sábado, 11 de agosto de 2012

Lição 07 - Jovens - 11 a 17 de Agosto "Vivendo vida santa"



Lição 7
11 a 17 de agosto




Vivendo vida santa

  

“Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade” (1Ts 4:7).

 Prévia da semana: Em um mundo assolado pelo incontrolável desejo e perversão sexual, Deus deseja que Seus seguidores tenham vidas santas, sexualmente puras e que edifiquem uns aos outros.

Leitura adicional: 1 Coríntios 6:18-20; Gálatas 5:13-26; Efésios 4–6


Domingo, 12 de agosto
O bairro da luz vermelha


A maioria das cidades tem um “bairro da luz vermelha”. Esse é o termo usado em alguns lugares para designar a parte das cidades em que a “indústria do sexo” floresce. A expressão origina-se da cor da lâmpada elétrica colocada numa janela ou na varanda, usada para anunciar o que está dentro da casa. De Wallen, o bairro da luz vermelha em Amsterdam, é tão famoso que se tornou atração turística, mesmo que os visitantes não queiram pagar por quaisquer serviços. O governo holandês regularizou e legalizou as atividades desenvolvidas em De Wallen. A Tailândia fez o mesmo pela “indústria do sexo” dentro de suas fronteiras. Com esse ato, os dois países esperam controlar esse “negócio” e evitar a propagação de doenças sexualmente transmissíveis.


Promiscuidade sexual é um problema tão velho quanto o pecado. Judá se aproximou de uma prostituta, a qual revelou ser sua nora (Gn 38:12-26). No mundo gentílico, a sacerdotisa que permanecia ao lado do líder masculino que executava os ritos espirituais também era usada como prostituta. Cria-se que, para que os seres humanos se comunicassem com uma deidade, os homens precisavam ter relação sexual com a sacerdotisa.

Porém, Deus não aprova essas atividades. Para Ele, “o casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros” (Hb 13:4). Todos aqueles que são infiéis nesses assuntos e não buscam o perdão, não serão capazes de entrar no Céu (Ap 21:8).


Na época de Paulo, a situação em Tessalônica não era diferente dos bairros da luz vermelha de hoje e das atuais atitudes da sociedade em geral, em relação à atividade sexual. Então, Paulo encorajou os recém-convertidos cristãos de Tessalônica a abandonar a impureza sexual (1Ts 4:3), porque Deus criou o sexo para ser praticado somente dentro da relação do casamento.

Nesta semana, estudaremos as palavras de Paulo aos tessalonicenses e a nós, a respeito da necessidade de viver vida santificada livre da imoralidade sexual. Fazer isso é uma parte do chamado de Deus para viver vida santa.


Mãos à Bíblia
1. Como os princípios da oração de Paulo em 1 Tessalonicenses 3:11-13 poderiam ser aplicados na vida dos cristãos? Qual é a relação entre essa oração e as instruções de 1 Tessalonicences 4:1-18?
A oração de Paulo em 1 Tessalonicenses 3:11-13 é sobre o progresso em santidade e mútuo amor, à luz da segunda vinda de Jesus.
Todos esses temas apontam para passagens específicas no capítulo 4. Duas menções de Jesus nessa passagem (1Ts 4:1, 15) são especialmente interessantes. Elas indicam que Paulo estava transmitindo o ensino das palavras do próprio Jesus (que mais tarde foram preservadas nos quatro evangelhos). Paulo estava oferecendo mais do que um bom conselho. O próprio Jesus ordenou os comportamentos que Paulo estava encorajando. Como servo de Cristo, ele estava compartilhando as verdades que havia aprendido de Cristo.

Daniel Saputra | Palembang, South Sumatra, Indonésia


Segunda, 13 de agosto
Estilo de vida da igreja de Tessalônica


Tessalônica era a capital da Macedônia e estava localizada a cerca de 160 quilômetros ao sudoeste de Filipos. A igreja em Tessalônica foi estabelecida por Paulo em sua segunda jornada missionária. Contudo, seu ministério ali teve oposição dos judeus, por isso ele partiu (At 17:1-10).

Após Paulo ter chegado a Corinto em 51 d.C., ele recebeu uma carta de Timóteo descrevendo a condição da igreja de Tessalônica. Paulo, então, escreveu para a igreja expressando sua alegria pela forte fé deles em meio à tribulação que estavam sofrendo. Ele também quis ensinar-lhes a viver uma vida santa, e explicar-lhes o destino dos justos que morrem antes da vinda de Cristo.1 A seguir estão algumas lições importantes que Paulo quis transmitir ao povo de Deus na igreja de Tessalônica. Elas ainda são relevantes para nós hoje.


A santidade do casamento (1Ts 4:1-8). O mundo em que vivemos oferece muitas tentações. Então, Paulo claramente nos lembra sobre a importância de viver uma vida santa, da qual manter a santidade do casamento é uma parte. “Ter uma vida santificada deve ser o ideal de cada crente, e a igreja não pode ter poder sem pureza de vida.”2 A atitude de José é um bom exemplo para seguirmos quando o encontramos respondendo à tentação com a pergunta: “Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus?” (Gn 39:9).

Paulo esperava que cada casal mantivesse sua união santa, e não fosse influenciado pelas práticas do povo de Tessalônica (confira também Efésios 5:3 e Colossenses 3:5). Deus estabeleceu a instituição sagrada do casamento no Éden e determinou que cada homem deveria ter sua própria esposa, e cada mulher deveria ter seu próprio marido (1Co 7:2).


“Prefira a pobreza, a ignomínia, a separação dos amigos ou qualquer outro sofrimento, a manchar a vida com o pecado. Antes a morte que a desonra ou a transgressão da lei de ­Deus – esse deve ser o lema de cada cristão.”3


Amor fraternal (1Ts 4:9, 10). Paulo relembrou aos membros da igreja em Tessalônica que eles deviam amar uns aos outros. Agindo assim, isso seria um testemunho às pessoas fora da igreja. Vivendo entre pessoas miseráveis, pobres e que não recebem a atenção devida, temos a oportunidade de ensinar-lhes a respeito de um Deus amoroso. De fato, Deus nos chama para ser as primeiras pessoas que mostram amor real ao pobre. Tiago escreveu que amar aos outros como a nós mesmos é parte do que envolve guardar a lei de Deus (Tg 2:8; 4:17).

Amor piedoso, desenvolvido por meio do Espírito Santo de Deus habitando em nós, motiva nosso serviço para com outras pessoas enquanto, ao mesmo tempo, estimula e une a igreja. “Conhecimento, liberalidade, eloquência, gratidão e zelo são todos auxiliares na boa obra; mas sem o amor de Jesus no coração, a obra do ministro cristão é um fracasso.”4


Trabalho honesto (1Ts 4:11, 12). Parece que hoje muitas pessoas são preguiçosas. Elas desperdiçam o tempo e não oferecem um dia honesto de trabalho em troca do seu pagamento. Cristãos, contudo, sabem que são mordomos de Deus e, por isso, precisam trabalhar honestamente.

A vida pode ser dividida em quatro partes básicas, cada parte um presente de Deus. Ele nos dá o corpo, a habilidade, o tempo e a propriedade. Além disso, Ele nos pede que cuidemos do mundo que nos rodeia. É por isso que Paulo motivou os cristãos em Tessalônica (e a nós, hoje) a trabalhar com afinco. Fazer isso conquista o respeito dos outros e nos ajuda a viver independentemente. Deus nos chama a viver vida santa (v. 7). Recusar-se a fazê-lo é o mesmo que rejeitá-Lo (1Ts 4:8). No início de sua carta, Paulo elogiou os membros da igreja de Tessalônica por sua fidelidade e diligência em viver a vida cristã. A seguir, ele explicou qual era a vontade de Deus para eles: santificação, abstenção da imoralidade sexual e a defesa de um casamento fiel e honrado (v. 3-5); tratar os outros honestamente (v. 6); amar uns aos outros (v. 9, 10); levar uma vida tranquila, cuidar da própria vida e trabalhar diligentemente para que os outros nos vejam como honestos (v. 11, 12). Ele fechou a seção de sua carta os lembrando de incentivar uns aos outros com a promessa da segunda vinda de Cristo.


1. Merril C. Tenney, New Testament Survey (Yayasan Penerbit Gandum Mas, 1997 [Indonesian language edition]).
2. R. Kent Hughes, Disciplines of a Godly Man (Yayasan Kalam Hidup: Bandung, 1991 [Indonesian language edition]).
3. Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 147.
4. Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 815.

Pense nisto
1. Como construímos uma igreja unida e mantemos vida santa? Qual deve ser a força motora dos nossos esforços para conseguir isso?
2. O que nos ajudará no preparo para a breve vinda de Jesus?



Mãos à Bíblia
A vontade de Deus para cada crente de Tessalônica é “santidade” ou “santificação” (1Ts 4:3, 4, 7). O que Paulo quis dizer por santidade aqui é explicado nas duas frases seguintes. Cada crente deve evitar a “imoralidade sexual” e “controlar o seu próprio corpo” (1Ts 4:3, 4, NVI).
2. Leia 1 Tessalonicenses 4:3 e 7. Qual é a relação entre os dois versos? Qual é a mensagem básica de ambos? Qual é a importância dessa mensagem para nós hoje?
Paulo claramente desaprovou um evangelho sem lei. Existem requisitos comportamentais para os que estão em Cristo. No verso 7, o oposto de “santidade” é “impureza” ou “imundícia” (RC). Paulo explicou que eles deviam se abster “da imoralidade sexual” (1Ts 4:3, NVI). Em grego, a palavra para “imoralidade sexual” é porneia, que hoje incluiria tudo, de pornografia e prostituição até a atividade sexual fora do casamento.

Victor Joe Sinaga | Palembang, South Sumatra, Indonésia



Terça, 14 de agosto
“Mais santo, ainda mais santo”

“Acordem os que ficaram sonolentos e indiferentes. Somos convidados para ser santos, e devemos cuidadosamente não dar a impressão de que pouco importa se retemos ou não os traços distintivos de nossa fé. Sobre nós recai a solene obrigação de assumir atitude mais firme em favor da verdade e da justiça, do que fizemos no passado. A fronteira de demarcação entre os que guardam os mandamentos de Deus e os que não os guardam deve ser revelada com clareza inequívoca. Devemos conscienciosamente honrar a Deus, usando diligentemente todos os meios para manter um relacionamento de concerto com Ele, a fim de recebermos Suas bênçãos – bênçãos tão necessárias para quem irá ser provado com tamanha severidade. Dar a impressão de que nossa fé, nossa religião, não nos é um poder dominante na vida, equivale a desonrar grandemente a Deus. Assim fazendo, nos desviamos dos Seus mandamentos, que são nossa vida, negando que Ele é o nosso Deus e nós Seus filhos” (Ellen G. White, Conselhos Sobre Saúde, p. 238, 239).


“Desde a eternidade, Deus tem escolhido homens para que sejam santos. ‘Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação (1Ts 4:3). A lei de Deus não tolera o pecado, mas exige obediência perfeita. O eco da voz de Deus chega a nós, dizendo: Mais santo, ainda mais santo. E nossa resposta sempre deve ser: Sim, Senhor, ainda mais santo. A santidade está ao alcance de todo aquele que a busca pela fé, não por causa de suas boas obras, e sim pelo mérito de Cristo. Poder divino é concedido a toda pessoa que está lutando para obter a vitória sobre o pecado e Satanás.


“Justificação significa a salvação de uma pessoa da perdição, para que ela possa obter santificação e, por meio da santificação, a vida do Céu. Justificação quer dizer que a consciência, purificada das obras mortas, é colocada onde pode receber as bênçãos da santificação” (Ellen G. White, The SDA Bible Commentary, v. 7, 2ª ed., p. 908).


“A verdade precisa santificar o homem inteiro – sua mente, seus pensamentos, seu coração, sua força. Suas capacidades vitais não devem ser consumidas por suas próprias práticas concupiscentes. Estas devem ser dominadas, ou elas o dominarão” (Ibidem, p. 909).

Mãos à Bíblia
3. O que devemos fazer com nosso corpo? Que exemplo devemos evitar? Que lição esse texto traz para nós? 1Ts 4:4, 5
Nos dias de Paulo a sociedade pagã tinha pouca ou nenhuma restrição sexual. O mesmo acontece em nossos dias. A mensagem de Paulo não seria mais aceitável na sociedade daquele tempo do que na de hoje.

Os cristãos não devem se comportar como os “gentios”. A norma da sociedade em geral não deve servir de regra para nós. O sexo é santo, separado para o casamento entre um homem e uma mulher. Quando praticado fora das normas estabelecidas por Deus, é inevitavelmente destrutivo. Quem já não viu na vida dos outros, ou na própria vida, o quanto esse dom pode ser destrutivo, quando alguém abusa dele?

Roy Maju Hutasoit | Bandung, Indonésia

Quarta, 15 de agosto
O convite para a santidade

Tessalônica era uma cidade importante, a capital da segunda divisão da Macedônia. A localização favorável e o excelente porto de Tessalônica contribuíam para sua grande importância comercial. A população de Tessalônica era composta de judeus e gregos (At 17:1, 4), romanos e gentios. Paulo foi até lá em sua segunda viagem missionária (At 17:2-4).


O tema das duas cartas de Paulo à igreja em Tessalônica é piedade prática em virtude da vinda de Cristo. O glorioso advento do Senhor é a mais importante doutrina apresentada (1:10; 2:19; 3:13; 4:13-18; 5:23). Outras doutrinas apresentadas são a morte e a ressurreição de Cristo (4:14), a ressurreição dos justos mortos (v. 13-16), recompensas e punições futuras (4:17; 5:3), a existência pessoal e a obra ativa de Satanás (2:18), a doutrina da redenção, incluindo eleição e santificação (1:4; 4:3-7).


Todos nós, por natureza, não somos santos. Mas, pela graça de Deus, ao recebê-Lo em nosso coração, somos feitos santos. Mantemos essa santidade ao permanecermos nEle dia e noite. A Bíblia registra algumas ideias de como isso deve ser feito: (1) controlar o próprio corpo (1Ts 4:4); (2) comer alimentos saudáveis (Dn 1); (3) focalizar a mente e o coração em coisas boas e santas (Fp 4:8); (4) oferecer o corpo a Deus como um sacrifício vivo (Rm 12:1).


Quando Deus nos santifica, Ele nos dá a força para obedecer aos Seus mandamentos e cooperar com Ele em todos os aspectos da vida diária. Então, passamos a estar ligados a Ele e permanecemos com Ele em santa comunhão, tanto agora quanto pela eternidade.

Pense nisto
1. Pense em três razões por que recebemos a santidade de Deus como nossa própria santidade.
2. Deus fará a parte dEle em sua vida para ser santo. Qual é a sua parte no processo?
3. Frequentar a Escola Sabatina e a igreja a cada sábado é suficiente para nos tornar santos? Explique sua resposta.



Mãos à obra
4. O que Paulo disse sobre a imoralidade sexual? 1Ts 4:6-8
As restrições da Bíblia não estão ali porque Deus quer nos impedir de sentir prazer. Em vez disso, as restrições nos protegem dos danos físicos e emocionais que ocorrem como resultado da imoralidade sexual. Cada pessoa é alguém por quem Cristo morreu e não deve ser explorada sexualmente, de nenhuma forma. Fazer isso é pecar não apenas contra essa pessoa, mas contra Deus também (Gn 39:9). Sexo não está relacionado apenas com nossa maneira de tratar os outros, mas com nossa maneira de tratar Cristo na pessoa dos outros (Mt 25:34-46). Quando seguimos o plano de Deus, o sexo se torna uma bela ilustração do amor abnegado que Deus derramou sobre nós na pessoa de Cristo (Jo 13:34, 35).

Mesnick Ataupah | Kupang, Nusa Tenggara, Indonésia

Quinta, 16 de agosto
Fé, foco, amigos, diversão



O mundo apresenta tentações sexuais numa variedade de formas. Contudo, Deus tem uma variedade de formas com as quais podemos permanecer fiéis a Ele nesse assunto.


Fé. Pesquisas mostram que os jovens que incorporam as crenças de sua religião, incluindo as relacionadas com a pureza sexual, “estão menos propensos a se envolver em comportamentos de risco, mesmo quando as circunstâncias os motivam a agir assim”.* Então, coloque Deus em primeiro lugar. Mantenha sua fé nEle.


Foco. Sempre se lembre de focalizar o que Deus quer que façamos e alcancemos. Paulo nos orienta: “Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas” (Cl 3:2).


Amigos. Algumas vezes caímos sozinhos porque escolhemos os amigos errados. Leia o que Tiago escreveu sobre amizade em Tiago 4:4, 5.


Diversão. Finalmente, aproveite o tempo livre com atividades agradáveis apropriadas para cristãos. Não se esqueça de que aquela viagem missionária e os projetos comunitários em sua vizinhança e em sua cidade podem trazer muita diversão, sem falar que podem tornar melhor a vida dos outros.

* Geoffrey L. Ream, Cornell University, “Religion’s Role in the Development of Youth”, http://www.human.cornell.edu/hd/circ/publications/upload/HE-CIRC-pb-ReamPDF.pdf (acessado em 22 de agosto de 2011).

Pense nisto
1. Por que escolher bons amigos é importante para se guardar de envolvimento com promiscuidade sexual? Se assistir a filmes em casa é um de seus hobbies, o que você fará para prevenir comportamento sexual impróprio?
2. Que cuidados você deve tomar na internet parta evitar o comportamento sexual impróprio?
3. A Bíblia ilustra vividamente o que acontece quando decidimos deixar Cristo ser o Senhor de cada aspecto de nossa vida. Leia cada conjunto de textos que se seguem. Qual conjunto significa mais para você e por quê? Conjunto um: Rm 6:1-13; 7:4-6; 1Pe 2:24. Conjunto dois: Rm 6:6; Cl 3:9, 10. Conjunto três: Rm 6:4, 11; Cl 2:12, 13; 3:1, 3.
4. Que outras maneiras você pode encontrar para permanecer fiel a Cristo?



Mãos à Bíblia
5. Que aspectos de 1 Tessalonicenses 3:11-13 são reafirmados no texto de 1 Tessalonicenses 4:9-12?
6. Que admoestação Paulo fez aos tessalonicenses sobre negócios e ocupação no contexto urbano? 1Ts 4:11, 12
A igreja de Tessalônica parecia ter um número de indivíduos preguiçosos e perturbadores. O entusiasmo pela segunda vinda de Jesus pode ter levado alguns cristãos a abandonar o emprego e se tornar dependentes dos vizinhos gentios. A solução de Paulo para o problema de Tessalônica foi encorajá-los a cuidar do próprio negócio e trabalhar com as próprias mãos. No mundo antigo, o trabalho manual era o principal meio de ganhar a vida. No mundo de hoje, Paulo provavelmente diria: “Sustente a si mesmo e a sua família e guarde um pouco para ajudar os que realmente necessitam.”

Osvald Taroreh | Cibubur, West Java, Indonésia

Sexta, 17 de agosto
Procriação e prazer

Na lição desta semana, parece que um dos problemas com que a recém-formada igreja em Tessalônica teve que lidar envolvia imoralidade sexual. As coisas não mudaram muito. O mundo parece obcecado por sexo. A maioria dos programas de televisão, filmes e músicas exalta o sexo de formas promíscuas.


Na verdade, a tentação para que haja envolvimento em relação sexual fora do casamento tem sido poderosa desde que o pecado entrou no mundo. Ceder a essa tentação pode ter resultados desastrosos. Pecados sexuais sempre machucam as pessoas, as famílias, os negócios, as igrejas e a sociedade em geral. Além das consequências físicas, também existem consequências espirituais. Os desejos e atividades sexuais precisam ser colocados sob o controle de Cristo. Deus criou o sexo para a procriação e o prazer, e como uma expressão de amor entre marido e esposa. A experiência sexual precisa ser limitada ao relacionamento matrimonial para evitar que firamos a nós mesmos e atrapalhemos nosso relacionamento com Deus e com os outros.1


A Bíblia nos ensina que “amor marital significa devoção incondicional, cheia de afeto e íntima de um para o outro, a qual estimula o mútuo crescimento da pessoa à imagem de Deus, em todos os aspectos: físico, emocional, intelectual e espiritual. Diferentes espécies de amor operam no casamento: há momentos românticos, apaixonados; instantes altamente sentimentais; ocasiões de conforto; horas de companhia e de senso de pertinência. Entretanto, é o amor do tipo ágape descrito em o Novo Testamento – o amor altruísta, todo dedicado ao outro – que corresponde ao fundamento do amor marital verdadeiro e duradouro”.2

1. Life Application Study Bible, p. 1.915, 1.916 (Wheaton, IL: Tyndale, 2004).
2. Nisto Cremos, p. 391.

Pense nisto
1. Por que os pecados sexuais sempre ferem não somente uma única pessoa, mas famílias inteiras, negócios e igrejas?
2. Como podemos colocar nossos desejos e atividades sexuais sob o controle de Cristo?
3. Como Jesus expressou o amor ágape quando esteve na Terra?
4. Compare/contraste seu conceito de amor com a definição de Paulo em 1 Coríntios 13:4-8. Quais comportamentos específicos seriam eliminados se as pessoas pedissem a Deus que as ajude a desenvolver esse tipo de amor? Em que tipos de comportamentos passaríamos a nos envolver?



Mãos à obra
1. Registre, em seu diário ou caderno, sua reação ao que Paulo diz em 1 Tessalonicenses 4:1-12. Medite: Por que você reagiu dessa maneira e o que sua reação revela sobre seu modo de se sentir e pensar a respeito de viver para agradar a Deus?
2. Reflita: Como sua vida “se parece” com 1 Tessalonicenses 4:1-12? Peça ao Espírito Santo que lhe mostre onde você está em falta e o ajude a melhorar nesses aspectos.

Fritz e Joice Manurung | Jakarta, Indonésia


Lição 7 - Adultos "Vida Santa" 11 a 18 de agosto


Lição 7
11 a 18 de agosto

Vida santa (1Ts 4:1-12)

Sábado à tarde
Ano Bíblico: Jr 4–6

VERSO PARA MEMORIZAR: “Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação” (1Ts 4:7).

Leituras da semana: 1Ts 4:1-12; Mt 25:34-46; Gn 39:9, Jo 13:34, 35

Pensamento-chave: Embora a sexualidade humana seja um dom de Deus, assim como todos os dons, ela pode ser mal utilizada.

Os três capítulos iniciais de 1 Tessalonicenses focalizam principalmente o passado. Nos capítulos 4 e 5, no entanto, Paulo se volta para o futuro. Algumas coisas estavam faltando na fé dos crentes de Tessalônica (1Ts 3:10), e ele queria ajudá-los a corrigir essas deficiências. A carta iniciaria o processo, que seria intensificado somente depois que Paulo se encontrasse com eles novamente.


Começando com 1 Tessalonicenses 4:1, Paulo aprofunda o tema da amizade, apresentado nos primeiros três capítulos, oferecendo conselhos práticos para a vida diária dos tessalonicenses.


A principal área de preocupação (mas não a única) nos versos desta semana trata da má conduta sexual. Embora não seja informado o que, especificamente, motivou essa admoestação, Paulo fala muito claramente sobre a necessidade de evitar a imoralidade sexual. Ele emprega linguagem muito forte, dizendo que aqueles que rejeitam sua instrução não estão rejeitando a ele, mas ao Senhor. No entanto, basta observar o sofrimento causado pela má conduta sexual para entender por que o Senhor falou tão fortemente por meio de Paulo sobre esse tema.

Domingo
Ano Bíblico: Jr 7–9

Progredir cada vez mais (1Ts 4:1, 2)

1. Como os princípios da oração de Paulo em 1 Tessalonicenses 3:11-13 poderiam ser aplicados na vida dos cristãos? Qual é a relação entre essa oração e as instruções de 1 Tessalonicences 4:1-18?


A oração de Paulo em 1 Tessalonicenses 3:11-13 contém uma série de palavras­chave que antecipam o conteúdo de 1 Tessalonicenses 4:1-18. A oração menciona a necessidade de progredir em santidade e mútuo amor, à luz da segunda vinda de Jesus. Todos esses temas apontam para passagens específicas no capítulo 4.


No texto de hoje (1Ts 4:1, 2), Paulo continua abordando a ideia apresentada em 1 Tessalonicenses 3:12 acerca de “aumentar”, embora a conexão seja encoberta pela maioria das traduções modernas. As traduções modernas têm o objetivo louvável de tornar as coisas mais compreensíveis na linguagem de hoje, mas, inadvertidamente, podem esconder as conexões explícitas no original. Na versão King James, fica claro o paralelo entre 1 Tessalonicenses 3:12 e 1 Tessalonicenses 4:1. Em ambos os lugares, Paulo convida os tessalonicenses a aumentar, progredir “cada vez mais” em seu amor de uns pelos outros e para com todos.


Paulo havia começado a construir a estrutura cristã dos irmãos enquanto estivera com eles, mas tinha sido impressionado pelo Espírito Santo a preencher as lacunas (1Ts 3:10) e iluminar o entendimento deles. O resultado seria “mais e mais” do que eles já estavam tentando fazer: viver de modo digno da sua vocação.


Paulo começa o capítulo 4 com a palavra “Finalmente”. Nos capítulos 4 e 5, ele desenvolve o assunto dos capítulos anteriores, nos quais sua amizade com os irmãos é colocada como base para os conselhos práticos que ele dá depois. Eles haviam começado bem. Então, o apóstolo queria que continuassem crescendo nas verdades que tinham aprendido.


Duas menções de Jesus nessa passagem (1Ts 4:1, 15) são especialmente interessantes. Elas indicam que Paulo estava transmitindo o ensino das palavras do próprio Jesus (que mais tarde foram preservadas nos quatro evangelhos). Paulo estava oferecendo mais do que um bom conselho. O próprio Jesus ordenou os comportamentos que ele estava encorajando. Como servo de Cristo, ele estava compartilhando as verdades que havia aprendido de Cristo.

Leia novamente 1 Tessalonicenses 4:1. O que significa andar de modo a “agradar a Deus”? Será que o Criador do Universo realmente Se preocupa com nossa maneira de agir? Como nossas ações realmente podem “agradar a Deus”? Quais são as implicações de sua resposta?

Segunda
Ano Bíblico: Jr 10–13


A vontade de Deus: a santificação (1Ts 4:3)

O texto de 1 Tessalonicenses 4:3-8 forma uma completa unidade de pensamento. A vontade de Deus para cada crente de Tessalônica é “santidade” ou “santificação” (1Ts 4:3, 4, 7). O que Paulo quer dizer por santidade aqui é explicado nas duas frases seguintes. Cada crente deve evitar a “imoralidade sexual” e “controlar o seu próprio corpo” (1Ts 4:3, 4, NVI). Paulo concluiu a unidade de pensamento com três motivações para a vida santa (1Ts 4:6-8): (1) Deus é um vingador nessas questões, (2) Ele nos chama para a santidade, e (3) Ele dá o Espírito para nos ajudar. Na lição de hoje e nos próximos dois dias, estudaremos essa passagem com mais detalhes.

2. Leia 1 Tessalonicenses 4:3 e 7. Qual é a relação entre os dois versos? Qual é a mensagem básica de ambos? Qual é a importância dessa mensagem para nós hoje?



O verso 3 é a continuação do verso 1, em que Paulo lembra aos tessalonicenses de como eles deviam “andar” (RC) ou “viver” (em muitas traduções) – um conceito hebraico usado para descrever o comportamento moral e ético do dia a dia. No verso 3, ele usa outro conceito hebraico para descrever a vida e o crescimento espiritual: “santidade” ou “santificação”.


Uma definição típica de santidade é “separação para uso sagrado.” Mas Paulo dá ao termo um significado mais específico. Santidade é a condição na qual os tessalonicenses estarão na volta de Jesus (1Ts 3:13). Mas, no capítulo 4, ele escolhe uma forma do conceito que enfatiza o processo e não o resultado. É um substantivo de ação: “estar se santificando”, e não apenas um ato de santificação. A vontade de Deus é que estejamos envolvidos nesse processo (1Ts 4:3).


Paulo claramente não apoia um evangelho sem lei. Existem requisitos comportamentais para os que estão em Cristo. No verso 7, o oposto de “santidade” é “impureza” ou “imundícia” (RC). Paulo explica que eles deviam se abster “da imoralidade sexual” (1Ts 4:3, NVI). Em grego, a palavra para “imoralidade sexual” é porneia, que hoje incluiria tudo, de pornografia e prostituição até a atividade sexual fora do casamento.


Embora a salvação seja pela graça de Deus mediante a fé, o cristão deve crescer e sempre se esforçar para alcançar a perfeição prometida em Cristo.

O dom da sexualidade é evidência poderosa do amor de Deus. No entanto, tem sido utilizado de modo tão equivocado que, para muitos, se tornou maldição, causa de grande sofrimento e tristeza. Que escolhas podemos fazer para nos protegermos dos potenciais danos que o abuso desse dom pode trazer?

Terça
Ano Bíblico: Jr 14–16


Não como fazem os gentios (1Ts 4:4, 5)

3. O que devemos fazer com nosso corpo? Que exemplo devemos evitar? Que lição esse texto traz para nós? 1Ts 4:4, 5



Embora a moral discutida pelos filósofos na lição 3 atacasse muitas formas de excesso sexual, nos dias de Paulo, a sociedade pagã tinha pouca ou nenhuma restrição sexual. De acordo com o famoso orador pagão Cícero, “se há alguém que pensa que os jovens deveriam ser proibidos de ter um relacionamento sexual, mesmo com as prostitutas, sem dúvida, é muito rigoroso... mas sua visão é contrária não apenas à licenciosidade desta época, mas também aos costumes e concessões de nossos antepassados. Pois quando isso não foi uma prática comum? Quando isso foi condenado? Quando foi proibido?” (citado em Abraham Malherbe, “As Cartas aos Tessalonicenses”, The Anchor Bible, v. 32B; New York, Doubleday, 2000, p. 235, 236).


Hoje em dia, muitos rejeitam qualquer tipo restrição sexual. Acham que passagens como 1 Tessalonicenses 4:4, 5 foram relevantes principalmente em algum outro tempo e lugar. Mas o mundo antigo não era mais contido sexualmente do que nosso mundo de hoje. A mensagem de Paulo não seria mais aceitável na sociedade daquele tempo do que na de hoje.


A solução de Paulo para o problema do excesso sexual é que cada homem deve “possuir o seu vaso” (1Ts 4:4, RC). A palavra traduzida como “possuir”, em grego normalmente significa “adquirir”. O significado de “adquirir seu vaso” não é claro. Se com o termo “vaso” Paulo quis dizer “mulher” (essa era uma expressão antiga comum para mulher; 1Pe 3:7), ele estava dizendo que todo homem deve procurar um casamento honroso a fim de evitar a promiscuidade sexual.


Mas a maioria das traduções modernas entendem que a palavra “vaso” se refere ao próprio corpo do homem. Nesse caso, a expressão “possuir o seu vaso” deve ser interpretada como “saiba controlar o seu próprio corpo” (NVI).


Em ambos os casos, Paulo claramente confronta a frouxidão moral de sua época. Os cristãos não devem se comportar como os “gentios”. A norma da sociedade em geral não deve servir de regra para nós. O sexo é santo, separado para o casamento entre um homem e uma mulher. Como Paulo ressalta em 1 Tessalonicenses 4:6, o sexo nunca pode ser um assunto casual. Quando praticado fora das normas estabelecidas por Deus, é inevitavelmente destrutivo. Quem já não viu na vida de outros, ou na própria vida, o quanto esse dom pode ser destrutivo, quando abusamos dele?

Quarta
Ano Bíblico: Jr 17–19


De acordo com o plano de Deus (1Ts 4:6-8)

4. O que Paulo disse sobre a imoralidade sexual? 1Ts 4:6-8



Um homem que havia sido sexualmente ativo fora do casamento disse a um pastor: “Quando jovem, aprendi a ver o sexo e o amor como uma e a mesma coisa. Quando me casei, no entanto, descobri que sexo antes do casamento destrói não somente o corpo (eu contraí uma doença venérea), mas também a mente. Embora sejamos cristãos, eu e minha esposa tivemos que lutar com os comportamentos mentais e emocionais que eu trouxe do passado para nosso casamento.”


As restrições da Bíblia não estão ali porque Deus quer nos impedir de sentir prazer. Em vez disso, elas nos protegem dos danos físicos e emocionais que ocorrem como resultado da imoralidade sexual. Restringimos a nós mesmos sexualmente porque nos preocupamos com o impacto de nossa vida sobre a dos outros. Cada pessoa é alguém por quem Cristo morreu e não deve ser explorada sexualmente, de nenhuma forma. Fazer isso é pecar não apenas contra essa pessoa, mas contra Deus também (Gn 39:9). Sexo não está relacionado apenas com nossa maneira de tratar os outros, mas com nosso modo de tratar Cristo na pessoa dos outros (Mt 25:34-46).


Em última análise, o sexo afeta nosso relacionamento com Deus. São os gentios, que não conhecem a Deus, que vivem “com o desejo de lascívia” (1Ts 4:5). É a ignorância de Deus que produz comportamento imoral. Os que ignoram os ensinamentos da Bíblia sobre esse assunto rejeitam não apenas esses ensinamentos, mas também o chamado de Deus e até mesmo o próprio Deus (1Ts 4:8).


Por outro lado, quando seguimos o plano de Deus, o sexo se torna uma bela ilustração do amor abnegado que Ele derramou sobre nós em Cristo (Jo 13:34, 35). Se esse dom for apreciado de acordo com a vontade do Senhor, revelará de modo poderoso o tipo de amor que Deus tem pela humanidade e o tipo de relacionamento que Ele deseja ter com Seu povo.

Em 1 Tessalonicenses 4:7 somos orientados a viver em “santidade”. O que significa isso? Está relacionado com alguma coisa além da conduta sexual? O que mais poderia ser incluído?

Quinta
Ano Bíblico: Jr 20–23


Cuidar do próprio negócio (1Ts 4:9-12)

5. Que aspectos de 1 Tessalonicenses 3:11-13 são reafirmados no texto de 1 Tessalonicenses 4:9-12?



Os gregos tinham diversas palavras para “amor”, duas das quais são encontradas no Novo Testamento. Eros (não encontrada no Novo Testamento) é a palavra grega da qual obtemos a palavra erótico. Refere-se ao aspecto sexual do amor. Ágape é o termo mais usado no Novo Testamento, quando se refere ao amor abnegado. Ele é frequentemente usado em relação ao amor de Cristo por nós, manifestado na cruz.


Outra palavra grega para amor, philos, é destacada em nossa passagem de hoje. Paulo lembrou aos tessalonicenses o que eles já sabiam sobre o “amor fraternal”. A palavra grega para amor fraternal é o termo a partir do qual a cidade de Filadélfia recebeu seu nome. No mundo gentílico, philadelphias se referia ao amor pelos parentes de sangue. Mas a igreja ampliou esse significado para incluir o amor pelos outros cristãos, a família cristã, fundamentada na escolha. Esse tipo de amor familiar é ensinado por Deus e é um milagre da Sua graça.

6. Que admoestação Paulo fez aos tessalonicenses sobre negócios e ocupação no contexto urbano? 1Ts 4:11, 12



A igreja de Tessalônica parecia ter um número de pessoas preguiçosas e perturbadoras. O entusiasmo pela segunda vinda de Jesus pode ter levado alguns cristãos a abandonar seus empregos e a se tornar dependentes dos vizinhos gentios. Mas estar preparado em todos os momentos para testemunhar não significa ser perturbador, intrometido nem preguiçoso no trabalho ou na vizinhança. Para algumas pessoas de fora, o laço mais estreito que terão com a igreja será a impressão produzida pelo comportamento dos cristãos conhecidos.


A solução de Paulo para o problema de Tessalônica foi encorajá-los a ser ambiciosos (“diligenciardes”; “procureis”), não por poder ou influência, mas para viver “tranquilamente” (1Ts 4:11), o que envolveria cuidar do próprio negócio e trabalhar com as próprias mãos. No mundo antigo, o trabalho manual era o principal meio de subsistência. No mundo de hoje, Paulo provavelmente diria: “Sustente a si mesmo e a sua família e guarde um pouco para ajudar os que realmente necessitam”.

Como podemos aplicar essas palavras de Paulo à nossa vida e ao nosso contexto imediato?

Sexta
Ano Bíblico: Jr 24–26


Estudo adicional

Oamor é um princípio puro e santo, mas a paixão sensual não admite restrições nem que lhe ditem regras ou o controle da razão. É cega às consequências e não raciocina da causa para o efeito” (Ellen G. White, Mente, Caráter e Personalidade, v. 1, p. 222).


“[O amor] é puro e santo. Mas a paixão do coração natural é algo totalmente diferente. Enquanto o amor puro coloca o Senhor em todos os seus planos e está em perfeita harmonia com o Espírito de Deus, a paixão é obstinada, imprudente, irrazoável, desafiadora de toda restrição e torna em ídolo o objeto de sua escolha. Na conduta de quem possui o verdadeiro amor, a graça de Deus será mostrada” (Ellen G. White, The Advent Review e Sabbath Herald [Revista Adventista e Arauto do Sábado], 25 de setembro de 1888).


“Os que não querem cair presa dos enganos de Satanás devem guardar bem as vias de acesso ao coração; devem se esquivar de ler, ver ou ouvir tudo quanto sugira pensamentos impuros. Não devem permitir que a mente se demore ao acaso em cada assunto que o inimigo das almas venha a sugerir. O coração deve ser fielmente guardado, pois, de outra maneira os males externos despertarão os internos e a pessoa vagará em trevas” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 518).

Perguntas para reflexão


1. Ellen White falou sobre “guardar as vias de acesso ao coração”. Que implicações esse princípio tem quanto às nossas escolhas de entretenimento e educação?
2. Paulo usa a expressão “cada vez mais” para descrever o crescimento no caráter e no comportamento. O que as igrejas podem fazer para incentivar essa experiência?
3. Se um jovem lhe pedisse pelo menos duas razões práticas para deixar o sexo para “depois do casamento”, o que você lhe diria, e por quê?

Resumo: A sexualidade é um assunto muito pessoal; no entanto, há muito perigo para a igreja quando a imoralidade sexual não é confrontada. Igualmente importante é o tipo de igreja que o mundo vê na vizinhança e no local de trabalho. As diretrizes de Paulo nesses assuntos são tão importantes hoje como foram em seu tempo.

Respostas sugestivas: 1: Os líderes devem estar perto dos fiéis e orar para que o Senhor produza neles o crescimento no amor, na santidade e na pureza, a fim de evitar a conduta pecaminosa e os enganos teológicos que surgirão antes da vinda de Jesus. 2: A vontade de Deus é a nossa santificação, que está em direção oposta à impureza e à prostituição; quando buscamos o Deus santo, abandonamos as coisas impuras. 3: Possuí-lo em santificação e honra; devemos evitar o desejo de lascívia, comum entre os gentios; para não ser dominado pelo pecado, precisamos conhecer a Deus. 4: Visto que Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santificação, se prejudicarmos nosso irmão, Deus será vingador. 5: O dever de crescer no amor de uns para com os outros; o amor é demonstrado na santidade dos irmãos que trabalham para não ser pesados aos outros e na proteção da honra uns dos outros. 6: Eles deviam viver tranquilamente, cuidando dos próprios negócios, evitando depender dos outros e dando bom exemplo aos não cristãos.