sábado, 17 de novembro de 2012

Lição 8 "A Igreja a serviço da Humanidade" - 17 a 23 de Nov


Lição 8
17 a 23 de novembro



A igreja a serviço da humanidade





“Escrevo-lhe estas coisas, embora espere ir vê-lo em breve; mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade” (1Tm 3:14, 15).

Prévia da semana: Cristo é o cabeça da igreja e o melhor exemplo de missão, unidade e serviço por meio de Sua vida abnegada neste mundo. Sua vida foi de perfeita unidade com o Pai, culminando com Sua morte expiatória na cruz. O que Ele fez oferece salvação aos perdidos e vida vitoriosa a Seus discípulos.

Domingo, 18 de novembro
cpb - introdução

Dois é melhor que um


Poucos meses atrás, nosso líder de jovens dirigiu uma atividade que exigia que duas pessoas se sentassem no chão, de costas uma para a outra, e usassem somente as pernas para se levantar. Isso é uma tarefa muito difícil, mas, com a ajuda de uma terceira pessoa, ambos foram capazes de se levantar. Tentamos essa atividade com três e então com quatro pessoas e se tornou progressivamente mais fácil a cada pessoa adicionada.

A mensagem central era clara: uma pessoa que caiu, necessita de assistência para se levantar. Essa ideia de estender a mão para alguém que caiu, é crucial em qualquer sentido da palavra, sem levar em conta a razão pela qual a pessoa caiu. Deus valoriza muito a unidade e a coerência necessárias para ajudar os outros a se levantar. Na verdade, Deus mesmo trabalha em unidade como divindade. O Pai, o Filho e o Espírito Santo trabalham juntos em direção a um único propósito. Enquanto esteve na Terra, Jesus orou para que a unidade que Ele tem com Seu Pai pudesse ser uma realidade entre Seus seguidores (Jo 17:21-23). Como somos feitos a imagem de Deus (Gn 1:26), devemos refletir esse conceito de unidade em nossa maneira de lidar uns com os outros na igreja, especialmente como trabalhamos juntos para divulgar a mensagem do evangelho e ser luz para o mundo.

Salomão reconheceu a futilidade de qualquer pessoa que trabalhe de maneira isolada e elogiou as vantagens da companhia. LeiaEclesiastes 4:7-12. “Existem vantagens de cooperar com os outros. A vida é designada para companheirismo, não isolamento, para intimidade, não solidão. Algumas pessoas preferem isolamento pensando que não podem confiar em ninguém. Não estamos neste mundo para servir a nós mesmos, mas, sim, para servir a Deus e aos outros. Não se isole nem tente fazer tudo sozinho. Busque companheiros; seja um membro de equipe.”*

Como irmãos e irmãs em Cristo, somos encorajados a levantar nossos colegas membros da igreja e quem mais precise de nossa ajuda. Ao estudar a lição desta semana, mantenha em mente a importância de servir aos outros, tanto dentro quanto fora da igreja, e lembre-se de que, enquanto estamos de serviço, estamos refletindo Cristo aos outros.

* Life Application Study Bible (Wheaton, Ill.: Tynadale House Publishers, 1991), p. 1.140.

Mãos à Bíblia

A Bíblia usa uma palavra específica para se referir à igreja. Emprega o termo ecclesia, que significa grupo dos “chamados” ou “convocados”. No Novo Testamento, igreja descreve o grupo dos fiéis em todo o mundo, em continuidade histórica com a igreja do Antigo Testamento, a “congregação” de Israel (At 7:38).

1. A palavra ecclesia indica um grupo de pessoas chamadas por iniciativa de Deus. Como isso explica o uso que Paulo fez dessa palavra em três diferentes níveis: (1) a igreja nos lares (Rm 16:51Co 16:19), (2) a igreja em cidades específicas (1Co 1:2Gl 1:2) e (3) a igreja em áreas geográficas mais extensas (At 9:31)?

Ecclesia descreve uma reunião de pessoas que compartilham de um relacionamento de salvação com Cristo.


Thompson Franklin Robin, Jr. | Calgary, Canadá


Segunda, 19 de novembro
cpb - evidência

Relacionamento encadeado


Através das Escrituras, Deus encoraja a unidade da igreja e de seus membros. “Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês; antes, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer” (1Co 1:10).

Como discípulos de Jesus Cristo, precisamos estar comprometidos a abrir mão de tudo para Deus a fim de estarmos em perfeita unidade com o Senhor. A unidade pode ser descrita como um todo ou uma totalidade composta de diferentes partes. A unidade é um dos fundamentos principais que, como igreja, deveríamos focalizar. Em João 17:21-23, Jesus ressaltou a unidade que Ele, o Pai e o Espírito Santo compartilham.

Em João 2:19-22, Jesus lhes explica o poder e a influência que o Espírito Santo teria sobre eles quando Ele retornasse ao Pai. A unidade da Trindade guiaria os discípulos e influenciaria o mundo por meio do ministério deles.

Como igreja, como podemos nos tornar mais unidos e trabalhar juntos para o bem da causa de Deus? Os discípulos tinham diferentes estilos de vida, mas foram colocados juntos para trabalhar por um só objetivo. Como foram capazes de trabalhar como um todo para alcançar a missão dada por Deus?

Deus enviou o Espírito Santo para guiá-los (Jo 16:7-16). Podemos ser unidos porque Jesus nos deu a salvação. Não importa de onde tenhamos vindo, porque Jesus veio até nós e nos mostrou Seu amor. Além disso, Deus nos equipa com tudo de que precisamos. Unidos em Cristo, não permanecemos por nossos próprios meios, mas, sim, pelos de Deus. Quando colocamos Deus em primeiro lugar e mantemos a Palavra dEle no coração, temos unidade. Pois “assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros” (Rm 12:4-6).

Pense nisto

– Como sua igreja local pode trabalhar juntamente para o bem da causa de Deus?
– Como você pessoalmente pode colocar Deus em primeiro lugar em tudo o que faz?


Mãos à Bíblia

2. Na Bíblia, o conceito do “povo de Deus” é aplicado aos filhos de Israel (Dt 14:2). Em 1 Pedro 2:9, o conceito é claramente aplicado aos cristãos. O que isso significa para nós?

O Novo Testamento aplica o conceito de “povo de Deus” à igreja de uma forma que sugere continuidade e consumação (Gl 3:29.)

3. Em Romanos 12:51 Coríntios 12:27 e Efésios 1:22, 23, a igreja é descrita como o corpo de Cristo. Como esses textos nos ajudam a entender melhor a natureza e a função da igreja?


Alex Angellakis | Calgary, Alberta, Canadá

Terça, 20 de novembro
cpb - exposição

Nosso propósito, nossa missão


Quando a maioria das pessoas ouve a palavra “igreja”, instantaneamente imagina um prédio com janela de vidro colorido e uma cruz no topo, tendo dentro dele pessoas bem vestidas, ouvindo alguém pregar. Mas isso é tudo o que uma igreja é? Dictionary.com apresenta estas definições de uma igreja:

1. Um edifício para adoração cristã pública.

2. Adoração pública de Deus ou um serviço religioso realizado nesse edifício.

Essas duas definições resumem o que a maioria das pessoas pensa, mas existe uma terceira definição:

3. O corpo todo de crentes.1 Aqui, a igreja é definida como uma reunião de pessoas em oposição a somente um edifício. Essa definição deveria nos ajudar a compreender o propósito da igreja.

Em 1 Coríntios 1:2, Paulo cumprimenta as pessoas com as seguintes palavras:

“À igreja de Deus [...] aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.” Nesse texto, Paulo não fez referência a um prédio nem a um serviço semanal sabático. Ao contrário, ele associou a igreja com um grupo de pessoas santificadas (ou tornadas santas) em Jesus. Na Bíblia, “igreja” é sempre traduzida da mesma palavra grega, ekklēsia, que significa “os chamados”.2 Jesus, Paulo, Pedro, Tiago e os outros não se referem a um lugar de adoração, mas a pessoas que foram chamadas. Você pode se perguntar: Chamadas do quê? Chamadas “das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1Pe 2:9).

Nosso Comandante (Mt 10:5-8Tg 1:27Ef 1:19-23Ap 14:6, 7). É importante saber que a igreja, na verdade, são as pessoas e não simplesmente um edifício. Também é importante saber qual é a nossa obra e quem é nosso Líder. “Qual a sobre-­excelente grandeza do Seu poder [...] que manifestou em Cristo, ressuscitando-O dentre os mortos, e pondo-O à Sua direita nos Céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas a Seus pés, e sobre todas as coisas O constituiu como cabeça da igreja, que é o Seu corpo” (Ef 1:19-23). Sim, Jesus Cristo é nosso Mestre e Comandante. Devemos devotar a vida a Ele. Note que após, ter chamado Cristo de o cabeça da igreja, Paulo chamou a igreja de corpo de Cristo. Essa é uma analogia comum nas cartas de Paulo (Rm 121Co 12Ef 4.) Por que usar essa imagem particular? Veja que, a menos que haja um sério problema no corpo, ele sempre seguirá as ordens e executará a vontade do cérebro. Da mesma forma, sendo os membros do corpo de Cristo, devemos seguir a vontade dEle. Devemos olhar para Ele como nosso exemplo e guia na missão.

Grande parte do ministério de Cristo na Terra consistiu em “pregar boas-novas aos pobres, [...] para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos” (Lc 4:18). Ele compreendeu a necessidade de ajudar as pessoas em suas carências temporais. Deus ama suprir as necessidades dos Seus filhos (Mt 6:31-33)! Dessa maneira, precisamos ser agentes dEle e servir os que estão à nossa volta, em suas necessidades. Jesus realmente enviou Seus discípulos ao mundo para curar o enfermo, ressuscitar o morto e expulsar demônios, de graça (Mt 10:5-8). Afinal, Deus proveu-lhes gratuitamente, então eles deveriam prover gratuitamente aos outros também.

No Getsêmani, Jesus disse que tinha terminado a missão de Deus para Ele. Ele usou duas frases diferentes. Disse que tinha glorificado a Deus na Terra e tinha manifestado o nome de Deus àqueles à Sua volta (Jo 17:4-6). Como isso significa que Ele glorificou a Deus? É importante saber por que, na primeira mensagem angélica (Ap 14:6, 7), lemos que a ekklēsia precisa glorificar a Deus. No encontro de Moisés com Deus no Sinai (Êx 33:17–34:7), torna-se claríssimo que glória e nome são sinônimos de caráter. No grande conflito, Satanás alega que ninguém pode mostrar o caráter de Deus guardando Suas leis. Jesus, contudo, provou que o inimigo é um mentiroso, e depende de nós fazer a mesma coisa. Por meio do poder do Espírito Santo, precisamos ser luzes neste mundo escurecido pelo pecado, mostrando a glória, o nome, o caráter de Deus aos outros, não apenas no que pregamos, mas em nossa maneira de viver. Tiago 1:27resume bem nossa missão: “A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.”

1. Dictionary.com, http://dictionary.reference.com/browse/church (acessado em 4 de outubro de 2011).
2. Strong’s Concordance with Greek and Hebrew Lexicon, G1577, http://www.eliyah.com/cgi-bin/strongs.cgi?file=greeklexicon&isindex=1577 (acessado em 4 de outubro de 2011).

Pense nisto

– Quando você vê a igreja como o corpo do povo de Deus em lugar de apenas um prédio no qual as pessoas se encontram para adorar, que mudanças você deseja fazer na sua maneira de se relacionar com a igreja?
– Como membro da ekklēsia de Deus, você é chamado. Como isso se aplica à sua personalidade? Contra quais pecados específicos você luta? Peça a ajuda de Deus, não apenas de modo geral, mas especificamente com relação ao seu problema. Encontre e memorize textos bíblicos que falem especificamente às suas lutas.


Mãos à Bíblia

A igreja, como “corpo de Cristo”, significa que ela deve fazer o que Cristo faria se estivesse ainda na Terra corporalmente. É por essa razão que a igreja, como uma “assembleia”, tem sido chamada para agir. A igreja não tem simplesmente uma missão. Ela é missão.

4. Como Jesus tratou a questão da missão da igreja? Mt 28:19, 20

Missão envolve enviar pessoas para falar em nome de Deus. Foi o que Deus fez com os profetas de Israel (Jr 7:25) e com os apóstolos (Lc 9:1, 210:19). Jesus enviou Seus discípulos assim como o Pai O havia enviado (Jo 20:21). A igreja de hoje não pode fazer menos e permanecer fiel à sua vocação.

5. O que a Bíblia fala sobre a missão da igreja? Ef 4:11-13Mt 10:5-8Tg 1:27Ef 1:61Pe 2:9


Kofi Opoku Amoah | Ottawa, Ontario, Canadá

Quarta, 21 de novembro
Testemunho

“Aprendei de Mim”


Neste mundo em que somos ensinados a ser autossuficientes, quando me deparo com uma situação difícil meu primeiro instinto não é ir a Deus. Simplesmente não sei como “deixar de... e deixar Deus...”. Aqui estão algumas soluções que podem nos ajudar, quando nos deparamos com a vontade de ser autossuficientes:

“Por que tantos há entre nós débeis e incapazes? É por olharmos para nós mesmos, estudando nosso temperamento, perguntando-nos como poderemos nos acomodar, nossa individualidade, nossas peculiaridades, em vez de olhar para Cristo e Seu caráter. Nós nos esquecemos de olhar para o provedor de todas as coisas – Jesus Cristo. Através dEle, vemos nosso reflexo de maneira mais clara. Quando estudamos ‘nosso temperamento’, nossa atenção é desviada dEle” (Ellen White, Testemunhos Para a Igreja, v. 9, p. 187). Esquecemos de olhar ao provedor de todas as coisas: Jesus Cristo.

“Cristo orientou: ‘Aprendei de Mim, [...] e encontrareis descanso para a vossa alma’ (Mt 11:29). Por que não aprendemos diariamente do Salvador? Por que não vivemos em constante comunhão com Ele, de modo que, em nossos vínculos uns com os outros, possamos falar e agir bondosa e cortesmente? Por que não honramos o Salvador ao manifestarmos ternura e amor uns pelos outros? Se falarmos e agirmos em harmonia com os princípios do Céu, os descrentes serão aproximados de Cristo ao se associarem conosco” (Ibidem, p. 190).

“Não temos o direito de focalizar em nós mesmos a atenção, preferências e caprichos. Não devemos tratar de manter uma identidade peculiar, uma personalidade, uma individualidade que nos mantenha separados dos nossos colaboradores. Temos que manter um caráter, mas esse caráter é o de Cristo. Se tivermos o caráter de Cristo, poderemos trabalhar juntos na obra de Deus. O Cristo que em nós está encontrará o Cristo que está em nossos irmãos, e o Espírito Santo consagrará essa união de sentimentos e comportamentos que testifica perante o mundo que somos filhos de Deus. Que o Senhor nos ajude a morrer para o eu, e nascer de novo, a fim de que Cristo possa viver em nós como um princípio vivo e ativo, capaz de nos manter santos” (Ibidem, p. 187, 188). Todos nós temos que morrer para o eu para que as palavras e ações de Cristo possam se manifestar em nós.

Mãos à Bíblia

6. Jesus orou pela unidade da igreja (Jo 17:21, 22); Paulo exortou os crentes sobre isso (Rm 15:5, 6). De acordo com esses textos, como devemos entender a unidade? O que essa unidade significa?

A unidade pela qual Cristo orou e a qual Paulo exortou os crentes a alcançar não é uma harmonia conseguida por meio de “engenharia” social, administração diplomática ou estratégia política. É um dom concedido aos crentes quando Cristo habita no coração (Jo 17:22, 23) e mantido pelo poder de Deus, o Pai (Jo 17:11).

7. Como podemos alcançar a unidade solicitada por Paulo? 1Co 1:102Co 13:11


Nyamal Pal Chang | Calgary, Alberta, Canadá

Quinta, 22 de novembro
cpb - aplicação

Adventistas sete dias


Poucos anos atrás, o pastor da minha igreja aceitou um chamado de transferência. Em seu último sábado, fizemos uma festa de despedida. No fim da celebração, a mestre de cerimônias deu à audiência um enigma sobre os detalhes dos costumes do pastor. Ela perguntou: “O que nosso pastor sempre diz em cada um de seus sermões?” Eu me lembro especificamente do olhar perplexo na face de algumas pessoas. “Vocês sabem, aquela frase registrada que ele sempre diz”, ela insistiu. Para constrangimento do pastor, ninguém se lembrava!

Apesar de que se lembrar de detalhes de um sermão não seja necessário para a salvação, é preciso questionar se acordar cedo no sábado de manhã e se sentar durante toda a programação da igreja vale o nosso tempo – e o de Deus –, se isso não causa impacto nenhum em nossa vida ou na vida dos outros. Nos dias de Paulo, a igreja não representava apenas um encontro semanal num santuário bem polido. Era um grupo de crentes com ideias afins, amigos, parentes, que viajavam entre casas, tendas e vizinhanças, buscando crescer juntos no conhecimento de Cristo. Causamos danos a nós mesmos ao limitarmos a experiência cristã a um dia na semana. Uma vez que começarmos a fazer nossa vida diária cumprir a missão que Jesus nos deu (Mt 28:18-20), alcançaremos a unidade que nos foi prometida (Rm 15:5, 6). Citando um amigo meu: “Sentimo-nos tão confortáveis em ser adventistas do sétimo dia que nos esquecemos de ser adventistas sete dias!”

Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode manter relevantes durante a semana inteira as mensagens que ouve no sábado:

Simplifique a mensagem. Leve um caderno para a igreja e faça anotações de qualquer frase-chave que o orador mencionar, bem como de versos bíblicos que ele usar. Quebre o sermão em duas ou três sentenças que englobem a mensagem.

Escreva o que você sente. O mais importante no serviço não é o que é verbalmente pronunciado, mas como o que é dito influenciará sua vida diária. Faça inferências sobre os pontos da mensagem e imagine que Deus estivesse falando diretamente com você.

Reveja seu caderno durante a semana. Leia-o no trabalho, na escola ou nos momentos devocionais. Se o que você ouviu na igreja não se aplica na manhã da segunda-feira, então isso provavelmente não valia a pena ter sido dito em dia algum.

Discuta suas ideias com amigos chegados. Após o culto ou durante a semana, perguntem uns aos outros como a mensagem causou impacto em sua vida ou em seu modo de pensar.

Mãos à Bíblia

8. Leia Atos 15:1-29. Que princípios importantes estão envolvidos na organização e administração da igreja?

9. Quais são as orientações de Cristo sobre o exercício da autoridade na igreja, em todos os níveis? Mt 20:24-2823:8


Jeremy Grant | Ottawa, Canadá

Sexta, 23 de novembro
cpb - opinião

Mãos e pés


Cedo na vida, descobri que tudo no mundo tem um modo de ser. Mais tarde, aprendi que esse “modo” é chamado de “natureza”. O Dicionário Webster define natureza como “o caráter inerente ou constituição básica de uma pessoa ou coisa: essência”. Essa definição me leva a pensar sobre a natureza da igreja de Deus. Com o que a igreja se parece? Qual é a essência dela? A fim de encontrar respostas, voltei-me para as Escrituras.

Jesus disse aos primeiros crentes: “[Vocês] serão Minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da Terra” (At 1:8). Antes de tudo, então, a igreja é um corpo de crentes que testemunham por Cristo. Portanto, será possível que meu testemunho como cristão esteja de alguma forma conectado com a natureza da igreja? A resposta que a Bíblia dá é um definitivo sim.

Considere o fato de que a igreja é o corpo de Cristo. Cada membro que compõe a igreja tem suas habilidades variadas, talentos e experiências de vida. O Espírito Santo dá a cada membro dons espirituais para ajudar a igreja a realizar sua missão. Cada um tem dons e habilidades únicas. Mas, apesar de que alguém possa achar que isso leve à confusão, é, na verdade, plano de Deus que leve à harmonia e à eficiência em executar o trabalho. De fato, Romanos 12:5 nos diz que somos o corpo de Cristo: “Formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.” Somos diferentes, mas é o mesmo Santo Espírito que trabalha através de todos nós, capacitando-nos para que sejamos o corpo de Cristo, para que assim como Cristo ajudou outros, também façamos isso. Somos as mãos dEle; então, assim como Suas mãos se estenderam para pessoas em necessidade, nossas mãos devem ser estendidas. Somos a boca dEle; então, assim como Cristo proferiu palavras de encorajamento sobre o terno amor do Pai celestial, nossa boca deve expressar palavras de amor de Cristo para a humanidade caída e alegremente contar-lhe sobre a vinda de Jesus. Essa é a natureza da Igreja.

Mãos à obra

– Desenhe um cartaz ou faça colagens que ilustrem a ideia da unidade.
– Liste os benefícios de pertencer à família da igreja. Então, decida como você os classificará do mais elevado ao menos importante, considerando suas necessidades pessoais.
– Reescreva 1 Coríntios 13 em suas próprias palavras e procure maneiras de mostrar amor às pessoas tanto dentro quanto fora da igreja.
– Dê uma olhada em seu Hinário Adventista do Sétimo Dia, nos hinos da seção intitulada “Serviço Cristão”. Escolha aquele que você sente ilustrar melhor a missão de nossa igreja para este tempo. Leia ou cante o hino, pensando em como você poderia estar mais envolvido com o trabalho descrito. 
– Pense em pessoas de sua igreja que precisam de algum tipo de encorajamento. Escreva, telefone ou visite pelo menos uma delas durante os próximos sete dias.
– Escreva sobre os papéis que você desempenha em sua igreja. Se você tem sido principalmente um espectador, anote como você poderia se tornar mais ativamente envolvido e, então, aja!
– Faça uma caminhada, pesquisando exemplos na natureza que ilustrem o conceito de unidade na diversidade.


Yual Chiek | Kingsto

Nenhum comentário:

Postar um comentário