segunda-feira, 12 de março de 2012

Jovens - Leitura lição 11 Deus como Artista





Deus como Artista




“Uma coisa pedi ao Senhor; é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar Sua orientação no Seu templo” (Sl 27:4).

Prévia da semana: Deus, o grande artista, revelou Sua beleza através de muitas expressões artísticas. Uma das maiores entre essas expressões é o desenvolvimento de Sua semelhança em nosso coração.

Leitura adicional: Sl 104; Mt 5:25-34; Patriarcas e Profetas, cap. 2, “A Criação”; Caminho a Cristo, p. 9, 10, 85.

Dia 24 de março vem aí! Impacto Esperança! Dia de entregar o livro A Grande Esperança, revelação da volta de Jesus.

Domingo, 11 de março
cpb - introdução
Deus, o artista

A maioria de nós provavelmente nunca pensou muito em Deus como sendo um artista. Isso deve ser desapontador para Ele porque, quando voltamos ao início da Bíblia, lá está Ele criando todo o tipo de coisas maravilhosas para a apreciação dos nossos olhos, ouvidos, nariz e mãos.

Vamos começar do início. Se olhamos para o que
 Gênesis 1 diz sobre Sua criação, descobrimos que tudo era bom. Implicado no significado da palavra bom está a plenitude do que Deus havia criado, não somente a perfeição ou o esplendor de tudo, mas a plenitude de Sua criação. Não havia nada faltando que devesse estar lá, e o que Ele havia criado estava plenamente de acordo “com o Seu plano.”*

Quando Deus criou o mundo, Ele trouxe esplendor à existência. Sua palavra teve o poder de transformar a face sombria do nada em algo maravilhoso. Como artista, Sua criatividade está além do que nossa mente finita possa compreender. Ele tem o poder de trazer à existência aquilo que não podemos entender. Basta considerarmos nosso maravilhoso corpo e os sistemas detalhados que possui (Jó 5:8, 9;
 Sl 139:14). Se pararmos para considerar tais complexidades, nossa fé nEle crescerá muito mais!

Mas há mais para o poder criativo de Deus do que a natureza. Seu desejo é criar um caráter semelhante ao de Cristo em cada um de nós. Por sua vez, cada qual atrairá outros para o Salvador, assim muitas pessoas proclamarão o poder criativo de Deus (Sl 65:9-13;
 90:2).
Deus, como artista, deseja criar não somente uma grande existência para nós, mas Ele também deseja criar beleza em nosso coração: “Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne” (Ez 11:19). Está você desejoso de permitir que Ele crie tal obra de arte em você “...para anunciar as grandezas dAquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz”? (1Pe 2:9)?

Que nesta semana, enquanto você estudar sobre o Artista Mestre, esse desejo possa aumentar em seu coração.

* The Seventh-day Adventist Bible Commentary, v. 1, 2ª ed., p. 210.

Mãos à Bíblia

“Contudo, Senhor, Tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; Tu és o oleiro. Todos nós somos obra das Tuas mãos” (Is 64:8, NVI).

1. Qual é a primeira vez que a Bíblia revela Deus mostrando Suas habilidades em trabalhar com o “barro”? Gn 1:26, 27,31; 2:7

2. Que lições podemos aprender com a imagem de Deus como oleiro? Como aplicar essas lições em nossa vida? Jr 18:3-10; Is 64:5-8; Sl 51:10

Somos totalmente impotentes diante do poder de Deus. Em certo sentido, somos como o barro nas mãos do oleiro. O oleiro, não o barro, está no comando. Deus está trabalhando para recriar em nós Sua imagem. Devemos cooperar com o Senhor, que procura nos recriar e restaurar, tanto quanto possível, à beleza original que já tivemos, nos aspectos espiritual e moral.


Samba Chiseya  Cape Town, República da África do Sul

Ore pelas pessoas que receberão um exemplar do livro A Grande Esperança. A mega distribuição envolverá oito países da América do Sul, no dia 24 de março.

Segunda, 12 de março
cpb - exposição
Deus como artista

A grandeza de Deus no espaço e em nós (Gn 1:26, 27; Sl 19:1). Adoramos um Deus que trouxe este mundo e os céus à existência por Sua palavra. O esplendor da “Galáxia do Sombrero” pode ser vista através do Telescópio Espacial Hubble. Essa galáxia é composta de beleza estonteante e sua vastidão nos ajuda a perceber quão pequenos realmente somos entre todos os milhões de outras galáxias. 
Contudo, embora saibamos que podemos nos sentir pequenos e insignificantes comparados a tal magnificência, ainda somos a mais preciosa criação de Deus, porque Ele nos criou à Sua imagem (Gn 1:26, 27). “Como seres humanos, devemos agir à semelhança de Deus, pois fomos feitos à Sua semelhança. Embora sejamos humanos, e não divinos, devemos refletir nosso Criador, dentro de nossos limites, sob todas as formas possíveis.”1 Como devemos refletir o Criador?
 Gálatas 5:13-26 descreve o caráter de Deus como sendo de rara beleza. É esse caráter que Ele busca imprimir em nós por meio do Seu Santo Espírito.

A morte de Lázaro (João 11:1-44). Somente o Artista Mestre poderia fazer algo bonito da morte. Lázaro, um amigo próximo de Jesus, vivia com suas duas irmãs, Maria e Marta, em Betânia. As irmãs enviaram um recado a Jesus avisando que Lázaro estava doente, mas Jesus prometeu que sua doença não terminaria em morte. Enquanto Jesus estava viajando para a Judeia, Lázaro morreu. Então, Jesus e Seus discípulos começaram sua jornada para Betânia. Quando Ele chegou, Lázaro já estava na sepultura por quatro dias. Jesus pediu para ser levado aonde Lázaro estava. Lá chegando, Ele ordenou que Lázaro saísse da sepultura. Assim Lázaro ressuscitou dos mortos.

O Artista Mestre que criou o mundo e os primeiros seres humanos é mais poderoso que o pecado e a morte física e eterna que ele causa. Um dia, todos aqueles que morreram em Cristo ressuscitarão pela virtude desse mesmo poder. E quando isso acontecer, seus corpos serão recriados para a eternidade, para jamais experimentar a morte eterna de pecadores impenitentes. “Todo crente que está morto ainda viverá, e todo o que ainda está vivo e crê, morrerá, mas não eternamente. Cristo não prometeu evitar a morte física; Ele garantiu em Si mesmo oferecer vida abundante, incluindo a ressurreição e a eternidade com Ele. Cristo não evitou a morte física de Lázaro (após ter sido ressuscitado, Lázaro mas tarde morreria novamente), mas Lázaro tinha a garantia da vida eterna.”2

Assombrosa e maravilhosamente feitos (Sl 139:14). O Artista Mestre é o mais habilidoso de todos os artesãos. Isso é provavelmente ainda mais evidente quando consideramos o corpo humano. O mais poderoso órgão em nosso corpo é o cérebro. Pesa somente cerca de 1,5 kg, e consiste em três partes principais. O cérebro nos ajuda a relembrar e a resolver problemas. Ele também controla os movimentos. O cerebelo controla a coordenação e o balanço, enquanto o tronco cerebral conecta o cérebro à espinha vertebral e comanda tarefas automáticas tais como respiração e batimento cardíaco. A superfície rugosa do cérebro executa uma série de funções, incluindo interpretar informações que recebemos dos nossos sentidos, resolver problemas e armazenar memórias. O cérebro verdadeiramente ultrapassa qualquer sistema de computação criado por alguém!3

Vejamos o esqueleto humano. Seus 206 ossos protegem nossos órgãos vitais de lesões e fornecem uma moldura à qual órgãos e tecidos estão ligados. Aproximadamente 2,6 milhões de células vermelhas são produzidas pela medula de alguns dos nossos ossos. O esqueleto é equipado com juntas e ligamentos. Os músculos, ligamentos e tendões são anexados aos ossos para permitir o movimento do esqueleto. Para evitar fricção durante o movimento, o corpo produz uma substância semelhante à gelatina para lubrificar as articulações.4

Certamente podemos louvar a Deus por esses detalhes. “Eu Te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável!” (Sl 139:14), diz o salmista.

1. Nisto Cremos (Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2008), p. 110.
2. WORDsearch 9. Life Application New Testament Commentary.
3. alz/org. Inside the Brain: An Interactive Tour.
Slides 1 e 3, http://www.alz.org/alzheimers_disease_4719.asp?WT.mc_id=brain_tour_03&gclid=CPuWgLeU-aYCFYbb4Aodw3MjFg (acessado em 8 de fevereiro de 2011).
4. The Skeletal System, http://www.mnsu.edu/emuseum/biology/humananatomy/skeletal /skeletalsystem.html

Pense nisto

1. Contraste o fruto do Espírito com os atos da natureza pecaminosa (Gl 5:19-23). Onde você se vê em cada uma das listas? Em seguida, considere e pergunte a si mesmo quais dos artistas você deseja que crie a sua vida: Satanás ou Deus?
2. Leia
 1 Coríntios 15:51-55 à luz do Artista Mestre sendo capaz de tirar algo belo até mesmo da morte. Para você, pessoalmente, qual é a parte mais bonita do mistério descrito nesses versos?
3. Por que você acha que Deus planejou o corpo humano com tamanha precisão e exatidão?


Mãos à Bíblia

Depois que Deus libertou os israelitas da escravidão do Egito de maneira dramática, Ele os conduziu ao Monte Sinai. Ali, Ele uniu o povo a Si mesmo, numa aliança sagrada.

3. Entre todas as variadas instruções que Ele deu ao povo, como a beleza foi incluída? Êx 25:1-9

É significativo que, no Monte Sinai, Deus tenha dado não somente os Dez Mandamentos, mas também instruções específicas de como elaborar a estrutura esplendorosa do santuário, envolvendo quase todo tipo de habilidade artística.

4. Qual foi o modelo utilizado para a construção do santuário terrestre? O que isso nos diz sobre o amor de Deus pela beleza? Êx 25:9; Hb 8:1-5

Sendo que o santuário terrestre foi apenas uma “sombra” do celestial, é difícil até começar a imaginar a beleza do verdadeiro santuário, feito pelo próprio Deus.


Solwazi Khumalo  Cape Town, República da África do Sul

No dia 24, você poderá doar sangue no projeto Vida por Vidas e aproveitar para entregar o livro A Grande Esperança.

Terça, 13 de março
cpb - testemunho
A obra-prima de Deus

A criação do homem foi o ato coroador da criação. “Ao sair o homem das mãos do Criador era de elevada estatura e perfeita simetria. O rosto trazia a rubra coloração da saúde, e resplendia com a luz da vida e com alegria.”1

“O Senhor abençoou Adão e Eva com inteligência, como não havia dado a nenhuma outra criatura. Ele tornou Adão o legítimo soberano de todas as obras de Suas mãos. O homem, criado à imagem divina, podia contemplar e apreciar as gloriosas obras de Deus na natureza.”2

Embora muito da beleza da criação de Deus ainda permaneça para nosso deleite, espinhos e cardos são lembretes constantes do pecado que mudou a história humana. É por isso que devemos nos lembrar de que “a mão que elevou os mundos no espaço é a mesma que fez com delicada perícia os lírios do campo. E assim como Deus é perfeito em Sua esfera de ação, nós devemos ser perfeitos na nossa. A estrutura simétrica de um caráter forte e belo se baseia nos atos individuais do dever. E a fidelidade deve caracterizar nossa vida nos seus mínimos pormenores bem como nos máximos.”3 Pode ser que sejamos a única “carta” que outras pessoas possam ler que produza um reflexo de Deus, o Artista Mestre. Devemos ser testemunhas vivas por amor ao reino. Talvez esta seja uma das razões pelas quais Paulo pede: “Não sabeis que vocês são o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus é santo, que são vocês.” O homem é obra de arte de Deus, Sua obra-prima, criada para um elevado e santo propósito; e em cada parte do tabernáculo humano, Deus deseja escrever Sua lei. Cada nervo e músculo, cada habilidade mental e física, deve ser mantida pura.”4

1. Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 46.
2. Review and Herald, 24 de fevereiro de 1874.
3. Ellen G. White,
 Patriarcas e Profetas, p. 574.
4. Review and Herald, 6 de novembro de 1900.

Mãos à Bíblia

A expressão artística de Deus não se restringe às artes visuais. Deus é também amante da bela música.

5. Como Davi descreveu a composição dos salmos que Israel usava na adoração? 2Sm 23:1, 2

Davi deixou claro que foi inspirado pelo Senhor ao escrever seus cânticos. Isso não quer dizer que o Senhor tivesse escrito as palavras e as músicas para ele, mas significa que o Senhor Se importava com o tipo de música que era tocada. Caso contrário, por que Ele Se preocuparia em inspirá-la?

6. Qual foi o papel do Senhor na música utilizada nos cultos de adoração? 2Cr 29:25

Todas as nações têm demonstrado seus padrões estéticos na adoração aos seus deuses. No entanto, unicamente Israel afirmou que o próprio Deus projetou cada aspecto de Sua adoração, incluindo arquitetura, utensílios, vestes sacerdotais e liturgia.


Teclah P. Khumalo  Centurion, Pretoria, República da África do Sul

Ore hoje para que você seja motivado a distribuir o livro que explica o destino final do mundo, A Grande Esperança.

Quarta, 14 de março
cpb - evidência
Na mão do oleiro

Existem muitos tipos de artistas, mas um dos que acho mais fascinantes é o oleiro. Fazer cerâmica é uma das mais antigas formas de tecnologia e ainda é popular entre os artistas hoje em dia. O trabalho do oleiro é mencionado em Jeremias 18:1-7. Enquanto o profeta observava o oleiro, ele viu que o vaso era defeituoso. Então, o oleiro o transformou em outro vaso. Nas mãos do oleiro, o barro não tem voz. Ele depende totalmente do oleiro torná-lo o que quer que pareça bom para ele. É o oleiro que enxerga os defeitos do vaso e os conserta para torná-lo útil no propósito para o qual ele foi planejado. O oleiro também sabe qual tipo de vaso deve ser feito de qual tipo de barro e a correta temperatura para usar a argila no fogo para que se torne um vaso forte e útil.

Deus anseia ser o oleiro em nossa vida. Assim como em Jeremias 18:4 o vaso de barro foi estragado, também nós fomos estragados pelo pecado, e não podemos reparar nossos pecados mais do que o vaso nas mãos do oleiro pode consertar seus próprios defeitos. O Senhor deseja nos moldar em vasos que sejam bons aos Seus olhos. Ele anseia remendar-­nos através de Sua graça. Ele sabe que não passamos de pó (Sl 103:14), e conhece o tipo certo de forma que precisamos, a correta temperatura das provas de fogo pelas quais precisamos passar para que sejamos purificados. A mesma coisa que Ele disse para o Israel no passado, Ele diz para nós hoje; “Ó comunidade de Israel, será que Eu não posso agir com vocês como fez o oleiro?’, pergunta o Senhor. ‘Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas Minhas mãos’” (Jr 18:6).

Pense nisto

1. Leia todo o capítulo 18 de Jeremias. O que o Senhor estava tentando ensinar a Israel e como podemos aplicar isso à nossa vida?


Mãos à Bíblia

Como cristãos, temos a bênção de desfrutar a beleza literária das Escrituras, e principalmente de aprender as verdades sobre Deus reveladas na Bíblia. O apóstolo Paulo, por exemplo, com seu complexo discurso teológico, regularmente intercalou sua teologia com poderosos recursos literários.

7. Qual gênero literário foi usado em Romanos 11:33-36? Que gênero literário foi usado antes desse ponto da carta de Paulo?

Como um alpinista que alcançou o cimo de uma alta montanha, o apóstolo, que havia compreendido o vasto panorama da história da salvação, irrompeu em louvor. Antes de continuar a delinear as implicações práticas do evangelho, Paulo adorou o Senhor. Esse ritmo literário sutil aparece várias vezes em suas epístolas e cartas: raciocínio teológico complexo, entrelaçado com louvor a Deus, antes de concluir com os conselhos práticos.


Nonhlanhla Mlalazi  Pretoria, República da África do Sul

Seja você também um soldado de Cristo na entrega do livro A Grande Esperança. O sonho da igreja é entregar um livro em cada casa. Envolva-se!

Quinta, 15 de março
cpb - aplicação
Apreciando a maior obra de arte de Deus

Quando embrulhamos um presente, esperamos que a pessoa que o receberá o aprecie tão bem quanto o pensamento e o tempo que gastamos escolhendo-o. Deus, em Seu bondoso amor, deu-nos o dom da graça. Em Seu insondável gênio artístico, Ele o envolveu no plano de salvação que foi entregue através da vida sem pecado e morte redentora de Seu Filho. Ao nos aproximarmos de Deus, podemos nos maravilhar na beleza dessa graça que Ele tão abnegadamente estende sobre nós.

Jamais deveríamos nos esquecer da beleza da graça de Deus, pois ela fala de redenção e transformação (Rm 12:2). Quando contemplamos a cruz, compreendemos que somente em Cristo “temos a redenção por meio de Seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus” (Ef 1:7). Nada pode sobrepujar a beleza desse dom e a alegria de um pecador justificado e transformado que recebeu essa graça. Às vezes, nossa percepção espiritual é embotada ao ponto em que nos maravilhamos com o progresso da tecnologia, mas deixamos de apreciar o preço que o Artista Mestre pagou ao dar-nos tal presente. Como podemos manter nossa percepção espiritual aguçada para que possamos apreciar a dádiva da graça de Deus e a bela vida nova que ela cria em nós?

Purificar-nos. Em 2 Coríntios 6:17 e 7:1 Deus promete que, se os cristãos coríntios purificassem a si mesmos do mal do mundo, Ele seria como um Pai para eles e eles seriam Seus filhos. Hoje Ele nos oferece essa mesma promessa. Com o Espírito Santo em nosso coração, através do poder e graça de Deus, seremos capazes de usar a armadura de Deus que nos ajuda a permanecer puros contra as investidas de Satanás (Ef 6:10-18).

Ter fé. Hebreus 11 é uma biografia de pessoas do Antigo Testamento cuja fé em Deus as capacitou a fazer coisas impressionantes. Separe tempo para ler esse capítulo e para ser inspirado pela beleza das vidas mencionadas ali: a beleza tornada possível por causa da graça do Artista Mestre.

Viva em paz. O escritor de Hebreus nos exorta a assim viver em Hebreus 12:14. “Os crentes devem ter tantos relacionamentos pacíficos quanto pos­sível com seus vizinhos e associados não crentes assim como relacionamentos harmoniosos dentro da igreja. Certamente, não deveriam ser a causa de divergência.

A sociedade cristã deve ser caracterizada pela paz e erguimento um do outro.”*

* WORDsearch 9. Life Application New Testament Commentary.

Mãos à Bíblia

8. Jacó, Davi, Pedro e Paulo precisavam, por assim dizer, ser “esculpidos” espiritualmente? Que outros personagens bíblicos também precisaram ser “esculpidos”? Gn 32:22-30; Sl 51; Lc 22:31, 32; At 9:1-22

O evangelho não é uma cirurgia plástica para embelezar o exterior. É uma questão de orientação que transforma a vida, operando de maneira rápida e profunda em seu poder para limpar, moldar e embelezar. O evangelho de Jesus Cristo edifica com criatividade, integridade e plenitude.


Sincengani Ncube Mabhena  Centurion, Pretoria, República da África do Sul

O primeiro impacto precisa acontecer na sua vida. Deixe que o Espírito Santo o guie e o prepare para a grande entrega de livros no sábado.

Sexta, 16 de março
cpb - opinião
Você é a obra-prima de Deus

Qual é a primeira coisa que vem à sua mente quando você escuta a palavra arte? Uma bela pintura? Uma fotografia impressionante? Mesmo um desenho animado? Para mim, a palavra arte evoca a imagem de uma pintura da Renascença numa moldura de madeira escura. Mas, na próxima vez em que você quiser conferir um trabalho artístico, olhe-se ao espelho.

Naturalmente, nenhum de nós é perfeito. Na maioria, cada um de nós se acha muito gordo ou muito magro, muito alto ou muito baixo. E alguns de nós realmente odeiam seus cabelos. Apesar de todas as nossas falhas perceptíveis, precisamos nos lembrar de que fomos feitos de forma “especial e admirável” (Sl 139:14) e que Aquele que nos fez nos ama assim como somos, com defeitos e tudo. E se Deus pode nos amar tão incondicionalmente, não existe razão pela qual não devamos amar uns aos outros incondicionalmente.

O primeiro verso da Bíblia oferece um vislumbre à magnificência da criatividade de Deus. “A arte de criar a Terra e os céus foi um ato de absoluto design criativo e inteligente: pré-planejado, amoroso e determinado à perfeição. Cada tom de cor e forma foi pensado e pré-estabelecido com a delicadeza de um artista e escultor da mais moderna Renascença.”*

A criatividade de Deus não terminou com o Jardim do Éden. Sua criatividade continua, a cada dia, com você, comigo. Somos a personificação de Sua arte. Ele concebeu e elaborou cada centímetro de nosso corpo com cuidado, precisão e amor. “Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe” (Sl 139:13).

* Stephen Bennett , “God the Artist”, Cross Rhythms, Terça-­feira, 23 de janeiro de 2007, http://www.crossrhythms .co.uk/articles/life/God_The_Artist/25530/p1 (acessado em 3 de fevereiro de 2011).

Dicas

1. Leia Gênesis 1 e 2 em duas ou três versões diferentes da Bíblia. Ao ler, pense sobre o que você vê, ouve, cheira e sente emocionalmente quando “assiste” ao Artista Mestre criando o mundo.
2. Pesquise na internet um ou dois itens da criação de Deus de que você particularmente gosta, por exemplo, uma flor específica, as estrelas, ou a própria Galáxia Sombrero.
3. Tire uma série de fotografias da natureza. Compile-as num livro ou num calendário e ofereça-as a alguém que está num asilo ou impossibilitado de sair de casa. Existem muitos sites que podem ajudá-lo a criar tal projeto.
4. Exercite-se com um vídeo da natureza e perceba como as paisagens e sons aumentam seu bem-estar.
5. Escute a “música” que a natureza faz: canto dos pássaros, ondas do mar, mesmo a aurora boreal. Muitos desses sons estão gravados na Internet, em vídeos da natureza ou CDs. Imagine a alegria dos sons que existiam no Jardim do Éden.


Pense nisto

Como sua vida reflete o caráter de Deus? Como você pode fazer escolhas que melhor revelem o caráter de Deus?


Sheryll Rao  Bangalore, Karnataka, India

Prepare-se! Amanhã você e seus irmãos farão a diferença. Milhões de livros com a mensagem de que Jesus voltará!




Nenhum comentário:

Postar um comentário