sábado, 14 de julho de 2012

Lição 03 Adultos - Tessalônica nos dias de Paulo


Lição 03    14 a 21 de julho



Tessalônica nos dias de Paulo







Sábado à tarde
Ano Bíblico: Pv 16–19

VERSO PARA MEMORIZAR: “Embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas” (1Co 9:19, NVI).


Pensamento-chave: Um breve estudo do contexto da antiga Tessalônica demonstra que a abordagem de Paulo aos cidadãos locais foi elaborada de modo cuidadoso e único.

O foco principal desta lição será um resumo do que a história, literatura e arqueologia nos falam acerca de Tessalônica.


Esse material é importante por duas razões. Em primeiro lugar, nos ajuda a perceber como os ouvintes e leitores originais de Paulo poderiam entendê-lo. Ao fazer isso, esclarece o significado do que ele escreveu e o impacto de seus escritos sobre a igreja e a sociedade daquela época.


Em segundo lugar, quanto mais sabemos sobre as ideias e crenças dos tessalonicenses, mais podemos compreender aquilo que Paulo estava combatendo. A fim de promover o evangelho, Paulo também teria que corrigir ideias erradas. Assim, embora não esteja diretamente focalizada na Bíblia, esta lição prepara o terreno para nossa leitura das duas cartas aos Tessalonicenses, durante o restante das lições deste trimestre.

Domingo
Ano Bíblico: Pv 20–24

Os romanos chegam a Tessalônica

1. Como as decisões políticas e religiosas acerca do ministério de Jesus foram influenciadas pela chegada dos romanos à Palestina e a Jerusalém no primeiro século? A terrível lógica de Caifás fazia sentido? Jo 11:48-50



No contexto de uma guerra civil entre as cidades-estados gregas, por volta de 168 a.C., os tessalonicenses convidaram os romanos para tomar posse da sua cidade e protegê-la dos inimigos locais. Os romanos recompensaram Tessalônica por estar do “lado certo” da guerra civil, permitindo que a cidade, em grande medida, governasse a si mesma. Ela se tornou uma cidade livre dentro do império, o que significava que poderia controlar, amplamente, seus problemas internos e seu destino. Como resultado, as classes mais ricas e mais poderosas da cidade foram autorizadas a continuar a viver, em muitos aspectos, como tinham vivido antes. Eram, portanto, a favor de Roma e do imperador nos dias de Paulo. Mas a vida não era tão agradável para as pessoas comuns, especialmente das classes trabalhadoras.


Havia três grandes aspectos negativos do governo romano de Tessalônica. Em primeiro lugar, a chegada dos romanos promoveu mudanças econômicas. O comércio era interrompido pela guerra e pelas mudanças de governo, tanto local quanto regional. Essas interrupções afetavam de modo mais severo os mais pobres do que os mais ricos. Com o tempo, esse aspecto negativo se tornou menos significativo.


Em segundo lugar, embora Tessalônica, em grande medida, governasse a si mesma, ainda havia uma sensação de impotência política. Alguns líderes locais foram substituídos por estrangeiros, leais a uma cidade distante (Roma), e não a Tessalônica. Não importam as vantagens da ocupação estrangeira, ela não é popular por muito tempo.


Em terceiro lugar, havia a inevitável exploração colonial que acompanhava a ocupação. Os romanos exigiam certa quantidade de exportação de impostos. Porcentagens de produtos agrícolas, minerais e outros produtos locais eram desviadas e enviadas a Roma para apoiar as necessidades mais amplas do império.


Assim, embora Tessalônica estivesse em uma situação bem melhor do que a de Jerusalém, por exemplo, o governo e a ocupação de Roma inevitavelmente criavam tensões significativas nas comunidades locais. Em Tessalônica, essas tensões eram especialmente difíceis para os pobres e as classes trabalhadoras. À medida que as décadas passavam, os tessalonicences se tornavam cada vez mais frustrados e ansiavam por uma mudança na situação.

Como a situação política atual em sua comunidade influencia o trabalho da igreja? Que tipo de coisas a igreja pode ou deve fazer para melhorar seu desempenho e sua posição na comunidade?

Segunda
Ano Bíblico: Pv 25–27


Uma resposta pagã a Roma

Aresposta pagã à incapacidade sentida por muitas pessoas de Tessalônica foi um movimento espiritual que os estudiosos chamam de culto de Cabirus, fundamentado em um homem chamado Cabirus, que falou em favor dos marginalizados e foi assassinado por seus dois irmãos. Ele foi enterrado com os símbolos da realeza, e o movimento passou a tratá-lo como herói martirizado.


As classes operárias acreditavam que Cabirus havia manifestado poderes miraculosos enquanto vivia. Eles também acreditavam que, de tempos em tempos, Cabirus, silenciosamente, voltava à vida a fim de ajudar as pessoas; pensavam que ele voltaria para trazer justiça às classes trabalhadoras e devolver à cidade a independência e grandeza do passado. O culto de Cabirus oferecia esperança aos oprimidos, em termos que lembram a esperança bíblica.


As coisas ficam ainda mais interessantes quando descobrimos que a adoração de Cabirus incluía sacrifícios de sangue para celebrar seu martírio. De um modo que lembra Paulo, os tessalonicenses falavam da “participação em seu sangue”. Dessa forma, obtinham alívio da culpa. Distinções de classes também eram abolidas. No culto de Cabirus todas as classes da sociedade eram tratadas de forma igual.


Porém houve mais uma dinâmica. Quando o culto ao imperador surgiu, na época de Augusto, os romanos proclamaram que Cabirus já tinha vindo na pessoa de César. Em outras palavras, o poder de ocupação se apropriou da esperança dos oprimidos. Como resultado, a vida espiritual de Tessalônica não mais proporcionava alívio para as classes trabalhadoras. As pessoas comuns ficaram sem uma religião significativa. A existência do culto ao imperador também significava que, se alguém parecido com o verdadeiro Cabirus chegasse à cidade, seria uma ameaça imediata ao sistema estabelecido.


A resposta romana ao culto de Cabirus deixou um vazio espiritual no coração do povo, um vácuo que somente o evangelho podia preencher. Cristo era a verdadeira realização da esperança e dos sonhos que o povo de Tessalônica havia depositado em Cabirus. O evangelho oferecia paz interior para o momento e, na segunda vinda de Cristo, a transformação definitiva das realidades econômicas e políticas contemporâneas.

2. Que verdades essenciais são expressas nos seguintes textos? Você experimentou a realidade dessas palavras, em relação ao fato de que as coisas do mundo são transitórias e não trazem satisfação? 1 Jo 2:15-17; Ec 2:1-11

Terça
Ano Bíblico: Pv 28–31

O evangelho como ponto de contato

Diante do que aprendemos ontem, não é difícil ver por que, quando o evangelho chegou a Tessalônica, muitos não judeus da cidade responderam positivamente. Não importando que Paulo conhecesse ou não o culto de Cabirus antes de chegar à cidade, sua abordagem messiânica na sinagoga ecoava os anseios espirituais específicos dos pagãos locais.


Quando o evangelho chegou a Tessalônica, as classes trabalhadoras da cidade estavam prontas para recebê-lo, e responderam em grande número. Eles estavam também prontos para interpretações extremas do evangelho. O culto de Cabirus tinha introduzido nas pessoas um espírito de rebelião contra as autoridades, o que pode ter sido a causa da conduta desordeira abordada por Paulo em suas duas cartas (veja 1Ts 4:11, 12; 5:14; 2Ts 3:6, 7, 11).

3. Qual foi a estratégia missionária fundamental apresentada por Paulo? Que perigo potencial se esconde nesse método? Como os dois princípios contidos nessa estratégia podem ser mantidos em equilíbrio? 1Co 9:19-27



O evangelho tem maior impacto quando influencia as necessidades, esperanças e sonhos das pessoas. Embora o Espírito Santo ofereça pontes para o evangelho, isso normalmente acontece como resultado de ouvi-lo intensamente e experimentá-lo com atitude de oração. A experiência também nos ensinou que as pessoas estão mais abertas à mensagem adventista em tempos de mudança. Entre as mudanças que tornam as pessoas abertas a novas ideias estão: turbulência econômica, conflitos políticos, guerras, casamentos, divórcios, mudança no lugar de residência, problemas de saúde e morte. Os tessalonicenses haviam experimentado sua parcela de mudanças e deslocamento, e isso ajudou o evangelho a criar raízes.


Mas as pessoas batizadas em tempos de deslocamento também tendem a ser instáveis, pelo menos no início. A maior parte das apostasias ocorre nos primeiros meses após a conversão. As cartas a Tessalônica testificam da considerável instabilidade na igreja nos meses seguintes à visita de Paulo.

O que podemos fazer para ajudar os membros que ainda estão se ajustando à nova vida em Cristo? O que você pode fazer para ajudar a manter essas pessoas firmes no Senhor? Você ficará surpreso ao descobrir também quanto esse tipo de ministério fortalecerá sua própria fé.

Quarta
Ano Bíblico: Ec 1–4

Paulo, o “pregador de rua”

No contexto greco-romano do primeiro século ocorreu uma proliferação de filósofos populares que, nas praças públicas, procuravam influenciar indivíduos e grupos, de modo semelhante ao que os pregadores de rua fazem hoje.


Esses filósofos acreditavam que as pessoas tinham uma capacidade interior de mudar sua vida (uma forma de conversão). Eles esperavam que seus discursos públicos e suas conversas particulares produzissem mudanças em seus alunos. Procuravam criar em seus ouvintes dúvidas sobre suas ideias e práticas. Por esse meio, os ouvintes se tornariam abertos a novas ideias e mudanças. O objetivo final era produzir autoconfiança e crescimento moral.


Esperava-se que esses filósofos populares obtivessem o direito de falar conquistando primeiramente a liberdade moral na própria vida interior. “Médico, cura-te a ti mesmo” era um conceito bem conhecido no mundo antigo.


Esses filósofos também estavam cientes da necessidade de variar a mensagem a fim de atender às diferentes mentalidades, e da importância de manter a integridade tanto no caráter do professor quanto na mensagem que estava sendo ensinada.

4. Existem paralelos entre esses mestres populares e Paulo, que também viajava por toda parte e trabalhava em lugares públicos? At 17:17; 19:9, 10

Existiam paralelos. No entanto, havia duas diferenças significativas entre a abordagem de Paulo e a dos filósofos populares. Em primeiro lugar, Paulo não apenas trabalhava nos lugares públicos, mas também buscava formar uma comunidade duradoura. Isso requeria certa separação do “mundo”, juntamente com a formação de laços emocionais e profundo compromisso com o grupo. Em segundo lugar, Paulo ensinava que a conversão não era uma decisão interna, produzida pelo discurso sábio. Ao contrário, era uma obra sobrenatural de Deus, de fora para dentro (leia Gl 4:19; Jo 3:3-8; Fp 1:6). O ensinamento de Paulo era mais do que apenas uma filosofia. Era a proclamação da verdade e a revelação da poderosa obra de Deus na salvação da humanidade.


O lado escuro dos filósofos populares é que eles descobriram um meio fácil de ganhar a vida. Muitos eram interesseiros, nada mais. Alguns exploravam sexualmente seus ouvintes. Embora houvesse professores honestos entre eles, havia, no mundo antigo, bastante ceticismo em relação aos pregadores itinerantes.


Paulo procurava evitar parte desse ceticismo recusando geralmente ajuda de seus ouvintes e, em lugar disso, fazendo árduo trabalho manual para se sustentar. Isso, além de seus sofrimentos, demonstrava que ele realmente acreditava no que pregava e que não estava fazendo isso para ganho pessoal. De muitas maneiras, a vida de Paulo era o sermão mais poderoso que ele podia pregar.

Quinta
Ano Bíblico: Ec 5–8

Igrejas nos lares

5. Que exemplos temos de igrejas nos lares? Rm 16:5; 1Co 16:19; Cl 4:15; Fm 1, 2



No mundo romano, havia dois tipos principais de residências. Havia a domus, uma casa grande, para uma única família, construída em torno de um pátio, típica dos ricos. Essas casas podiam ter um local de reuniões para 30 a 100 pessoas. O outro tipo de residência era a insula, com lojas e locais de trabalho no piso térreo, diante da rua, e apartamentos (lares) nos andares de cima. Essa era a principal habitação urbana das classes trabalhadoras. Um desses apartamentos ou locais de trabalho normalmente podia acomodar igrejas menores.


A domus e muitas insulas podiam abrigar uma família maior, incluindo duas ou três gerações, empregados da empresa familiar, visitantes e até mesmo escravos. Se o chefe da família se convertesse, isso poderia ter grande impacto sobre todos os outros que viviam ali.


O local ideal para uma igreja no lar era perto do centro da cidade. As lojas e locais de trabalho relacionados com aquela casa promoviam o contato com artesãos, comerciantes, clientes e trabalhadores braçais à procura de emprego. Esse foi o cenário em que grande parte do trabalho missionário de Paulo pode ter sido feito.


Em algumas partes do mundo, as pessoas ainda adoram em igrejas nos lares, porque muitas vezes isso é tudo que elas têm. Ou, em alguns casos, não estão autorizadas a fazer qualquer outra coisa, e assim as igrejas nas casas são a única opção.

6. Como Paulo organizava sua vida profissional e o trabalho evangelístico? At 18:1-4



Como cidadão romano e, em certo grau, como membro da elite judaica, Paulo deve ter sido da classe alta. Se foi assim, fazer trabalho manual deve ter sido um sacrifício para ele. No entanto, por meio desse trabalho, ele se identificava com as classes trabalhadoras e as alcançava (1Co 9:19-23).

Sua igreja interage com a comunidade? Os membros participam da comunidade ou têm a “mentalidade fechada”, isolando-se dos perigos do mundo, deixando assim de influenciar?

Sexta
Ano Bíblico: Ec 9–12

Estudo adicional

A Providência havia dirigido os movimentos das nações, e a onda do impulso e influência humanos, até que o mundo se achasse maduro para a vinda do Libertador...


“Por essa época, os sistemas pagãos iam perdendo o domínio sobre o povo. Os homens estavam cansados de aparências e fábulas. Ansiavam uma religião capaz de satisfazer o coração” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 32).


“Fora da nação judaica havia homens que prediziam o aparecimento de um instrutor divino. Esses homens andavam em busca da verdade, e recebiam o Espírito de inspiração” (Idem, p. 33).


“Quando Paulo visitou Corinto pela primeira vez, encontrou-se entre gente que suspeitava dos intuitos dos estrangeiros. Os gregos do litoral eram espertos negociantes. Por tanto tempo se haviam exercitado em sagazes práticas comerciais, que haviam chegado a considerar o ganho como piedade, e que fazer dinheiro, fosse por meios lícitos ou não, era coisa recomendável. Paulo se achava familiarizado com suas características, e não lhes queria dar ocasião de dizer que ele pregava o evangelho a fim de se enriquecer... Ele procurava afastar qualquer motivo para um mau juízo, a fim de não prejudicar a influência da mensagem” (Ellen G. White, Obreiros Evangélicos, p. 234, 235).

Perguntas para reflexão
1. O que Ellen White quis dizer quando escreveu que o “Espírito de inspiração” foi dado aos mestres gentios? Deus está atuando no mundo das ideias fora do contexto cristão? Uma pessoa pode ser salva se nunca ouviu o nome de Jesus?
2. Em que contextos uma casa ou apartamento poderia ser um local eficaz para uma igreja no mundo de hoje? Utilizar os prédios das igrejas é sempre a melhor maneira de realizar as atividades dela? Por quê?
3. Como sua igreja pode adaptar melhor o evangelismo à comunidade local?

Resumo: Os relatos bíblicos da atividade missionária de Paulo estão no contexto da Roma antiga. À medida que vemos Paulo lidando com questões cotidianas, podemos aprender a melhor forma de aplicar os princípios e as lições que Deus colocou nas Escrituras. Nas cartas aos Tessalonicenses, Paulo estava guiando os antigos cristãos urbanos por tempos desafiadores.

Respostas sugestivas: 1: Os romanos queriam manter o domínio; os judeus queriam paz com os romanos; Jesus morreu por causa disso e acima de tudo para nos salvar. 2: Os prazeres da carne são transitórios e contrários ao amor de Deus; os bens materiais e as experiências da vida não trazem satisfação duradoura. 3: Adaptar a mensagem, a linguagem e o comportamento do mensageiro, de modo que se identifiquem com as características do público-alvo, desde que os princípios da verdade não sejam prejudicados. 4: Paulo pregava em lugares públicos e acreditava que a vida das pessoas podia mudar, mas entendia que Deus é o Autor das mudanças. 5: Priscila e Áquila; Ninfa; Filemom. 6: Paulo trabalhava em seu ofício comercial durante a semana e aos sábados se dedicava ao evangelismo.