se manifestaram quando os doze pregaram por toda parte; porém, muitos demônios e forças do mal foram expulsos.

Tanto quanto podemos ver pelos registros, Jesus não incumbiu, em termos específicos, os 70 discípulos de expulsar demônios (Lc 10:9). No entanto, esse foi o aspecto da missão que mais parece ter animado os discípulos (Lc 10:17). Com alegria os 70 relataram que, enquanto pregavam o evangelho do reino, os demônios se submetiam a eles. Assim, entenderam que o poder de Jesus, operando por meio deles, havia tornado possível essa vitória sobre o inimigo.

Embora muita coisa possa ser discutida e debatida sobre esses textos e a forma como devem ser compreendidos hoje, o ponto importante é que os cristãos, chamados a proclamar o evangelho ao mundo, precisam do poder de Cristo para realizar essa obra.

Leia Lucas 10:20. Que ponto importante devemos tirar das palavras de Jesus? Como Sua resposta nos mostra o que deve ser importante em nossa vida? Como podemos ter certeza de que mantemos essa ênfase correta?

Quinta
Ano Bíblico: At 7–9

Exemplos de vitória (livro de Atos)


Os exemplos de vitórias sobre as forças demoníacas considerados na lição de ontem aconteceram nos dias em que Jesus estava na Terra. Porém, elas não ficaram restritas a esse período. No livro de Atos, encontramos as vitórias contínuas dos seguidores de Jesus sobre as forças demoníacas.

Evidentemente, isso não deve nos surpreender, pois Jesus prometeu enviar o Espírito Santo para estar com Seus seguidores, quando Ele partisse (por exemplo, João 14:16).

Ao mesmo tempo, também, como bem sabemos, o grande conflito entre Cristo e Satanás, embora resolvido na cruz, ainda deve ser travado até o fim dos tempos. Assim, os seguidores de Cristo, mesmo depois de Sua partida, deviam estar envolvidos no conflito, especialmente quando procurassem cumprir a comissão evangélica.

8. Que exemplos temos de vitórias sobre as forças do mal? Que lição podemos aprender com eles para o nosso contexto de evangelismo e testemunho?


Atos 16:14-18 relata um caso incomum. Quando a jovem escrava mencionou o “Deus Altíssimo”, suas palavras expressaram uma grande verdade. Paulo, porém, não quis aceitar as palavras dela. Ele percebeu o que estava realmente acontecendo. Os poderes sobrenaturais que ela havia manifestado, e que traziam lucro para seus senhores, não eram do Senhor. Quando ela clamou que esses homens eram “servos do Deus Altíssimo”, não estava falando sobre o verdadeiro Deus, mas, provavelmente, acerca de um deus cananeu que também era chamado Elyon (o Altíssimo). Com muita facilidade, por meio do uso de certos termos comuns, o erro poderia ter comprometido grandemente a verdade.

Leia novamente Atos 5:12-16, e a parte impressionante sobre as pessoas esperando “que, ao passar Pedro, ao menos a sua sombra se projetasse nalguns deles”. Que advertência isso deve trazer aos que trabalham para o Senhor, especialmente quando seu trabalho é considerado “bem-sucedido”?

Sexta
Ano Bíblico: At 10–12

Estudo adicional


Leia de Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 662-680: “Não se Turbe o Vosso Coração”; Fé e Obras, p. 93: “Apossando-se da Justiça de Cristo”; Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 310: “Ciência e Revelação”.

“Jesus obteve a vitória por meio da submissão e fé em Deus, e mediante o apóstolo, Ele nos diz: ‘Sujeitai-vos pois a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele Se chegará a vós’ (Tg 4:7, 8, RC). Não podemos nos salvar do poder do tentador; ele venceu a humanidade, e quando tentamos resistir em nossa própria força, nos tornamos presa de seus ardis; mas ‘torre forte é o nome do Senhor; para ela correrá o justo, e estará em alto retiro’ (Pv 18:10, RC). Satanás treme e foge diante da mais débil alma que se refugia nesse nome poderoso” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 130, 131).

“Há cristãos que pensam e falam demais sobre o poder de Satanás. Pensam em seu adversário, oram a seu respeito, falam nele, e ele avulta mais e mais em sua imaginação. É certo que Satanás é um ser poderoso, mas, graças a Deus, temos um forte Salvador, que expulsou do Céu o maligno. Satanás se regozija quando engrandecemos sua força. Por que não falar em Jesus? Por que não exaltar Seu poder e Seu amor? (Ibid., p. 490, 491).

Perguntas para reflexão
1. Considere alguns dos exemplos desta semana que mostram as vitórias reveladas na Bíblia. Vemos coisas similares acontecendo hoje? Existe algo que podemos fazer para ver mais desses exemplos?
2. O que significa aproximar-se de Deus? Pergunte aos alunos o que significa, como podemos praticar, e o que acontece quando nos aproximamos de Deus.
3. Imagine que você é Pedro, e as pessoas querem apenas se aproximar de sua sombra. Qual seria seu sentimento? Qual seria sua única segurança em uma situação como essa?

Respostas sugestivas: 1. Por Sua morte e ressurreição, Ele conquistou para nós uma herança gloriosa. Jesus venceu o autor da morte, bem como todos os seus poderes, para nos livrar de suas garras; precisamos abrir os olhos para essa esperança. 2. Cristo é o cabeça da igreja, nosso líder; Ele venceu a morte, intercede por nós no Céu e vencerá todos os poderes humanos e sobrenaturais para nos defender. 3. O Espírito intercede por nós, em nossa fraqueza; todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus; o Senhor planejou que fôssemos parecidos com Ele; Deus nos chamou para o perdão, santificação e glorificação; nada nem ninguém poderão impedir nossa vitória ao lado de Cristo. 4. “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”; Se Deus nos deu Cristo, por que deixaria de nos dar todas as outras coisas? Se Deus perdoa, quem pode condenar? 5. Ele fugirá de nós; o segredo é se apegar a Deus. 6. Se nos humilharmos e lançarmos sobre o Senhor nossa ansiedade, Ele nos exaltará e cuidará de nós; precisamos ser sóbrios e vigilantes, resistindo ao inimigo com fé firme; quando nos revestimos das armas da luz, as trevas fogem de nós. 7. A tarefa dos discípulos era expulsar demônios, curar doenças, ressuscitar mortos, buscar as ovelhas perdidas de Israel, pregar o evangelho, preparar o caminho de Jesus e orar para que Deus enviasse mais ceifeiros para Sua seara; essa tarefa estava em conflito direto com as forças do mal; essa deve ser a nossa tarefa hoje. 8. At 5:12-16: os apóstolos faziam maravilhas e a igreja crescia; At 3:1-11: a cura do coxo na porta do templo; At 16:14-18: a conversão de Lídia e a libertação da jovem com espírito de adivinhação.