domingo, 23 de dezembro de 2012

Comentário da lição 13 - A renovação de todas as coisas


Comentário 13 – A renovação de todas as coisas


Felippe Amorim
Professor de História, Ensino Básico Iaene e Graduando em Teologia, Salt-Iaene, 2012
Otoniel de Lima Ferreira
D.Min. Professor de Evangelismo e Crescimento de Igreja Salt-Iaene


Introdução
Sem dúvida a maior esperança dos verdadeiros cristãos é a segunda vinda de Jesus, pois esse evento porá um fim definitivo ao sofrimento causado pela morte, doenças, separações e tantas outras coisas que nos afetam neste mundo de pecado.

O maior privilégio, no entanto, será abraçar nosso Salvador e ouvir Sua voz nos chamando pelo nome. Poderemos pedir todas as explicações sobre as dúvidas teológicas, científicas e existenciais que nos perturbam.

Deus deixou vislumbres desses momentos futuros por meio das palavras de Seus profetas. Estudaremos esse tema nas próximas linhas.

Eventos que darão início ao milênio.
O livro do Apocalipse 20:1-3 descreve os momentos iniciais do milênio. Esses eventos ocorrerão no fim do juízo investigativo, que está acontecendo neste momento no lugar santíssimo do santuário celestial. É a finalização antitípica do ministério realizado no santuário. Ellen White escreveu: “No culto típico, o sumo sacerdote, havendo feito expiação por Israel, saía e abençoava a congregação. Também Cristo, no encerramento de Sua obra de mediador, aparecerá ‘sem pecado, ... para salvação’ (Hb 9:28), a fim de abençoar com a vida eterna Seu povo que O espera. Como o sacerdote, ao remover do santuário os pecados, confessava-os sobre a cabeça do bode emissário, semelhantemente Cristo porá todos esses pecados sobre Satanás, o originador e instigador do pecado. O bode emissário, levando os pecados de Israel, era enviado ‘à terra solitária’ (Lv 16:22). De igual modo Satanás, levando a culpa de todos os pecados que induziu o povo de Deus a cometer, estará durante mil anos circunscrito à Terra, que então se achará desolada, sem moradores. Finalmente, ele sofrerá a pena completa do pecado nos fogos que destruirão todos os ímpios. Assim o grande plano da redenção atingirá seu cumprimento na eliminação final do pecado e no livramento de todos os que estiverem dispostos a renunciar ao mal (O Grande Conflito, p. 485).

Logo após o fim do “grande dia da expiação” ocorrerá a segunda vinda de Cristo. Satanás fará uma falsificação desse evento: “Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos” (Mt24:23-24).

Ao contrário do que alguns creem, a segunda vinda de Cristo será pública e literal, como está em Atos 1:11: “Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no Céu, há de vir assim como para o Céu O vistes ir”. Também será audível: “O mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro (1Ts 4:16).

A vinda de Cristo também será visível: “Como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem” (Mt 24:27). Finalmente, a Bíblia descreve o momento da vinda de Jesus como algo glorioso: “O Filho do homem virá na glória de Seu Pai, com os Seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras (Mt 16:27).

Simultaneamente àvinda de Jesus à Terra e por causa dela, acontecerão alguns eventos importantes. Quando chegar o momento de Jesus sair de Seu trono e vir ao nosso planeta acontecerá aressurreição dos justos. O apóstolo Paulo descreveu esse momento: “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade” (1Co15:52-54).

O evento imediatamente seguinte é a trasladação dos justos vivos. Finalmente, Satanás será preso como já lemos no início desta seção (Ap 21:1-3).

A Terra ficará desolada. Todos os justos subirão para o Céu e sobre a Terra estarão apenas os corpos dos ímpios mortos e Satanás, que não terá a quem tentar. Essa será a sua prisão (Is24:19,20; Ap 16:18-20).

“O escritor do Apocalipse predisse o banimento de Satanás e a condição de caos e desolação a que a Terra será reduzida. Ele declarou que essa condição existirá durante mil anos. Depois de apresentar as cenas da segunda vinda do Senhor e da destruição dos ímpios, continua a profecia: ‘[...] Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos’[...] E depois importa que seja solto por um pouco de tempo’” (Ap 20:1-3; O Grande Conflito, p. 658).

Durante o milênio
Passaremos mil anos no Céu com Jesus. O apóstolo João descreveu o milênio em Apocalipse 20:4-6.

Essa é a segunda grande fase do juízo de Deus, o juízo comprovativo. Os salvos deverão analisar cada caso humano. Os motivos pelos quais as pessoas foram salvas e os motivos pelos quais outras se perderam.

“Depois de serem os santos mudados para a imortalidade e tomados com Jesus, depois de haverem recebido suas harpas, vestes e coroas, e de entrarem na cidade, Jesus e os santos Se assentam em juízo. Os livros são abertos: o Livro da Vida e o Livro da Morte. O Livro da Vida contém as boas obras dos santos, e o Livro da Morte as obras más dos ímpios. Esses livros são comparados com o Livro-norma, a Bíblia, e, de acordo com esse Livroos homens são julgados. Os santos, em uníssono com Jesus, passam seu juízo aos ímpios mortos. Disse o anjo: ‘Eis que os santos, em uníssono com Jesus, assentam-se em juízo, e retribuem aos ímpios segundo as obras feitas no corpo; e aquilo que eles devem receber na execução do juízo é anotado em oposição ao seu nome.’ Vi que essa era a obra dos santos juntamente com Jesus durante os mil anos na Cidade Santa, antes que ela desça para a Terra” (Ellen G. White, Primeiros Escritos, p. 53).

"Jesus descerá com os santos sobre o Monte das Oliveiras, que se partirá ao meio, e se transformará numa grande planície, para nela se estabelecer o paraíso divino. O restante da Terra não será purificado antes do fim dos mil anos, ocasião em que os ímpios mortos ressuscitarão e se reunirão em torno da cidade. Os pés dos ímpios nunca profanarão a Terra renovada. Deus fará descer fogo do céu e os devorará; os queimará sem lhes deixar raiz nem ramo. Satanás é a raiz, e seus filhos são os ramos. O mesmo fogo que devorar os ímpios purificará a Terra" (Ellen G. White, Primeiros Escritos, p. 52).

Eventos do fim do milênio
O apóstolo João descreveu o que Deus revelou para ele a respeito do fimdo milênio, em Apocalipse 20:7-10.

A cidade santa que estava em segurança no Céu, descerá em glória: “E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do Céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido” (Ap 21:2).

A segunda ressurreição ocorrerá nesse contexto. Os ímpios que estiveram mortos durante todo o milênio ressurgirão (Ap 20:5). Esse é o evento que marca a soltura de Satanás de sua prisão circunstancial.

Arregimentados por Satanás, os ímpios tentarão invadir a cidade santa. Esse será o último engano de Satanás, pois nesse momento Deus executará a terceira grande fase do juízo: O juízo executivo. “E subiram sobre a largura da Terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do Céu, e os devorou” (Ap 20:9).

A destruição estava destinada apenas para Satanás e seus anjos. Porém,todos os seres humanos que estiverem agarrados ao pecado serão destruídos com o inimigo de Deus.

“Ao fim dos mil anos, Cristo volta novamente à Terra. É acompanhado pelo exército dos remidos, e seguido por um cortejo de anjos. Descendo com grande majestade, ordena aos ímpios mortos que ressuscitem para receber a condenação. Surgem estes como um grande exército, inumerável como a areia do mar. Que contraste com aqueles que ressurgiram na primeira ressurreição! Os justos estavam revestidos de imortal juventude e beleza. Os ímpios trazem os traços da doença e da morte” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 662).

“Depois que se concluiu o juízo dos ímpios, no fim dos mil anos, Jesus deixou a cidade; e os santos, bem como um cortejo do exército angélico, O acompanharam. Jesus desceu sobre uma grande montanha, a qual se abriu de alto a baixo, tão logo Seus pés a tocaram, e se tornou uma grande planície. Então, olhamos para cima e vimos a grande e bela cidade, com doze fundamentos e doze portas, três de cada lado e um anjo em cada porta. Exclamamos: ‘A cidade! Agrande cidade! Vem descendo de Deus, do Céu!’E ela desceu em todo o seu esplendor e deslumbrante glória, e fixou-se na grande planície que, para ela, Jesus havia preparado” (Ellen G. White, História da Redenção, p. 416, 417).

A nova Terra
Depois de todos esses eventos, finalmente poderemos usufruir para sempre a Terra renovada. Teremos um planeta perfeito, a vida perfeita e nunca mais sofreremos nenhuma consequência do pecado.

“Um receio de fazer com que a herança futura pareça demasiadamente material tem levado muitos a espiritualizar as mesmas verdades que nos levam a considerá-la nosso lar. Cristo afirmou a Seus discípulos haver ido preparar moradas para eles na casa de Seu Pai” (O Grande Conflito, p. 674 e 675.)

“O Céu é um lugar agradável. Anseio ali estar, e contemplar meu amorável Jesus, que por mim deu Sua vida, e achar-me transformada à Sua imagem gloriosa. Oh! Quem me dera possuir linguagem para expressar as glórias do resplandecente mundo vindouro! Estou sedenta das águas vivas que alegram a cidade de nosso Deus! O Senhor me proporcionou uma vista de outros mundos. Foram-me dadas asas, e um anjo me acompanhou da cidade a um lugar brilhante e glorioso. A relva era de um verde vivo, e os pássaros gorjeavam ali cânticos suaves. Os habitantes do lugar eram de todas as estaturas; nobres, majestosos e formosos. Ostentavam a expressa imagem de Jesus, e seu semblante irradiava santa alegria, que era uma expressão da liberdade e felicidade do lugar. Perguntei a um deles por que eram muito mais formosos que os da Terra. A resposta foi: ‘Vivemos em estrita obediência aos mandamentos de Deus, e não caímos em desobediência, como os habitantes da Terra’. Vi então duas árvores. Uma se assemelhava muito à árvore da vida, existente na cidade. O fruto de ambas tinha belo aspecto, mas o de uma delas não era permitido comer. Tinham a faculdade de comer de ambas, mas era-lhes vedado comer de uma delas. Então, meu anjo assistente me disse: ‘Ninguém aqui provou da árvore proibida; se, porém, comessem, cairiam’. Então, fui levada a um mundo que tinha sete luas. Vi ali o bom e velho Enoque, que tinha sido trasladado. Em sua destra tinha uma palma resplendente, e em cada folha estava escrito: ‘Vitória.’ Pendia-lhe da cabeça uma grinalda branca, deslumbrante, com folhas, e no meio de cada folha estava escrito: ‘Pureza’, e em redor da grinalda havia pedras de várias cores que resplandeciam mais do que as estrelas, e lançavam um reflexo sobre as letras, aumentando-lhes o volume. Na parte posterior da cabeça havia um arco em que rematava a grinalda, e nele estava escrito: ‘Santidade.’ Sobre a grinalda havia uma linda coroa que brilhava mais do que o Sol. Perguntei-lhe se esse era o lugar para onde fora transportado da Terra. Ele disse: ‘Não é; minha morada é na cidade, e eu vim visitar este lugar.’ Ele percorria o lugar como se realmente estivesse em sua casa. Pedi ao meu anjo assistente que me deixasse ficar ali. Não podia suportar o pensamento de voltar a este mundo tenebroso. Disse então o anjo: ‘Deves voltar e, se fores fiel, juntamente com os 144 mil, terás o privilégio de visitar todos os mundos e ver a obra das mãos de Deus’ (Primeiros Escritos, p. 40-41).

Finalmente, um dos textosmais bonitos dos escritos de Ellen White se tornará uma realidade: “O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação. DAquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até ao maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor” (Grande Conflito, p. 678).



Lição 13 - jovens - Quando tudo se tornar novo - 22 a 28 Dezembro


Lição 13
22 a 28 de dezembro



Quando tudo se tornar novo


Casa Publicadora Brasileira – Lição dos jovens 1342012


“Ele [Deus] enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou” (Ap 21:4).

Prévia da semana: No fim, Deus salvará os justos, permitirá que os santos revejam Seus juízos e executará a sentença final sobre todo mal. Então, Ele vai criar novos céus e nova Terra e habitar com Seu povo em paz e alegria para sempre.

Leitura adicional: Ap 2:113:17, 26, 27; 3:5122O Grande Conflito, cap. 42

Domingo, 23 de dezembro
cpb - introdução

Estamos em casa


Os crentes tessalonicenses moldaram a vida de acordo com os apóstolos e o Senhor. Eles eram cartas vivas conhecidas e lidas por outros cristãos. Tinham forte influência na firmeza de fé e zelo por divulgar o evangelho que fala alto sobre a qualidade do testemunho cristão que davam. Paulo enfatizou a vasta influência dos fiéis tessalonicenses.

Quando Jesus subiu ao Céu, prometeu aos Seus seguidores que voltaria à Terra. Cristo conquistou a morte e a sepultura morrendo e retomando Sua vida. Quando Jesus voltar proclamando Sua vitória, o inimigo e a morte não mais poderão prender nem um dos redimidos.

Para estar entre os redimidos, precisamos ser como os crentes tessalonicenses. Nossa vida deve ser um reflexo de Jesus. As pessoas que nos conhecem precisam ver a diferença que a história de Jesus fez em nossa vida. Isso é o nosso testemunho. Essa é a nossa influência.

Com a segunda vinda, o Céu será aberto e Deus sentará em Seu trono. “Todos serão uma família unida e feliz, revestida com as vestes de louvor e ações de graças – as vestes da justiça de Cristo. Toda a natureza, em sua incomparável formosura, oferecerá a Deus um tributo de louvor e adoração. O mundo será banhado com a luz do Céu. A luz da Lua será como a luz do Sol, e a luz do Sol será sete vezes mais intensa do que é hoje. Os anos decorrerão na alegria. Sobre essa cena, as estrelas da manhã cantarão em uníssono, e os filhos de Deus exultarão de alegria, enquanto Deus e Cristo Se unirão proclamando: ‘Não haverá mais pecado nem morte’ (Ap 21:4)” (Ellen White, My Life Today, p. 348).

Na lição desta semana, veremos como Deus fará novas todas as coisas no Céu e na Terra. Todos os santos dirão: “Estamos em Casa!”

Mãos à Bíblia

1. A descrição da ressurreição ajuda a determinar o tempo em que começa o milênio? Que eventos, conectados entre si, ocorrerão nessa ocasião? 1Ts 4:16-18Ap 20

O Apocalipse prediz que algum tempo antes do segundo advento de Jesus, três poderes (o dragão, a besta e o falso profeta) reunirão as nações para que se oponham à obra de Cristo e ao Seu povo (Ap 16:13). No momento da vinda de Cristo (Ap 19:11), as nações se reunirão para fazer guerra contra Cristo, mas no processo a besta e o falso profeta serão destruídos (Ap 19:19, 20).Apocalipse 20 menciona o destino do terceiro poder, o dragão. Enquanto os mortos em Cristo são ressuscitados, na chamada primeira ressurreição (v. 5), o dragão (Satanás) será capturado e lançado no abismo por mil anos (v. 1-3).


Stephanie Loriezo | Ebeye, Ilhas Marshall

Segunda, 24 de dezembro
cpb - exposição

Como tudo se torna novo


O mundo hoje está fervendo com preocupação a respeito dos eventos que vemos ao nosso redor. Eles estão conduzindo ao fim do mundo, quando Jesus voltará para levar Seu povo para o lar. Muitas perguntas precisam ser feitas: Estamos preparados? Sabemos o que acontecerá? Onde estaremos? Nosso estudo nos levará à análise da Bíblia. Daremos uma olhada nos eventos relacionados com a volta de Jesus, o início do milênio e os acontecimentos durante e após esses mil anos.

Quando Jesus vier (Is 26:21Jr 4:23-251Ts 4:16, 17Ap 20:36). Muitos dos seis grandes eventos que marcam o início do milênio são simultâneos. O mais importante e que leva a todos os outros é a literal, visível e audível vinda de Jesus. Paulo escreveu: “O próprio Senhor descerá dos céus” (1Ts 4:16). Nessa ocasião, ocorre a primeira ressureição mencionada em Apocalipse 20:6, quando “os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (1Ts 4:16). Eles se unirão com aqueles que estiverem vivos para ser “arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares” (v. 17).

Enquanto isso estiver acontecendo, aqueles que não aceitaram a Cristo como seu Salvador serão destruídos pelo brilho da glória de Jesus (2Ts 1:82:8). Depois de os justos terem sido levados ao Céu, os ímpios destruídos e a Terra arrasada por terremotos e outros desastres “naturais”, o que vai sobrar é um lugar de desolação (Jr 4:23-25). Porque Satanás então não terá ninguém para tentar, sua situação será como a de um prisioneiro no “inferno” da Terra, onde ele ficará “até que os mil anos se acabem” (Ap 20:3).

Durante os mil anos (1Co 6:2, 3Ap 15:320:4). Nesse tempo, Jesus estará no Céu com os redimidos que “ressuscitaram e reinaram com Cristo” (Ap 20:4).

É dito que lançaremos nossas coroas aos pés de Jesus e diremos: “Digno é o Cordeiro” (Ap 5:12) e cantaremos “o cântico de Moisés [...] e o cântico do Cordeiro (Ap 15:3) em celebração à vitória dEle sobre a besta.

Durante esse tempo, o juízo será mostrado aos salvos. A cada um será permitido ver os registros dos que não estarão no Céu. A justiça de Deus será vindicada. Satanás permanecerá “amarrado” à Terra e ela continuará desolada.

O fim dos mil anos (Zc 14:9Ap 20:58-10). Esses eventos parecerão os mais atípicos de Deus na eternidade, e os mais antecipados pelos seres justos do Universo, desde o início da história do pecado. Provavelmente, eles ocorram rapidamente. Talvez simultaneamente: a Cidade Santa descerá do Céu (Ap 20:921:2), os ímpios mortos serão ressuscitados na segunda ressurreição (Ap 20:513) e Satanás será solto para preparar seu ataque final (Ap 20:7-9). Será uma batalha inconclusa, porque não haverá necessidade de permitir seu progresso. Todos os atacantes já terão sido julgados e o julgamento deles terá sido confirmado pelo Universo. Sua sentença lhes é tornada conhecida, eles declaram que Deus é justo e eles e Satanás são destruídos pelo fogo do Céu (Ap 20:9). Que evento solene será!

O fogo consome não somente os ímpios, mas toda a Terra, exterminando todo sinal de invenções humanas e obras más. A Terra é então recriada (Ap 21:12Pe 3:10-14) e restaurada à condição bela que possuía no Éden. Então, continuaremos a viver com Cristo em nosso novo lar, por toda a eternidade.

Mãos à Bíblia

2. Qual é a evidência de que o milênio se desenrola nos Céus (pelo menos para os salvos)? Ap 20:4-6

3. Apocalipse 20:4 chama a atenção para outro evento durante o milênio, ao dizer especificamente que o juízo será dado aos remidos. Sabendo que os fiéis estarão reinando com seu Senhor e que os maus terão sido mortos pelo esplendor da vinda de Cristo, qual é a natureza e o propósito desse juízo?

O juízo final tem três fases, a primeira das quais é aquela associada ao ministério sacerdotal de Cristo no santuário celestial. Os adventistas do sétimo dia a chamam de fase investigativa do juízo final. Em seguida, há a fase de revisão do juízo, durante o milênio, mencionada em Apocalipse 20:4 e 1 Coríntios 6:2 e 3. Nessa fase, os redimidos terão a oportunidade de examinar os caminhos de Deus e Seu juízo com relação aos agentes da rebelião. A terceira fase do juízo final é a executiva, que faz parte dos eventos que ocorrerão no fim do milênio.


Job G. Minasalvas | Taculing, Bacolod City, Filipinas

Terça, 25 de dezembro
cpb - testemunho

Promessas celestiais


“A linguagem humana não é adequada para descrever a recompensa dos justos. Será conhecida apenas dos que a contemplarem. Mente finita nenhuma pode compreender a glória do Paraíso de Deus” (Ellen White, Minha Consagração Hoje, p. 354).

“Com Jesus à nossa frente, descemos todos da cidade para a Terra, sobre uma grande e íngreme montanha que, incapaz de suportar a Jesus sobre si, se partiu em duas, formando uma grande planície. Olhamos então para cima e vimos a grande cidade, com doze fundamentos, e doze portas, três de cada lado, e um anjo em cada porta. Todos exclamamos: ‘A cidade, a grande cidade, vem, vem de Deus descendo do Céu’, e ela veio e se pôs no lugar em que nos achávamos. Pusemo-nos então a observar as coisas gloriosas fora da cidade. Vi ali casas belíssimas, que tinham a aparência de prata, apoiadas por quatro colunas realçadas de pérolas preciosas, muito agradáveis à vista. Destinavam-se à habitação dos santos. Em cada uma havia uma prateleira de ouro. Vi muitos dos santos entrarem nas casas, tirarem sua coroa resplandecente, e pô-la na prateleira, saindo então para o campo ao lado das casas, para lidar com a terra; não como temos de fazer com a terra aqui, não, absolutamente! Uma gloriosa luz lhes resplandecia em redor da cabeça, e estavam continuamente louvando a Deus em altas vozes.

“Vi outro campo repleto de todas as espécies de flores, e, quando as apanhei, exclamei: ‘Elas nunca murcharão!’ Em seguida, vi um campo de relva alta, cujo belíssimo aspecto causava admiração; era uma vegetação viva, e tinha reflexos de prata e ouro quando magnificamente se agitava para glória do Rei Jesus. Entramos, então, num campo cheio de todas as espécies de animais: o leão, o cordeiro, o leopardo, o lobo, todos juntos em perfeita união. Passamos pelo meio deles, e pacificamente nos acompanharam” (Ellen White, O Lar Adventista, p. 546).

“Ali conheceremos como também somos conhecidos. Ali, o amor e a simpatia que Deus plantou na pessoa encontrarão o mais verdadeiro e suave exercício. A pura comunhão com seres santos, a vida social harmoniosa com os santos anjos e com os fiéis de todos os tempos, a santa associação que reúne ‘toda a família nos Céus e na Terra’ (Ef 3:15), tudo fará parte da experiência futura” (Ellen White, Maranata, o Senhor Vem [MM 1977], p. 354).

Mãos à Bíblia

4. Que evento marca o fim do milênio e que oportunidade ele oferece a Satanás? Ap 20:7-9

5. Leia Apocalipse 20:11-15. Sabemos que o Apocalipse não segue uma ordem cronológica distinta. Como a ideia de juízo é expressa ali? O que significa o fato de que a punição final ocorre após o envolvimento dos santos no juízo? Ap 20:4


Stewart Van Loriezo | Taculing, Bacolod City, Filipinas

Quarta, 26 de dezembro
cpb - evidência

Somos os ramos


Deus guia ao caminho da justiça, salvação e vida eterna através do Seu Filho único, Jesus Cristo. Separados dEle, o crescimento e a maturidade cristã são absolutamente impossíveis (Jo 15:5).

Crescer em Jesus é entregar tudo a Ele. Qualquer coisa simples na vida não submetida a Cristo se torna uma das avenidas de Satanás para nos arrancar das mãos do Mestre. Originalmente, Pedro era fraco em espírito e deficiente em caráter.

O convertido Pedro cresceu mais e mais na graça e conhecimento de Cristo (2Pe 3:18) e, ao fim de sua vida, ele se tornou um exemplo de coragem, cheio do Espírito de Cristo.

Tão essencial quanto a comida é para o crescimento físico, a Palavra de Deus é para o crescimento e o desenvolvimento espiritual. Somente aqueles que são alimentados pela Palavra de Deus serão nutridos e então perfeitamente abastecidos com a sabedoria divina e a força do Espírito Santo.

No conflito com Satanás, Jesus não poderia ter Se apoiado na Palavra de Deus a menos que Ele tivesse primeiro guardado suas verdades preciosas no coração e na mente. Para seguirmos Seu exemplo, precisamos separar tempo para estudar e memorizar a Escritura.

A maior evidência do crescimento cristão é o amor (Cl 3:14). Isso inclui todas as graças do Espírito e une todos os outros tornando o caráter perfeito em Jesus. O apóstolo João escreveu: “Se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o Seu amor está aperfeiçoado em nós” (1Jo 4:12).

Um missionário, ao lhe ser perguntado se gostava do seu trabalho na África, respondeu: “Não gosto de sujeira! Não gosto de engatinhar para entrar nas cabanas frágeis deles. Não gosto de pessoas ignorantes e sujas. Mas o amor de Jesus me compele a fazer conforme Ele ordena.” Quando temos o amor de Cristo, refletiremos Seu caráter e estaremos prontos para nos posicionar com os redimidos.

Pense nisto

– Podemos ter a certeza e da segunda vinda de Cristo e por ela esperar? Explique sua resposta. 
– Como estamos refletindo a Cristo de forma que outros possam vê-­Lo em nossa vida?


Mãos à Bíblia

Apocalipse 20 termina com a eliminação de Satanás e suas hostes. Apocalipse 21 começa com a visão de um novo céu e uma nova Terra.

6. Apocalipse 21:1-5 traz a promessa de que Deus fará novas todas as coisas. De que forma isso reflete o relato da criação? (Gênesis 12). Quais são as diferenças?

A nova criação de Deus consistirá em libertar o Universo e a Terra de seu atual estado de imperfeição, e colocá-los em conformidade com Seu desígnio.

7. De que forma João retrata os aspectos físicos da Nova Jerusalém, a capital da nova Terra? Ap 21:11–22:5


Bernalena M. Roca | Taculing, Bacolod City, Filipinas
Quinta, 27 de dezembro
cpb - aplicação

Não mais haverá...


Todos desejam estar no Céu – esse é o nosso principal objetivo na vida. Todos nós desejamos que Jesus venha logo para que nosso sofrimento na Terra chegue ao fim. “Na cidade de Deus ‘não haverá noite’. Ninguém necessitará de repouso nem o desejará. Não haverá cansaço em fazer a vontade de Deus e oferecer louvor a Seu nome. Sempre sentiremos o frescor da manhã, e sempre estaremos longe de seu termo” (Ellen White, O Grande Conflito, p. 676).

Para suportar necessidades aqui na Terra e ser redimidos, precisamos desenvolver aspectos de nossa vida que nos ajudarão durante os últimos dias da história deste planeta.

Confie. Não importa o que aconteça, Deus permite o sofrimento com um propósito. Precisamos confiar na sabedoria de Deus e nos resignarmos completamente ao Seu plano (Pv 3:5). Lembre-se de que Deus não o colocará em nenhuma situação para a qual Ele não tenha provido um livramento (1Co 10:13). Quando você não consegue enxergar a luz, continue confiando em Deus.

Permaneça. Existem muitos exemplos que podemos aplicar à nossa vida para nos ajudar a superar as provas. Eles nos apontam Jesus, o perfeito exemplo em todas as coisas. Ele nos diz em João 15:4-7 para permanecermos nEle.

Mantenha o foco. Jamais perca o alvo de vista (Fp 4:13, 14).

Persevere. É importante manter em mente que não importa quão duro seja o caminho, aqueles que aguentarem até o fim serão salvos (Mt 10:22). Coloque-se sob Sua continua influência por meio da oração (Gl 5:25).

Submeta-se. “Submetam-se a Deus” (Tg 4:7). Submeta sua vontade e sua vida à autoridade de Deus. Resista às dúvidas de Satanás. Não permita que ele o faça se esquecer de como Deus dirigiu o passado. Ore sinceramente por força para resistir até que Cristo volte e leve Seus filhos para casa.

Mãos à Bíblia

8. De que forma a incrível presença de Deus modificará a experiência dos habitantes da nova Terra? Ap 21:3

O Criador do Universo, santo e transcendente, agraciará com Sua presença a comunidade dos redimidos. Além disso, a verdadeira comunhão será restaurada, não apenas entre Deus e os seres humanos, mas entre os humanos e a natureza. Todas as coisas prejudiciais (decadência, doença, morte e sofrimento) serão coisas do passado (Rm 8:21Ap 21:4).

9. Leia o Salmo 8. Qual é a mensagem para nós ali, especialmente à luz do que estudamos neste trimestre?


Jenelyn Minasalvas | Taculing, Bacolod City, Filipinas

Sexta, 28 de dezembro
cpb - opinião

Nosso novo lar


Certa vez, ouvi a história de um cachorro leal que sempre esperava a volta do dono para casa. O cachorro geralmente ficava à porta esperando o som da chave na fechadura. Ele sabia que seu dono tinha voltado para casa! Como filhos de Deus, quanto mais estamos nós esperando pelo nosso Senhor Jesus em Sua segunda vinda?

Jesus pagou o preço na cruz para que todos os que escolherem segui-Lo possam ir para o Céu quando Ele voltar. “Dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus” (1Ts 4:16). “Venham, benditos de Meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo” (Mt 25:34).

Ellen White declara: “Então os remidos receberão as boas-vindas às moradas que Jesus lhes está preparando” (Caminho a Cristo, p. 126). Que maravilhoso será viver em um novo Céu e em uma nova Terra!

A Palavra de Deus nunca falha. Para nos prepararmos para nosso lar celestial, devemos preparar o coração e a mente para a breve vinda de Cristo. Todos os dias, crie um momento especial para buscar a presença de Deus. Se estamos realmente almejando nosso novo lar celestial, vamos continuar colocando o Senhor no centro de nossa vida. “Há necessidade de diligência na oração; que coisa alguma dela nos detenha. Façamos todos os esforços para conservar aberta a comunhão entre Jesus e nós. Procuremos toda oportunidade para ir aonde se costuma fazer oração” (Ibidem, p. 98).

Deus é o dono de nossa vida. O mesmo Jesus que veio e morreu por nós retornou ao Céu para preparar nosso lar celestial. Quando Ele voltar, todas as coisas se tornarão novas. O apóstolo João teve uma visão do novo céu e da nova Terra. Todas as coisas que ele viu eram lindas demais para serem comparadas ao que vemos aqui.

Todos os dias Deus está nos chamando para ir a Ele. Estamos prontos para nos unir a Ele? Ele está desejoso de nos levar para nosso novo lar no Céu repleto de glória!

Mãos à obra

– Pesquise, na história, um período de mil anos. Quais foram os destaques bons e maus daquele período de tempo? Como eles contrastam com o milênio que teremos com Jesus?
– Usando Linguagem de Sinais, retrate um ou dois dos seus versos favoritos de Apocalipse 21:1-7.
– Imagine como será um dia no céu e na Terra feita nova.
– Anteveja Deus enxugando as lágrimas de seus olhos. O que significará para você o fato de não mais existirem morte, sofrimento, choro ou dor de tipo algum?
– Leia por uma semana os títulos de um jornal mundial. Contraste-os com o que poderiam ser essas manchetes no Céu por uma semana (supondo que lá houvesse jornais).
– Leia o livro Visões do Céu, de Ellen White.


Angie Love Villaflor | Taculing, Bacolod City, Filipinas

Liçao 13 - Quando tudo se fizer novo - 22 a 29 dezembro


Lição 13
22 a 29 de dezembro



Quando tudo se fizer novo


Casa Publicadora Brasileira – Quando tudo se fizer novo



Sábado à tarde
Ano Bíblico: Ap 1–3

VERSO PARA MEMORIZAR: “Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas” (Ap 21:4, RC).

Leituras da semana: 1Ts 4:16-18Ap 201Co 4:5Rm 8:20-22Ap 21:11–22:5Ap 21:3

Pensamento-chave: O que é o milênio, quando acontecerá, e a que ele levará?

Thomas More (1478-1535) foi um autor inglês que cunhou a palavra utopia a fim de descrever uma ilha imaginária com um sistema social e legal aparentemente perfeito. Desde então, a palavra é muitas vezes usada pejorativamente para designar a impossibilidade da ideia de uma sociedade perfeita. Afinal, considere quantas vezes os seres humanos têm tentado criar “utopias”. Eles sempre falharam e de modo lastimável.

A Bíblia, porém, ensina sobre a verdadeira utopia. Em certo sentido, esse tem sido o objetivo para o qual a Divindade trabalhou desde a queda da humanidade, no Jardim do Éden. Deus quer reconduzir a humanidade à utopia que Ele havia criado originalmente para nós.

No santuário celestial, Cristo concluirá Sua obra para a salvação da humanidade. Depois disso, Ele virá à Terra uma segunda vez, mas com uma glória nunca vista antes, ressuscitará os santos mortos e transformará os vivos. E todos eles reinarão com o Senhor Jesus no Céu por mil anos.

Esse é o tempo que chamamos de “milênio” (equivalente à palavra mil). O início do milênio marca o começo da única “utopia” que os seres humanos conhecerão desde o Éden, antes da queda.

Domingo
Ano Bíblico: Ap 4–6


Eventos que iniciam o milênio


Se o milênio marca o início da “utopia” de Deus para Seu povo, é natural que tentemos saber quando ele começará e como será. O milênio, como um conceito, aparece em Apocalipse 20, onde é mencionado seis vezes, entre os versos 2-7.

Para saber o tempo do milênio, o lugar de Apocalipse 20 no fluxo geral do livro precisa ser determinado. Embora o livro não siga uma linha direta de tempo, neste caso, não é muito difícil determinar quando começa o milênio.

1. A descrição da ressurreição ajuda a determinar o tempo em que começa o milênio? Que eventos, ligados entre si, ocorrerão nessa ocasião? 1Ts 4:16-18Ap 20
Algum tempo antes do segundo advento de Jesus, o Apocalipse prediz que três poderes (o dragão, a besta e o falso profeta) reunirão as nações para que se oponham à obra de Cristo e ao Seu povo (Ap 16:13). No momento da vinda de Cristo (Ap 19:11), as nações se reunirão para fazer guerra contra Cristo, mas, no processo, a besta e o falso profeta serão destruídos (Ap 19:19, 20). Apocalipse 20, então, menciona o destino do terceiro poder, o dragão. Enquanto os mortos em Cristo são ressuscitados, na chamada primeira ressurreição (v. 5), o dragão (Satanás) será capturado e lançado no abismo por mil anos (v. 1-3).

Alguns desses incríveis eventos também estão retratados em 1Tessalonicenses 4:16-18 e 2 Tessalonicenses 1:7-9. Essas passagens juntas ajudam a explicar o que acontecerá antes do começo do milênio.

Esse começo, é claro, coincide com o segundo advento de Cristo. Os mortos em Cristo serão ressuscitados para se unir aos vivos fiéis, e ambos os grupos serão levados para o Céu. No momento da vinda de Cristo, os ímpios vivos serão mortos por Seu “esplendor” (2Ts 2:8, RC). E a Terra desolada se tornará a prisão de Satanás, que ficará “preso” por mil anos, por assim dizer, em uma cadeia de circunstâncias. A razão para a prisão de Satanás é dada: “Para que não mais engane as nações” (Ap 20:3, RC). Muitos veem uma ligação simbólica entre o “banimento” do bode expiatório no Dia da Expiação (Lv 16:22) e as circunstâncias de Satanás durante o milênio.

Recapitule os eventos revelados nesses versos, acontecimentos sobrenaturais que mostram a grandeza e o poder de Deus, em contraste com a fraqueza e impotência da humanidade. Como podemos manter sempre esse contraste importante diante de nós? Por que isso seria um bom remédio para o orgulho e a autossuficiência?

Segunda
Ano Bíblico: Ap 7–9

Durante o milênio


2. Qual é a evidência de que o milênio se desenrola nos Céus (pelo menos para os salvos)? Ap 20:4-6
Um segmento específico do grupo que participará do milênio é descrito como “as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da Palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão” (Ap 20). Entendemos que a Bíblia não ensina a existência de almas conscientes, separadas, imortais. Esse texto, em vez disso, está retratando os que passaram pela experiência da perseguição, descrita em Apocalipse 12:17–13:18. No segundo advento (em cuja ocasião ocorre a primeira ressurreição), essas almas perseguidas voltam à vida e, após a ressurreição, reinam no Céu com Cristo (compare com 1Ts 4:15-17).

3. Apocalipse 20:4 chama a atenção para outro evento durante o milênio, ao dizer especificamente que o juízo será dado aos remidos. Sabendo que os fiéis estarão reinando com seu Senhor e que os maus terão sido mortos pelo esplendor da vinda de Cristo, qual será a natureza e o propósito desse juízo?
Uma das três coisas que enfatizamos na semana passada (segunda-feira) foi o juízo relacionado com o ministério de Cristo no santuário celestial antes da segunda vinda de Cristo. Esse juízo é diferente daquele de Apocalipse 20:4, o qual é realmente o cumprimento da promessa de Cristo em Mateus 19:28, e que corresponde à declaração de Paulo de que os santos deverão julgar o mundo (1Co 6:2, 3).

O conceito de juízo na Bíblia é rico e multifacetado. O juízo final tem três fases, a primeira das quais é aquela associada ao ministério sacerdotal de Cristo no santuário celestial. Os adventistas do sétimo dia a chamam de fase investigativa do juízo final. Em seguida, há a fase de revisão do juízo, durante o milênio, mencionada em Apocalipse 20:4 e 1 Coríntios 6:2, 3. Nessa fase, os redimidos terão a oportunidade de examinar os caminhos de Deus e Seu juízo com relação aos agentes da rebelião. A terceira fase do juízo final é a executiva, que faz parte dos eventos que ocorrerão no fim do milênio.

Tendo em mente o que você leu hoje, leia 1 Coríntios 4:5. Que esperança importante é encontrada ali, em vista do fato de que temos muitas perguntas não respondidas?

Terça
Ano Bíblico: Ap 10, 11


Eventos do fim do milênio


4. Que evento marca o fim do milênio e que oportunidade ele oferece a Satanás? Ap 20:7-9
A reversão das circunstâncias de Satanás marca sua “libertação”. Esse evento está relacionado com a ressurreição do restante dos mortos, que “não reviveram até que se completassem os mil anos” (v. 5). A expressão “Gogue e Magogue” é usada em sentido figurado, como em Ezequiel 38:2, para descrever aqueles que Satanás conseguirá enganar – os ímpios de todos os tempos. Satanás inspirará essa multidão universal a tentar derrubar a cidade de Deus. Apocalipse 20:9 sugere que a cidade, a Nova Jerusalém, nesse tempo já terá descido do Céu para a Terra, com Cristo, e Satanás e suas hostes marcharão contra ela. Uma descrição detalhada da cidade é dada em Apocalipse 21.

5. Como foi dito, o Apocalipse não segue uma ordem cronológica distinta. Leia Apocalipse 20:11-15. Como a ideia de juízo é expressa ali? O que significa o fato de que a punição final ocorre após o envolvimento dos santos no juízo? Ap 20:4
“Durante o milênio, os santos participam de um juízo deliberativo, que analisa os casos dos perdidos da Terra e dos anjos caídos. Esse juízo é evidentemente necessário, tendo em vista a natureza cósmica do problema do pecado. O curso da rebelião do pecado tem sido objeto de preocupação e interesse por parte de outros mundos (Jó 12Ef 3:10). O período de pecado deve ser tratado de tal maneira que corações e mentes em todo o Universo de Deus fiquem satisfeitos com seu tratamento e conclusão, com referência específica ao caráter de Deus. Para os resgatados da Terra, será especialmente importante entender o trato de Deus para com aqueles que clamarão aos rochedos que caiam sobre eles e os escondam ‘da face dAquele que Se assenta no trono’ (Ap 6:16). Eles devem ficar totalmente convencidos de que Deus foi justo em Sua decisão a respeito dos perdidos” (Handbook of Seventh-day Adventist Theology [Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia]; Maryland, Review and Herald Publishing Association, 2000, p. 932).

O que nosso envolvimento no julgamento dos perdidos nos ensina sobre o caráter de Deus? Como esse conceito se encaixa com a ideia do grande conflito?

Quarta
Ano Bíblico: Ap 12–14

A Nova Terra


Apocalipse 20 termina com a eliminação de Satanás e suas hostes. Apocalipse 21 começa com a visão de um novo céu e uma nova Terra.

6. Apocalipse 21:1-5 traz a promessa de que Deus fará novas todas as coisas. De que forma isso reflete o relato da criação? (Gênesis 12). Quais são as diferenças?
A palavra traduzida como “novo” em Apocalipse 21:1 enfatiza algo novo na forma ou na qualidade, em vez de novo, como em um “novo” evento no tempo. O propósito de Deus na criação de Gênesis não será realizado até que a promessa de fazer novas todas as coisas seja cumprida na Nova Terra. Por isso, toda a criação geme e anseia por libertação (Rm 8:20-22). A nova criação de Deus consistirá em libertar o Universo e a Terra de seu atual estado de imperfeição, e colocá-los em conformidade com Seu desígnio. Consequentemente, enquanto a nova criação será diferente da antiga, haverá alguma continuidade entre as duas. Como a antiga, a nova Terra será um lugar real, tangível, habitado por seres reais, físicos. A Nova Terra será o nosso planeta renovado, purificado, por assim dizer, pelo fogo (2Pe 3:10-13).

7. De que forma João retrata os aspectos físicos da Nova Jerusalém, a capital da Nova Terra? Ap 21:11–22:5
Uma coisa é clara: estamos falando de um lugar literal e físico. A heresia pagã de que a matéria é má e o espírito é bom, mais uma vez é desmascarada pelas Escrituras. Embora as palavras sejam limitadas no que podem transmitir, mesmo as palavras inspiradas, elas podem nos levar a entender que uma herança real nos espera. É importante lembrar que este mundo, com todas as suas imperfeições, não mais está como foi planejado. É uma aberração, que Cristo veio para corrigir. Em contraste com isso, a descrição do Apocalipse, não importando quanto seja difícil entender (conhecendo apenas um mundo caído), é a realidade eterna que nos espera. Que esperança temos, especialmente em comparação com os que acreditam que a morte é o fim de tudo!

Quinta
Ano Bíblico: Ap 15–17


A vida na Nova Terra


8. De que forma a incrível presença de Deus modificará a experiência dos habitantes da Nova Terra? Ap 21:3
Talvez não haja, em toda a Bíblia, uma visão tão inspiradora quanto essa, apresentada por João, o revelador. A Nova Terra será não apenas o lar das criaturas humanas, mas também de Deus. O Criador do Universo, santo e transcendente, agraciará com Sua presença a comunidade dos redimidos. Deus sempre permanecerá distinto de Suas criaturas, mas na Nova Terra, a separação entre Deus e a humanidade, provocada pelo pecado, será removida.

Além disso, a verdadeira comunhão será restaurada, não apenas entre Deus e os seres humanos, mas entre os humanos e a natureza, e dentro da própria natureza. João diz que ali não mais haverá maldição (Ap 22:3), e a expectativa profética da cessação da hostilidade no mundo animal também será cumprida (Is 65:25).

Além da restauração da comunhão completa, a eliminação do “gemido da criação” significa que todas as coisas prejudiciais (decadência, doença, morte e sofrimento) serão coisas do passado (Rm 8:21Ap 21:4).

9. Leia o Salmo 8. Qual é a mensagem para nós nesse texto, especialmente à luz do que estudamos neste trimestre?
Muitas são as implicações da presença de Deus para a vida na Nova Terra, especialmente porque a ciência tem revelado, como nunca antes, o tamanho e a extensão da criação de Deus. O tamanho estimado do Universo “visível” é de muitos bilhões de anos-luz. No entanto, os cientistas agora especulam que esse Universo imenso e vasto representa apenas cerca de sete por cento do que realmente existe!

Reflita: O Criador não apenas morreu por nós, mas habitará conosco pela eternidade! Em algum ponto, por causa dos limites de nossa mente caída, temos que parar de tentar pensar sobre isso de forma racional e, em lugar disso, devemos nos ajoelhar, adorar e louvar Aquele que não somente nos criou, mas nos redimiu, e promete viver conosco eternamente.

Sexta
Ano Bíblico: Ap 18, 19


Estudo adicional


No culto típico, o sumo sacerdote, havendo feito expiação por Israel, saía e abençoava a congregação. Assim Cristo, no fim de Sua obra de mediador, aparecerá, ‘sem pecado, ... para a salvação’ (Hb 9:28), a fim de abençoar com a vida eterna Seu povo que O espera. Como o sacerdote, ao remover do santuário os pecados, confessava-os sobre a cabeça do bode emissário, semelhantemente Cristo porá todos esses pecados sobre Satanás, o originador e instigador do pecado.

O bode emissário, levando os pecados de Israel, era enviado ‘à terra solitária’ (Lv 16:22, RC); de igual modo Satanás, levando a culpa de todos os pecados que induziu o povo de Deus a cometer, estará durante mil anos circunscrito à Terra, que então se achará desolada, sem moradores, e ele sofrerá finalmente a pena completa do pecado, nos fogos que destruirão todos os ímpios” (O Grande Conflito, p. 485, 486).

Perguntas para reflexão
1. Há três posições básicas (com algumas variações) a respeito do milênio dentro da igreja cristã: (1) A ideia de que ele representa a era entre o primeiro e o segundo advento de Cristo; (2) Ele é um longo período de paz e justiça na Terra antes do aparecimento de Cristo, provocado em parte por causa da pregação do evangelho e de reformas sociais; (3) O milênio, um período de mil anos, ocorrerá após a volta de Cristo e acontecerá no Céu. Os Adventistas do Sétimo Dia aceitam a terceira posição, com o milênio se desdobrando no Céu, não na Terra (como alguns erroneamente acreditam). Que problemas as outras opções apresentam?
2. Leia Apocalipse 21:27. O que você entende sobre essa exclusão da Nova Jerusalém? Que outras coisas serão excluídas dali, e por quê?

Respostas sugestivas: 1. Sim. Volta de Cristo; ressurreição dos justos mortos; glorificação dos justos vivos; morte dos injustos; prisão de Satanás e seus anjos; os salvos serão levados para o Céu, onde passarão mil anos. 2. Os salvos receberão a responsabilidade para julgar os perdidos; eles viverão e reinarão com Cristo durante mil anos, fora da Terra destruída na qual Satanás estará preso. 3. Esse juízo servirá para demonstrar ao Universo inteiro a justiça de Deus, ao condenar os ímpios e salvar os fiéis; servirá para confortar o coração humano diante da separação de entes queridos. 4. A liberação da prisão simbólica de Satanás, com a ressurreição dos ímpios; Satanás terá oportunidade de enganar as nações e reuni-las para batalhar contra Deus. 5. Deus está no trono, julgando os ímpios mortos, por meio do que está escrito nos livros; diante dEle estão os salvos ressuscitados e glorificados; quando todo o Universo estiver convencido da justiça de Deus, Satanás e seus seguidores serão destruídos. 6. Na primeira criação, a Terra era totalmente nova; a redenção será o processo de renovar e recriar a Terra destruída pelo pecado; o lar da humanidade era o jardim do Éden; na Nova Terra será a Jerusalém celestial; na criação, Deus apenas visitava a Terra; na recriação, Seu trono será na Terra; a Nova Terra não conhecerá o pecado, que trouxe sofrimento à primeira Terra. Espiritualmente, a Nova Terra será semelhante à antiga Terra antes do pecado. Só Deus pode renovar Sua criação. 7. Comparou a glória da cidade a uma pedra preciosa e ao cristal; a cidade tem uma alta muralha; tem doze portas, que são doze pérolas; sobre elas está escrito o nome dos filhos de Jacó; a muralha tem doze fundamentos, sobre os quais estão os nomes dos apóstolos do Cordeiro; a cidade é quadrangular; o muro é de jaspe; a cidade é de ouro puro; os doze fundamentos da cidade são adornados com pedras preciosas; o rio da água da vida sai do trono de Deus; no meio da praça está a árvore da vida; ali estão os servos de Deus; a cidade é iluminada pela glória do Senhor. 8. Seres finitos habitarão com o Ser infinito; teremos tudo, porque o Criador estará conosco; sempre teremos vida, amor, luz e alegria. A vida será melhor do que tudo que já experimentamos no pecado. 9. Em meio ao pecado e ao conflito entre Deus e Seus inimigos, podemos perceber a glória de Deus na natureza, na Bíblia e na história; Ele Se preocupa com os pecadores e tem um plano para cada pessoa.