sábado, 18 de maio de 2013

pt-PT

pt-PT

pt-PT

MEDITAÇÃO DIÁRIA


Dois Caminhos


Sábado, 18 de maio



Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela. Mateus 7:13, 14

Esses caminhos são distintos, separados, e em direções opostas. Um leva à vida eterna, o outro à morte eterna. Vi a distinção entre esses caminhos, e também a diferença entre as multidões que neles viajam. Um é largo e suave; o outro, estreito e acidentado. Semelhantemente, as duas multidões que os percorrem são opostas no caráter, na vida, no vestuário e na conversa.

Os que viajam pelo caminho estreito conversam a respeito da alegria e felicidade que terão no fim da viagem. Seu rosto, muitas vezes, está triste e, no entanto, brilha frequentemente com piedosa e santa alegria. Um Homem de dores e experimentado nos trabalhos lhes abriu aquele caminho, e por ele percorreu. Seus seguidores veem-Lhe os rastos e são consolados. Ele o percorreu em segurança; assim também poderão fazer os da multidão, se seguirem as pegadas dEle.

Na estrada larga, todos estão preo­cupados com suas roupas e seus prazeres. Entregam-se livremente ao riso e à zombaria e não pensam no fim da viagem nem na destruição certa que os aguarda lá. Cada dia se aproximam mais de sua destruição; contudo, de forma insana se lançam, mais e mais depressa.

Por que é tão difícil viver uma vida abnegada, humilde? Porque os professos cristãos não estão mortos para o mundo. É fácil viver para Cristo depois de estar morto para o mundo. Mas eles desejam ser o máximo possível semelhantes ao mundo e, no entanto, querem ser considerados cristãos. Esses sobem por outro caminho. [...] A Terra os atrai; seus tesouros lhes parecem valiosos. Eles encontram nessas coisas motivação suficiente para lhes o­cupar a mente e o tempo que devia ser dedicado ao preparo para o Céu. [...]

Vi que jovens e adultos negligenciam a Bíblia. Não fazem desse livro seu estudo e regra de vida como devem. Esse importante livro, se mal estudado, os julgará no último dia. Histórias inúteis têm sido lidas atentamente, enquanto a Bíblia é desprezada. Virá o dia em que todos vão querer estar totalmente supridos das simples verdades da Palavra de Deus. [...]

Quando as verdades bíblicas atingem o coração, criam em nós o desejo de nos separarmos do mundo, assim como o Mestre. Aqueles que se aproximam do manso e humilde Jesus andarão de modo a honrá-Lo (Signs of the Times, 1º de abril de 1880).





A Luz do Mundo

Domingo, 19 de maio



Outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz. Efésios 5:8

Cristo disse aos Seus discípulos: “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5:14). Assim como o Sol se move pelo céu enchendo o mundo de resplendor, assim também os seguidores de Jesus devem deixar que sua luz dissipe as trevas morais de um mundo que jaz em pecado. Mas eles não têm luz própria; é a luz do Céu que eles devem refletir ao mundo. [...]

A luz da vida é gratuitamente oferecida a todos. Todo aquele que deseja, pode ser guiado pelos raios luminosos do Sol da Justiça. Cristo é a grande solução para o pecado. Ninguém pode alegar que as circunstâncias, educação ou temperamento sejam uma desculpa para viver em rebelião contra Deus. Os pecadores são assim por sua escolha deliberada. Disse nosso Salvador: “O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras” (Jo 3:19, 20). [...]

Ao serem apresentadas as exigências de Deus, os que amam o pecado revelam seu verdadeiro caráter pela satisfação com que apontam as faltas e os erros dos professos cristãos. Eles são movidos pelo mesmo espírito de seu mestre, Satanás, que a Bíblia declara ser o “acusador de nossos irmãos” (Ap 12:10). Permita que um boato se inicie, e como rapidamente ele será aumentado e passado de boca em boca! Muitos se deleitam com ele, como abutres em cima de uma carcaça. [...]

O verdadeiro cristão “vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus” (Jo 3:21). A vida piedosa e a conversação santificada do cristão são um testemunho diário contra o pecado e os pecadores. Ele é um representante vivo da verdade que professa. Desses leais seguidores, Jesus declara que não Se envergonha de chamá-los irmãos. Todo aquele que finalmente se apossa da vida eterna manifestará mesmo aqui zelo e devoção no serviço de Deus. [...] Sabedor de seu dever, ele o cumprirá com entusiasmo e coragem. Ele segue a luz, à medida que ela brilha em seu caminho, a despeito das consequências. O Deus da verdade estará ao seu lado e jamais o desamparará (Signs of the Times, 9 de março de 1882).





Vida Equilibrada

Segunda, 20 de maio



Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 1 Coríntios 3:16

Só nos é dado possuir uma vida aqui, e a pergunta que cada um deveria fazer é: Como posso empregar minha vida de modo a poder obter o máximo benefício? A vida só é de valor na proporção em que a aproveitamos em benefício de nossos semelhantes e para a glória de Deus. Cuidadoso cultivo das aptidões com que o Criador nos dotou nos habilitará para a utilidade aqui e na vida eterna, no mundo vindouro.

É bem empregado o tempo gasto em estabelecer e conservar a saúde física e mental. Não podemos consentir em impedir o crescimento ou invalidar uma simples função da mente ou do corpo pelo excesso de trabalho ou pelo abuso de qualquer parte da maquinaria viva. Logo que o fazemos, devemos sofrer as consequências. Nosso primeiro dever para com Deus e nossos semelhantes é o desenvolvimento próprio. Toda capacidade com que o Criador nos dotou deve ser cultivada no mais alto grau de perfeição, para que possamos executar a maior quantidade de bem de que somos capazes. Para purificar e aperfeiçoar nosso caráter, necessitamos da graça que nos é dada por Cristo e que nos habilitará a ver e corrigir nossas deficiências e melhorar o que há de excelente em nosso caráter. Essa obra, realizada por nós mesmos no poder e em nome de Jesus, será de maior benefício à sociedade que qualquer sermão que possamos pregar. A influência de uma vida bem equilibrada, bem ordenada, é de inestimável valor.

A intemperança está no fundamento da maior parte dos males da vida. [...] Não falamos da intemperança como limitada unicamente ao uso das bebidas alcoólicas, mas lhe damos mais ampla significação, incluindo a condescendência prejudicial de qualquer apetite ou paixão. [...] Se os apetites e paixões estivessem sob o domínio da razão e da religião, a sociedade apresentaria um aspecto bastante diferente.
Muitas coisas que geralmente fazem parte da dieta são impróprias como alimento; o gosto por elas não é natural, mas foi cultivado. Alimentos estimulantes suscitam o desejo de estimulantes mais fortes ainda.

Alimentos indigestos alteram todo o sistema; desejos nocivos e apetites desenfreados são os resultados. [...] A verdadeira temperança nos ensina a nos abstermos por completo daquilo que é prejudicial, e a usar de maneira sábia apenas alimentos saudáveis e nutritivos (Signs of the Times, 20 de abril de 1882).





O Trabalho é uma Bênção

Terça, 21 de maio



Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma [...]: soberba, fartura de pão e abundância de ociosidade. Ezequiel 16:49

Deus deu o trabalho aos seres humanos como uma bênção, para lhes ocupar a mente, fortalecer-lhes o corpo e desenvolver suas capacidades. Adão trabalhou no jardim do Éden, encontrando os mais elevados prazeres de sua santa existência na atividade mental e física. Quando ele foi expulso desse belo lar, como resultado de sua desobediência, e se viu obrigado a lutar com um solo improdutivo, a fim de ganhar seu pão de cada dia, essa própria luta constituía um alívio para seu coração pesaroso, uma salvaguarda contra a tentação.

Trabalho prudente é indispensável tanto para a felicidade como para a prosperidade de nossa raça. Ele torna forte o que é fraco, corajoso o que é medroso, rico o que é pobre, e feliz o que é infeliz. Nossos diversos encargos são proporcionais a nossas várias habilidades, e Deus espera resultados correspondentes aos talentos que Ele deu a Seus servos. Não é a grandeza dos talentos possuídos que determina a recompensa, mas a maneira pela qual são usados – o grau de fidelidade com que são realizados os deveres da vida, quer sejam grandes ou pequenos.

A ociosidade é uma das maiores maldições que podem incidir sobre o ser humano, pois o vício e o crime seguem em sua esteira. Satanás está à espreita, pronto a apanhar de improviso e destruir os incautos cujo lazer lhe dá a oportunidade de captar a amizade deles, sob algum disfarce atraente. Ele é mais bem-sucedido quando se aproxima das pessoas em suas horas livres. [...]

Os ricos geralmente se consideram no direito à preeminência entre seus semelhantes e no favor de Deus. Muitos se sentem acima do trabalho honesto e olham com desdém para seus semelhantes mais pobres. Os filhos do rico aprendem que para ser elegantes devem se vestir de acordo com a moda, fugir de todo trabalho útil e evitar relacionamento com as classes trabalhadoras.

Tais ideias são completamente opostas ao propósito divino na criação do ser humano. [...]

O Filho de Deus honrou o trabalho. Embora fosse a Majestade do Céu, escolheu Seu lar terrestre entre o pobre e o oprimido, e trabalhou pelo pão de cada dia na humilde carpintaria de José. [...] A senda do trabalhador cristão talvez seja dura e estreita, mas é honrada pelas pegadas do Redentor, e aquele que segue esse sagrado caminho está seguro (Signs of the Times, 4 de maio de 1882).





Olhos e Ouvidos Atentos

Quarta, 22 de maio



Os olhos do Senhor estão sobre os justos; e os Seus ouvidos, atentos ao seu clamor. Salmo 34:15

A opinião é amplamente difundida de que a espiritualidade e a devoção a Deus são prejudiciais à saúde. Apesar de essa conclusão ser extremamente falsa, aparentemente tem um fundamento. Muitos professos cristãos estão sempre se sentindo desfavorecidos. Parecem pensar que é uma virtude reclamar de espírito deprimido, grandes provações e severos conflitos.

Eles não representam corretamente a religião bíblica. Longe de ser antagônico à saúde e à felicidade, o temor do Senhor é o fundamento de toda verdadeira prosperidade […]

A consciência de estar procedendo bem é o melhor remédio para corpos e mentes enfermos. A bênção especial de ­Deus repousando sobre o recebedor resulta em saúde e força. A pessoa ­cuja mente esteja calma e satisfeita em ­Deus está no caminho para a saúde. Ter consciência de que os olhos do Senhor estão sobre nós e Seus ouvidos abertos a nossas orações é de fato uma satisfação. Saber que temos um Amigo que nunca falha, ao qual podemos confiar todos os segredos do coração é um privilégio que jamais as palavras podem expressar.

A melancolia e o desânimo supostamente causados pela obediência à lei moral de Deus são geralmente atribuíveis à negligência de Suas leis físicas. Aqueles ­cujas fa­culdades morais estão obs­curecidas pela doença não são os que representam exatamente a vida cristã ou a beleza da santidade. Eles estão frequentemente sob o fogo do fanatismo, a água da fria indiferença ou impassível melancolia. […]

É o dever de todo cristão seguir rigorosamente o exemplo de Cristo – cultivar a paz, a esperança e o regozijo, que se manifestarão em alegria genuína e serenidade habitual. Dessa forma, poderá ele espalhar luz a todos ao seu redor, em vez de lançar sombras negras de desânimo e tristeza.

Muitos estão constantemente em busca de agitação e diversão. Sentem-se inquietos e insatisfeitos quando não são absorvidos por algazarras, futilidades e busca de prazeres. Essas pessoas podem professar a religião, mas estão enganando o próprio coração. Não possuem fé genuína. Sua vida não está oculta com Cristo em Deus. Não encontram em Jesus alegria e paz (Signs of the Times, 15 de junho de 1882).





Ciência e Revelação

Quinta, 23 de maio



Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Salmo 14:1

Há homens que pensam ter feito maravilhosas descobertas na ciência. Eles citam as opiniões de eruditos como se as considerassem infalíveis, e ensinam as deduções da ciência como verdades que não podem ser contestadas. E a Palavra de Deus, que é dada como lâmpada para os pés do viajante enfastiado do mundo, é julgada por esse padrão e achada em falta.

A pesquisa científica em que esses homens se acham empenhados demonstrou ser um laço para eles. Obscureceu-lhes a mente, e eles se desviaram para o ceticismo. Têm uma sensação de poder e, em vez de olhar para a Fonte de toda sabedoria, eles se gloriam no conhecimento superficial que talvez tenham obtido. Exaltaram sua sabedoria humana em oposição à sabedoria do grande e poderoso Deus, e ousaram entrar em conflito com Ele.

A Palavra inspirada declara que esses homens são “insensatos”.

Deus tem permitido que uma torrente de luz irradie sobre o mundo nas descobertas na ciência e na arte; quando, porém, supostos cientistas falam e escrevem sobre esses assuntos meramente do ponto de vista humano, certamente chegam a conclusões erradas. Os maiores intelectos, se não forem guiados pela Palavra de Deus em suas pesquisas, ficarão desnorteados em suas tentativas para descobrir as relações da ciência e da revelação. O Criador e Suas obras estão além da compreensão deles; e como não conseguem explicá-los pelas leis naturais, a história bíblica é considerada duvidosa. Os que duvidam da veracidade dos relatos do Antigo e do Novo Testamentos serão levados um passo além e duvidarão da existência de Deus; e então, tendo abandonado sua âncora, irão de encontro às rochas da incredulidade. Moisés escreveu sob a orientação do Espírito de Deus, e as teorias geológicas corretas jamais alegarão terem sido feitas descobertas que não podem ser harmonizadas com as declarações dele. A ideia em que muitos tropeçam, a saber, que Deus não criou a matéria quando trouxe o mundo à existência, limita o poder do Santo de Israel.

Muitos, quando são incapazes de medir o Criador e Suas obras por seu imperfeito conhecimento da ciência, duvidam da existência de Deus e atribuem infinito poder à natureza. [...] A Bíblia não deve ser provada pelas ideias dos homens de ciência, mas a ciência é que deve ser submetida à prova desse padrão infalível (Signs of the Times, 13 de março de 1884).





Serviço Alegre

Sexta, 24 de maio



Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando, até ao fim, a mesma diligência. Hebreus 6:11

O Senhor olha com aprovação as obras de Seus servos fiéis. [...] Sempre foi o dever do povo escolhido de Deus trabalhar abnegadamente; mas alguns negligenciam a parte do trabalho que lhes cabe, e outros ficam sobrecarregados ao compensar as deficiências de seus irmãos. Se todos alegremente fizessem sua parte, receberiam ajuda, mas os que reclamam e murmuram a cada passo não receberão qualquer ajuda ou recompensa.

Deus Se desagradou dos filhos de Israel porque murmuravam contra Ele e contra Moisés, que Ele enviou para ser o libertador deles. De maneira maravilhosa, Ele os havia tirado do cativeiro no Egito, para que os pudesse elevar e enobrecer, e fazer deles um louvor na Terra. Mas, era-lhes necessário encontrar dificuldades e suportar privações. Deus os estava tirando de um estado de degradação e os adaptando para ocupar uma posição honrosa entre as nações, e receber importantes e sagrados encargos. [...]

Esqueceram-se de sua amarga servidão no Egito. Perderam de vista a bondade e o poder de Deus, manifestados em favor deles em seu livramento do cativeiro. Esqueceram-se de como seus filhos foram poupados quando o anjo destruidor matou todos os primogênitos do Egito. Não se lembraram da grande mostra do poder divino no Mar Vermelho, quando o Senhor proclamou: “Aqui se quebrarão as tuas ondas empoladas” (Jó 38:11), e as águas foram ajuntadas, formando uma muralha sólida. Perderam da memória que, enquanto atravessaram sem perigo pelo caminho que lhes havia sido aberto, os exércitos de seus inimigos, tentando segui-los, foram submersos nas águas do mar. [...]

Deus não coloca sobre alguém fardos tão pesados que a cada passo a pessoa seja obrigada a reclamar do peso que tem que suportar. É o atrito, e não o movimento constante, que desgasta o maquinário. É a preocupação contínua, e não o trabalho que realizam, que está matando tais pessoas. [...]

Há paz e contentamento no serviço de Cristo. Um pouco antes de deixar os discípulos, Ele lhes fez esta promessa: [...] “Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá” (Jo 14:27) (Signs of the Times, 12 de junho de 1884).





Deus em Primeiro Lugar

Sábado, 25 de maio



Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento. 1 Timóteo 6:17

Há perigo em dedicar tempo, energia mental e força na busca de ganhos mundanos, mesmo se o sucesso for resultado de esforço perseverante, pois, ao fazer isso, corremos o risco de colocar Deus e Sua justiça em segundo lugar. É muito melhor viver na pobreza, sofrer decepções e ter nossas esperanças terrenas despedaçadas do que arriscar nossos interesses eternos. Estímulos lisonjeiros podem nos ser apresentados, e podemos buscar obter riqueza e honra e, assim, colocar o coração e o espírito em empreendimentos mundanos. [...]

O dinheiro se tornou a medida da humanidade no mundo, e os homens são estimados, não por sua integridade, mas pela quantidade de riquezas que possuem. Assim também era nos dias anteriores ao dilúvio. [...]

Que não sejamos determinados a enriquecer. Se percebemos que a pobreza será nosso destino ao permanecermos na verdade simples, permaneçamos na verdade e vivamos. Jesus disse que “nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra de Deus” (Lc 4:4). Os devotos do mundo podem rir dessa declaração, apesar disso, ela é um conselho de sabedoria eterna. [...] O cristão que é chamado para o mundo por causa de seus empreendimentos, se seguir a Cristo, levará sua cruz e enfrentará as preocupações no Espírito de Cristo. Não fará do mundo seu deus, colocando cérebro, ossos e músculos a serviço de mamom. Saberá que o Céu o está observando, e renderá glória a Deus em todo sucesso que obtiver. Entenderá que Deus sabe, ao contrário de nós, que alguns anos mais se passarão e os tesouros da Terra deixarão de existir. [...]

A visão do mundo porvir traz equilíbrio à mente, para que as coisas que podem ser vistas não assumam o controle das nossas afeições, que foram compradas por preço infinito pelo Redentor do mundo. Por meio da atuação do Espírito Santo, as coisas invisíveis e eternas são colocadas diante do ser humano, e as vantagens do tesouro eterno e imperecível são em sua beleza atraente apresentadas aos olhos da mente. Dessa maneira, aprendemos a contemplar o invisível e eterno, e a estimar de mais valor as repreensões de Cristo do que os tesouros deste mundo (Signs of the Times, 26 de junho de 1893).





Uma Igreja Viva

Domingo, 26 de maio



Rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais. 1 Tessalonicenses 4:1

Ansiamos ver o verdadeiro caráter cristão se manifestar na igreja; ansiamos ver seus membros libertos do espírito frívolo e irreverente; desejamos ardentemente que compreendam seu grande chamado em Cristo Jesus. Alguns que professam a Cristo esforçam-se ao extremo para viver e agir de maneira que sua fé religiosa receba a aprovação de pessoas de valor moral, para que sejam induzidas a aceitar a verdade. Há muitos, porém, que não sentem responsabilidade alguma, mesmo a de manter a si mesmos no amor de Deus, e que, em vez de abençoar outros por meio de sua influência, são um fardo àqueles que trabalham, vigiam e oram. [...]

O tempo presente requer homens e mulheres que possuam propósitos de firmeza moral, homens e mulheres que não sejam moldados ou vencidos por qualquer influência não santificada. Tais pessoas serão bem-sucedidas na obra do aperfeiçoamento do caráter cristão por meio da graça de Cristo concedida liberalmente. [...]

Ninguém pode ser bem-sucedido no serviço de Deus, a menos que nele ponha todo o coração e considere todas as coisas por perda pela excelência do conhecimento de Cristo. Ninguém que faça qualquer reserva pode ser discípulo de Cristo, e muito menos Seu colaborador. A consagração deve ser completa. Pai, mãe, esposa e filhos, casas e terras, tudo o que o servo de Cristo possuir, deve estar sujeito ao chamado de Deus – depositado sobre o altar sagrado. [...]

Aqueles que buscam por meio do estudo sincero da Palavra de Deus e da oração fervorosa a orientação de Seu Espírito serão guiados por Ele. A coluna de nuvem os guiará de dia, e a coluna de fogo à noite; e graças ao senso da contínua presença de Deus não será possível negligenciar Sua santa lei. [...]

Como povo peculiar de Deus, elevemos o estandarte do caráter cristão, para que não deixemos de receber a recompensa que será dada ao justo e fiel. [...] Devemos operar nossa salvação com temor e tremor. Aqueles que mantêm firme o princípio de nossa confiança até o fim receberão a coroa de glória imortal. [...] Simplicidade, pureza, paciência e amor devem caracterizar nossa experiência cristã (Review and Herald, 3 de junho de 1880).





Descanso em Cristo

Segunda, 27 de maio



A vós, que sois atribulados, descanso conosco. 2 Tessalonicenses 1:7

O compassivo Salvador convida a todos para irem ter com Ele. Vamos crer em Suas promessas e não tornar o caminho da vida tão difícil. Não trilhemos o precioso caminho, aberto para a passagem dos redimidos do Senhor, com murmurações, dúvidas, pressentimentos sombrios e gemidos, como se forçados a desempenhar uma tarefa desagradável e severa. Os caminhos de Cristo “são caminhos de delícias, e todas as suas veredas, paz” (Pv 3:17). Se fizemos caminhos ásperos para nossos pés e assumimos pesados fardos de ansiedade ao ajuntar para nós mesmos tesouros sobre a Terra, mudemos agora de atitude, e sigamos o caminho que Jesus preparou para nós.
Nem sempre estamos dispostos a ir a Jesus com nossas aflições e dificuldades. Às vezes, derramamos nossos aborrecimentos em ouvidos humanos e contamos nossas aflições àqueles que não podem nos ajudar. [...]

A brevidade do tempo é apresentada como incentivo para buscarmos a justiça e fazermos de Cristo nosso amigo. Mas não é esse o grande motivo. Parece egoísmo. Será preciso conservar diante de nós os terrores do dia de Deus, para, por causa do medo, compelir-nos a agir retamente? Não deveria ser assim. Jesus é atraente. É cheio de amor, misericórdia e compaixão. Propõe-Se a ser nosso amigo, a andar conosco por todos os caminhos escabrosos da vida. [...]

O convite de Cristo a todos nós é um chamado para uma vida de paz e descanso – vida de liberdade e amor, assim como para uma rica herança na vida futura e imortal. [...] Não precisamos nos alarmar se esse caminho de liberdade nos levar por entre conflitos e sofrimentos. A liberdade que desfrutaremos será tanto mais valiosa porque fizemos sacrifícios para alcançá-­la. A paz que ultrapassa todo entendimento vai nos custar batalhas com os poderes das trevas, lutas severas contra o egoísmo e os pecados do íntimo. [...] Em face da tentação, devemos nos educar a enfrentá-la com firmeza, sem dar lugar a nenhum pensamento lamurioso, embora talvez esgotados do trabalho e de combater o bom combate da fé. [...]

Não conseguimos reconhecer nosso Redentor no mais amplo sentido a menos que, com os olhos da fé, O vejamos a alcançar as maiores profundezas da miséria humana, tomando sobre Si a natureza da humanidade, a capacidade de sofrer, e pelo sofrimento demonstrando Seu poder divino para salvar os pecadores e elevá-los à comunhão com Ele (Review and Herald, 2 de agosto de 1881).





O Dever de Dar Fruto

Terça, 28 de maio



Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer. João 15:5

No plano de restaurar nos seres humanos a imagem divina, foi estipulado que o Espírito Santo atuasse na mente humana e fosse, como a presença de Cristo, uma influência modeladora no caráter humano. Aceitando a verdade, as pessoas também se tornam recipientes da graça de Cristo e dedicam sua santificada capacidade humana à obra em que Cristo Se empenhou – os seres humanos se tornam cooperadores de Deus. É com a finalidade de tornar as pessoas instrumentos para Deus que a verdade divina é inculcada em sua compreensão. [...]

Por intermédio da verdade, o caráter é transformado e formado à semelhança divina. Pedro descreve os cristãos como aqueles que purificaram o coração por meio da obediência à verdade através da operação do Espírito Santo. [...]

É o dever do cristão brilhar. O professo seguidor de Cristo não cumpre as exigências do evangelho a menos que ministre aos outros. Ele nunca deve se esquecer de que precisa deixar sua luz brilhar diante dos homens para que vejam suas boas obras e glorifiquem o Pai que está no Céu. Seu discurso deve estar sempre cheio de graça e em harmonia com sua profissão de fé. Suas obras devem revelar Cristo ao mundo. Jesus Cristo e Ele crucificado é seu tema inesgotável, de que é livre para falar, trazendo do bom tesouro de seu coração as lições preciosas do evangelho. O coração que está repleto da bendita esperança, que é revestida de imortalidade e cheia de glória, não pode ser silenciado. Aqueles que possuem o senso da sagrada presença de Cristo não podem falar palavras superficiais e insignificantes.
Suas palavras devem ser solenes, um cheiro de vida para vida. Não devemos ser filhos atirados de um lado para o outro, mas ancorados em Jesus Cristo, munidos de algo de valor sólido do qual falar. [...] Os cristãos devem anunciar as boas-­novas da salvação e nunca se cansar de proclamar a bondade de Deus. [...]

Falemos aos pecadores, pois não sabemos, mas Deus está tocando o coração deles. Nunca nos esqueçamos da grande responsabilidade que acompanha cada palavra que proferimos na presença deles. Façamo-nos a pergunta: “A quantos falei com meu coração repleto do amor de Jesus, a respeito do dom inefável da misericórdia de Deus e da justiça de Cristo?” (Review and Herald, 12 de fevereiro de 1895).





Representantes de Cristo

Quarta, 29 de maio



Dia após dia, morro! 1 Coríntios 15:31

Os que professam o nome de Cristo devem representá-Lo como seu modelo e exemplo. Devem revelar aos outros a verdade em sua pureza e apresentar-lhes os privilégios e as responsabilidade da vida cristã; e isso pode apenas ser feito pelo professo seguidor de Cristo à medida que ele conformar seu caráter aos sagrados princípios da verdade. Não deve haver qualquer deslealdade aos depósitos sagrados da parte de qualquer um que professa ser filho de Deus. A verdade não deve ser rebaixada ao nível comum, pois isso desonraria a Deus, que ofereceu um infinito sacrifício no dom de Seu Filho pelos pecados do mundo. [...]

Muitos que alegam ser filhos de Deus parecem não entender que o coração deve ser regenerado, pois por suas práticas ignoram as palavras e as obras de Cristo. Por meio de suas ações, claramente dizem: “É meu privilégio agir por conta própria. Seria completamente infeliz se não agisse segundo minha vontade.” Essa é a religião atual do mundo, mas ela não possui o endosso celestial. [...]

A assim chamada ciência, a lógica humana e a poesia não podem ser transmitidas como possuindo autoridade de igual valor ao da Revelação; mas é o propósito deliberado de Satanás exaltar as normas, as tradições e as invenções de seres humanos como possuindo autoridade de igual valor ao da Palavra de Deus e, ao cumprir seu desígnio, ele eleva as palavras humanas à supremacia. [...]

Não há segurança para nenhum de nós, exceto ao receber diariamente uma nova experiência ao contemplar Jesus, o autor e consumador de nossa fé. Dia a dia devemos contemplá-Lo e ser transformados segundo a imagem dEle. Devemos reproduzir os atributos divinos e seguir as pegadas de Jesus, a despeito de quanto isso nos custe. Devemos nos colocar sob a orientação divina, consultar a Palavra de Deus e diariamente inquirir: “É este o caminho do Senhor?” [...] Nenhuma deficiência de caráter será imortalizada nem manchará o Céu com sua imperfeição. [...]

Não há valor em professar a verdade a menos que a pessoa aceite os princípios, absorva o rico alimento da verdade e se aproprie dele, tornando-se, assim, participante da natureza divina (Review and Herald, 20 de novembro de 1894).





O Sangue nas Ombreiras

Quinta, 30 de maio



Tomai um molho de hissopo, molhai-o no sangue que estiver na bacia e marcai a verga da porta e suas ombreiras com o sangue. Êxodo 12:22

As regras que Moisés deu com relação à Páscoa são plenas de significado e têm aplicação a pais e filhos nesta era do mundo. [...]

O pai deve dedicar todo membro da família a Deus e fazer a obra que é representada pela festa da Páscoa. É perigoso depor esse solene encargo nas mãos de outros. Esse perigo é ilustrado por um incidente registrado a respeito de uma família hebreia na noite da Páscoa.

Segundo a lenda, a filha mais velha estava doente, mas estava ciente do fato de que um cordeiro deveria ser escolhido pela família e que seu sangue deveria ser aspergido nos umbrais da porta, para que, ao ver as marcas de sangue, o Senhor não permitisse a entrada do destruidor para ferir de morte o primogênito. Com grande ansiedade, observou o entardecer, ocasião em que o anjo destruidor passaria. Ficou muito impaciente. Chamou o pai ao seu lado e perguntou: “O senhor marcou os umbrais da porta com sangue?” Ele respondeu: “Sim, dei instruções específicas sobre esse assunto. Não se preocupe. O anjo destruidor não entrará aqui.”

A noite chegou e, de vez em quando, a menina chamava pelo pai para perguntar: “O senhor tem certeza de que os umbrais da porta estão marcados com sangue?” E, vez após outra, o pai lhe assegurava que não havia motivos para temer; que uma ordem que envolvia tais consequências não seria negligenciada por seus servos fiéis. Próximo à meia-noite, ouviu-se sua voz suplicante dizer: “Pai, não tenho certeza. Leve-me em seus braços e deixe-me ver as marcas com meus próprios olhos, para que possa descansar.”

O pai atendeu ao desejo da filha; tomou-a nos braços e carregou-a até a porta, mas não havia marca alguma de sangue nos umbrais. Ele tremeu de horror e percebeu que seu lar poderia se tornar um lugar fúnebre. Com as próprias mãos, cortou um ramo de hissopo e aspergiu sangue nos umbrais da porta. Em seguida, mostrou à filha doente que as marcas estavam lá (Review and Herald, 21 de maio de 1895).





Trabalho Para Todos

Sexta, 31 de maio



Cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus. Romanos 14:12

Deus concedeu a “cada homem uma obra”. Não deixou os interesses espirituais da igreja inteiramente nas mãos do ministro. Não é para o bem do ministro, nem para o bem dos membros de igreja que o ministro assuma responsabilidade exclusiva pela herança do Senhor. Cada membro de igreja tem uma parte a desempenhar a fim de que o corpo possa ser preservado em condição saudável. Somos todos membros do mesmo corpo, e cada membro deve desempenhar uma parte em benefício de todos os outros. Todos os membros não têm a mesma função. Assim como os membros de nosso corpo natural estão sob a liderança da cabeça, os membros do corpo espiritual devem se submeter à liderança de Cristo, cabeça da igreja. [...]

O ministro e os membros devem se unir como um só corpo para trabalhar pelo desenvolvimento e pela prosperidade da igreja. Todo aquele que é um verdadeiro soldado no exército do Senhor será um trabalhador dedicado, sincero e eficiente, trabalhando para promover os interesses do reino de Cristo. [...]

Muitos membros de igreja foram privados da experiência que deveriam ter tido, por prevalecer o sentimento de que o ministro deve realizar todo trabalho e suportar todos os fardos. Ou os fardos foram acumulados sobre o ministro, ou ele mesmo assumiu as responsabilidades que deveriam ser realizadas pelos membros. O ministro deve confiar nos oficiais e membros de igreja e ensiná-los a trabalhar pelo Mestre. Assim, o ministro não terá que realizar todo o trabalho sozinho. Ao mesmo tempo, a igreja receberá maior benefício do que se ele tentasse fazer todo o trabalho e dispensasse os membros de igreja de desempenhar a parte que lhes foi determinada pelo Senhor. [...]

O fardo do trabalho da igreja deve ser distribuído entre os membros, para que cada um possa se tornar um trabalhador inteligente de Deus. Há no geral muita força em desuso em nossas igrejas. [...] Muitos possuem mãos e coração dispostos, mas se sentem desmotivados para colocar suas energias no trabalho. [...] A sabedoria de se adaptar a situações específicas e a força de agir em momentos de emergência são adquiridas ao colocarmos em uso os talentos que o Senhor nos concedeu, como também pela experiência adquirida por meio do ministério pessoal (Review and Herald, 9 de julho de 1895).

INSPIRAÇÃO JUVENIL - HISTÓRIAS QUE INSPIRAM


Lago da Princesa


Sábado, 18 de maio



Eu sou embaixador a serviço desse evangelho. Efésios 6:20

Eu sei que não existe, mas imagine uma cena de conto de fadas. Daquelas extraídas das histórias infantis. Imaginou? Tinha uma princesa perto de um lago? Que tal um castelo medieval junto à margem, com montanhas enormes cujos picos são pintados de branco pela neve?

Esse cenário existe e fica lá no Canadá. Um dos lugares mais admirados daquele país está localizado em um estado com nome real: Alberta. Seu ponto turístico chama-se Lago Louise.

Suas águas são incrivelmente tingidas pela cor esmeralda. A película de água se estende feito um lençol de vidro ladeado por pedras e canteiros de flores. Um hotel tradicional relembra um palácio real no meio de um reino encantado. E os picos nevados tornam o céu ainda mais azul. Sem dúvida, é uma paisagem digna de filme!

O nome Louise foi uma homenagem à princesa e quarta filha da famosa rainha Vitória. Por isso, o Lago Louise me faz pensar em algo precioso: sabia que você e eu também somos filhos de um Rei? Talvez não tenhamos um lago inteiro em nossa homenagem, mas somos herdeiros do trono mais precioso do Universo.

Quando alguém vier atrapalhar seu dia ou zombar de seus sonhos mais preciosos, lembre-se de sua linhagem real. Se você é filho de Deus, então Seu Pai é Dono de tudo. Se o Universo cabe nas mãos de Deus, para que duvidar de Sua proteção?

Encare este dia como José, Abraão, João Batista e Maria. Um superou a inveja dos irmãos, o outro obedeceu às ordens estranhas de Deus, o antecessor de Cristo pregou no deserto e a mãe de Jesus era tão jovem quanto corajosa. Você poderá vencer como eles, se confiar em Jesus como o Rei de sua vida.

Somos príncipes e princesas de um rei tão amoroso que foi para a cruz a fim de compartilhar Sua coroa conosco. Isso é lindo demais! Uma história que nos encanta com beleza e verdade.


Ver a "Foto do Dia" na Fan Page da Inspiração Juvenil clique aqui




Buggy Não Mente!

Domingo, 19 de maio



Tu me mostras o caminho que leva à vida. Salmo 16:11

Por favor, não ignore os avisos! Você se dará mal, achando que sabe mais do que as luzes de advertência.

Eu viajava com minha esposa em uma das ilhas mais sensacionais do mundo: Fernando de Noronha. Lá, o cartão de memória da máquina digital nunca é suficiente. São sete quilômetros de uma aventura indescritível para realizar a pé, a nado ou de buggy. Nós alugamos um, parecendo uma Ferrari, ao menos na cor: vermelha. Ele nos levou para todo canto. Algo parecido com um carro anfíbio blindado, pronto para qualquer parada.

O problema dele foi seu motorista. Encantado com trilhas exóticas e praias secretas, acelerei mais do que o tanque de combustível suportava. Após ignorar várias piscadas da luz de reserva, paramos com pane seca na praia da Atalaia, extremo sul da ilha. O único posto do arquipélago ficava a sete quilômetros ao norte. Esperamos impacientemente até que outro explorador mais prevenido chegasse naquele fim de mundo. Nosso “salvador” veio com jeito de nativo, acompanhado por dois turistas alemães. Olhou para nós e, percebendo a enrascada, alertou:

– Rapaz, não descuide do combustível. Por aqui não passa muito carro. Você poderia ficar em apuros.

Desconversei minha imprudência e paguei calado o dobro pelos dois litros de gasolina.

Por que teimamos em fingir que não vemos os avisos? Isso só piora as consequências que desabarão sobre nós. Se você tem ficado doente demais, fique esperto! Se as notas têm despencado, olhe a luz piscando! O namoro está isolando o casal dos amigos? Alerta máximo! Vários dias sem orar e ler a Bíblia? Grave risco de morte súbita espiritual!

Atenção, Deus sempre manda avisos. E não adianta quebrar com raiva a luz do pisca-pisca. Ignorar uma advertência é como destruir-se em curto prazo. Faça um checkup mental e avalie se não tem um alerta piscando. Você tem vida pela frente, mas não é infalível. Não despreze os recados divinos. Eles são ainda mais sérios que os de um buggy pedindo gasolina.


Ver a "Foto do Dia" na Fan Page da Inspiração Juvenil clique aqui




Maluquices Têm Limites

Segunda, 20 de maio



Deus o julgará por tudo que você fizer. Eclesiastes 11:9

Que o ser humano pode demonstrar uma coragem sem limites, ninguém duvida. Mas certas “ousadias corajosas” têm limites. A maior e mais bela cachoeira da América do Norte, que está na divisa entre os Estados Unidos e o Canadá, é um exemplo disso.

As Cataratas do Niágara não são as maiores do mundo, mas formam um espetáculo de cores e luzes sem precedentes para seus admiradores. Tanto é que elas recebem dez vezes mais turistas do que as Cataratas Vitória, na África. Embora seja a maior do mundo, a queda-d’água africana não atrai tanta gente por causa do acesso difícil.

Os quase 800 metros de extensão do véu de água das Cataratas do Niágara, com uma queda de 53 metros, sempre atraíram muitos anônimos querendo chamar a atenção. Vários já pularam de lá e atravessaram sobre fios de aço. Como Niágara é deslumbrante pela vista privilegiada, a imprensa, em seu estilo sensacionalista, estimula os “corajosos” que desejam aparecer.

Em 1901, uma professora de 63 anos, chamada Annie Taylor, entrou em um barril e simplesmente pulou cascata abaixo ovacionada por uma multidão. Ela chegou lá embaixo com vida, porém muito machucada e coberta de sangue por fortes hemorragias. Ao sair do barril, só disse uma coisa: “Por favor, que ninguém mais tente fazer uma coisa dessas!” Mas até que as leis proibissem a ousadia desses “chamadores de atenção”, outros 14 pularam de lá, sempre se ferindo muito ou até perdendo a vida.

Pense bem, para que arriscar a própria vida só para sair do anonimato? Você já sentiu a tentação de fazer algo na sala de aula só para chamar a atenção, zombar de alguém para se tornar o “bonzão da turma” ou até experimentar algo ruim para arrancar admiração? Tudo isso são coisas de “corajosos tolos”, que não percebem que estão prejudicando a si próprios.

Tome cuidado para não se iludir com os “admiradores” que na verdade só querem saciar uma curiosidade fútil. Não queira aparecer com coisas que não tornarão o mundo melhor. Seja corajoso para cumprir a vontade de Deus em sua vida. E, de uma vez por todas, guarde seu barril de maluquices.


Ver a "Foto do Dia" na Fan Page da Inspiração Juvenil clique aqui




Sinergia Juvenil

Terça, 21 de maio



O Senhor Deus me torna forte e poderoso. Salmo 118:14

Não dá para falar em viajar sem pensar nos meios de transporte. Hoje você pode viajar de carro, avião, trem, navio ou até de ônibus, fazendo bagunça na excursão da escola!

Não muito tempo atrás, porém, o cavalo era o verdadeiro sonho de consumo de quem queria viajar. Durante milênios, os equinos ajudaram a humanidade a se locomover de um lado para o outro.

A força do cavalo é impressionante. Sozinho, ele consegue puxar cerca de duas toneladas de carga. Agora, se você colocar outro cavalo do lado e unir os dois para fazerem uma mesma tarefa, sabe quantas toneladas eles conseguem puxar? Muito mais que o dobro! Quer saber mesmo? Dizem que uma dupla de cavalos pode chegar a puxar mais de 20 toneladas juntos.

Isso mesmo, cinco vezes mais a capacidade somada de cada um, separadamente! Não é incrível? Esse fenômeno inexplicável de multiplicação de força combinada é chamado de sinergia. Isso acontece quando o resultado do todo é bem maior do que a soma das partes. Por isso, existem juntas de boi arando a terra, quatro cavalos puxando uma carruagem real e vários cachorros siberianos arrastando um trenó no meio da neve.

Isso nos traz uma lição espiritual. Em vez de lutar sozinho, que tal dividir suas cargas com Jesus? Com Ele, o minúsculo Davi derrubou um imenso gigante. O profeta Elias correu mais rápido que a cavalaria do rei Acabe. Não é incrível experimentar a força e o poder que recebemos da união com Jesus?

Então, vamos viver este dia lado a lado com Cristo. Você fará coisas que jamais conseguiria realizar se estivesse sozinho. Sobre os ombros divinos é possível tocar as nuvens. Abraçado a Ele, você correrá para bem longe das tentações. De fato, você terá força renovada para vencer qualquer luta contra o mal. Graças a Ele, podemos tudo.


Ver a "Foto do Dia" na Fan Page da Inspiração Juvenil clique aqui




No Topo

Quarta, 22 de maio



Olho para os montes e pergunto: “De onde virá o meu socorro?” Salmo 121:1

Que o Monte Everest é o lugar mais alto do mundo ninguém duvida. O problema é que para escalar seus 8.848 metros de altura, só mesmo um alpinista profissional conseguiria. Definitivamente, isso não é para mim.

Mas sabia que tem outro topo de montanha acessível para gente bem mais normal? É um dos maiores mirantes permitidos a turistas que não têm experiência em alpinismo. O lugar é um espetáculo branco composto pelos picos gelados a se perderem no horizonte infinito dos Alpes suíços. Na cidade de Zermatt está o Matterhorn, uma rocha pontiaguda com 4.478 metros de altura ameaçadora. Sua forma piramidal é a logomarca dos famosos chocolates Toblerone.

Perto dali, após subir no teleférico mais alto da Europa, fica um elevador sensacional. Ele sobe dentro da rocha gelada. Quando suas portas se abrem, ali está o paraíso glacial, em que você vê cordilheiras de neve por todos os lados enquanto sobe uma escada inclinada e escorregadia. Ali a temperatura ultrapassa os 30 graus negativos. Comparando grosseiramente, seria como se um congelador ligado no máximo ainda parecesse quente. De lá, a 3.883 metros de altura, você experimenta uma fascinante visão capaz de aquecer o coração, em meio ao vento cortante.

Lá em cima, o silêncio é total. Maravilhas criadas por Deus, como essas, são dignas de reverência e admiração. Se o Criador tem poder para fazer coisas assim, o que seria se compreendêssemos a extensão de toda a Sua onipotência? Por isso, no topo desta parte do mundo, existe um mirante com uma cruz de ferro resistente ao frio e ao tempo. Ao lado, uma placa esfumaçada de gelo exalta a grandiosidade da criação.

Na realidade, o que para nós parece um altíssimo telhado de montanhas arranhando os céus, para Deus é poeira espalhada no chão do Universo. O maravilhoso Criador e Salvador deseja nos mostrar, no dia de hoje, o lindo cenário da eternidade. Seu desejo é levá-lo até o topo. Para alcançar essa promessa, você não precisa ser alpinista. Basta confiar em Jesus!


Ver a "Foto do Dia" na Fan Page da Inspiração Juvenil clique aqui




Megajato de Mangueira

Quinta, 23 de maio



E quem quiser receba de graça da água da vida. Apocalipse 22:17

Já brincou de fazer guerrinha de água com a mangueira? Não é delicioso sair todo encharcado depois de uma brincadeira com os amigos? Eu sempre fiquei fascinado com qualquer batalha de água!

Você já imaginou qual seria o maior jato de água do mundo? Ele fica na Suíça, na belíssima cidade de Genebra. Um lago esplêndido, com o contorno dos Alpes nevados no horizonte, torna a metrópole ainda mais aconchegante. E é nele que está o ponto turístico mais famoso da região: o Jet d’Eau.

De nome francês, nada mais é do que um orifício na margem do lago, ligado a uma poderosíssima bomba hidráulica que expele água a uma altura inacreditável.

O espetáculo aquático é tão magnífico que dá para ser visto de um avião a 10 mil metros de altura. Afinal, o esguicho de água sobe a 140 metros. Cerca de 50 andares. Uma gota leva 16 segundos para sair do solo e aterrissar no lago. Quem se aproxima do local sente a vibração aterradora de tanta força lançando 500 litros de água por segundo. O feixe cristalino ganha as alturas voltando numa cortina esbranquiçada de água, carregada ao sabor do vento. Tem muito viajante que acaba ensopado ali perto, quando a corrente de ar resolve mudar a direção do jato.

Sabe de onde surgiu a ideia de tornar o esguicho uma atração nacional? Quase 140 anos atrás, ele era usado como válvula de segurança para uma rede hidráulica. Os suíços gostaram tanto daquela imagem aquática na cidade que decidiram levá-la para o lago principal. Dali, nunca mais saiu!

Você se lembra de quando Deus fez jorrar água da rocha para Seu povo? Deve ter saído tanto líquido cristalino para matar a sede do povo de Israel que poderia lembrar o jato suíço. Jesus quer saciar o mundo inteiro carente de Água Viva. O amor de Cristo é tão abundante que jorra poderoso por todas as revelações da graça e perdão de Deus.

Neste dia, permita que Deus derrame Suas bênçãos sobre você. Com Cristo, sua vida vai jorrar muita alegria. E todos vão ver. Até de longe.


Ver a "Foto do Dia" na Fan Page da Inspiração Juvenil clique aqui




Suprema Justiça

Sexta, 24 de maio



Nós devemos obedecer a Deus e não às pessoas. Atos 5:29

Nosso país tem uma capital digna de admiração mundial. O formato de Brasília nos remete à ideia de um avião cujas asas são ocupadas por prédios residenciais. O corpo da aeronave é destinado aos edifícios mais importantes do poder federal. Bem na altura da cabine do piloto está a Praça dos Três Poderes. Lá, são tomadas as decisões mais importantes de nosso país.

Nesta praça, mais à direita, encontra-se uma bonita construção envidraçada. Construído sobre uma pequena elevação, a impressão que dá é que o imenso local está flutuando apoiado por colunas majestosas e brancas. Logo à frente, uma estátua de pedra ilustra a importância daquele palácio. Ali está o Supremo Tribunal Federal (STF), onde são realizados os julgamentos mais importantes do Brasil.
A escultura de uma mulher sentada com os olhos vendados e uma espada no colo representa a imparcialidade da justiça e sua força em executar o direito soberano do cidadão. Dentro daquele prédio, decisões muito difíceis precisam ser tomadas.

Sobre os ombros de 11 pessoas repousa o peso da responsabilidade de dar um veredicto correto. Vestidos com uma capa preta, chamada toga, cada ministro tem a obrigação de pensar e refletir no que é certo, justo e melhor para o Brasil. Será que eles são infalíveis e nunca erram? Eles fazem o melhor. Mas tudo o que é decidido pelos homens pode ter falha em algum momento.

Por isso, acredito na justiça de Deus. O STF merece nosso respeito e admiração. Porém, nada será mais importante do que a vontade soberana de Deus. Sabia que, no passado, cristãos e servos de Deus foram perseguidos e levados aos grandes júris deste mundo? Paulo compareceu à corte de Roma, Ester entrou no palácio real sem ser convidada e José ficou firme perante o Faraó. O próprio Jesus enfrentou Herodes e Pilatos. Todos eles não fugiram da responsabilidade na hora de permanecer firmes aos princípios. No lugar deles, o que você faria?

Pense nisso. Não tema fazer o que é certo, nem se preocupe em obedecer mais ao Criador do Universo do que aos homens. Com Cristo, o bem triunfa, e a justiça é feita. Para sempre!


Ver a "Foto do Dia" na Fan Page da Inspiração Juvenil clique aqui




Flutuando na Casa de Palha

Sábado, 25 de maio



Deus derramou o Seu amor no nosso coração. Romanos 5:5

Você se lembra da última vez em que esteve na frente de um lago e viu folhas ou gravetos flutuando nas águas? Agora, imagine uma quantidade de palha tão grande que aguentaria uma pessoa boiando em segurança... Na verdade, pense em tanta palha que uma cidade inteira poderia flutuar em cima dela...

Esse lugar existe. Estive lá e nunca mais esquecerei aquela cena. O Lago Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo. Ele fica 3.821 metros acima do nível do mar. Estar à beira dele é como ficar no topo de uma serra altíssima, com a nítida sensação de que está faltando ar. Quem não se acostuma, passa mal. Pode até desmaiar pelos efeitos da altitude.

É nesse lago que existe uma cidade absolutamente única. Não há nada igual em todo o mundo! Chamada de Los Uros, é uma comunidade de nativos bolivianos e peruanos que vive literalmente flutuando sobre a palha. Imensas quantidades de totoras – planta típica da região – são ajuntadas em feixes que se amontoam por centenas de metros para servirem de “chão flutuante” a centenas de famílias. As casas também são feitas de palha.

Os “habitantes das águas” vestem roupas típicas bem coloridas e têm a pele queimada pelos efeitos do Sol no ar rarefeito. Eles pescam, caçam pássaros, fazem artesanato e recebem muito bem qualquer viajante. Visitei uma família cuja casa tinha quartos, cozinha, sala e até quarto de hóspedes para atrair turistas interessados em “dormir boiando” uma noite inteira.

Lá também tem escola, prefeitura, igreja e até a recepção via satélite da TV Novo Tempo.

Deus está presente em todos os lugares do planeta, até mesmo numa igreja que flutua sobre a palha.

Los Uros me fez admirar ainda mais o amor do Senhor. Ele nos provê abrigo e proteção nos lugares e nas situações mais improváveis. Ele nos faz flutuar em segurança pelas águas da nossa vida.


Ver a "Foto do Dia" na Fan Page da Inspiração Juvenil clique aqui




Base dos Sonhos

Domingo, 26 de maio



O fim de todas as coisas está perto. 1 Pedro 4:7

Três... Dois... Um... Zero! A explosão invade os ares, produzindo fogo intenso e fumaça densa. Quando parece que tudo vai explodir, um objeto começa a se mover lentamente. Suspenso no vazio, ele inicia seu deslocamento rumo aos céus. Todos olham para cima. Ficam assim até perder de vista mais um foguete rasgando as alturas com seu rastro de fumaça.

Em algum momento, você já pensou em ser astronauta? Quando menino, eu respondia a essa pergunta com um enfático sim. Até descobrir que essa fantástica profissão exigia mais que vontade. Seria necessário ser aprovado em uma criteriosa seleção física e mental. Mas, ainda hoje, quando lançam a nave espacial para fora da atmosfera, meus olhos se arregalam, admirando os heróis do espaço.

Agora, se você não é astronauta, mas deseja ficar pertinho deles, o negócio é viajar até a cidade de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. Lá está a sede da Nasa, a Agência Espacial Norte-Americana. O lugar é famoso por ser base de lançamento dos foguetes dos Estados Unidos. Em uma enorme área, 17 mil especialistas trabalham pela conquista do espaço. O complexo de lançamento 39 é o tão admirado local em que os veículos espaciais se descolam do chão.

Visitar o Centro Espacial é uma aventura fantástica. Existem simuladores de lançamentos de foguetes, museus com peças originais que voltaram do espaço, vídeos das maiores missões da Nasa e até uma pedra com o nome dos astronautas que perderam a vida em busca da conquista do espaço. Felizmente, faz décadas que um acidente mais sério não acontece.

A verdade é que o ser humano sempre foi fascinado pelo espaço. Como se nosso coração não conseguisse se prender somente à Terra. Não temos asas, mas nossa curiosidade parece que tem! De fato, está no DNA dos filhos de Deus a vontade de ultrapassar os limites deste mundo de pecado.

Um dia, iremos muito além do que os astronautas que conquistaram o espaço. Mas, como eles, precisamos nos preparar para essa aventura ao lado de Cristo. Jesus é a verdadeira base de lançamento de nossos sonhos. E com Ele, a eternidade será uma realidade muito próxima. A contagem regressiva está quase no zero!

Ver a "Foto do Dia" na Fan Page da Inspiração Juvenil clique aqui




Escadaria Misteriosa

Segunda, 27 de maio



Sejam santos em tudo o que fizerem. 1 Pedro 1:15

Uma história que me impressiona muito é a de Jacó. Certo dia, longe de casa, ele se deitou e sonhou com uma escada que ia até o céu. Anjos subiam e desciam por ela. Ao acordar, ele chamou aquele lugar de Betel, que significa casa de Deus, a porta do Céu.

Perto de Cancún, no México, há uma escadaria muito famosa. De certa forma, ela também pretendia ser uma porta para o Céu. Ela está na visitadíssima cidade milenar de Chichén Itzá. Por volta do século 12, antes do descobrimento das Américas pelos europeus, os maias viviam ali. E a famosa escada faz parte do templo principal, chamado Kukulcán.

Em forma de pirâmide, o templo é um dos locais mais preservados da cultura maia. Da cada lado, tem uma escada incrível. Elas estão sincronizadas com os pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste. Cada escada tem 91 degraus. Somados, totalizam 364. No topo, o último degrau é comum a todas, chegando ao número 365 – o mesmo dos dias do ano. Incrível, não é? Provavelmente esse templo também servia de calendário.

Outra curiosidade é que se você viajar até lá e bater palmas de frente a uma das escadas, um efeito acústico produzirá o eco do chiado idêntico ao canto do Quetzal – um pássaro lindo e comum no México. Além disso, conforme a angulação do Sol, as sombras produzidas nas pedras formam figuras que parecem se movimentar.

Por mais impressionante que seja, nenhuma construção humana pode ligar a Terra à realidade celestial. A verdade é que só existe uma escada rumo ao Céu: Jesus. É Ele que nos conduz no caminho da santificação. Cada dia que passa, devemos subir um degrau rumo ao caráter de um cristão verdadeiramente salvo por Cristo. O que você fará neste dia para avançar com Jesus na escada da santificação?
Mesmo se você escorregar e pecar, levante a cabeça. Reivindique o perdão de Deus e continue subindo rumo ao Céu.

Logo chegaremos lá, ao último degrau, à porta das mansões celestiais. Jesus vai lhe dizer: “Pode entrar, Eu morri para você poder viver aqui. Seja bem-vindo!”


Ver a "Foto do Dia" na Fan Page da Inspiração Juvenil clique aqui




SheiKra

Terça, 28 de maio



Ó Senhor Deus, Tu és a minha segurança. Salmo 71:1

Você prometeu obedecer. Mas, de repente, estragou tudo. Pedro garantiu fidelidade a Jesus. Mas, naquela mesma noite, ele O negou três vezes. Elias orou e viu o fogo descer do céu. Mas, a seguir, quis morrer, temendo Jezabel. Moisés abriu o Mar Vermelho, seguindo a ordem de Deus. Mas, depois, feriu a rocha, contrariando a instrução divina. Enfim, somos inconstantes, não é? Um dia estamos em cima. Outro dia, embaixo. Parece uma verdadeira montanha-russa.

Em um parque de diversões, esse é o brinquedo que me faz encarar meus piores medos. Estar na fila para esse sacrifício é como estar mais perto da cadeira do dentista. Mas se você quiser me achar em um parque, procure a pior montanha-russa. Estarei lá, mesmo pálido como uma folha de papel.

Na cidade norte-americana de Tampa, 15 montanhas-russas desafiam a coragem de todos. A que mais assusta leva o nome de um gavião africano chamado “shikra”. Por isso, ir ao Bush Gardens é enfrentar a temida SheiKra. Sua descida equivale a um prédio de 25 andares em uma queda livre de 90 graus, a 112 quilômetros por hora. Antes de despencar, os corajosos param segundos eternos “pendurados” de cara para baixo na direção da queda. A partir dali, muitos metros de subidas, rodopios e loopings duram 90 segundos.

Pergunto: assim como aconteceu com Moisés, Elias e Pedro, a sua vida não parece uma montanha-russa? Passamos por altos e baixos, e as quedas nos desafiam a enfrentar nossos próprios medos. Em um dia estamos muito bem. Mas vem a noite, e pronto! Um novo problema. Sabia que você não é o único a passar por isso? Quando as coisas fugirem do controle ou você prometer algo e pisar na bola depois, lembre-se do que é mais importante em uma montanha­-russa: o cinto de segurança. Eles são fabricados para aguentar mais de cinco vezes o peso de alguém.

Com Deus, você encontra ainda mais segurança para a montanha-russa da vida. Esteja você em cima ou embaixo, o Senhor o protegerá. Os trilhos da vida podem fazer seus sonhos rodopiarem, mas com Cristo o trajeto será garantido. Se os heróis da Bíblia foram vitoriosos, você também vencerá.


Ver a "Foto do Dia" na Fan Page da Inspiração Juvenil clique aqui




Deserto Branco

Quarta, 29 de maio



Aparecerão [...] falsos messias... para enganar. Mateus 24:24

Viajar até lá é chegar ao local mais seco de toda a Terra. As temperaturas são extremamente baixas. Por lá, passam os maiores vendavais do mundo. Ninguém consegue morar permanentemente no local. Tudo é tão desolado e solitário que a sensação é de estar em outro planeta. Sem contar a imensidão desse destino.

Estamos falando da Antártica. Apesar de não chover praticamente nunca por lá, aquele território armazena 70% de toda a água potável do planeta. O majestoso continente branco é uma enorme calota gelada com dois mil metros de altura, e tem 98% de seu território completamente coberto de gelo. O clima você já conhece, não é mesmo? É de longe o lugar mais frio da Terra, com temperaturas que ultrapassam 80 graus negativos! No inverno, a Antártica pode ficar seis meses sem a luz do Sol, mergulhada em uma interminável noite escura.

Quer conhecer outras três curiosidades? A aurora austral, identificada como “luzes do sul”, é um brilho colorido e fascinante que varre os céus noturnos, próximo ao polo sul. O pó de diamante é uma neblina cintilante composta por minúsculos cristais de gelo, que ocorre em dias de céu limpo. E o mais curioso são os falsos sóis, intrigantes luzes com um brilho diferenciado, formadas pelo reflexo da luz solar sobre a superfície gelada.

Falando em falsos sóis, você sabia que no seu dia a dia o inimigo tentará apresentar atraentes falsas verdades? A tentação nunca mostrará sua verdadeira ameaça antes de cairmos nela. Tudo parece bonito e cintilante e certo, até ser revelada a face enganadora do mal. Daí surgem a solidão, o vazio, o frio do abandono e a sensação de deserto na alma.

Quer vencer a tentação? Chame Jesus para lutar contra o tentador. Nunca se engane com as falsas luzes do mundo, nem desanime se em sua vida tudo parece escuro e sombrio. A Palavra de Deus é a verdadeira luz que ilumina o nosso caminho. Com seu brilho podemos andar seguros, porque ela reflete os poderosos raios do Sol da Justiça: Jesus Cristo.


Ver a "Foto do Dia" na Fan Page da Inspiração Juvenil clique aqui




Casa da Guerreira

Quinta, 30 de maio



Débora veio para ser mãe de Israel. Juízes 5:7

Somente 500 anos depois sua casa foi verdadeiramente reconhecida pelo mundo. Como a história humana sempre tem falhas e exageros, nunca saberemos ao certo se ela foi vilã ou mártir. A verdade é que hoje a França venera seu nome. Por isso, vale a pena uma aventura de mochila nas costas para conhecer onde ela nasceu.

Com apenas 200 habitantes, a aldeia de Domrémy-la-Pucelle é destino obrigatório a todos os presidentes da França. É ali que se encontra uma pequenina casa com um interior extremamente simples. Mas é exatamente naquele local que, em 1412 d.C., nascia uma garota prodígio que seria mundialmente conhecida como Joana d’Arc.

Seus atos guerreiros à frente do exército francês contra a Inglaterra são relembrados por todos. Sua coragem, liderança e ousadia intimidavam até os reis. E tudo isso aconteceu em uma “vida relâmpago” de apenas 19 anos. Foi exatamente nesta data, há 582 anos, que sua bravura foi silenciada. Após ser presa por ingleses e se tornar vítima de artimanhas políticas, Joana d’Arc foi queimada viva no centro de Paris. Apesar de muitos relatos beirarem a fantasia, a história a considera uma mártir.

Na Bíblia, também existe outra guerreira. Débora foi uma mulher que conseguiu manter acesa a chama da verdade junto ao povo de Israel. Sua forte liderança na hora mais decisiva fez toda a diferença para o exército israelita.

Isso nos mostra que ser homem ou mulher, alto ou baixo, juvenil ou idoso não é o que importa para Deus. O que realmente muda tudo é a disposição em obedecer a um chamado do Céu. Débora encarou o desafio, orou ao Senhor pedindo força, não temeu o inimigo à frente e entrou para as páginas sagradas como uma heroína da fé. Não é o máximo?

E você? Já pensou em fazer algo grandioso por Jesus? O mundo precisa ver a revelação do poder de Deus através da determinação de Seus filhos. Ore agora mesmo para Cristo torná-lo um valente soldado do bem. A vitória será certa!


Ver a "Foto do Dia" na Fan Page da Inspiração Juvenil clique aqui




Casa do Prodígio

Sexta, 31 de maio



Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação. Filipenses 4:13

Ontem viajamos até a casa em que cresceu uma guerreira. Hoje aterrissaremos na Áustria para conhecer o lugar em que surgiu um menino prodígio. Em janeiro de 1756, na cidade de Salzburgo, o gênio Wolfgang Amadeus Mozart vinha ao mundo para colocar o universo musical de cabeça para baixo.

Com um talento assustador, ainda garoto Mozart impressionava a todos. Percebendo muito cedo o dom precoce do filho, seu pai abandonou tudo o que fazia para se dedicar exclusivamente à formação musical do menino. Com quatro anos, ele começou o “dó-ré-mi”. Aos cinco anos, passou a compor e já maravilhava a realeza da Europa com seu virtuosismo ao piano e ao violino. Foi contratado para a corte austríaca na adolescência e definido por muitos como um “milagre divino”.

Sua vida não foi longa. Viveu apenas 35 anos, mas deixou um legado musical de mais de 600 obras impecáveis em sinfonias, óperas, concertos e, especialmente, peças para piano e violino. Morreu em dezembro de 1791, sem enriquecer, apesar de sua inigualável contribuição musical. Hoje é admirado como um dos maiores músicos do mundo ocidental.

Quando penso em Mozart, eu me lembro de Davi. Esse herói da Bíblia também foi um prodígio bem cedo. Derrubou um gigante, compôs músicas lindas, tornou-se um guerreiro exemplar, virou rei por aclamação, conquistou as maiores terras para o povo de Israel e deixou o livro de Salmos como herança milenar. O talento de Davi nas mãos de Deus o tornou insuperável.

Ao ler sobre pessoas talentosas, dá vontade de fazer algo extraordinário, não é verdade? Sabia que Deus tem muito mais para fazer por você? Ele reservou dons e habilidades que são somente seus. Mas você tem quem descobri­los. Corra atrás, aproveite seu tempo, estude o máximo e fique ao lado de Jesus para o que der e vier.

Você está na idade de tomar as decisões mais poderosas da sua vida. E saiba que ninguém pode segurar um juvenil disposto a fazer a vontade de Deus. Não tenha dúvida de que você também pode realizar coisas prodigiosas. Com Cristo, tudo é possível.