segunda-feira, 12 de março de 2012

Momentos para Meditar


Meditação Matinal
de 11 á 17 de março de 2012


11 de março Domingo

Calvário

Mas Ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre Ele, e pelas Suas feridas, fomos curados. Isaías 53:5

Não foram os romanos que inventaram a cruz. Mas eles adotaram a ideia e a colocaram em prática por séculos para deter a todo custo a oposição ao império.

A cruz cumpriu muito bem o seu propósito. Foi utilizada na grande maioria das vezes como um meio de execução pública. O inimigo da paz romana era forçado a desfilar pelas ruas, carregando a cruz ou parte dela. Os transeuntes viam – e tremiam diante da cena. O local de execução era público. O objetivo era que todos vissem o destino daqueles que ousavam levantar-se contra Roma! E a morte vinha lentamente. Às vezes, a vítima permanecia vários dias pregada ou amarrada à cruz, até que a exposição ao Sol e a perda de fluidos corporais trouxessem o tão esperado alívio da morte.

Os romanos fizeram grande uso da cruz, mas nunca para executar os compatriotas. Nas ocasiões em que alguns imperadores ignoraram essa restrição, a indignação se espalhou entre o povo e surgiram revoltas. A cruz simbolizava vergonha e humilhação – algo terrível demais para um cidadão romano. O apóstolo Paulo, por exemplo, cidadão romano, não foi crucificado. Ele foi executado pela espada.

Mas Jesus de Nazaré, que não tinha a cidadania romana, podia ser crucificado, e foi. “O imaculado Filho de Deus pendia da cruz, a carne lacerada pelos açoites; aquelas mãos tantas vezes estendidas para abençoar, pregadas ao lenho; aqueles pés tão incansáveis em serviço de amor, cravados no madeiro; a régia cabeça ferida pela coroa de espinhos; aqueles trêmulos lábios entreabertos para deixar escapar um grito de dor.

“E tudo quanto sofreu – as gotas de sangue a Lhe correr da fronte, das mãos e dos pés, a agonia que Lhe atormentou o corpo, e a indizível angústia que Lhe encheu a alma ao ocultar-se dEle a face do Pai – tudo fala a cada filho da família humana, declarando: É por ti que o Filho de Deus consente em carregar esse fardo de culpa; por ti Ele destrói o domínio da morte, e abre as portas do Paraíso. Aquele que impôs calma às ondas revoltas, e caminhou por sobre as espumejantes vagas, que fez tremerem os demônios e fugir a doença, que abriu os olhos cegos e chamou os mortos à vida – ofereceu-Se a Si mesmo na cruz em sacrifício, e tudo isso por amor de ti.
Ele, o que leva sobre Si os pecados, sofre a ira da justiça divina, e torna-Se mesmo pecado por amor de ti” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 755, 756).

12 de março Segunda

Viver Para Sempre

Pois vejam! Criarei novos céus e nova terra, e as coisas passadas não serão lembradas. Jamais virão à mente! Isaías 65:17

Você já imaginou como será viver para sempre? Atingir os 100 anos de idade e estar apenas começando? Completar 500 anos e ainda ser considerado um bebê e então ultrapassar a idade de Matusalém, 969 anos, o período mais longo de vida registrado na Bíblia, até atingir 1.000 anos? E pensar que ainda assim um futuro sem fim se estende à sua frente!

É quase impossível imaginar algo assim. Estamos acostumados a medir o tempo em dias, meses e anos. Temos como parâmetro a expectativa de 60 a 80 anos de vida. Se alguém completa um século de existência, recebe uma carta do presidente ou da rainha. São raros os que continuam vivos o bastante para sair nos noticiários antes de falecer aos 118 anos ou quem sabe um pouco mais.

Na nova criação de Deus não haverá morte. Não havia morte no Éden; não haverá morte no Éden restaurado. A morte é um inimigo, e será o último inimigo a ser vencido.

Em vista do que conhecemos hoje, viver para sempre pode parecer entediante. Mas pensamos assim apenas porque não conseguimos compreender a habilidade de Deus de introduzir uma ordem social totalmente nova. Totalmente nova e totalmente melhor.

Uma citação de Ellen White (uma de minhas favoritas, que sempre mantenho em mente) afirma o seguinte a respeito da nova ordem de Deus: “Sempre sentiremos o frescor da manhã, e sempre estaremos longe de seu termo” (O Grande Conflito, p. 676).

Que maravilha! Amo a manhã. Acordo e louvo a Deus pelo novo dia que nasce para me saudar, brilhante de esperança, radiante de boas expectativas. Na nova criação de Deus sempre sentiremos o frescor da manhã que traz energia e esperança. Os anos não a diminuirão, os milênios não a enfraquecerão.

Nessa esperança de futuro encontramos a linha de divisão final entre os crentes e descrentes. Para os últimos, esta vida, a ordem social atual, é tudo o que podem imaginar. Apenas esta vida, nada mais. Assim bebam, comam e divirtam-se, pois logo chegará o fim.

Mas, para os seguidores de Jesus, esta vida não é o fim. Nosso Salvador e Senhor nos oferece vida em abundância, aqui e agora, e a promessa de uma existência eterna, repleta de alegria genuína. Aleluia! Que Salvador!

13 de março Terça

A Máquina de Cortar Grama

O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade. Provérbios 17:17

Há algum tempo o jornal Washington Post publicou a fotografia de um homem idoso com uma longa barba branca encaracolada. Ele usava um chapéu de vaqueiro, que havia comprado no México 15 anos antes, decorado com uma corrente de pesos, a moeda mexicana. Estava sentado numa máquina de cortar grama da marca John Deere 1966.

A história que acompanhou a foto tinha como título: “Uma Máquina de Cortar Grama na Estrada.” Trata-se da história de Alvin Ray Straight, 73 anos, que dirigiu sua máquina de cortar grama de Laurens, Iowa, até Blue River, Wisconsin, um total de 400 quilômetros de distância, a uma velocidade de cinco quilômetros por hora. Straight levou seis semanas para completar o percurso.

Comentaristas de rádio e repórteres passaram um dia ao lado desse sujeito idoso de cabelos grisalhos que percorria lentamente estradas secundárias, plantações de milho e pastos, rebocando um trailer improvisado com uma cama de espuma, algumas cobertas e comida.

Não se tratava de uma comédia, mas de uma história de amor. Straight desejava ver seu irmão, Henry, que tinha sofrido um derrame. O que um homem podia fazer morando a 48 quilômetros de distância da rodoviária mais próxima (e que não confia nos motoristas), numa idade em que já não enxerga muito bem para dirigir um carro, com um irmão de 80 anos de idade e o tempo se esgotando a cada segundo? Straight passou o inverno inteiro “matutando” para descobrir como resolveria o problema. Por fim, decidiu fazer a viagem do seu jeito, com as próprias mãos ao volante.

A primeira máquina de cortar grama que usou durou apenas 50 quilômetros antes de o motor fundir. Voltou guinchado para casa, comprou outra máquina, agora da marca John Deere, e começou tudo de novo. Após quatro dias de viagem, teve que trocar o motor de arranque e o gerador. Depois de rodar 145 quilômetros ficou sem dinheiro. Receberia a aposentadoria apenas dali a duas semanas. Estacionou no acostamento e esperou.

A 50 quilômetros da divisa de Wisconsin, Straight foi obrigado a esperar mais uma semana devido às fortes chuvas. Finalmente, chegou ao trailer do irmão em Blue River. A máquina de cortar grama quebrou e Straight completou os quilômetros finais guinchado por um fazendeiro.

O que fez Alvin Straight percorrer aquela longa estrada em sua máquina de cortar grama barulhenta? Ele disse: “Tinha que ver meu irmão.” Isso me faz lembrar de outro Irmão que não conseguiu ficar em casa.

14 de março Quarta

Colarinho Engomado

Não temos a pretensão de nos igualar ou de nos comparar com alguns que se recomendam a si mesmos. Quando eles se medem e se comparam consigo mesmos, agem sem entendimento. 2 Coríntios 10:12

O espírito de justiça própria ou crítica nunca está longe do povo de Deus, como ilustrado num incidente engraçado relatado pelo pioneiro adventista Tiago White.

Durante o mês de junho de 1844, o jovem Tiago White, com 22 anos de idade, participou de uma reunião adventista realizada em Poland, Maine, Estados Unidos, em que compareceram aproximadamente 40 fiéis. Estava calor e a roupa de Tiago White sujou durante a viagem. Surpreso, durante a reunião, Tiago ouviu certo irmão H orar: “Ó Senhor, tenha misericórdia do irmão White. Ele é orgulhoso e será condenado a menos que se livre do orgulho. Tenha misericórdia dele, Senhor, e livra-o do orgulho. [...] Quebre-o, Senhor, e torne-o humilde. Tenha misericórdia dele. Tenha misericórdia.” A oração continuou por um bom tempo.

Quando o irmão H terminou, todos estavam em silêncio absoluto. Tiago White finalmente falou: “Irmão H, temo que tenha se equivocado quanto às informações que deu ao Senhor. Você diz que sou orgulhoso. Penso que isso não seja verdade. Por que dizer isso a Deus? [...] Bem, se sou orgulhoso, [...] diga diante das pessoas aqui presentes que sou orgulhoso. Isso diz respeito à minha aparência geral, ou à minha forma de falar, orar ou cantar? [...] Por favor, examine-me. Será que são minhas botas remendadas? Meu casaco empoeirado? Meus trajes quase em farrapos? Minhas calças sujas? Ou o velho chapéu que uso?”

O irmão H assegurou a Tiago White que não era por causa de nada daquilo. Em vez disso, informou-lhe que o símbolo de orgulho do irmão White era o colarinho de linho engomado que usava na ocasião. Tiago White imediatamente explicou que a sua camisa estava suja e uma irmã piedosa havia se oferecido para lavá-la. Enquanto isso, emprestou-lhe uma das camisas do esposo, que tinha o colarinho de linho engomado. Logo em seguida, o irmão H caiu novamente de joelhos e orou: “Ó Senhor, acabei de orar em favor do irmão White e ele está zangado comigo por causa disso. Tenha misericórida dele! Tenha misericórdia!”

Essa foi a primeira experiência de Tiago White com os fanáticos. Sempre que o espírito de crítica e justiça própria se manifestar, podemos estar certos de que nos afastamos de Jesus.

15 de março Quinta

Mookie

Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Filipenses 2:4

Ao nosso redor, todos os dias, Deus escreve lindas histórias repletas de Sua graça. Para acompanhá-las, basta abrirmos nossos olhos. Às vezes, essas histórias acontecem bem ao nosso lado. Um exemplo é a história de Mookie, no escritório da Adventist Review.

Certo dia, Merle Poirier, uma das funcionárias do escritório, leu um anúncio publicado por um dos jornais locais convidando voluntários para se comprometerem em treinar um cachorro que ajudaria uma pessoa portadora de deficiência visual a viver com mais qualidade e independência. A organização Guiding Eyes for the Blind se encarrega da procriação dos filhotes e procura pessoas para doar 18 meses de sua vida a fim de treinar o cachorro, que, após esse período, será devolvido para a organização. E foi assim que Mookie, um labrador macho de cor preta, entrou para a família Poirier.

Primeiro, Merle teve que fazer um curso de seis semanas para aprender a treinar o filhote. Mookie ficava sempre preso à guia e aprendeu a não latir, a não pular nas pessoas ou a não se alimentar até que recebesse permissão para isso. Por incrível que pareça, ele aprendeu a obedecer a tal ponto que chegou a ficar em frente à tigela de comida, com a saliva escorrendo pelo canto da boca, mas sem tocá-la até Merle dar-lhe a ordem. Mookie abriu mão de tudo o que os cachorros naturalmente fazem para que um dia pudesse guiar um deficiente visual ao trabalho, ao supermercado, ao banco ou ao correio.

Mookie, no entanto, começou a trabalhar muito antes do tempo determinado, de uma maneira totalmente inesperada. Numa sequência cruel de eventos, a doença bateu à porta do lar da família Poirier. O marido, Tim, foi submetido a uma série de cirurgias e passou muito tempo se recuperando em casa. Durante esses meses de provação, Mookie ajudou a família a permanecer unida, levando para longe a preocupação do momento. E Tim, sozinho por longos períodos, encontrou em Mookie um companheiro.

Mookie recebeu um colete que o identificava como cão em treinamento da organização Guiding Eyes. A fase seguinte do treinamento consistia em instruí-lo a portar-se corretamente no interior de edifícios, a aumentar sua credibilidade e familiarizá-lo com novas situações. No fim, estaria pronto para cumprir seu dever.

Essa é uma linda história em todos os aspectos, tanto da parte de Mookie quanto da família Poirier. É uma história de bondade, compaixão, serviço e graça.

16 de março Sexta

Que Mulher!

Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor. Provérbios 18:22

Um bom casamento é um presente da graça de Deus. Encontrar alguém disposto a nos amar apesar de nós mesmos (assim como Deus) e permanecer ao nosso lado na alegria e na tristeza, na saúde e na doença (assim como Deus) é, prezado amigo, uma bênção de valor incalculável.

Estou a caminho de uma reunião campal no Alasca. A pessoa sentada ao meu lado no avião é um executivo aposentado que está indo para o extremo norte pescar. Conversamos bastante e ele ficou sabendo que Noelene e eu nos casamos logo após a faculdade e fomos para a Índia trabalhar como missionários.

– Ela casou com você e foi para a Índia? – ele exclamou. – Que mulher!

Ele tem razão. Que mulher a minha! Poderia escrever um livro sobre ela, mas um incidente se sobressai acima de todos desde o corajoso “sim” de Noelene. Aconteceu num sábado. No dia seguinte viajaríamos para Fort Lauderdale, Miami, onde entraríamos a bordo de um cruzeiro de sete dias pelas ilhas ocidentais do Caribe. Estávamos ansiosos por trocar o frio e o gelo pelas águas cristalinas e dias quentes à frente.

Ao nos aproximarmos da porta da igreja, o salto de Noelene ficou preso numa pequena abertura no pavimento irregular. Nossa filha, que tinha vindo de Chicago para nos visitar, estava ao seu lado, e eu a um passo atrás. Mesmo assim, antes que pudéssemos fazer qualquer coisa para socorrê-la, ela caiu e bateu o rosto no chão de concreto. O sangue começou a jorrar de seu nariz e boca e a manchar o casaco pesado. Noelene ficou prostrada na calçada gelada.

Sem perder tempo, os amigos entraram em ação e chamaram uma enfermeira, que estancou o sangramento. Em seguida, fomos à sala de emergência do Hospital Adventista de Washington. Depois de os exames mostrarem que ela não tinha quebrado nada, exceto o nariz, sua primeira pergunta ao médico foi:

– Vou poder ir ao cruzeiro?

Não parou por aí. Receberíamos visitas para o almoço naquele dia. Cientes do acidente, os amigos ligaram para todos os convidados informando que o almoço fora cancelado. No entanto, às 12h45, horário em que recebeu alta, Noelene disse para os convidados irem almoçar. Ela se sentou à mesa com os olhos inchados, quase fechados, e os lábios machucados. E foi ao cruzeiro, usando óculos escuros para disfarçar as enormes manchas roxas. Que mulher!

17 de março Sábado

A Graça Salvadora do Riso

O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos. Provérbios 17:22

Você alguma vez já se perguntou por que rimos? Apenas os seres humanos riem. Trata-se de uma ação aparentemente desnecessária à existência, apesar de a ciência moderna ter comprovado o que o sábio Salomão já tinha descoberto: o riso é terapêutico.

Em nossa era, o riso se tornou um negócio, com risadas artificiais trazidas à tona no momento previamente designado para intensificar as cenas cômicas dos seriados de televisão e para deixar em alta comediantes cuja profissão é contar piadas para pessoas que pagam para beber e ouvir – o equivalente moderno, talvez, do bobo da corte.

A vida é engraçada. Deus colocou o humor dentro de nosso próprio ser. Quando rimos, fazemos algo unicamente humano. Num mundo amaldiçoado pela queda de nossos primeiros pais, o humor vem como uma graça salvadora. Ao rirmos, mostramos que, por pior que a situação pareça, esse não é o fim e que a superamos, a transcendemos, através do riso.

Os africanos que foram levados acorrentados à América conheciam essa verdade. Sujeitos à brutalidade e à degradação da escravidão, eles encararam o mal e o venceram. Por meio de canções de fé e esperança, e através do bom humor, eles venceram.

Há alguns anos, uma universidade britânica se dispôs a descobrir de que maneira o humor atua em culturas diferentes. Eles enviaram uma seleção de histórias engraçadas a milhares de pessoas em diferentes países. Aqui está a história vencedora:

Sherlock Holmes vai acampar com o Dr. Watson. Eles armam a barraca sob as estrelas e vão dormir. Algumas horas mais tarde, Holmes acorda Watson.

– Watson, olhe para cima e diga-me o que deduz.

Watson olha para cima, observa o céu estrelado e responde:

– Deduzo que no vasto Universo existam outros planetas como o nosso e que há vida em alguns deles.

– Não, seu bobo – diz Holmes. – Alguém roubou a nossa barraca!

Por que rimos ao ler isso? Porque nos colocamos na situação, observando apenas as partes e não o todo, tirando conclusões absurdas.

Somos assim. A vida é assim. E rimos – um presente do Deus da graça.

Cego de Jericó

Cânticos Trio - Tua Graça

Um pouco mais (HD)

Toque minhas mãos (HD)

Deus de Israel - Ministério de Louvor Está Escrito

Aos Olhos Do Pai- Ana Paula Valadão

DEUS COMO ARTISTA

Clip "Deus Existe" com Pryscilla Just

LIção da Escola Sabatina - 11-1-2012 - DEUS como artista

Escola Sabatina - Deus como Artista - Lição 11

Lição 11 - "Deus como artista" com Pr. Helbert Almeida

Jovens - Leitura lição 11 Deus como Artista





Deus como Artista




“Uma coisa pedi ao Senhor; é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar Sua orientação no Seu templo” (Sl 27:4).

Prévia da semana: Deus, o grande artista, revelou Sua beleza através de muitas expressões artísticas. Uma das maiores entre essas expressões é o desenvolvimento de Sua semelhança em nosso coração.

Leitura adicional: Sl 104; Mt 5:25-34; Patriarcas e Profetas, cap. 2, “A Criação”; Caminho a Cristo, p. 9, 10, 85.

Dia 24 de março vem aí! Impacto Esperança! Dia de entregar o livro A Grande Esperança, revelação da volta de Jesus.

Domingo, 11 de março
cpb - introdução
Deus, o artista

A maioria de nós provavelmente nunca pensou muito em Deus como sendo um artista. Isso deve ser desapontador para Ele porque, quando voltamos ao início da Bíblia, lá está Ele criando todo o tipo de coisas maravilhosas para a apreciação dos nossos olhos, ouvidos, nariz e mãos.

Vamos começar do início. Se olhamos para o que
 Gênesis 1 diz sobre Sua criação, descobrimos que tudo era bom. Implicado no significado da palavra bom está a plenitude do que Deus havia criado, não somente a perfeição ou o esplendor de tudo, mas a plenitude de Sua criação. Não havia nada faltando que devesse estar lá, e o que Ele havia criado estava plenamente de acordo “com o Seu plano.”*

Quando Deus criou o mundo, Ele trouxe esplendor à existência. Sua palavra teve o poder de transformar a face sombria do nada em algo maravilhoso. Como artista, Sua criatividade está além do que nossa mente finita possa compreender. Ele tem o poder de trazer à existência aquilo que não podemos entender. Basta considerarmos nosso maravilhoso corpo e os sistemas detalhados que possui (Jó 5:8, 9;
 Sl 139:14). Se pararmos para considerar tais complexidades, nossa fé nEle crescerá muito mais!

Mas há mais para o poder criativo de Deus do que a natureza. Seu desejo é criar um caráter semelhante ao de Cristo em cada um de nós. Por sua vez, cada qual atrairá outros para o Salvador, assim muitas pessoas proclamarão o poder criativo de Deus (Sl 65:9-13;
 90:2).
Deus, como artista, deseja criar não somente uma grande existência para nós, mas Ele também deseja criar beleza em nosso coração: “Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne” (Ez 11:19). Está você desejoso de permitir que Ele crie tal obra de arte em você “...para anunciar as grandezas dAquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz”? (1Pe 2:9)?

Que nesta semana, enquanto você estudar sobre o Artista Mestre, esse desejo possa aumentar em seu coração.

* The Seventh-day Adventist Bible Commentary, v. 1, 2ª ed., p. 210.

Mãos à Bíblia

“Contudo, Senhor, Tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; Tu és o oleiro. Todos nós somos obra das Tuas mãos” (Is 64:8, NVI).

1. Qual é a primeira vez que a Bíblia revela Deus mostrando Suas habilidades em trabalhar com o “barro”? Gn 1:26, 27,31; 2:7

2. Que lições podemos aprender com a imagem de Deus como oleiro? Como aplicar essas lições em nossa vida? Jr 18:3-10; Is 64:5-8; Sl 51:10

Somos totalmente impotentes diante do poder de Deus. Em certo sentido, somos como o barro nas mãos do oleiro. O oleiro, não o barro, está no comando. Deus está trabalhando para recriar em nós Sua imagem. Devemos cooperar com o Senhor, que procura nos recriar e restaurar, tanto quanto possível, à beleza original que já tivemos, nos aspectos espiritual e moral.


Samba Chiseya  Cape Town, República da África do Sul

Ore pelas pessoas que receberão um exemplar do livro A Grande Esperança. A mega distribuição envolverá oito países da América do Sul, no dia 24 de março.

Segunda, 12 de março
cpb - exposição
Deus como artista

A grandeza de Deus no espaço e em nós (Gn 1:26, 27; Sl 19:1). Adoramos um Deus que trouxe este mundo e os céus à existência por Sua palavra. O esplendor da “Galáxia do Sombrero” pode ser vista através do Telescópio Espacial Hubble. Essa galáxia é composta de beleza estonteante e sua vastidão nos ajuda a perceber quão pequenos realmente somos entre todos os milhões de outras galáxias. 
Contudo, embora saibamos que podemos nos sentir pequenos e insignificantes comparados a tal magnificência, ainda somos a mais preciosa criação de Deus, porque Ele nos criou à Sua imagem (Gn 1:26, 27). “Como seres humanos, devemos agir à semelhança de Deus, pois fomos feitos à Sua semelhança. Embora sejamos humanos, e não divinos, devemos refletir nosso Criador, dentro de nossos limites, sob todas as formas possíveis.”1 Como devemos refletir o Criador?
 Gálatas 5:13-26 descreve o caráter de Deus como sendo de rara beleza. É esse caráter que Ele busca imprimir em nós por meio do Seu Santo Espírito.

A morte de Lázaro (João 11:1-44). Somente o Artista Mestre poderia fazer algo bonito da morte. Lázaro, um amigo próximo de Jesus, vivia com suas duas irmãs, Maria e Marta, em Betânia. As irmãs enviaram um recado a Jesus avisando que Lázaro estava doente, mas Jesus prometeu que sua doença não terminaria em morte. Enquanto Jesus estava viajando para a Judeia, Lázaro morreu. Então, Jesus e Seus discípulos começaram sua jornada para Betânia. Quando Ele chegou, Lázaro já estava na sepultura por quatro dias. Jesus pediu para ser levado aonde Lázaro estava. Lá chegando, Ele ordenou que Lázaro saísse da sepultura. Assim Lázaro ressuscitou dos mortos.

O Artista Mestre que criou o mundo e os primeiros seres humanos é mais poderoso que o pecado e a morte física e eterna que ele causa. Um dia, todos aqueles que morreram em Cristo ressuscitarão pela virtude desse mesmo poder. E quando isso acontecer, seus corpos serão recriados para a eternidade, para jamais experimentar a morte eterna de pecadores impenitentes. “Todo crente que está morto ainda viverá, e todo o que ainda está vivo e crê, morrerá, mas não eternamente. Cristo não prometeu evitar a morte física; Ele garantiu em Si mesmo oferecer vida abundante, incluindo a ressurreição e a eternidade com Ele. Cristo não evitou a morte física de Lázaro (após ter sido ressuscitado, Lázaro mas tarde morreria novamente), mas Lázaro tinha a garantia da vida eterna.”2

Assombrosa e maravilhosamente feitos (Sl 139:14). O Artista Mestre é o mais habilidoso de todos os artesãos. Isso é provavelmente ainda mais evidente quando consideramos o corpo humano. O mais poderoso órgão em nosso corpo é o cérebro. Pesa somente cerca de 1,5 kg, e consiste em três partes principais. O cérebro nos ajuda a relembrar e a resolver problemas. Ele também controla os movimentos. O cerebelo controla a coordenação e o balanço, enquanto o tronco cerebral conecta o cérebro à espinha vertebral e comanda tarefas automáticas tais como respiração e batimento cardíaco. A superfície rugosa do cérebro executa uma série de funções, incluindo interpretar informações que recebemos dos nossos sentidos, resolver problemas e armazenar memórias. O cérebro verdadeiramente ultrapassa qualquer sistema de computação criado por alguém!3

Vejamos o esqueleto humano. Seus 206 ossos protegem nossos órgãos vitais de lesões e fornecem uma moldura à qual órgãos e tecidos estão ligados. Aproximadamente 2,6 milhões de células vermelhas são produzidas pela medula de alguns dos nossos ossos. O esqueleto é equipado com juntas e ligamentos. Os músculos, ligamentos e tendões são anexados aos ossos para permitir o movimento do esqueleto. Para evitar fricção durante o movimento, o corpo produz uma substância semelhante à gelatina para lubrificar as articulações.4

Certamente podemos louvar a Deus por esses detalhes. “Eu Te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável!” (Sl 139:14), diz o salmista.

1. Nisto Cremos (Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2008), p. 110.
2. WORDsearch 9. Life Application New Testament Commentary.
3. alz/org. Inside the Brain: An Interactive Tour.
Slides 1 e 3, http://www.alz.org/alzheimers_disease_4719.asp?WT.mc_id=brain_tour_03&gclid=CPuWgLeU-aYCFYbb4Aodw3MjFg (acessado em 8 de fevereiro de 2011).
4. The Skeletal System, http://www.mnsu.edu/emuseum/biology/humananatomy/skeletal /skeletalsystem.html

Pense nisto

1. Contraste o fruto do Espírito com os atos da natureza pecaminosa (Gl 5:19-23). Onde você se vê em cada uma das listas? Em seguida, considere e pergunte a si mesmo quais dos artistas você deseja que crie a sua vida: Satanás ou Deus?
2. Leia
 1 Coríntios 15:51-55 à luz do Artista Mestre sendo capaz de tirar algo belo até mesmo da morte. Para você, pessoalmente, qual é a parte mais bonita do mistério descrito nesses versos?
3. Por que você acha que Deus planejou o corpo humano com tamanha precisão e exatidão?


Mãos à Bíblia

Depois que Deus libertou os israelitas da escravidão do Egito de maneira dramática, Ele os conduziu ao Monte Sinai. Ali, Ele uniu o povo a Si mesmo, numa aliança sagrada.

3. Entre todas as variadas instruções que Ele deu ao povo, como a beleza foi incluída? Êx 25:1-9

É significativo que, no Monte Sinai, Deus tenha dado não somente os Dez Mandamentos, mas também instruções específicas de como elaborar a estrutura esplendorosa do santuário, envolvendo quase todo tipo de habilidade artística.

4. Qual foi o modelo utilizado para a construção do santuário terrestre? O que isso nos diz sobre o amor de Deus pela beleza? Êx 25:9; Hb 8:1-5

Sendo que o santuário terrestre foi apenas uma “sombra” do celestial, é difícil até começar a imaginar a beleza do verdadeiro santuário, feito pelo próprio Deus.


Solwazi Khumalo  Cape Town, República da África do Sul

No dia 24, você poderá doar sangue no projeto Vida por Vidas e aproveitar para entregar o livro A Grande Esperança.

Terça, 13 de março
cpb - testemunho
A obra-prima de Deus

A criação do homem foi o ato coroador da criação. “Ao sair o homem das mãos do Criador era de elevada estatura e perfeita simetria. O rosto trazia a rubra coloração da saúde, e resplendia com a luz da vida e com alegria.”1

“O Senhor abençoou Adão e Eva com inteligência, como não havia dado a nenhuma outra criatura. Ele tornou Adão o legítimo soberano de todas as obras de Suas mãos. O homem, criado à imagem divina, podia contemplar e apreciar as gloriosas obras de Deus na natureza.”2

Embora muito da beleza da criação de Deus ainda permaneça para nosso deleite, espinhos e cardos são lembretes constantes do pecado que mudou a história humana. É por isso que devemos nos lembrar de que “a mão que elevou os mundos no espaço é a mesma que fez com delicada perícia os lírios do campo. E assim como Deus é perfeito em Sua esfera de ação, nós devemos ser perfeitos na nossa. A estrutura simétrica de um caráter forte e belo se baseia nos atos individuais do dever. E a fidelidade deve caracterizar nossa vida nos seus mínimos pormenores bem como nos máximos.”3 Pode ser que sejamos a única “carta” que outras pessoas possam ler que produza um reflexo de Deus, o Artista Mestre. Devemos ser testemunhas vivas por amor ao reino. Talvez esta seja uma das razões pelas quais Paulo pede: “Não sabeis que vocês são o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus é santo, que são vocês.” O homem é obra de arte de Deus, Sua obra-prima, criada para um elevado e santo propósito; e em cada parte do tabernáculo humano, Deus deseja escrever Sua lei. Cada nervo e músculo, cada habilidade mental e física, deve ser mantida pura.”4

1. Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 46.
2. Review and Herald, 24 de fevereiro de 1874.
3. Ellen G. White,
 Patriarcas e Profetas, p. 574.
4. Review and Herald, 6 de novembro de 1900.

Mãos à Bíblia

A expressão artística de Deus não se restringe às artes visuais. Deus é também amante da bela música.

5. Como Davi descreveu a composição dos salmos que Israel usava na adoração? 2Sm 23:1, 2

Davi deixou claro que foi inspirado pelo Senhor ao escrever seus cânticos. Isso não quer dizer que o Senhor tivesse escrito as palavras e as músicas para ele, mas significa que o Senhor Se importava com o tipo de música que era tocada. Caso contrário, por que Ele Se preocuparia em inspirá-la?

6. Qual foi o papel do Senhor na música utilizada nos cultos de adoração? 2Cr 29:25

Todas as nações têm demonstrado seus padrões estéticos na adoração aos seus deuses. No entanto, unicamente Israel afirmou que o próprio Deus projetou cada aspecto de Sua adoração, incluindo arquitetura, utensílios, vestes sacerdotais e liturgia.


Teclah P. Khumalo  Centurion, Pretoria, República da África do Sul

Ore hoje para que você seja motivado a distribuir o livro que explica o destino final do mundo, A Grande Esperança.

Quarta, 14 de março
cpb - evidência
Na mão do oleiro

Existem muitos tipos de artistas, mas um dos que acho mais fascinantes é o oleiro. Fazer cerâmica é uma das mais antigas formas de tecnologia e ainda é popular entre os artistas hoje em dia. O trabalho do oleiro é mencionado em Jeremias 18:1-7. Enquanto o profeta observava o oleiro, ele viu que o vaso era defeituoso. Então, o oleiro o transformou em outro vaso. Nas mãos do oleiro, o barro não tem voz. Ele depende totalmente do oleiro torná-lo o que quer que pareça bom para ele. É o oleiro que enxerga os defeitos do vaso e os conserta para torná-lo útil no propósito para o qual ele foi planejado. O oleiro também sabe qual tipo de vaso deve ser feito de qual tipo de barro e a correta temperatura para usar a argila no fogo para que se torne um vaso forte e útil.

Deus anseia ser o oleiro em nossa vida. Assim como em Jeremias 18:4 o vaso de barro foi estragado, também nós fomos estragados pelo pecado, e não podemos reparar nossos pecados mais do que o vaso nas mãos do oleiro pode consertar seus próprios defeitos. O Senhor deseja nos moldar em vasos que sejam bons aos Seus olhos. Ele anseia remendar-­nos através de Sua graça. Ele sabe que não passamos de pó (Sl 103:14), e conhece o tipo certo de forma que precisamos, a correta temperatura das provas de fogo pelas quais precisamos passar para que sejamos purificados. A mesma coisa que Ele disse para o Israel no passado, Ele diz para nós hoje; “Ó comunidade de Israel, será que Eu não posso agir com vocês como fez o oleiro?’, pergunta o Senhor. ‘Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas Minhas mãos’” (Jr 18:6).

Pense nisto

1. Leia todo o capítulo 18 de Jeremias. O que o Senhor estava tentando ensinar a Israel e como podemos aplicar isso à nossa vida?


Mãos à Bíblia

Como cristãos, temos a bênção de desfrutar a beleza literária das Escrituras, e principalmente de aprender as verdades sobre Deus reveladas na Bíblia. O apóstolo Paulo, por exemplo, com seu complexo discurso teológico, regularmente intercalou sua teologia com poderosos recursos literários.

7. Qual gênero literário foi usado em Romanos 11:33-36? Que gênero literário foi usado antes desse ponto da carta de Paulo?

Como um alpinista que alcançou o cimo de uma alta montanha, o apóstolo, que havia compreendido o vasto panorama da história da salvação, irrompeu em louvor. Antes de continuar a delinear as implicações práticas do evangelho, Paulo adorou o Senhor. Esse ritmo literário sutil aparece várias vezes em suas epístolas e cartas: raciocínio teológico complexo, entrelaçado com louvor a Deus, antes de concluir com os conselhos práticos.


Nonhlanhla Mlalazi  Pretoria, República da África do Sul

Seja você também um soldado de Cristo na entrega do livro A Grande Esperança. O sonho da igreja é entregar um livro em cada casa. Envolva-se!

Quinta, 15 de março
cpb - aplicação
Apreciando a maior obra de arte de Deus

Quando embrulhamos um presente, esperamos que a pessoa que o receberá o aprecie tão bem quanto o pensamento e o tempo que gastamos escolhendo-o. Deus, em Seu bondoso amor, deu-nos o dom da graça. Em Seu insondável gênio artístico, Ele o envolveu no plano de salvação que foi entregue através da vida sem pecado e morte redentora de Seu Filho. Ao nos aproximarmos de Deus, podemos nos maravilhar na beleza dessa graça que Ele tão abnegadamente estende sobre nós.

Jamais deveríamos nos esquecer da beleza da graça de Deus, pois ela fala de redenção e transformação (Rm 12:2). Quando contemplamos a cruz, compreendemos que somente em Cristo “temos a redenção por meio de Seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus” (Ef 1:7). Nada pode sobrepujar a beleza desse dom e a alegria de um pecador justificado e transformado que recebeu essa graça. Às vezes, nossa percepção espiritual é embotada ao ponto em que nos maravilhamos com o progresso da tecnologia, mas deixamos de apreciar o preço que o Artista Mestre pagou ao dar-nos tal presente. Como podemos manter nossa percepção espiritual aguçada para que possamos apreciar a dádiva da graça de Deus e a bela vida nova que ela cria em nós?

Purificar-nos. Em 2 Coríntios 6:17 e 7:1 Deus promete que, se os cristãos coríntios purificassem a si mesmos do mal do mundo, Ele seria como um Pai para eles e eles seriam Seus filhos. Hoje Ele nos oferece essa mesma promessa. Com o Espírito Santo em nosso coração, através do poder e graça de Deus, seremos capazes de usar a armadura de Deus que nos ajuda a permanecer puros contra as investidas de Satanás (Ef 6:10-18).

Ter fé. Hebreus 11 é uma biografia de pessoas do Antigo Testamento cuja fé em Deus as capacitou a fazer coisas impressionantes. Separe tempo para ler esse capítulo e para ser inspirado pela beleza das vidas mencionadas ali: a beleza tornada possível por causa da graça do Artista Mestre.

Viva em paz. O escritor de Hebreus nos exorta a assim viver em Hebreus 12:14. “Os crentes devem ter tantos relacionamentos pacíficos quanto pos­sível com seus vizinhos e associados não crentes assim como relacionamentos harmoniosos dentro da igreja. Certamente, não deveriam ser a causa de divergência.

A sociedade cristã deve ser caracterizada pela paz e erguimento um do outro.”*

* WORDsearch 9. Life Application New Testament Commentary.

Mãos à Bíblia

8. Jacó, Davi, Pedro e Paulo precisavam, por assim dizer, ser “esculpidos” espiritualmente? Que outros personagens bíblicos também precisaram ser “esculpidos”? Gn 32:22-30; Sl 51; Lc 22:31, 32; At 9:1-22

O evangelho não é uma cirurgia plástica para embelezar o exterior. É uma questão de orientação que transforma a vida, operando de maneira rápida e profunda em seu poder para limpar, moldar e embelezar. O evangelho de Jesus Cristo edifica com criatividade, integridade e plenitude.


Sincengani Ncube Mabhena  Centurion, Pretoria, República da África do Sul

O primeiro impacto precisa acontecer na sua vida. Deixe que o Espírito Santo o guie e o prepare para a grande entrega de livros no sábado.

Sexta, 16 de março
cpb - opinião
Você é a obra-prima de Deus

Qual é a primeira coisa que vem à sua mente quando você escuta a palavra arte? Uma bela pintura? Uma fotografia impressionante? Mesmo um desenho animado? Para mim, a palavra arte evoca a imagem de uma pintura da Renascença numa moldura de madeira escura. Mas, na próxima vez em que você quiser conferir um trabalho artístico, olhe-se ao espelho.

Naturalmente, nenhum de nós é perfeito. Na maioria, cada um de nós se acha muito gordo ou muito magro, muito alto ou muito baixo. E alguns de nós realmente odeiam seus cabelos. Apesar de todas as nossas falhas perceptíveis, precisamos nos lembrar de que fomos feitos de forma “especial e admirável” (Sl 139:14) e que Aquele que nos fez nos ama assim como somos, com defeitos e tudo. E se Deus pode nos amar tão incondicionalmente, não existe razão pela qual não devamos amar uns aos outros incondicionalmente.

O primeiro verso da Bíblia oferece um vislumbre à magnificência da criatividade de Deus. “A arte de criar a Terra e os céus foi um ato de absoluto design criativo e inteligente: pré-planejado, amoroso e determinado à perfeição. Cada tom de cor e forma foi pensado e pré-estabelecido com a delicadeza de um artista e escultor da mais moderna Renascença.”*

A criatividade de Deus não terminou com o Jardim do Éden. Sua criatividade continua, a cada dia, com você, comigo. Somos a personificação de Sua arte. Ele concebeu e elaborou cada centímetro de nosso corpo com cuidado, precisão e amor. “Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe” (Sl 139:13).

* Stephen Bennett , “God the Artist”, Cross Rhythms, Terça-­feira, 23 de janeiro de 2007, http://www.crossrhythms .co.uk/articles/life/God_The_Artist/25530/p1 (acessado em 3 de fevereiro de 2011).

Dicas

1. Leia Gênesis 1 e 2 em duas ou três versões diferentes da Bíblia. Ao ler, pense sobre o que você vê, ouve, cheira e sente emocionalmente quando “assiste” ao Artista Mestre criando o mundo.
2. Pesquise na internet um ou dois itens da criação de Deus de que você particularmente gosta, por exemplo, uma flor específica, as estrelas, ou a própria Galáxia Sombrero.
3. Tire uma série de fotografias da natureza. Compile-as num livro ou num calendário e ofereça-as a alguém que está num asilo ou impossibilitado de sair de casa. Existem muitos sites que podem ajudá-lo a criar tal projeto.
4. Exercite-se com um vídeo da natureza e perceba como as paisagens e sons aumentam seu bem-estar.
5. Escute a “música” que a natureza faz: canto dos pássaros, ondas do mar, mesmo a aurora boreal. Muitos desses sons estão gravados na Internet, em vídeos da natureza ou CDs. Imagine a alegria dos sons que existiam no Jardim do Éden.


Pense nisto

Como sua vida reflete o caráter de Deus? Como você pode fazer escolhas que melhor revelem o caráter de Deus?


Sheryll Rao  Bangalore, Karnataka, India

Prepare-se! Amanhã você e seus irmãos farão a diferença. Milhões de livros com a mensagem de que Jesus voltará!