domingo, 23 de dezembro de 2012

Lição 13 - jovens - Quando tudo se tornar novo - 22 a 28 Dezembro


Lição 13
22 a 28 de dezembro



Quando tudo se tornar novo


Casa Publicadora Brasileira – Lição dos jovens 1342012


“Ele [Deus] enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou” (Ap 21:4).

Prévia da semana: No fim, Deus salvará os justos, permitirá que os santos revejam Seus juízos e executará a sentença final sobre todo mal. Então, Ele vai criar novos céus e nova Terra e habitar com Seu povo em paz e alegria para sempre.

Leitura adicional: Ap 2:113:17, 26, 27; 3:5122O Grande Conflito, cap. 42

Domingo, 23 de dezembro
cpb - introdução

Estamos em casa


Os crentes tessalonicenses moldaram a vida de acordo com os apóstolos e o Senhor. Eles eram cartas vivas conhecidas e lidas por outros cristãos. Tinham forte influência na firmeza de fé e zelo por divulgar o evangelho que fala alto sobre a qualidade do testemunho cristão que davam. Paulo enfatizou a vasta influência dos fiéis tessalonicenses.

Quando Jesus subiu ao Céu, prometeu aos Seus seguidores que voltaria à Terra. Cristo conquistou a morte e a sepultura morrendo e retomando Sua vida. Quando Jesus voltar proclamando Sua vitória, o inimigo e a morte não mais poderão prender nem um dos redimidos.

Para estar entre os redimidos, precisamos ser como os crentes tessalonicenses. Nossa vida deve ser um reflexo de Jesus. As pessoas que nos conhecem precisam ver a diferença que a história de Jesus fez em nossa vida. Isso é o nosso testemunho. Essa é a nossa influência.

Com a segunda vinda, o Céu será aberto e Deus sentará em Seu trono. “Todos serão uma família unida e feliz, revestida com as vestes de louvor e ações de graças – as vestes da justiça de Cristo. Toda a natureza, em sua incomparável formosura, oferecerá a Deus um tributo de louvor e adoração. O mundo será banhado com a luz do Céu. A luz da Lua será como a luz do Sol, e a luz do Sol será sete vezes mais intensa do que é hoje. Os anos decorrerão na alegria. Sobre essa cena, as estrelas da manhã cantarão em uníssono, e os filhos de Deus exultarão de alegria, enquanto Deus e Cristo Se unirão proclamando: ‘Não haverá mais pecado nem morte’ (Ap 21:4)” (Ellen White, My Life Today, p. 348).

Na lição desta semana, veremos como Deus fará novas todas as coisas no Céu e na Terra. Todos os santos dirão: “Estamos em Casa!”

Mãos à Bíblia

1. A descrição da ressurreição ajuda a determinar o tempo em que começa o milênio? Que eventos, conectados entre si, ocorrerão nessa ocasião? 1Ts 4:16-18Ap 20

O Apocalipse prediz que algum tempo antes do segundo advento de Jesus, três poderes (o dragão, a besta e o falso profeta) reunirão as nações para que se oponham à obra de Cristo e ao Seu povo (Ap 16:13). No momento da vinda de Cristo (Ap 19:11), as nações se reunirão para fazer guerra contra Cristo, mas no processo a besta e o falso profeta serão destruídos (Ap 19:19, 20).Apocalipse 20 menciona o destino do terceiro poder, o dragão. Enquanto os mortos em Cristo são ressuscitados, na chamada primeira ressurreição (v. 5), o dragão (Satanás) será capturado e lançado no abismo por mil anos (v. 1-3).


Stephanie Loriezo | Ebeye, Ilhas Marshall

Segunda, 24 de dezembro
cpb - exposição

Como tudo se torna novo


O mundo hoje está fervendo com preocupação a respeito dos eventos que vemos ao nosso redor. Eles estão conduzindo ao fim do mundo, quando Jesus voltará para levar Seu povo para o lar. Muitas perguntas precisam ser feitas: Estamos preparados? Sabemos o que acontecerá? Onde estaremos? Nosso estudo nos levará à análise da Bíblia. Daremos uma olhada nos eventos relacionados com a volta de Jesus, o início do milênio e os acontecimentos durante e após esses mil anos.

Quando Jesus vier (Is 26:21Jr 4:23-251Ts 4:16, 17Ap 20:36). Muitos dos seis grandes eventos que marcam o início do milênio são simultâneos. O mais importante e que leva a todos os outros é a literal, visível e audível vinda de Jesus. Paulo escreveu: “O próprio Senhor descerá dos céus” (1Ts 4:16). Nessa ocasião, ocorre a primeira ressureição mencionada em Apocalipse 20:6, quando “os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (1Ts 4:16). Eles se unirão com aqueles que estiverem vivos para ser “arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares” (v. 17).

Enquanto isso estiver acontecendo, aqueles que não aceitaram a Cristo como seu Salvador serão destruídos pelo brilho da glória de Jesus (2Ts 1:82:8). Depois de os justos terem sido levados ao Céu, os ímpios destruídos e a Terra arrasada por terremotos e outros desastres “naturais”, o que vai sobrar é um lugar de desolação (Jr 4:23-25). Porque Satanás então não terá ninguém para tentar, sua situação será como a de um prisioneiro no “inferno” da Terra, onde ele ficará “até que os mil anos se acabem” (Ap 20:3).

Durante os mil anos (1Co 6:2, 3Ap 15:320:4). Nesse tempo, Jesus estará no Céu com os redimidos que “ressuscitaram e reinaram com Cristo” (Ap 20:4).

É dito que lançaremos nossas coroas aos pés de Jesus e diremos: “Digno é o Cordeiro” (Ap 5:12) e cantaremos “o cântico de Moisés [...] e o cântico do Cordeiro (Ap 15:3) em celebração à vitória dEle sobre a besta.

Durante esse tempo, o juízo será mostrado aos salvos. A cada um será permitido ver os registros dos que não estarão no Céu. A justiça de Deus será vindicada. Satanás permanecerá “amarrado” à Terra e ela continuará desolada.

O fim dos mil anos (Zc 14:9Ap 20:58-10). Esses eventos parecerão os mais atípicos de Deus na eternidade, e os mais antecipados pelos seres justos do Universo, desde o início da história do pecado. Provavelmente, eles ocorram rapidamente. Talvez simultaneamente: a Cidade Santa descerá do Céu (Ap 20:921:2), os ímpios mortos serão ressuscitados na segunda ressurreição (Ap 20:513) e Satanás será solto para preparar seu ataque final (Ap 20:7-9). Será uma batalha inconclusa, porque não haverá necessidade de permitir seu progresso. Todos os atacantes já terão sido julgados e o julgamento deles terá sido confirmado pelo Universo. Sua sentença lhes é tornada conhecida, eles declaram que Deus é justo e eles e Satanás são destruídos pelo fogo do Céu (Ap 20:9). Que evento solene será!

O fogo consome não somente os ímpios, mas toda a Terra, exterminando todo sinal de invenções humanas e obras más. A Terra é então recriada (Ap 21:12Pe 3:10-14) e restaurada à condição bela que possuía no Éden. Então, continuaremos a viver com Cristo em nosso novo lar, por toda a eternidade.

Mãos à Bíblia

2. Qual é a evidência de que o milênio se desenrola nos Céus (pelo menos para os salvos)? Ap 20:4-6

3. Apocalipse 20:4 chama a atenção para outro evento durante o milênio, ao dizer especificamente que o juízo será dado aos remidos. Sabendo que os fiéis estarão reinando com seu Senhor e que os maus terão sido mortos pelo esplendor da vinda de Cristo, qual é a natureza e o propósito desse juízo?

O juízo final tem três fases, a primeira das quais é aquela associada ao ministério sacerdotal de Cristo no santuário celestial. Os adventistas do sétimo dia a chamam de fase investigativa do juízo final. Em seguida, há a fase de revisão do juízo, durante o milênio, mencionada em Apocalipse 20:4 e 1 Coríntios 6:2 e 3. Nessa fase, os redimidos terão a oportunidade de examinar os caminhos de Deus e Seu juízo com relação aos agentes da rebelião. A terceira fase do juízo final é a executiva, que faz parte dos eventos que ocorrerão no fim do milênio.


Job G. Minasalvas | Taculing, Bacolod City, Filipinas

Terça, 25 de dezembro
cpb - testemunho

Promessas celestiais


“A linguagem humana não é adequada para descrever a recompensa dos justos. Será conhecida apenas dos que a contemplarem. Mente finita nenhuma pode compreender a glória do Paraíso de Deus” (Ellen White, Minha Consagração Hoje, p. 354).

“Com Jesus à nossa frente, descemos todos da cidade para a Terra, sobre uma grande e íngreme montanha que, incapaz de suportar a Jesus sobre si, se partiu em duas, formando uma grande planície. Olhamos então para cima e vimos a grande cidade, com doze fundamentos, e doze portas, três de cada lado, e um anjo em cada porta. Todos exclamamos: ‘A cidade, a grande cidade, vem, vem de Deus descendo do Céu’, e ela veio e se pôs no lugar em que nos achávamos. Pusemo-nos então a observar as coisas gloriosas fora da cidade. Vi ali casas belíssimas, que tinham a aparência de prata, apoiadas por quatro colunas realçadas de pérolas preciosas, muito agradáveis à vista. Destinavam-se à habitação dos santos. Em cada uma havia uma prateleira de ouro. Vi muitos dos santos entrarem nas casas, tirarem sua coroa resplandecente, e pô-la na prateleira, saindo então para o campo ao lado das casas, para lidar com a terra; não como temos de fazer com a terra aqui, não, absolutamente! Uma gloriosa luz lhes resplandecia em redor da cabeça, e estavam continuamente louvando a Deus em altas vozes.

“Vi outro campo repleto de todas as espécies de flores, e, quando as apanhei, exclamei: ‘Elas nunca murcharão!’ Em seguida, vi um campo de relva alta, cujo belíssimo aspecto causava admiração; era uma vegetação viva, e tinha reflexos de prata e ouro quando magnificamente se agitava para glória do Rei Jesus. Entramos, então, num campo cheio de todas as espécies de animais: o leão, o cordeiro, o leopardo, o lobo, todos juntos em perfeita união. Passamos pelo meio deles, e pacificamente nos acompanharam” (Ellen White, O Lar Adventista, p. 546).

“Ali conheceremos como também somos conhecidos. Ali, o amor e a simpatia que Deus plantou na pessoa encontrarão o mais verdadeiro e suave exercício. A pura comunhão com seres santos, a vida social harmoniosa com os santos anjos e com os fiéis de todos os tempos, a santa associação que reúne ‘toda a família nos Céus e na Terra’ (Ef 3:15), tudo fará parte da experiência futura” (Ellen White, Maranata, o Senhor Vem [MM 1977], p. 354).

Mãos à Bíblia

4. Que evento marca o fim do milênio e que oportunidade ele oferece a Satanás? Ap 20:7-9

5. Leia Apocalipse 20:11-15. Sabemos que o Apocalipse não segue uma ordem cronológica distinta. Como a ideia de juízo é expressa ali? O que significa o fato de que a punição final ocorre após o envolvimento dos santos no juízo? Ap 20:4


Stewart Van Loriezo | Taculing, Bacolod City, Filipinas

Quarta, 26 de dezembro
cpb - evidência

Somos os ramos


Deus guia ao caminho da justiça, salvação e vida eterna através do Seu Filho único, Jesus Cristo. Separados dEle, o crescimento e a maturidade cristã são absolutamente impossíveis (Jo 15:5).

Crescer em Jesus é entregar tudo a Ele. Qualquer coisa simples na vida não submetida a Cristo se torna uma das avenidas de Satanás para nos arrancar das mãos do Mestre. Originalmente, Pedro era fraco em espírito e deficiente em caráter.

O convertido Pedro cresceu mais e mais na graça e conhecimento de Cristo (2Pe 3:18) e, ao fim de sua vida, ele se tornou um exemplo de coragem, cheio do Espírito de Cristo.

Tão essencial quanto a comida é para o crescimento físico, a Palavra de Deus é para o crescimento e o desenvolvimento espiritual. Somente aqueles que são alimentados pela Palavra de Deus serão nutridos e então perfeitamente abastecidos com a sabedoria divina e a força do Espírito Santo.

No conflito com Satanás, Jesus não poderia ter Se apoiado na Palavra de Deus a menos que Ele tivesse primeiro guardado suas verdades preciosas no coração e na mente. Para seguirmos Seu exemplo, precisamos separar tempo para estudar e memorizar a Escritura.

A maior evidência do crescimento cristão é o amor (Cl 3:14). Isso inclui todas as graças do Espírito e une todos os outros tornando o caráter perfeito em Jesus. O apóstolo João escreveu: “Se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o Seu amor está aperfeiçoado em nós” (1Jo 4:12).

Um missionário, ao lhe ser perguntado se gostava do seu trabalho na África, respondeu: “Não gosto de sujeira! Não gosto de engatinhar para entrar nas cabanas frágeis deles. Não gosto de pessoas ignorantes e sujas. Mas o amor de Jesus me compele a fazer conforme Ele ordena.” Quando temos o amor de Cristo, refletiremos Seu caráter e estaremos prontos para nos posicionar com os redimidos.

Pense nisto

– Podemos ter a certeza e da segunda vinda de Cristo e por ela esperar? Explique sua resposta. 
– Como estamos refletindo a Cristo de forma que outros possam vê-­Lo em nossa vida?


Mãos à Bíblia

Apocalipse 20 termina com a eliminação de Satanás e suas hostes. Apocalipse 21 começa com a visão de um novo céu e uma nova Terra.

6. Apocalipse 21:1-5 traz a promessa de que Deus fará novas todas as coisas. De que forma isso reflete o relato da criação? (Gênesis 12). Quais são as diferenças?

A nova criação de Deus consistirá em libertar o Universo e a Terra de seu atual estado de imperfeição, e colocá-los em conformidade com Seu desígnio.

7. De que forma João retrata os aspectos físicos da Nova Jerusalém, a capital da nova Terra? Ap 21:11–22:5


Bernalena M. Roca | Taculing, Bacolod City, Filipinas
Quinta, 27 de dezembro
cpb - aplicação

Não mais haverá...


Todos desejam estar no Céu – esse é o nosso principal objetivo na vida. Todos nós desejamos que Jesus venha logo para que nosso sofrimento na Terra chegue ao fim. “Na cidade de Deus ‘não haverá noite’. Ninguém necessitará de repouso nem o desejará. Não haverá cansaço em fazer a vontade de Deus e oferecer louvor a Seu nome. Sempre sentiremos o frescor da manhã, e sempre estaremos longe de seu termo” (Ellen White, O Grande Conflito, p. 676).

Para suportar necessidades aqui na Terra e ser redimidos, precisamos desenvolver aspectos de nossa vida que nos ajudarão durante os últimos dias da história deste planeta.

Confie. Não importa o que aconteça, Deus permite o sofrimento com um propósito. Precisamos confiar na sabedoria de Deus e nos resignarmos completamente ao Seu plano (Pv 3:5). Lembre-se de que Deus não o colocará em nenhuma situação para a qual Ele não tenha provido um livramento (1Co 10:13). Quando você não consegue enxergar a luz, continue confiando em Deus.

Permaneça. Existem muitos exemplos que podemos aplicar à nossa vida para nos ajudar a superar as provas. Eles nos apontam Jesus, o perfeito exemplo em todas as coisas. Ele nos diz em João 15:4-7 para permanecermos nEle.

Mantenha o foco. Jamais perca o alvo de vista (Fp 4:13, 14).

Persevere. É importante manter em mente que não importa quão duro seja o caminho, aqueles que aguentarem até o fim serão salvos (Mt 10:22). Coloque-se sob Sua continua influência por meio da oração (Gl 5:25).

Submeta-se. “Submetam-se a Deus” (Tg 4:7). Submeta sua vontade e sua vida à autoridade de Deus. Resista às dúvidas de Satanás. Não permita que ele o faça se esquecer de como Deus dirigiu o passado. Ore sinceramente por força para resistir até que Cristo volte e leve Seus filhos para casa.

Mãos à Bíblia

8. De que forma a incrível presença de Deus modificará a experiência dos habitantes da nova Terra? Ap 21:3

O Criador do Universo, santo e transcendente, agraciará com Sua presença a comunidade dos redimidos. Além disso, a verdadeira comunhão será restaurada, não apenas entre Deus e os seres humanos, mas entre os humanos e a natureza. Todas as coisas prejudiciais (decadência, doença, morte e sofrimento) serão coisas do passado (Rm 8:21Ap 21:4).

9. Leia o Salmo 8. Qual é a mensagem para nós ali, especialmente à luz do que estudamos neste trimestre?


Jenelyn Minasalvas | Taculing, Bacolod City, Filipinas

Sexta, 28 de dezembro
cpb - opinião

Nosso novo lar


Certa vez, ouvi a história de um cachorro leal que sempre esperava a volta do dono para casa. O cachorro geralmente ficava à porta esperando o som da chave na fechadura. Ele sabia que seu dono tinha voltado para casa! Como filhos de Deus, quanto mais estamos nós esperando pelo nosso Senhor Jesus em Sua segunda vinda?

Jesus pagou o preço na cruz para que todos os que escolherem segui-Lo possam ir para o Céu quando Ele voltar. “Dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus” (1Ts 4:16). “Venham, benditos de Meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo” (Mt 25:34).

Ellen White declara: “Então os remidos receberão as boas-vindas às moradas que Jesus lhes está preparando” (Caminho a Cristo, p. 126). Que maravilhoso será viver em um novo Céu e em uma nova Terra!

A Palavra de Deus nunca falha. Para nos prepararmos para nosso lar celestial, devemos preparar o coração e a mente para a breve vinda de Cristo. Todos os dias, crie um momento especial para buscar a presença de Deus. Se estamos realmente almejando nosso novo lar celestial, vamos continuar colocando o Senhor no centro de nossa vida. “Há necessidade de diligência na oração; que coisa alguma dela nos detenha. Façamos todos os esforços para conservar aberta a comunhão entre Jesus e nós. Procuremos toda oportunidade para ir aonde se costuma fazer oração” (Ibidem, p. 98).

Deus é o dono de nossa vida. O mesmo Jesus que veio e morreu por nós retornou ao Céu para preparar nosso lar celestial. Quando Ele voltar, todas as coisas se tornarão novas. O apóstolo João teve uma visão do novo céu e da nova Terra. Todas as coisas que ele viu eram lindas demais para serem comparadas ao que vemos aqui.

Todos os dias Deus está nos chamando para ir a Ele. Estamos prontos para nos unir a Ele? Ele está desejoso de nos levar para nosso novo lar no Céu repleto de glória!

Mãos à obra

– Pesquise, na história, um período de mil anos. Quais foram os destaques bons e maus daquele período de tempo? Como eles contrastam com o milênio que teremos com Jesus?
– Usando Linguagem de Sinais, retrate um ou dois dos seus versos favoritos de Apocalipse 21:1-7.
– Imagine como será um dia no céu e na Terra feita nova.
– Anteveja Deus enxugando as lágrimas de seus olhos. O que significará para você o fato de não mais existirem morte, sofrimento, choro ou dor de tipo algum?
– Leia por uma semana os títulos de um jornal mundial. Contraste-os com o que poderiam ser essas manchetes no Céu por uma semana (supondo que lá houvesse jornais).
– Leia o livro Visões do Céu, de Ellen White.


Angie Love Villaflor | Taculing, Bacolod City, Filipinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário