sábado, 17 de novembro de 2012

Riane Junqueira - Eu Não Preciso Mais Sonhar

Tatiana Costa - Eu fui chamado por Jesus

O galileu tatiana costa

Faça a Diferença (HD)

Chamada lição 08 "A igreja a serviço da humanidade"

Comentário - Lição 8 "A igreja a serviço da humanidade"


Lição 8 – A igreja a serviço da humanidade



Felippe Amorim
Professor de História, Ensino Básico Iaene e Graduando em Teologia, Salt-Iaene, 2012
Otoniel de Lima Ferreira
D.Min. Professor de Evangelismo e Crescimento de Igreja Salt-Iaene
Introdução
Existem muitos modelos arquitetônicos de igrejas. Há igrejas de diferentes tamanhos e formatos. Certa vez, conheci uma igreja que funcionava em uma casa que havia sido um ponto de venda de drogas. Na África, muitas igrejas funcionam debaixo de árvores.
O que determina que um ambiente se torne uma igreja? Quem se reúne embaixo de uma árvore está em uma igreja? Como posso saber se um prédio é uma igreja ou não? O que é uma igreja?

A igreja é necessária?
Deus sempre teve um povo ao longo da história. Nos tempos do Antigo Testamento era o povo de Israel. Quando Jesus veio à Terra, Sua igreja eram Seus discípulos. O Apocalipse fala que Deus tem um povo remanescente nos momentos finais da história do pecado.

No sermão da montanha (Mt 5-­7), o  Mestre fala de uma comunidade que teria as características dos Seus seguidores.

Embora tenha pronunciado apenas duas vezes a palavra ekklesia (igreja), Jesus fez muitas referências a ela. Existem muitos termos equivalentes nas palavras do Novo Testamento: rebanho, ramos da videira, etc.

Mateus mostra que Cristo tinha a clara intenção de constituir um povo Seu, uma igreja Sua: “Sobre esta pedra edificarei a Minha igreja [...]” (Mt 16:18).

Paulo também falou sobre a igreja de Cristo: “Escrevo-te estas coisas, embora esperando ir ver-te em breve, para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade” (1Tm 3:14, 15).

“Os cristãos genuínos são testemunhas de Deus no que corresponde ao poder da graça divina e à sabedoria dos propósitos de Deus. Quando deixam de cooperar plenamente com o plano celestial para restaurar no homem a imagem de Deus, indevidamente se atrasa o dia da restauração desta Terra. A menos que o poder de Deus e Seus propósitos se cumpram na vida dos que se chamam Seus filhos, parecerão ser certas as acusações de Satanás (ver  1:9; Patriarcas e Profetas, p. 22). Paulo insiste com os membros da igreja para que reflitam na vida os princípios da verdade que dizem que praticam” (Comentário Bíblico Adventista).

Paulo repetiu esse conceito em Gálatas 2:9: “Quando conheceram a graça que me fora dada, Tiago, Cefas e João, que pareciam ser as colunas, deram a mim e a Barnabé as destras de comunhão, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão”.

As palavras esteio ou baluarte são tradução do grego edráioma e poderiam ser traduzidas também como basesustentosuporte oufundamento.  “A igreja de pessoas redimidas, ocupadas ativamente no programa de restaurar no homem "a imagem de seu Autor" (Ellen G. White, Educação, 15), é uma das principais demonstrações da suprema eficácia da verdade. Não é suficiente um simples assentimento aos princípios da verdade; estes devem se refletir plenamente na vida” (Comentário Bíblico Adventista).

Origem da palavra
Estudar a origem da palavra igreja nos ajuda a entender um pouco melhor esse assunto. “A palavra inglesa para igreja (church) e os termos cognatos em outras línguas (Kirk em escocês; Kerk em holandês; e Kirche em Alemão) derivam da palavra grega Kuriakos, “aquilo que pertence ao Senhor”. Ela traduz geralmente a ekklesia do Novo Testamento (EK [para fora] e KLESIS [chamar]), termo usado entre os gregos para designar um grupo de cidadãos reunidos para discutir assuntos de Estado” (Tratado de Teologia Adventista, p. 602).

Nesse caso, igreja seria um grupo de pessoas separadas do mundo. “Na terminologia cristã, ekklesia designava a “congregação” ou comunidade dos chamados por Deus para sair do mundo e ser Seu povo” (Tratado de Teologia Adventista, p. 602).

Resumindo, a igreja é um grupo de pessoas chamadas para sair do mundo e pertencer exclusivamente a Deus. Portanto, a existência ou não de uma igreja não depende de um prédio. Depende muito mais do propósito pelo qual as pessoas se reúnem em determinado lugar.

Imagens bíblicas da igreja
A Bíblia usa diversas metáforas para falar da igreja e cada uma delas nos mostra um aspecto diferente dela.

Paulo fala da igreja como corpo de Cristo (1Co 12:27). Essa figura nos diz que a igreja deve funcionar de forma harmônica como um corpo. Cada membro exerce a função para a qual foi designado e dessa forma o conjunto funciona bem. Além disso, um corpo só pode ser identificado como tal se estiver unido e essa é também uma característica da igreja.

Outra metáfora bíblica para a igreja é noiva. Em Mateus 25 lemos uma parábola nesse sentido (Mt 25:1). Trata-se de uma cena de um casamento antigo, em que Jesus é representado pelo noivo e a igreja é representada pela noiva. Considerar a igreja como noiva exalta o aspecto do compromisso que deve haver entre a igreja e Jesus.

Encontramos ainda a metáfora da igreja como templo (Ef 2:20-21). O templo era o lugar em que as pessoas sacrificavam e encontravam a salvação por meio da simbologia da morte do cordeiro. Da mesma forma, é na igreja que se apresenta a morte de Cristo como suficiente para nos salvar de nossa condição de perdidos.

Povo de Deus é outra forma pela qual o Novo Testamento se refere à igreja (1Pe 2:9). Essa passagem demonstra o aspecto da exclusividade da igreja em sua relação com Cristo. Não deve haver relacionamento com outro deus no convívio da igreja.

Não devemos deixar de mencionar a igreja como pilar e alicerce da verdade (1Tm 3:15). Este aspecto já foi abordado anteriormente.

A missão da igreja
Ao longo das Escrituras podemos perceber Deus enviando pessoas para missões especiais. Sem dúvida, o maior dos enviados de Deus foi Seu próprio Filho Jesus Cristo (Gl 4:4). Jesus, por Sua vez enviou os doze (Lc 9:1, 2). Cristo também estendeu a ordem a todos os Seus seguidores de todos os tempos (Mt 28:19, 20).

O Senhor começa com uma palavra simples e profunda: “Ide”. Essa nos dá ideia de movimento. A igreja que estiver estagnada espiritualmente não poderá cumprir a missão. É necessário sair da zona de conforto, deixar o banco da igreja “esfriar” um pouco e partir para o campo de trabalho.

“Quando Abraão foi chamado para se tornar semeador da semente da verdade, foi-lhe ordenado: "Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei" (Gn 12:1). [...] Assim, todos os que são chamados para se unirem a Cristo precisam deixar tudo para segui-Lo. Antigas relações precisam ser cortadas, planos de vida abandonados, esperanças terrenas renunciadas. Com trabalho e lágrimas, na solidão e por sacrifício, a semente deve ser lançada” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 37).

Alguém disse: “A igreja está obesa”. A pessoa estava se referindo ao fato de que muitos cristãos vivem apenas de “consumir” sermões e não fazer nada em favor da obra de Deus. Para não fugir da metáfora, obesidade é causada, entre outras coisas, por falta de atividade física, ou seja, a igreja está “obesa” porque se alimenta, mas fica parada. O pior é que obesidade pode fazer adoecer e até levar à morte. Precisamos de exercícios espirituais com urgência!

O segundo passo da estratégia é: “Fazei discípulos”. Discípulo é aquele que segue o Mestre. Nosso primeiro objetivo em relação àqueles que não conhecem a Cristo é torná-los seguidores dEle. Devemos motivá-los a isso. O apóstolo Paulo nos indica o caminho para influenciar pessoas. “O amor de Cristo nos constrange” (2Co 5:14). O caminho é fazer as pessoas entenderem o imenso amor de Jesus e a dádiva da Salvação. Então, elas O seguirão. A primeira lição é a da justificação pela fé na graça de Deus.

O discípulo não conhece tudo de seu Mestre nos primeiros contatos, mas, entende que deve segui-Lo irrestritamente. Os ensinamentos básicos devem ser passados para o novo converso e o restante ele aprenderá com o tempo: “A vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Pv 4:18).

O próximo passo será é o batismo “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Não é necessário que a pessoa tenha “todo o conhecimento” da Bíblia para dar o passo do batismo. Entre outras, a doutrina da salvação deve ser ensinada, pois do bom entendimento dela deriva uma vida cristã vitoriosa. Quando entendemos o que Deus fez por nós, ficamos tão gratos que desejamos retribuir com obediência irrestrita. As evidências do preparo de uma pessoa para o batismo são: conhecimento da vontade do Mestre e disposição para segui-Lo na prática dessa vontade. Assim, a pessoa aceitará as outras doutrinas bíblicas.

É importante que se conheça as exigências da vida cristã antes do batismo, para que se possa avaliar criteriosamente a decisão que alguém tomará. Porém, o texto bíblico nos sugere que depois do batismo a pessoa crescerá no conhecimento e na prática das doutrinas e normas cristãs. Mesmo após três anos de aulas com Jesus, Seus discípulos ainda não compreendiam bem a cruz e a natureza do reino de Deus. Por que deveríamos exigir um conhecimento perfeito dos que são apenas embriões espirituais? A consolidação do conhecimento virá no decorrer da vida cristã.

O passo seguinte é ensinar “a guardar todas as coisas” ordenadas por Jesus. Após o batismo, a pessoa precisa continuar sendo instruída na Palavra de Deus. Até que aprenda “todas as coisas”. Isso envolve todas as doutrinas bíblicas, como reforma de saúde, regras de vestuário, liturgia e a tarefa de ir.

“[...] De século em século, através de sucessivas gerações, as puras doutrinas do Céu têm sido desdobradas dentro de seus limites. Fraca e defeituosa como possa parecer, a igreja é o único objeto sobre que Deus concede em sentido especial Sua suprema atenção. É o cenário de Sua graça, na qual Se deleita em revelar Seu poder de transformar corações” (Atos dos Apóstolos, p. 12)

“A igreja é o instrumento apontado por Deus para a salvação dos homens. Foi organizada para servir e sua missão é levar o evangelho ao mundo. Desde o princípio tem sido plano de Deus que, por meio de Sua igreja seja refletida para o mundo Sua plenitude e suficiência. [...] A igreja é a depositária das riquezas da graça de Cristo; e pela igreja será, a seu tempo, manifesta, mesmo aos "principados e potestades nos Céus" (Ef 3:10), a final e ampla demonstração do amor de Deus” (Atos dos Apóstolos, p. 9)

“A igreja de Deus é o recinto de vida santa, plena de variados dons e dotada com o Espírito Santo. Os membros devem encontrar sua felicidade na felicidade daqueles a quem ajudam e abençoam” (Atos dos Apóstolos, p. 12)

“Maravilhosa é a obra que o Senhor Se propõe realizar por intermédio de Sua igreja, a fim de que Seu nome seja glorificado” (Atos dos Apóstolos, p. 13)

Jesus espera que a igreja entenda a importância de se manter unida. Ele mesmo pediu isso ao Pai em Sua oração sacerdotal (Jo 17:21, 23).

Mantendo-se unida e fiel aos ensinamentos de Cristo, a igreja poderá alcançar seu triunfo final quando Jesus retornar à Terra para buscar os Seus fiéis e levá-los às mansões celestiais.

Lição 8 "A Igreja a serviço da Humanidade" - 17 a 23 de Nov


Lição 8
17 a 23 de novembro



A igreja a serviço da humanidade





“Escrevo-lhe estas coisas, embora espere ir vê-lo em breve; mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade” (1Tm 3:14, 15).

Prévia da semana: Cristo é o cabeça da igreja e o melhor exemplo de missão, unidade e serviço por meio de Sua vida abnegada neste mundo. Sua vida foi de perfeita unidade com o Pai, culminando com Sua morte expiatória na cruz. O que Ele fez oferece salvação aos perdidos e vida vitoriosa a Seus discípulos.

Domingo, 18 de novembro
cpb - introdução

Dois é melhor que um


Poucos meses atrás, nosso líder de jovens dirigiu uma atividade que exigia que duas pessoas se sentassem no chão, de costas uma para a outra, e usassem somente as pernas para se levantar. Isso é uma tarefa muito difícil, mas, com a ajuda de uma terceira pessoa, ambos foram capazes de se levantar. Tentamos essa atividade com três e então com quatro pessoas e se tornou progressivamente mais fácil a cada pessoa adicionada.

A mensagem central era clara: uma pessoa que caiu, necessita de assistência para se levantar. Essa ideia de estender a mão para alguém que caiu, é crucial em qualquer sentido da palavra, sem levar em conta a razão pela qual a pessoa caiu. Deus valoriza muito a unidade e a coerência necessárias para ajudar os outros a se levantar. Na verdade, Deus mesmo trabalha em unidade como divindade. O Pai, o Filho e o Espírito Santo trabalham juntos em direção a um único propósito. Enquanto esteve na Terra, Jesus orou para que a unidade que Ele tem com Seu Pai pudesse ser uma realidade entre Seus seguidores (Jo 17:21-23). Como somos feitos a imagem de Deus (Gn 1:26), devemos refletir esse conceito de unidade em nossa maneira de lidar uns com os outros na igreja, especialmente como trabalhamos juntos para divulgar a mensagem do evangelho e ser luz para o mundo.

Salomão reconheceu a futilidade de qualquer pessoa que trabalhe de maneira isolada e elogiou as vantagens da companhia. LeiaEclesiastes 4:7-12. “Existem vantagens de cooperar com os outros. A vida é designada para companheirismo, não isolamento, para intimidade, não solidão. Algumas pessoas preferem isolamento pensando que não podem confiar em ninguém. Não estamos neste mundo para servir a nós mesmos, mas, sim, para servir a Deus e aos outros. Não se isole nem tente fazer tudo sozinho. Busque companheiros; seja um membro de equipe.”*

Como irmãos e irmãs em Cristo, somos encorajados a levantar nossos colegas membros da igreja e quem mais precise de nossa ajuda. Ao estudar a lição desta semana, mantenha em mente a importância de servir aos outros, tanto dentro quanto fora da igreja, e lembre-se de que, enquanto estamos de serviço, estamos refletindo Cristo aos outros.

* Life Application Study Bible (Wheaton, Ill.: Tynadale House Publishers, 1991), p. 1.140.

Mãos à Bíblia

A Bíblia usa uma palavra específica para se referir à igreja. Emprega o termo ecclesia, que significa grupo dos “chamados” ou “convocados”. No Novo Testamento, igreja descreve o grupo dos fiéis em todo o mundo, em continuidade histórica com a igreja do Antigo Testamento, a “congregação” de Israel (At 7:38).

1. A palavra ecclesia indica um grupo de pessoas chamadas por iniciativa de Deus. Como isso explica o uso que Paulo fez dessa palavra em três diferentes níveis: (1) a igreja nos lares (Rm 16:51Co 16:19), (2) a igreja em cidades específicas (1Co 1:2Gl 1:2) e (3) a igreja em áreas geográficas mais extensas (At 9:31)?

Ecclesia descreve uma reunião de pessoas que compartilham de um relacionamento de salvação com Cristo.


Thompson Franklin Robin, Jr. | Calgary, Canadá


Segunda, 19 de novembro
cpb - evidência

Relacionamento encadeado


Através das Escrituras, Deus encoraja a unidade da igreja e de seus membros. “Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês; antes, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer” (1Co 1:10).

Como discípulos de Jesus Cristo, precisamos estar comprometidos a abrir mão de tudo para Deus a fim de estarmos em perfeita unidade com o Senhor. A unidade pode ser descrita como um todo ou uma totalidade composta de diferentes partes. A unidade é um dos fundamentos principais que, como igreja, deveríamos focalizar. Em João 17:21-23, Jesus ressaltou a unidade que Ele, o Pai e o Espírito Santo compartilham.

Em João 2:19-22, Jesus lhes explica o poder e a influência que o Espírito Santo teria sobre eles quando Ele retornasse ao Pai. A unidade da Trindade guiaria os discípulos e influenciaria o mundo por meio do ministério deles.

Como igreja, como podemos nos tornar mais unidos e trabalhar juntos para o bem da causa de Deus? Os discípulos tinham diferentes estilos de vida, mas foram colocados juntos para trabalhar por um só objetivo. Como foram capazes de trabalhar como um todo para alcançar a missão dada por Deus?

Deus enviou o Espírito Santo para guiá-los (Jo 16:7-16). Podemos ser unidos porque Jesus nos deu a salvação. Não importa de onde tenhamos vindo, porque Jesus veio até nós e nos mostrou Seu amor. Além disso, Deus nos equipa com tudo de que precisamos. Unidos em Cristo, não permanecemos por nossos próprios meios, mas, sim, pelos de Deus. Quando colocamos Deus em primeiro lugar e mantemos a Palavra dEle no coração, temos unidade. Pois “assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros” (Rm 12:4-6).

Pense nisto

– Como sua igreja local pode trabalhar juntamente para o bem da causa de Deus?
– Como você pessoalmente pode colocar Deus em primeiro lugar em tudo o que faz?


Mãos à Bíblia

2. Na Bíblia, o conceito do “povo de Deus” é aplicado aos filhos de Israel (Dt 14:2). Em 1 Pedro 2:9, o conceito é claramente aplicado aos cristãos. O que isso significa para nós?

O Novo Testamento aplica o conceito de “povo de Deus” à igreja de uma forma que sugere continuidade e consumação (Gl 3:29.)

3. Em Romanos 12:51 Coríntios 12:27 e Efésios 1:22, 23, a igreja é descrita como o corpo de Cristo. Como esses textos nos ajudam a entender melhor a natureza e a função da igreja?


Alex Angellakis | Calgary, Alberta, Canadá

Terça, 20 de novembro
cpb - exposição

Nosso propósito, nossa missão


Quando a maioria das pessoas ouve a palavra “igreja”, instantaneamente imagina um prédio com janela de vidro colorido e uma cruz no topo, tendo dentro dele pessoas bem vestidas, ouvindo alguém pregar. Mas isso é tudo o que uma igreja é? Dictionary.com apresenta estas definições de uma igreja:

1. Um edifício para adoração cristã pública.

2. Adoração pública de Deus ou um serviço religioso realizado nesse edifício.

Essas duas definições resumem o que a maioria das pessoas pensa, mas existe uma terceira definição:

3. O corpo todo de crentes.1 Aqui, a igreja é definida como uma reunião de pessoas em oposição a somente um edifício. Essa definição deveria nos ajudar a compreender o propósito da igreja.

Em 1 Coríntios 1:2, Paulo cumprimenta as pessoas com as seguintes palavras:

“À igreja de Deus [...] aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.” Nesse texto, Paulo não fez referência a um prédio nem a um serviço semanal sabático. Ao contrário, ele associou a igreja com um grupo de pessoas santificadas (ou tornadas santas) em Jesus. Na Bíblia, “igreja” é sempre traduzida da mesma palavra grega, ekklēsia, que significa “os chamados”.2 Jesus, Paulo, Pedro, Tiago e os outros não se referem a um lugar de adoração, mas a pessoas que foram chamadas. Você pode se perguntar: Chamadas do quê? Chamadas “das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1Pe 2:9).

Nosso Comandante (Mt 10:5-8Tg 1:27Ef 1:19-23Ap 14:6, 7). É importante saber que a igreja, na verdade, são as pessoas e não simplesmente um edifício. Também é importante saber qual é a nossa obra e quem é nosso Líder. “Qual a sobre-­excelente grandeza do Seu poder [...] que manifestou em Cristo, ressuscitando-O dentre os mortos, e pondo-O à Sua direita nos Céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas a Seus pés, e sobre todas as coisas O constituiu como cabeça da igreja, que é o Seu corpo” (Ef 1:19-23). Sim, Jesus Cristo é nosso Mestre e Comandante. Devemos devotar a vida a Ele. Note que após, ter chamado Cristo de o cabeça da igreja, Paulo chamou a igreja de corpo de Cristo. Essa é uma analogia comum nas cartas de Paulo (Rm 121Co 12Ef 4.) Por que usar essa imagem particular? Veja que, a menos que haja um sério problema no corpo, ele sempre seguirá as ordens e executará a vontade do cérebro. Da mesma forma, sendo os membros do corpo de Cristo, devemos seguir a vontade dEle. Devemos olhar para Ele como nosso exemplo e guia na missão.

Grande parte do ministério de Cristo na Terra consistiu em “pregar boas-novas aos pobres, [...] para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos” (Lc 4:18). Ele compreendeu a necessidade de ajudar as pessoas em suas carências temporais. Deus ama suprir as necessidades dos Seus filhos (Mt 6:31-33)! Dessa maneira, precisamos ser agentes dEle e servir os que estão à nossa volta, em suas necessidades. Jesus realmente enviou Seus discípulos ao mundo para curar o enfermo, ressuscitar o morto e expulsar demônios, de graça (Mt 10:5-8). Afinal, Deus proveu-lhes gratuitamente, então eles deveriam prover gratuitamente aos outros também.

No Getsêmani, Jesus disse que tinha terminado a missão de Deus para Ele. Ele usou duas frases diferentes. Disse que tinha glorificado a Deus na Terra e tinha manifestado o nome de Deus àqueles à Sua volta (Jo 17:4-6). Como isso significa que Ele glorificou a Deus? É importante saber por que, na primeira mensagem angélica (Ap 14:6, 7), lemos que a ekklēsia precisa glorificar a Deus. No encontro de Moisés com Deus no Sinai (Êx 33:17–34:7), torna-se claríssimo que glória e nome são sinônimos de caráter. No grande conflito, Satanás alega que ninguém pode mostrar o caráter de Deus guardando Suas leis. Jesus, contudo, provou que o inimigo é um mentiroso, e depende de nós fazer a mesma coisa. Por meio do poder do Espírito Santo, precisamos ser luzes neste mundo escurecido pelo pecado, mostrando a glória, o nome, o caráter de Deus aos outros, não apenas no que pregamos, mas em nossa maneira de viver. Tiago 1:27resume bem nossa missão: “A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.”

1. Dictionary.com, http://dictionary.reference.com/browse/church (acessado em 4 de outubro de 2011).
2. Strong’s Concordance with Greek and Hebrew Lexicon, G1577, http://www.eliyah.com/cgi-bin/strongs.cgi?file=greeklexicon&isindex=1577 (acessado em 4 de outubro de 2011).

Pense nisto

– Quando você vê a igreja como o corpo do povo de Deus em lugar de apenas um prédio no qual as pessoas se encontram para adorar, que mudanças você deseja fazer na sua maneira de se relacionar com a igreja?
– Como membro da ekklēsia de Deus, você é chamado. Como isso se aplica à sua personalidade? Contra quais pecados específicos você luta? Peça a ajuda de Deus, não apenas de modo geral, mas especificamente com relação ao seu problema. Encontre e memorize textos bíblicos que falem especificamente às suas lutas.


Mãos à Bíblia

A igreja, como “corpo de Cristo”, significa que ela deve fazer o que Cristo faria se estivesse ainda na Terra corporalmente. É por essa razão que a igreja, como uma “assembleia”, tem sido chamada para agir. A igreja não tem simplesmente uma missão. Ela é missão.

4. Como Jesus tratou a questão da missão da igreja? Mt 28:19, 20

Missão envolve enviar pessoas para falar em nome de Deus. Foi o que Deus fez com os profetas de Israel (Jr 7:25) e com os apóstolos (Lc 9:1, 210:19). Jesus enviou Seus discípulos assim como o Pai O havia enviado (Jo 20:21). A igreja de hoje não pode fazer menos e permanecer fiel à sua vocação.

5. O que a Bíblia fala sobre a missão da igreja? Ef 4:11-13Mt 10:5-8Tg 1:27Ef 1:61Pe 2:9


Kofi Opoku Amoah | Ottawa, Ontario, Canadá

Quarta, 21 de novembro
Testemunho

“Aprendei de Mim”


Neste mundo em que somos ensinados a ser autossuficientes, quando me deparo com uma situação difícil meu primeiro instinto não é ir a Deus. Simplesmente não sei como “deixar de... e deixar Deus...”. Aqui estão algumas soluções que podem nos ajudar, quando nos deparamos com a vontade de ser autossuficientes:

“Por que tantos há entre nós débeis e incapazes? É por olharmos para nós mesmos, estudando nosso temperamento, perguntando-nos como poderemos nos acomodar, nossa individualidade, nossas peculiaridades, em vez de olhar para Cristo e Seu caráter. Nós nos esquecemos de olhar para o provedor de todas as coisas – Jesus Cristo. Através dEle, vemos nosso reflexo de maneira mais clara. Quando estudamos ‘nosso temperamento’, nossa atenção é desviada dEle” (Ellen White, Testemunhos Para a Igreja, v. 9, p. 187). Esquecemos de olhar ao provedor de todas as coisas: Jesus Cristo.

“Cristo orientou: ‘Aprendei de Mim, [...] e encontrareis descanso para a vossa alma’ (Mt 11:29). Por que não aprendemos diariamente do Salvador? Por que não vivemos em constante comunhão com Ele, de modo que, em nossos vínculos uns com os outros, possamos falar e agir bondosa e cortesmente? Por que não honramos o Salvador ao manifestarmos ternura e amor uns pelos outros? Se falarmos e agirmos em harmonia com os princípios do Céu, os descrentes serão aproximados de Cristo ao se associarem conosco” (Ibidem, p. 190).

“Não temos o direito de focalizar em nós mesmos a atenção, preferências e caprichos. Não devemos tratar de manter uma identidade peculiar, uma personalidade, uma individualidade que nos mantenha separados dos nossos colaboradores. Temos que manter um caráter, mas esse caráter é o de Cristo. Se tivermos o caráter de Cristo, poderemos trabalhar juntos na obra de Deus. O Cristo que em nós está encontrará o Cristo que está em nossos irmãos, e o Espírito Santo consagrará essa união de sentimentos e comportamentos que testifica perante o mundo que somos filhos de Deus. Que o Senhor nos ajude a morrer para o eu, e nascer de novo, a fim de que Cristo possa viver em nós como um princípio vivo e ativo, capaz de nos manter santos” (Ibidem, p. 187, 188). Todos nós temos que morrer para o eu para que as palavras e ações de Cristo possam se manifestar em nós.

Mãos à Bíblia

6. Jesus orou pela unidade da igreja (Jo 17:21, 22); Paulo exortou os crentes sobre isso (Rm 15:5, 6). De acordo com esses textos, como devemos entender a unidade? O que essa unidade significa?

A unidade pela qual Cristo orou e a qual Paulo exortou os crentes a alcançar não é uma harmonia conseguida por meio de “engenharia” social, administração diplomática ou estratégia política. É um dom concedido aos crentes quando Cristo habita no coração (Jo 17:22, 23) e mantido pelo poder de Deus, o Pai (Jo 17:11).

7. Como podemos alcançar a unidade solicitada por Paulo? 1Co 1:102Co 13:11


Nyamal Pal Chang | Calgary, Alberta, Canadá

Quinta, 22 de novembro
cpb - aplicação

Adventistas sete dias


Poucos anos atrás, o pastor da minha igreja aceitou um chamado de transferência. Em seu último sábado, fizemos uma festa de despedida. No fim da celebração, a mestre de cerimônias deu à audiência um enigma sobre os detalhes dos costumes do pastor. Ela perguntou: “O que nosso pastor sempre diz em cada um de seus sermões?” Eu me lembro especificamente do olhar perplexo na face de algumas pessoas. “Vocês sabem, aquela frase registrada que ele sempre diz”, ela insistiu. Para constrangimento do pastor, ninguém se lembrava!

Apesar de que se lembrar de detalhes de um sermão não seja necessário para a salvação, é preciso questionar se acordar cedo no sábado de manhã e se sentar durante toda a programação da igreja vale o nosso tempo – e o de Deus –, se isso não causa impacto nenhum em nossa vida ou na vida dos outros. Nos dias de Paulo, a igreja não representava apenas um encontro semanal num santuário bem polido. Era um grupo de crentes com ideias afins, amigos, parentes, que viajavam entre casas, tendas e vizinhanças, buscando crescer juntos no conhecimento de Cristo. Causamos danos a nós mesmos ao limitarmos a experiência cristã a um dia na semana. Uma vez que começarmos a fazer nossa vida diária cumprir a missão que Jesus nos deu (Mt 28:18-20), alcançaremos a unidade que nos foi prometida (Rm 15:5, 6). Citando um amigo meu: “Sentimo-nos tão confortáveis em ser adventistas do sétimo dia que nos esquecemos de ser adventistas sete dias!”

Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode manter relevantes durante a semana inteira as mensagens que ouve no sábado:

Simplifique a mensagem. Leve um caderno para a igreja e faça anotações de qualquer frase-chave que o orador mencionar, bem como de versos bíblicos que ele usar. Quebre o sermão em duas ou três sentenças que englobem a mensagem.

Escreva o que você sente. O mais importante no serviço não é o que é verbalmente pronunciado, mas como o que é dito influenciará sua vida diária. Faça inferências sobre os pontos da mensagem e imagine que Deus estivesse falando diretamente com você.

Reveja seu caderno durante a semana. Leia-o no trabalho, na escola ou nos momentos devocionais. Se o que você ouviu na igreja não se aplica na manhã da segunda-feira, então isso provavelmente não valia a pena ter sido dito em dia algum.

Discuta suas ideias com amigos chegados. Após o culto ou durante a semana, perguntem uns aos outros como a mensagem causou impacto em sua vida ou em seu modo de pensar.

Mãos à Bíblia

8. Leia Atos 15:1-29. Que princípios importantes estão envolvidos na organização e administração da igreja?

9. Quais são as orientações de Cristo sobre o exercício da autoridade na igreja, em todos os níveis? Mt 20:24-2823:8


Jeremy Grant | Ottawa, Canadá

Sexta, 23 de novembro
cpb - opinião

Mãos e pés


Cedo na vida, descobri que tudo no mundo tem um modo de ser. Mais tarde, aprendi que esse “modo” é chamado de “natureza”. O Dicionário Webster define natureza como “o caráter inerente ou constituição básica de uma pessoa ou coisa: essência”. Essa definição me leva a pensar sobre a natureza da igreja de Deus. Com o que a igreja se parece? Qual é a essência dela? A fim de encontrar respostas, voltei-me para as Escrituras.

Jesus disse aos primeiros crentes: “[Vocês] serão Minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da Terra” (At 1:8). Antes de tudo, então, a igreja é um corpo de crentes que testemunham por Cristo. Portanto, será possível que meu testemunho como cristão esteja de alguma forma conectado com a natureza da igreja? A resposta que a Bíblia dá é um definitivo sim.

Considere o fato de que a igreja é o corpo de Cristo. Cada membro que compõe a igreja tem suas habilidades variadas, talentos e experiências de vida. O Espírito Santo dá a cada membro dons espirituais para ajudar a igreja a realizar sua missão. Cada um tem dons e habilidades únicas. Mas, apesar de que alguém possa achar que isso leve à confusão, é, na verdade, plano de Deus que leve à harmonia e à eficiência em executar o trabalho. De fato, Romanos 12:5 nos diz que somos o corpo de Cristo: “Formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.” Somos diferentes, mas é o mesmo Santo Espírito que trabalha através de todos nós, capacitando-nos para que sejamos o corpo de Cristo, para que assim como Cristo ajudou outros, também façamos isso. Somos as mãos dEle; então, assim como Suas mãos se estenderam para pessoas em necessidade, nossas mãos devem ser estendidas. Somos a boca dEle; então, assim como Cristo proferiu palavras de encorajamento sobre o terno amor do Pai celestial, nossa boca deve expressar palavras de amor de Cristo para a humanidade caída e alegremente contar-lhe sobre a vinda de Jesus. Essa é a natureza da Igreja.

Mãos à obra

– Desenhe um cartaz ou faça colagens que ilustrem a ideia da unidade.
– Liste os benefícios de pertencer à família da igreja. Então, decida como você os classificará do mais elevado ao menos importante, considerando suas necessidades pessoais.
– Reescreva 1 Coríntios 13 em suas próprias palavras e procure maneiras de mostrar amor às pessoas tanto dentro quanto fora da igreja.
– Dê uma olhada em seu Hinário Adventista do Sétimo Dia, nos hinos da seção intitulada “Serviço Cristão”. Escolha aquele que você sente ilustrar melhor a missão de nossa igreja para este tempo. Leia ou cante o hino, pensando em como você poderia estar mais envolvido com o trabalho descrito. 
– Pense em pessoas de sua igreja que precisam de algum tipo de encorajamento. Escreva, telefone ou visite pelo menos uma delas durante os próximos sete dias.
– Escreva sobre os papéis que você desempenha em sua igreja. Se você tem sido principalmente um espectador, anote como você poderia se tornar mais ativamente envolvido e, então, aja!
– Faça uma caminhada, pesquisando exemplos na natureza que ilustrem o conceito de unidade na diversidade.


Yual Chiek | Kingsto

Lição 8 "A igreja a serviço da humanidade" - 17 24 de nov


Lição 8
17 a 24 de novembro



A igreja a serviço da humanidade





Sábado à tarde
Ano Bíblico: Rm 5–7

VERSO PARA MEMORIZAR: “Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te em breve; para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade” (1Tm 3:14, 15).

Leituras da semana: Rm 16:51Co 1:21Pe 2:9Mt 28:19, 20Jo 17:21, 22At 15:1-29

Pensamento-chave: “Devemos lembrar que a igreja, enfraquecida e defeituosa como seja, é o único objeto na Terra a que Cristo concede Sua suprema consideração” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 396).

Para muitos, a igreja não é o que costumava ser. Algumas pessoas estão até falando sobre “um cristianismo sem igreja”, um conceito contraditório. Outros protestam contra a “religião organizada” (seria melhor a “religião desorganizada”?). A Bíblia ensina, claramente, sobre a importância da igreja. Não é uma opção, é um componente fundamental no plano da salvação. Não é de admirar que, à medida que o grande conflito se desenrola, Satanás trabalhe de modo intenso contra ela, especialmente porque a igreja é um meio importante pelo qual os pecadores são colocados em contato com a oferta divina de salvação. A igreja, escreveu Paulo, é a “casa de Deus”, e a “coluna e baluarte da verdade” (1Tm 3:15). A igreja não é uma invenção humana, ela foi criada por Deus, com o propósito de trazer os pecadores errantes a um salvífico relacionamento com Ele.

Domingo
Ano Bíblico: Rm 8–10

A natureza da igreja: parte 1


Quando falamos sobre a natureza de algo, estamos geralmente interessados em sua origem, função e propósito. Além de prover várias imagens para descrever a igreja, a Bíblia usa uma palavra específica em referência a ela, ecclesia, que significa “chamados” ou “convocados”. Na vida grega secular, essa palavra era usada principalmente para descrever um grupo de cidadãos que tinham sido chamados de suas casas para um lugar público, para uma assembleia ou reunião. O Novo Testamento usa essa palavra nesse sentido geral.

Na tradução grega do Antigo Testamento (Septuaginta), a “congregação” de Israel, especialmente quando reunida diante do Senhor para fins religiosos, é chamada de ecclesia.

Os judeus foram “chamados” para ser o povo especial de Deus, e os primeiros cristãos podem ter usado essa palavra para identificar judeus e gentios que, como recebedores da graça de Deus, haviam sido chamados para ser testemunhas de Cristo. No Novo Testamento, igreja descreve o grupo dos fiéis em todo o mundo. É importante notar que a palavra ecclesia nunca é usada em referência a um edifício em que o culto público é conduzido. Igualmente significativo é que, embora a palavra “sinagoga” originalmente indicasse uma assembleia de pessoas reunidas para uma finalidade específica, os cristãos preferiam usar a palavra ecclesia. No entanto, ambas as palavras indicam que a igreja do Novo Testamento estava em continuidade histórica com a igreja do Antigo Testamento, a “congregação” de Israel (At 7:38).

1. Em termos gerais, a palavra ecclesia indica um grupo de pessoas chamadas por meio da iniciativa de Deus. Como isso explica o uso que Paulo fez dessa palavra em três diferentes níveis: (1) a igreja nos lares (Rm 16:51Co 16:19), (2) a igreja em cidades específicas (1Co 1:2Gl 1:2), e (3) a igreja em áreas geográficas mais extensas (At 9:31)?
Ecclesia descreve qualquer grupo de pessoas reunidas que compartilham de um relacionamento de salvação com Cristo. Isso significa que as congregações não são apenas uma parte de toda a igreja, mas cada unidade representa o todo.

A igreja é uma só em todo o mundo, mas ao mesmo tempo está presente em cada congregação.

Pense em sua igreja, que representa a igreja mundial. Que tipos de responsabilidades isso coloca sobre você, como parte do corpo da igreja, e sobre a própria igreja local?

Segunda
Ano Bíblico: Rm 11–13


A natureza da igreja: parte 2


Além da palavra ecclesia, o Novo Testamento descreve a igreja por meio de várias imagens, que aprofundam a explicação sobre sua natureza e função. Hoje examinaremos apenas dois conceitos fundamentais: a igreja como povo de Deus e a igreja como corpo de Cristo.

2. Na Bíblia, o conceito de “povo de Deus” é aplicado aos filhos de Israel (Dt 14:2). Em 1 Pedro 2:9, o conceito é claramente aplicado aos cristãos. O que isso significa para nós?
Observe que, mesmo quando o conceito é aplicado aos cristãos, ele ainda é usado para descrever a nação de Israel (Lc 1:68Rm 11:1, 2). Evidentemente, o Novo Testamento aplica o conceito à igreja de uma forma que sugere continuidade e consumação (Gl 3:29.)

3. Em Romanos 12:51 Coríntios 12:27 e Efésios 1:22, 23, a igreja é descrita como o corpo de Cristo. Como esses textos nos ajudam a entender melhor a natureza e a função da igreja?
Inúmeras ideias podem ser encontradas nesses textos. Talvez a mais óbvia seja a unidade (veja a lição de quarta-feira) que deve ser vista na igreja. Essa é uma ideia expressa em outras partes do Novo Testamento, especialmente em 1 Coríntios 12, onde Paulo escreveu: “Assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres.
E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo. Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde, o olfato?” (1Co 12:12-17).

Algumas pessoas sofrem do que são conhecidas como doenças autoimunes: seu próprio sistema imunológico, que deveria proteger o corpo, o ataca. Pense nas implicações dessa analogia para a igreja como o “corpo de Cristo”.

Terça
Ano Bíblico: Rm 14–16

A missão da igreja


A igreja, como “corpo de Cristo” deve fazer o que Cristo faria se ainda estivesse corporalmente na Terra. É por essa razão que a igreja, como uma “assembleia”, tem sido chamada para agir. A igreja não tem simplesmente uma missão. A igreja é missão.

4. Como Jesus tratou a questão da missão da igreja? Mt 28:19, 20
Missão envolve enviar pessoas para falar em nome de Deus. Foi o que Deus fez com os profetas de Israel (Jr 7:25) e com os apóstolos (Lc 9:1, 210:19). Jesus enviou Seus discípulos assim como o Pai O havia enviado (Jo 20:21). A igreja de hoje não pode fazer menos e permanecer fiel à sua vocação.

5. O que a Bíblia fala sobre a missão da igreja? Ef 4:11-13Mt 10:5-8Tg 1:27Ef 1:61Pe 2:9
Claramente, o evangelismo é fundamental para a missão da igreja. Ela também existe para a edificação dos crentes, para a promoção da verdadeira adoração e para se engajar em questões de interesse social.

Embora a igreja enfrente muitos desafios, um dos mais difíceis é manter um equilíbrio adequado na sua compreensão da missão. Por um lado, seria muito fácil ficar envolvida com a reforma social e com o trabalho para melhorar a sociedade e remediar suas mazelas. Embora esse trabalho seja importante, jamais se deve permitir que ele anule a principal missão da igreja: alcançar os perdidos para Jesus e preparar pessoas para Sua volta. Ao mesmo tempo, também precisamos evitar o extremo de viver como se todas as manchetes de jornal sinalizassem o fim do mundo e, por isso, negligenciar as tarefas básicas da vida diária. Precisamos de sabedoria divina a fim de saber como encontrar o equilíbrio.

Você está envolvido com a missão da igreja? Você poderia fazer mais do que está fazendo? Por que é importante para seu crescimento espiritual estar envolvido com o chamado da Igreja?

Quarta
Ano Bíblico: 1Co 1–4


Unidade da igreja


A igreja, retratada como os “chamados” por Deus, o “povo de Deus”, o “corpo de Cristo” e o “santuário do Espírito Santo”, está preparada para o serviço ou missão. A unidade é essencial para a igreja porque, sem isso ela não pode cumprir com sucesso sua missão. Não é de admirar que a questão da unidade estivesse na mente de Cristo perto do fim de Sua vida terrena (Jo 17:21, 22).

6. Jesus orou pela unidade da igreja (Jo 17:21, 22); Paulo exortou os crentes sobre isso (Rm 15:5, 6). De acordo com esses textos, como devemos entender a unidade?
A unidade pela qual Cristo orou e que Paulo exortou os crentes a alcançar, claramente envolvia uma união de sentimento, pensamento, ação e muito mais. Não é uma harmonia conseguida por meio de “engenharia” social, administração diplomática ou estratégia política. É um dom concedido aos crentes quando Cristo habita no coração (Jo 17:22, 23) e mantido pelo poder de Deus, o Pai (Jo 17:11).

7. Como podemos alcançar a unidade mencionada por Paulo? 1Co 1:102Co 13:11
Não há dúvida de que todos nós somos diferentes e temos opiniões diferentes sobre muitas coisas, opiniões que podem, às vezes, dificultar a unidade. Embora tensões e pressões sejam inevitáveis em todos os níveis da igreja, precisamos manter uma atitude de humildade, abnegação, e desejar um bem maior do que nós mesmos. Muitas das divisões que surgem são devidas ao egoísmo, orgulho e ao desejo de exaltar a si mesmo e as próprias opiniões acima das dos outros. Nenhum de nós está certo em tudo, nenhum de nós entende todas as coisas perfeitamente. Sejam quais forem as diferenças inevitáveis que surgirem, se todos tomarmos diariamente nossa cruz, morrermos diariamente para o eu e buscarmos diariamente não apenas nosso próprio bem, mas o bem dos outros e o bem da igreja como um todo, desaparecerão muitos dos problemas com os quais lutamos e que dificultam a obra.

Em resumo, a unidade começa com cada um de nós, individualmente, como seguidores de Cristo, não apenas no nome, mas em uma vida de verdadeira abnegação, dedicada a uma causa e a um bem maior que nós mesmos.

Quinta
Ano Bíblico: 1Co 5–7

Administração da igreja


Administrar significa fazer com que as coisas aconteçam. Isso é verdade em relação à vida social em geral e é também verdade acerca da vida da igreja. Administrar também envolve organização, o que significa organizar as coisas para que funcionem em total harmonia com as normas, regulamentos e estruturas destinadas a facilitar nossa tarefa. A autoridade é também decisiva para a administração. Na prática, quem tem autoridade para autorizar as coisas e quem pode ser autorizado a fazer as coisas? Respostas diferentes a essas questões levaram a diferentes formas de administração da igreja.

Os adventistas do sétimo dia têm um sistema representativo de administração da igreja. Idealmente, a liderança atua apenas como representante, recebendo autoridade e responsabilidades delegadas pelos membros. Não é suficiente apenas mostrar que um sistema de administração da igreja está fundamentado nas Escrituras; o exercício da autoridade dentro do sistema deve demonstrar sensibilidade aos valores bíblicos.

8. Leia Atos 15:1-29. Que princípios importantes estão envolvidos na organização e administração da igreja?

Podemos aprender muitas coisas com esses versos sobre administração da igreja, mas um ponto deve estar claro: a organização da igreja precisa estar centralizada na promoção da pregação do evangelho. Biblicamente, a administração da igreja é tão boa quanto sua promoção da missão e evangelismo.

Precisamos lembrar, também, que embora Cristo exerça Sua autoridade por meio de Sua igreja e seus oficiais nomeados, Ele nunca entregou Seu poder a eles. Ele mantém a liderança da igreja (Ef 1:22). A igreja primitiva estava consciente do fato de que não podia exercer nenhuma autoridade independentemente de Cristo e Sua palavra. Em Atos 15:28, foi importante para a assembleia que sua decisão tivesse parecido boa “ao Espírito Santo”, o verdadeiro representante de Cristo. Os líderes da igreja hoje não podem agir de forma diferente.

9. Quais são as orientações de Cristo sobre o exercício da autoridade na igreja, em todos os níveis? Mt 20:24-2823:8

Você está disposto a servir aos outros? Pense profundamente sobre seus motivos em relação ao que você faz na igreja, independentemente de sua posição. Você gostaria de que seus motivos estivessem em maior harmonia com os princípios revelados na Palavra?

Sexta
Ano Bíblico: 1Co 8–10

Estudo adicional


Leia de Raoul Dederen: “The Church” [A Igreja], p. 538-581, em Raoul Dederen (editor), Handbook of Seventh-day Adventist Theology [Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia]; e de Ellen G. White: Testemunhos Para Ministros Obreiros Evangélicos, p. 361-364: “Não Terás Outros Deuses Diante de Mim”; Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 455-467: “A Igreja, a Luz do Mundo”.

“Se um homem confia em seus próprios poderes e procura ter domínio sobre seus irmãos, achando que foi investido de autoridade para fazer de sua vontade o poder dominante, o melhor e único rumo seguro é removê-lo, para que não haja mal maior e para evitar que ele se perca e ponha em perigo a salvação de outros. ... A disposição de mandar sobre a herança de Deus causará reação, a menos que esses homens mudem de atitude. ... A posição de um homem não o torna um jota nem um til maior à vista de Deus; é só o caráter que Deus toma em consideração” (Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, p. 362).

Perguntas para reflexão
1. O que você diria a alguém que, acreditando que a igreja é corrupta, decidisse se afastar do corpo e continuar sozinho?
2. Nossa igreja afirma a noção do que tem sido chamado de “sacerdócio de todos os crentes”. O que essa ideia inclui? Que responsabilidades ela nos traz?
3. Pergunte aos alunos quais são algumas das ameaças potenciais à nossa unidade. Quais questões causaram divisão na igreja no passado? O que podemos aprender com o passado que pode ajudar a prevenir coisas semelhantes no futuro?

Respostas sugestivas: 1. (1) a igreja foi chamada para ser separada da sociedade em geral e reunida nos lares, o ambiente disponível naquele contexto; (2) todas as casas e congregações em uma cidade ou região representavam uma só igreja, chamada por Deus; (3) a igreja foi chamada por Deus para crescer como uma única família, nas casas, cidades, regiões e no mundo. 2. Deus nos escolheu para ser sacerdócio real, nação santa, Seu povo especial, e para proclamar as virtudes dAquele que nos chamou das trevas para a luz. 3. Somos muitos, mas fazemos parte do corpo de Cristo; dependemos uns dos outros; cada um tem uma parte a fazer, para o benefício do corpo; Cristo é a cabeça desse corpo; quando Cristo está presente no corpo, a igreja experimenta a plenitude. 4. Orientou a igreja a fazer discípulos em todas as nações; para isso, é preciso ir, ensinar e batizar as pessoas; enquanto fazemos essa obra, Ele está conosco. 5. A missão é edificar o corpo de Cristo; promover a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus; elevar o ser humano à semelhança de Cristo; resgatar os perdidos; pregar o evangelho; curar os doentes; ressuscitar os mortos; expulsar demônios; visitar órfãos e viúvas; manter a pureza; louvar a graça salvadora de Deus; 6. Devemos ter unidade semelhante à de Cristo com o Pai; para isso, cada qual precisa estar unido a Cristo; a unidade é produzida pela paciência e consolação divinas, e glorifica o Senhor. 7. Dando lugar à gratidão ao nome de Jesus. Em respeito a esse nome, falaremos a mesma coisa, teremos a mesma disposição mental, o mesmo parecer, aperfeiçoaremos e consolaremos uns aos outros e viveremos em paz. 8. Os problemas maiores devem ser levados às instâncias superiores da liderança; todos devem ser ouvidos; os líderes precisam ser apoiados por outros líderes, ao defenderem suas convicções; as decisões devem estar fundamentadas na Palavra. 9. Devemos ter a grandeza de servir às pessoas, deixando de lado o desejo de supremacia; devemos ter atitude de escravos e não de superiores; foi isso que Cristo fez; diante do Mestre somos todos iguais.