sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Criação concluída - lição 3 - 12 a 18 de jan


Lição 3
12 a 18 de janeiro



Criação concluída






“No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou” (Gn 2:2).

Prévia da semana: Métodos de reinterpretação, concebidos para tornar o livro de Gênesis mais “agradável” à mente moderna, às vezes, mostram semelhanças com relação ao modo pelo qual alguns cristãos reinterpretam o texto bíblico para tornar o sábado mais aceitável para uma sociedade orientada para o domingo. A interpretação bíblica não deve ser conduzida ou influenciada pelo desejo humano, mas deve permitir que a Bíblia interprete a si mesma.

Leitura adicional: Isaías 42:5-7Apocalipse 14:6, 7Patriarcas e Profetas, capítulo 9

Domingo, 13 de janeiro
cpb - introdução

Propriedade intelectual de Deus


Conforme a história do mundo avança, o conhecimento aumenta. Se nossos antepassados estivessem vivos hoje, eles ficariam chocados ao ver quão avançada e conveniente é nossa vida, quando comparada com a deles. As viagens a pé ou com animais que eles faziam, seriam agora tão mais fáceis utilizando carro, trem ou avião. E o que eles pensariam sobre a velocidade com que se enviam mensagens importantes para alguém através da internet ou de um smartphone?

Recentemente, a realidade da tecnologia moderna se tornou bem pessoal para mim. Comecei a usar óculos bem cedo, devido a um defeito congênito. Após 25 anos usando óculos, me submeti ao procedimento LASIK – cirurgia a laser para corrigir a imperfeição do olho. O procedimento para os dois olhos foi feito em menos de 16 minutos. No período de quatro horas após a operação, meu grau anterior de visão 525/500 passou para 20/20 [visão normal]!

A lei internacional reconhece esses produtos da mente humana como “propriedade intelectual”. Como tais, eles se tornam direitos exclusivos de inventores, cientistas, artistas e outros indivíduos dotados. Propriedade intelectual consiste de (mas não é limitada a) direitos autorais (para obras literárias, musicais, dramáticas e artísticas), marca registrada e serviço registrado (para distinguir as mercadorias e serviços de uma empresa) e patente (para invenções industrialmente aplicáveis). A básica similaridade dos direitos dessas propriedades intelectuais se resume em que a sociedade reconheça propriamente e atribua aos criadores sua criatividade intelectual e, consequentemente, recompense-os por seus talentos.

Enquanto o conhecimento por trás da tecnologia usada para minha operação nos olhos me maravilhou, senti temor e gratidão para com o Criador. A criação é integralmente propriedade intelectual de Deus. Satanás deturpa e falsifica a propriedade intelectual de Deus por meio do conceito da evolução.

Nesta semana, voltaremos a atenção para os três últimos dias da criação e o sábado, que é um memorial para a semana da criação. Ao estudar, dê crédito para quem o crédito é devido: seu Criador e Salvador Jesus Cristo.

Mãos à Bíblia

1. Que ações são mencionadas no quarto dia da criação? Como devemos entender isso, especialmente em face da nossa atual compreensão do mundo físico? Gn 1:14-19

A incerteza sobre os eventos do quarto dia da criação não surge de uma contradição lógica, mas de uma pluralidade de possibilidades. Uma possibilidade é a de que o Sol tenha sido criado no quarto dia, e a luz para os três primeiros dias tenha vindo da presença de Deus ou de outra fonte, como uma supernova. Uma segunda possibilidade é de que as funções do Sol, da Lua e das estrelas tenham sido designadas nesse momento. Uma terceira possibilidade é de que o Sol já existisse, mas estivesse obscurecido por nuvens e não fosse visível ou totalmente funcional até o quarto dia.


Bongga L. Agno | Cidade de Muntinlupa, Filipinas

Segunda, 14 de janeiro
cpb - exposição

O Criador, a criação e a conclusão


O Criador (Gn 1:1). O relato da criação é fundamental para compreender verdadeiramente a natureza de Deus. Gênesis 1 é, sem dúvida, a narrativa inspirada de um ser infinito em ação. A ação criativa de Deus foi ex nihilo (do nada), o que implica que o mundo material (“os céus e a Terra”) teve um começo absoluto. Nesse início, Deus é o Criador. Ele não é dependente de algo nem limitado à matéria pré-existente para criar algo. Ao contrário, “a criação repousa totalmente na sabedoria e na atividade de Deus. [...] A criação não exige nem supõe a existência de algum princípio além de Deus, assim como matéria ou energia física”.1 Tal criação é sugerida mesmo no Novo Testamento (Mt 25:34Mc 10:6Hb 1:10Ap 3:1414:717:8). Deus seria diferente se o relato da criação devesse ser compreendido de outra maneira.

A criação (Gênesis 1–2:1-3). Um olhar mais atento aos seis dias da criação sugere uma divisão básica e estrutural. Os três primeiros dias da criação foram ações de formação. Deus disse “‘Haja luz’, e houve luz” (Gn 1:3). No segundo dia, Deus separou as águas do mar e as águas do céu (v. 6, 7). No terceiro dia, Deus criou a terra seca (v. 9).

Quando o aspecto de formação da criação estava completo, Deus partiu para outra ação, que foi a de preencher. Ele encheu a terra com vegetação (Gn 1:11, 12). Então, Ele encheu os céus com o Sol, a Lua e as estrelas. Depois, encheu o mar com uma multidão de criaturas aquáticas e o céu com uma multidão de pássaros (v. 20, 21). E, finalmente, no sexto dia, Ele completou o preenchimento da Terra criando Adão e Eva para cuidar de tudo. Somente Adão e Eva foram criados à imagem de Deus (v. 26). Essa é “a expressão mais poderosa de dignidade e exclusividade do ser humano”.2 Somos “um retrato executado por Seu plano criativo”.3 Por esse relatório, é óbvio que nosso Deus é um Deus de ordem e simetria.

É vital que os seis dias da criação sejam compreendidos em relação com a Bíblia inteira. Cada um dos seis dias da criação se encaixa melhor como um dia literal do que períodos de tempo ou épocas. Isso está baseado no contexto de Gênesis 1, onde é dado um delimitador numérico a cada dia da criação. Além disso, a expressão “tarde e dia” (v. 5813192331), e o uso da palavra hebraica yom (dia) fortemente sugere que os dias da criação realmente tenham sido dias literais (compare Êx 12:15Nm 1:1Jz 20:20). O quarto mandamento encontrado em Êxodo 20:8-11 também sugere que a guarda do sábado reflete o ciclo semanal dos seis dias da criação (veja o verso 11).

A conclusão (Gn 2:2, 3). A criação foi completada em seis dias literais. Isso tem implicações importantes por ser Deus o Criador e pelo fato de que os dias da criação são únicos em si mesmos. Isso implica que os seres humanos exercem um papel vital na preservação do meio ambiente. Deus é o Ser digno da verdadeira adoração e o sábado está diretamente relacionado ao governo de Deus e propriedade de Sua criação. Por que, então, não cuidaríamos do que Ele criou? Não nos esqueçamos de que Ele nos instruiu para que fizéssemos isso (Gn 1:28).

O sábado é o ápice dos seis dias da criação – um dia que comemora os atos criativos de Deus. O mandamento do sábado não está centralizado na criação em si, mas, sim, no Criador. Isso fica claro em Gênesis 2:2: “No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou” (Gn 2:2). Isso é complementado por Êxodo 20:11, que diz: “Em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.” Assim, o sábado sinaliza a finalização da criação. Não é apenas um memorial da criação, mas do Criador que é digno de nossa adoração e de nosso louvor. É um dia separado como tempo de celebração.

1. Fernando L. Canale, “Doctrine of God”, Handbook of Seventh-day Adventist Theology (Hagerstown, MD: Review and Herald, 2000), p. 116.
2. John M. Fowler, “Sin”, Handbook of Seventh-day Adventist Theology (Hagerstown, MD: Review and Herald, 2000), p. 235.
3. Aecio E. Cairus, “The Doctrine of Man”, Handbook of Seventh-day Adventist Theology (Hagerstown, MD: Review and Herald, 2000), p. 207.

Pense nisto

– Que diferença faria se a criação não fosse compreendida como ex nihilo (feita a partir do nada)?
– Qual é a importância dos seis dias literais da criação para o mandamento do sábado?
– Por que o fato de termos sido feitos à imagem de Deus é importante para nossa dignidade humana?


Mãos à Bíblia

2. Existe evidência bíblica para uma criação feita de modo aleatório? Gn 1:20-23

As águas e a atmosfera foram povoadas no quinto dia da criação. Muitos veem uma relação entre o segundo e o quinto dia da criação. As águas foram separadas pela atmosfera no segundo dia e ambas foram cheias de criaturas viventes no quinto dia. Os eventos da criação parecem ter ocorrido em uma sequência que reflete um padrão intencional, mostrando o cuidado e organização da atividade de Deus. Em outras palavras, nada no relato da criação oferece algum espaço para o acaso. Além disso, a diversidade estava presente desde o princípio. Não houve um único ancestral a partir do qual todas as outras espécies teriam surgido, mas cada espécie parece ter sido dotada com a possibilidade de produzir variedades de indivíduos.


Felixian T. Felicitas | Silang, Cavite, Filipinas

Terça, 15 de janeiro
cpb - testemunho

Está terminado


“Quando a Terra saiu das mãos de seu Criador, era extraordinariamente bela. Variada era sua superfície, contendo montanhas, colinas e planícies, entrecortadas por majestosos rios e formosos lagos. As colinas e montanhas, entretanto, não eram abruptas e escabrosas, tendo em grande quantidade tremendos despenhadeiros e medonhos abismos como hoje elas são; as arestas agudas e ásperas do pétreo arcabouço da terra estavam sepultadas por sob o solo fértil, que por toda parte produzia um pujante crescimento de vegetação. Não havia asquerosos pântanos nem áridos desertos. Graciosos arbustos e delicadas flores saudavam a vista aonde quer que esta se volvesse” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 44).

“No início o Pai e o Filho tinham descansado no sábado após a obra da criação (Gn 2:1). Todos os seres celestes se regozijaram na contemplação da gloriosa cena. Agora Jesus descansava da obra de redenção; e embora houvesse tristeza entre aqueles que O amaram na Terra, havia alegria no Céu. Deus e os anjos viram uma raça redimida que, tendo vencido o pecado, poderia nunca mais cair – isso, o resultado da obra completa de Cristo” (Ellen G. White, From Heaven With Love, p. 512).

“O sábado não foi feito para ser um fardo às pessoas, mas para o bem delas e para dar-lhes paz e repouso. Por isso Jesus disse: ‘O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado’” (Mc 2:27)” (Ellen G. White, Vida de Jesus, p. 69).

Mãos à Bíblia

De acordo com Gênesis 1:24-31, os animais terrestres e os seres humanos foram criados no sexto dia. Assim como existe uma correlação entre o segundo e o quinto dia, uma correlação também é vista entre a separação da terra e do mar, no terceiro dia, e a povoação da terra no sexto dia. Assim como ocorreu com as aves e os peixes, não há um único ancestral de todos os animais terrestres. Em vez disso, Deus criou muitas linhagens distintas e separadas.

3. Como a expressão “segundo a sua espécie” é aplicada em outros textos bíblicos? Como esses exemplos nos ajudam a entender essa expressão em Gênesis 1? Gn 6:207:14Lv 11:14-22

A expressão se refere ao fato de que havia diversos tipos de criaturas envolvidas nas respectivas histórias. Algumas traduções da Bíblia usam a expressão “de vários tipos”, que parece mais fiel ao contexto. Em vez de se referir à fixidez das espécies, a expressão se refere à diversidade de criaturas criadas no sexto dia. Desde o tempo da criação, tem havido muitos tipos de plantas e animais.


Aileen V. Fajardo-Selin | Baesa, Cidade Caloocan, Filipinas

Quarta, 16 de janeiro
cpb - evidência

Dia x dias


É claro que, pela evidência bíblica, Deus fez “os céus e a Terra” em seis dias literais. Deus foi sucinto em Sua descrição do relatório da criação. A prova mais clara disso está no uso da palavra hebraica yom (“dia”). Note que cada “dia” ou yom do relatório da criação (Gn 1:5,813192331) é singular em forma e aparece com a expressão “tarde-manhã”. “A expressão divisória repetida ‘e foi a tarde e a manhã’ provê uma definição do ‘dia’ da criação. O ‘dia’ da criação consiste de ‘tarde’ e ‘manhã’ e é, desse modo, um ‘dia’ literal.”1 Deus não é dependente do tempo nem da evolução para completar Sua criação.

Os dias do registro da criação não devem ser comparados a uma tradução figurativa ou profética da palavra “dia” e não têm ligação alguma com a leitura de 2 Pedro 3:8: “para o Senhor um dia é como mil anos.” Esse verso não está falando da criação. Observe que o restante do verso diz: “e mil anos como um dia.” Em lugar de discutir o significado de um dia, 2 Pedro 3:8 está apresentando Deus como sendo verdadeiro em Sua promessa (confira o verso 9).

“Os dias mencionados no relato bíblico da criação, representam períodos literais de 24 horas. Típica da forma com que o povo de Deus do Antigo Testamento media o tempo, a expressão ‘tarde e manhã’ (Gn 1:5813192331) especifica dias individuais, com o dia iniciando ao pôr do sol (Lv 23:32Dt 16:6).”2

James Stambaugh resume desta maneira: “O único significado possível é que os ‘dias’ da criação foram dias de 24 horas.”3

1. Gerhard F. Hasel, “The ‘Days’ of Creation in the Genesis 1: Literal ‘Days’ or Figurative ‘Periods/Epochs of Time?’”, Creation, Catasprophe, and Calvary: Why a Global Flood is Vital to the Doctrine of Atonement (Hagerstown, MD: Review and Herald, 2000), p. 60.
2. Nisto Cremos (Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2008), p. 89.
3. James Stambaugh, “The Days of Creation – A Semantic Approach”, Creation Ex Nihilo Technical Journal 5 (1991), p. 77.

Mãos à Bíblia

4. Leia Gênesis 2:1-3. Observe especialmente o verso 1, que enfatiza a conclusão de tudo o que Deus tinha feito. Por que isso é tão importante em nossa compreensão do significado do sétimo dia?

Deus não estava cansado nem com necessidade de repouso. Ele havia terminado Sua obra de criação e por isso parou. A bênção especial de Deus repousa sobre o sétimo dia. O sábado não é apenas “abençoado”, mas também “santificado”, o que transmite a ideia de ser separado e especialmente dedicado ao Senhor.

5. De acordo com Jesus, qual é o propósito do sábado? Mc 2:27, 28


Madonna Lourdes D. Morenos-Felicitas | Silang, Cavite, Filipinas

Quinta, 17 de janeiro
cpb - aplicação

Descanso para o coração


Deus, o Criador, nos deu um exemplo de descanso. “Ao fim da Sua obra de criação, Ele descansou. Do ponto de vista teológico, alguém poderia argumentar que o Deus que trouxe tudo à existência sem esforço não precisava de descanso. Ainda assim, Ele descansou. Isso é o que chamamos de ‘antropomorfismo’ (anthropos = humano; morphê = forma) – características humanas sendo atribuídas a Deus. Ele, que não é um ser humano, é descrito como tal. A linguagem antropomórfica é mais forte após a queda, quando o descanso de Deus é descrito como ‘e restaurou-Se’ (veja Êx 31:17). Deus usa esse antropomorfismo para exemplificar aos humanos o que Ele espera deles.”*

Deus criou os seres humanos no sexto dia da criação. Ele instituiu o sábado no dia seguinte. Então, o primeiro dia completo de Adão e Eva foi o sábado. O sábado foi o presente de Deus para eles e, por extensão, para toda a humanidade. Sem dúvida, o sábado é um dos maiores presentes que Deus nos concedeu. Acheguemo-nos a Jesus para obter descanso, refrigério e restauração no sábado. Como podemos fazer isso?

Fuja. Use as 24 horas do sábado para se desligar das atividades dos outros seis dias da semana. Por exemplo, se durante a semana você precisa gastar bastante tempo com tecnologia, então desligue tudo durante as horas do sábado.

Comunique-se com Jesus. Vá à Escola Sabatina e à igreja. Gaste tempo extra em oração e estudo bíblico. Medite na Palavra e na obra de Deus em sua vida.

Aprecie a maravilhosa obra de Deus na natureza. Caminhe em um parque com amigos. Sinta o sol e a brisa em seu rosto. Considere a riqueza e a variedade de tudo o que Deus criou.

“Deleite-se no Senhor” (Sl 37:4). Ele é a essência do sábado. Pense em como Ele tem guiado você através da vida, mesmo quando você não tinha certeza de que Ele estava lá.

* Angel Rodriguez, “Implications of Creation”, http://biblicalresearch.gc.adventist.org /Biblequestions/Implications%20of%20Creation.htm (acessado em 6 de outubro de 2011).

Mãos à Bíblia

6. Quais são os componentes de um dia da criação? Alguma coisa nos versos indica que esses não tenham sido dias literais de 24 horas, como os que temos hoje? Gn 1:5831

Os dias da criação foram compostos por uma tarde (período escuro) e uma manhã (período de luz) e são numerados sucessivamente. Isto é, os dias são apresentados de maneira a demonstrar muito claramente que eles tiveram a mesma forma dos dias que temos hoje: uma noite e uma manhã, um período de escuridão e um período de luz.

7. Que indicação temos de que todos os sete dias da semana da criação foram do mesmo tipo de dias que temos hoje?Lv 23:3


Alfred A. Selin | Baesa, Cidade Caloocan, Filipinas

Sexta, 18 de janeiro
cpb - opinião

A obra criativa de Deus


Deus falou e então houve luz. Ele falou de novo e lá apareceu o firmamento, a vegetação e o Sol, a Lua e as estrelas. Então, Ele falou e trouxe à existência as criaturas do ar, da água e da terra.

No sexto dia, contudo, a própria mão de Deus formou cuidadosamente o homem e a mulher, criando-os à Sua própria imagem (Gn 1:26, 27). É dito que somos a glória coroadora de toda a criação, sendo que revelamos a semelhança de Deus. Mesmo o rei Davi expressou essa verdade quando disse ao Senhor: “Eu Te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável” (Sl 139:14).

Então, no sétimo dia, Deus descansou. Ele o fez não porque estivesse cansado de Seu trabalho de criar, mas porque tinha completado Sua tarefa. Ele também “estabeleceu o sábado do sétimo dia para que pudéssemos relembrar semanalmente que somos criaturas feitas por Ele. O sábado representa um dom da graça e nos estimula a não falar daquilo que fizemos, mas, sim, daquilo que Deus fez. Ele abençoou de modo muito especial esse dia e o santificou, para que jamais nos esquecêssemos de que, além de muitos trabalhos, a vida deve incluir comunhão com o Criador, descanso e celebração das maravilhosas obras criadoras de Deus”.*

É difícil pensar numa razão para Deus ter “descansado”. Afinal, Ele é onipotente. Aparentemente, contudo, Ele considerou isso importante. O descanso é frequentemente um conceito com que nosso mundo ocupado e acelerado não está familiarizado. Alguns podem pensar que é socialmente inaceitável reservar um dia inteiro para descanso – que fazer isso é se tornar preguiçoso e improdutivo. No entanto, Deus sabe que precisamos de tempo para refrigério. Não nos devemos sentir culpados quando tiramos tempo, toda semana, para descansar e renovar o corpo, a mente e o espírito.

* Nisto Cremos (Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2008), p. 93 e 94.

Mãos à obra

– Encontre uma canção especial para cantar, tocar ou escutar que envolva tanto a natureza (criação) quanto o sábado.
– Escreva uma oração agradecendo a Deus as partes de Sua criação que você particularmente aprecia. Seja específico e compartilhe a oração com seus amigos do Facebook.
– Leia livros, revistas ou sites sobre a natureza e fenômenos naturais. Procure as “digitais” de Deus na variedade de organismos vivos e nos ecossistemas em que eles vivem.
– Faça uma animação em vídeo ou slideshow fotográfico retratando os seis dias da criação e o primeiro sábado. Publique no YouTube.
– Contemple os atos de Deus ao criar você como a pessoa que Ele deseja que você seja (veja Gálatas 5:13-26).
– Leia o relato da criação em Gênesis e então o parafraseie. O que a criação significa para você? O que ela lhe revela sobre Deus?


Pense nisto

– Deus estava satisfeito ao cuidar da obra da criação. E você? Gosta do seu trabalho? Seja seu trabalho, hobby ou seu ministério, se seu trabalho satisfaz a Deus, então também deveria trazer satisfação a você. Que coisas você está fazendo para dar satisfação tanto para você quanto para Deus?



Retchie R. Reyes | Cidade Olongapo, Filipinas



Lições da Bíblia - A criação concluída

03. A criação concluída - 12 a 19 de janeiro

Lição 03 - A criação concluída