terça-feira, 6 de março de 2012

Jovens - INSIGTHS de nosso Deus(Ler) - Lição 10



A promessa da oração



“À tarde, pela manhã e ao meio-dia choro angustiado, e Ele ouve a minha voz” (Sl 55:17).

Prévia da semana: A oração é uma forma de comunhão com Deus e, como tal, devemos praticá-la o máximo possível. Em Sua vida de oração, Cristo demonstrou atitudes que ajudarão muito em nossas orações, incluindo humildade, submissão à vontade de Deus e persistência.

Prepare-se! No dia 10 de março vamos orar e jejuar por nossos amigos e parentes em toda a América do Sul.

Domingo, 4 de março  
Respirando

A Bíblia é a fonte de todas as nossas doutrinas. Contudo, a verdadeira fé não é mantida meramente por acreditarmos intelectualmente nessas doutrinas. Muitas questões facilmente se levantam. Se a Bíblia é verdadeiramente a Palavra de Deus, como posso saber que é verdade? Como saber que esse sistema de crença não é somente alguma ilusão para fazer com que eu me sinta melhor? A promessa da oração é o antídoto para tal preocupação e dúvida.

A oração é a maneira de estabelecermos uma amizade real com Deus. Sem oração, as pessoas que dizem ser cristãs são como corpos mortos. A realização os torna aparentemente bons do lado de fora, mas eles estão mortos para a vida real. Então, por que é a oração necessária para a vida cristã? “A oração é a respiração espiritual.”1 Ela é essencial para manter uma jornada cristã saudável. Isso se torna claro quando estudamos a vida de Jesus. Ele fez da oração algo constante durante Sua vida na Terra. Ele orava quando tudo estava bem (Marcos 6:30-46) e quando as circunstâncias estavam indo mal (Mt 26:36-46). Para que haja uma conexão real com Deus, que fortaleça nossa fé e acalme nossas dúvidas, também precisamos fazer da oração um hábito.

De idêntica maneira, precisamos tornar reais nossas orações. Em lugar do sem vida “agora eu vou deitar para dormir...”, precisamos sentir e viver o que oramos. Os Salmos estão repletos de sinceras orações “reais”. Um exemplo é o Salmo 120. Os versos 1 e 2 dizem, “Eu clamo pelo Senhor na minha angústia, e Ele me responde. ‘Senhor, livra-me dos lábios mentirosos e da língua traiçoeira!’”

Lembremo-nos de que a “oração é a respiração para a eternidade. A oração é abrir nosso coração completamente a Deus como fazemos a um amigo. Buscamos a Deus, e quando O encontramos, nós é que somos beneficiados. Deus é pessoal.”2 E por ser Ele pessoal, desfará nossas dúvidas, nossa fé surgirá e será fortalecida.

1. Chris Blake, Searching for a God to Love (Nampa, ID: Pacific Press®, 1999), p. 80.
2. Ibid., p. 83.

Pense nisto

1. Se oramos e não sentimos que recebemos uma resposta, o que nos assegura que Deus ainda está nos ouvindo?


Mãos à obra

A oração nem sempre é fácil de entender. Por que pedir a Deus alguma coisa, se Ele já conhece o assunto?

1. Qual é a importância da oração? Como receber as bênçãos da oração? Mt 26:41; Lc 18:1; 1Tm 2:8; 1Ts 5:17; 1Pe 4:7; Cl 4:2; Rm 12:12

Se esperássemos até que entendêssemos totalmente todas as questões sobre nossa fé, dificilmente isso seria fé, não é mesmo? A própria palavra fé implica que há elementos além do nosso alcance intelectual. Porém, uma coisa que pode ser testemunhada por qualquer pessoa que ora constante e fervorosamente, de acordo com a vontade de Deus, é que a oração pode transformar nossa vida.


Troy Harden – Los Alamos, Novo México

Buscar a Deus nas primeiras horas do dia promove o necessário reavivamento espiritual.

Segunda, 5 de março  
Pela oração fervorosa

A oração não é sempre respondida hoje como foi na época de Jesus. A chance de que alguém que conhecemos seja curado como o homem no tanque de Betesda é muito menor do que costumava ser. As inúmeras histórias que frequentemente escutamos de países altamente desenvolvidos sobre curas miraculosas podem ser recebidas com algum ceticismo devido à fé de fraudulentos curandeiros, etc.
Esse ceticismo pode crescer cada vez que sabemos de alguém que foi diagnosticado com uma doença grave, orou desesperadamente para ser curado, foi até mesmo ungido, e ainda assim morreu. Pode ser difícil compreender a razão pela qual Deus algumas vezes não responde a tais orações da maneira que gostaríamos que Ele o fizesse. Afinal, Ele tem o poder da cura miraculosa.

Deveria a evidência pela efetividade da oração existir somente nos resultados que conseguimos da oração? Não. Em primeiro lugar, a evidência da efetividade da oração existe por causa da fé que temos para orar. A efetividade da oração existe porque acreditamos que Deus ouve nossas orações e que Ele pode nos ajudar de alguma forma, quando oramos a Ele com fé.

Deus não vive em um ambiente puramente empírico e Ele não tornou a oração um método empírico verificável de comunicação entre Ele e nós. João 3:16, 17 nos ensina que, se crermos em Cristo, seremos salvos. No entanto, nada neste mundo que possamos medir empiricamente prova que estamos salvos. A prova reside na fé que temos de que Jesus ouve nossas orações, que Ele recompensa nossa fé em muitas maneiras diferentes, e que em vez de alternadamente preocupar-Se conosco, Ele nos ama sem cessar. Aprendemos através da fé que Deus nos ouve, nos ama, e quer nos ajudar. A oração não pode ser efetiva sem que haja a fé. A evidência de que a oração funciona é vista na fé que produz em nós. Por sua vez, a fé alimenta nosso desejo de frequentemente estar em comunhão com o Pai – a Luz sobre nosso caminho, o Doador de nossos talentos, a resposta para nossos muitos questionamentos.

Pense nisto

1. Que tipos de milagres estamos propensos a ver nas sociedades modernas?
2. Nos dias em que Jesus esteve na Terra, muitas pessoas ignoraram Seus milagres, mesmo os sacerdotes. Como as pessoas ignoram os milagres que Ele executa hoje?


Mãos à Bíblia

2. Em que situações Jesus orou? O que podemos aprender com as orações de Jesus? Lc 3:21, 22; 9:28, 29; 6:12, 13; Hb 5:7; Mt 14:23; Lc 22:31, 32; Mt 26:34-44

Jesus, o imaculado Filho de Deus, que era sem pecado, sem culpa, Aquele que viveu em perfeita harmonia com a vontade do Pai, teve uma poderosa vida de oração. Se Jesus precisava orar a fim de lidar com as coisas que enfrentava, quanto mais nós?


Jeremy Vetter – Moscow, Idaho, EUA

Durante o jejum do dia 10 de março, organize momentos de oração em sua igreja.

Terça, 6 de março  
Oração e devoção

A oração busca força através da entrega (Mt 26:34-44). Orar é tomar posse da divina força de Deus através da entrega. Quando Jesus orou ao Seu Pai: “não seja como Eu quero, mas sim como Tu queres” (Mt 26:39), Ele estava conectando-Se à força de Seu Pai. Quando fazemos essa mesma oração, também podemos conectar-¬nos com a força e o poder de Deus. Mas no mundo de hoje, isso não é sempre fácil. Muitas coisas e atividades competem pela nossa atenção, todas elas prometendo-¬nos felicidade e sucesso. Além disso, entregar-se a Deus frequentemente envolve temor e tremor, juntamente com abrir mão de nossas exigências egoístas. É por isso que ouvimos Jesus dizendo a Seus discípulos pouco antes de Sua grande entrega no Getsêmani,: “A Minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal”. Para oferecer-Se completamente a Seu Pai, Ele tinha que entregar-Se em oração e morrer para Sua própria angústia.

Assim precisa ser conosco. Também podemos receber a força que Cristo tinha para continuar com o plano da salvação quando nós, assim como Ele, nos rendemos completamente ao Pai.

A oração é a devoção que faz a diferença (Rm 12:12; Cl 4:2; 1Ts 5:17). Ser devoto à oração não tem por objetivo ser um mero ritual. Mas, para que as portas possam ser abertas para a propagação da Palavra de Deus. Nossa batalha não é contra a carne e o sangue, mas “contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais” (Ef 6:12). E nossa maneira de alcançar vitórias para o reino de Deus e poder para pregar Sua Palavra não é através de armas de nossa natureza carnal. Ao contrário, tais armas “são poderosas em Deus para destruir fortalezas” (2Co 10:4).

Nove dos discípulos de Jesus aprenderam essa lição enquanto Ele estava no monte da transfiguração com Pedro, Tiago e João (Marcos 9:14-29). Um homem com um filho possuído por demônio veio a eles, mas foram incapazes de expulsar o demônio. Que embaraçoso! E quando eles perguntaram por que não puderam expulsar o demônio, Cristo disse: “Essa espécie só sai pela oração e pelo jejum” (Marcos 9:29). A oração nos conecta ao nosso Deus Todo-poderoso que nos dá força para expulsar qualquer tipo de demônio.

Poderia ser que a razão pela qual nossa fé esteja faltando, seja porque estamos deixando de orar? Poderia ser que nossa fé não cresça porque nunca vemos o poder de Deus, e a razão pela qual nunca vemos o poder de Deus é que não somos dedicados a buscar um relacionamento com Ele através da oração? Quanto mais forte nosso relacionamento se tornar com Deus como resultado de oração, mais capazes seremos de compartilhar Cristo com nossos amigos e família.

A oração é uma fé que pede (Hb 11:6; Tiago 4:2). Assim como “a fé sem obras está morta” (Tiago 2:26), também o é discutir a oração sem na verdade envolver-se em orar. Frequentemente falamos sobre oração ou lemos sobre diferentes maneiras de orar, sem nem mesmo realmente orarmos. É isso o que você fará com esta lição? Ler sobre oração, estudar sobre ela, falar sobre ela, e então nunca realmente orar?

Por que não parar e orar exatamente agora? Por que não orar com seus amigos enquanto recapitulam esta lição em sua classe da Escola Sabatina? De outra forma, a lição desta semana será tão inútil como uma porta de tela num submarino.

Não é suficiente acreditar intelectualmente no que a Bíblia diz: “Peçam, e lhes será dado” (Mt 7:7). Na verdade, precisamos cumprir a parte do pedir! Pelo que você está esperando?

Pense nisto

1. Em que áreas de sua vida você precisa fazer uma oração de entrega? 
2. Como ou por que entregar-se em oração parece penoso para você? 
3. O que o está impedindo de entregar sua vontade a Cristo?
4. Como poderia sua devoção à oração fazer diferença em seu lar, escola ou local de trabalho?
5. Quem precisa de você para perseverar em oração e por quê?
6. Por quem ou pelo que você quer orar agora mesmo? Faça isso! Ore!


Mãos à Bíblia

3. O que se requer dos que se aproximam de Deus, para que suas orações sejam agradáveis? Que crenças devem estar relacionadas com a fé? Hb 11:6

Não oramos para que Deus conheça o que precisamos. Oramos porque a oração é uma forma de exercitar a fé em Deus. É um meio de tornar a fé mais forte, mais real e prática. A oração é uma forma de restabelecer a ligação com Deus em nível muito pessoal. É a maneira de se lembrar de que você não pertence a si mesmo, mas Àquele que o criou e resgatou.

4. Muitas vezes ouvimos a frase “buscar ao Senhor em oração”. O que isso significa para você? Dn 9:3, 4; Zc 8:21


James Moon – La Jara, Colorado, EUA

Jejuar não é apenas evitar alimentos. Significa abrir o coração para receber o Espírito Santo.

Quarta, 7 de março  
Lugares perigosos

“Se não recebemos exatamente as coisas que pedimos e ao tempo desejado, devemos não obstante crer que o Senhor nos ouve, e que atenderá às nossas orações. Somos tão falíveis e curtos de vistas que às vezes pedimos coisas que não nos seriam uma bênção, e nosso Pai celestial amorosamente nos atende às orações dando-nos aquilo que é para nosso maior bem – aquilo que nós mesmos desejaríamos se com vista divinamente iluminada, pudéssemos ver todas as coisas tais como são na realidade. Quando nossas orações ficam aparentemente indeferidas, devemos apegar-nos à promessa; pois virá por certo a ocasião de serem atendidas, e receberemos a bênção de que mais carecemos. Mas pretender que a oração seja sempre atendida exatamente do modo e no sentido particular que desejamos, é presunção. Deus é muito sábio para errar, e bom demais para reter qualquer benefício dos que andam sinceramente. Não receiem, pois, confiar nEle, ainda que vocês não vejam a resposta imediata às suas orações.”*

Muitas vezes em nossa vida enfrentamos situações impossíveis. Clamamos a Deus, esperando que Ele responda nossa súplica. Geralmente, sabemos exatamente o que queremos que aconteça, mas normalmente as coisas não acontecem de acordo com nosso plano. Como lidamos com isso quando acontece? Precisamos lembrar que Deus nos ama com um amor eterno e que Ele combina esse amor com o completo conhecimento de nossas necessidades (Mt 6:25-34). Quando abrimos nosso coração a Ele, nos humilhamos diante dEle. Ele nos conhece muito mais do que nós mesmos nos conhecemos. Sem Ele, não seríamos nada. A oração é nosso conhecimento de que necessitamos dEle. Quebrantamento é visível na oração de Jesus a Seu Pai pouco antes de Sua morte, “contudo, não seja como Eu quero, mas sim como Tu queres” (Mt 26:39). Vazio de si mesmo e cheio do amor e poder de Seu Pai, Ele nos salvou de nossos pecados. Há uma abundância de graça, misericórdia, amor e poder disponíveis para nós quando pedimos a Deus que dirija nossa vida.

*Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 96.

Pense nisto

Como podemos aprender a orar pela ajuda de Deus, todo o tempo, não apenas quando estamos passando por situações difíceis?


Mãos à Bíblia

5. Nossas orações influenciam as ações de Deus? Tg 4:2; Lc 11:9, 10; Tg 5:16-18

6. Qual foi a resposta de Deus à oração em favor dos justos de Sodoma? Gn 18:22-33

7. Que atitude precisamos ter diante de Deus? Se as condições forem cumpridas, quais são as promessas divinas? 2Cr 7:14

A Bíblia é muito clara sobre o fato de que nossas orações influenciam o que Deus faz. Mas a oração é apenas um aspecto inicial de um reavivamento. Um importante exemplo desse princípio está aqui: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1:9).


Andrea Cherne – Alamosa, Colorado, EUA

Que tal orar hoje por cinco amigos que você gostaria que tomassem uma decisão ao lado de Cristo em 2012?

Quinta, 8 de março  
Santo aceitável

Se duas pessoas se comprometem publicamente a “amar, honrar e proteger uma à outra, na doença ou na saúde”, e então começam a viver vidas separadas, o casamento terá acabado antes de ter começado. As duas partes que fizeram a declaração pública prosseguirão para a corte legislativa ainda que apenas um dos cônjuges seja culpado de não cumprir os votos.

Deus está desejoso por um significativo e comprometido relacionamento com Sua significante outra parte – você! Ele deseja que você O reconheça em sua vida pública e particular, assim como Daniel fez. Daniel não apenas orou, visivelmente, três vezes ao dia (apesar de que isso se tornou um hábito que não seria quebrado mesmo quando se tornou violação da lei do rei). Ao contrário, Daniel viveu em constante oração, falando com Deus a qualquer hora do dia e em qualquer lugar.

Para viver em oração, você precisa fazer o seguinte:

Faça um lugar de habitação em seu coração para o Espírito Santo de Deus. O estudo bíblico sozinho não pode preencher suas mais profundas necessidades. Nem uma ilimitada quantidade de viagens missionárias ou serviço comunitário satisfarão sua alma. Música cristã contemporânea ou o mais recente best seller religioso não podem apontar o caminho para uma vida piedosa. Tempo com Deus é primordial.

Ore onde você estiver e por qualquer coisa que você precisar. Deus está disponível para qualquer pessoa, a qualquer hora, em qualquer lugar. Você não precisa de ninguém para interceder em seu favor. Você não precisa de palavras especiais. Você pode até mesmo dividir uma ou duas gargalhadas com Ele. Não existe regra decidindo que você não possa até mesmo gritar com Ele se você estiver com raiva. Ele é tocado profundamente quando você chora. Na verdade, Deus sabe os segredos abrigados nos lugares mais escuros do seu coração ainda que você não possa expressá-los em palavras. E quando tudo finalmente for dito e feito, o perdão é o Seu remédio favorito.

Mas lembre-se de que a oração é a cola que o liga a Ele.

Pense nisto

1. Por que temos medo de ser autênticos quando oramos? 
2. Como a oração torna Satanás impotente?


Mãos à Bíblia

“Se atendermos ainda à iniquidade em nosso coração, se nos apegarmos a algum pecado consciente, o Senhor não nos ouvirá; mas a oração da pessoa penitente e contrita será sempre aceita. Depois de termos reparado todas as faltas de que temos consciência, poderemos crer que Deus atenderá às nossas petições. Nossos méritos jamais nos recomendarão ao favor de Deus; é o mérito de Cristo que nos salvará, Seu sangue é que nos purificará; nós, porém, temos uma obra a fazer para cumprir as condições da aceitação” (Ellen G . White, Caminho a Cristo, p. 95, 96).

8. O que significa “cumprir as condições”? Hb 10:38; Dt 4:29; Lc 9:23; Jo 14:15; 1Ts 4:3


Kelly Harden – Los Alamos, Novo México, EUA

Vem aí o dia 10 de março, data da mobilização sul-americana de oração pelo derramamento do Espírito Santo.

Sexta, 9 de março  
Deus não tem uma página no Facebook

Durante uma semana de oração, os ministros do campus encorajaram os alunos a publicar pensamentos sobre oração nos quadros de anúncios ao redor do campus. Isso lembraria a todos de orar durante o dia. O cartaz que eu coloquei nos anúncios no primeiro andar do edifício (onde certamente deveria ser visto) dizia, com letras em negrito: “Pra que orar se você pode se preocupar?” Há algo nesta pergunta que realmente me balança, provavelmente porque seja tão absurda. Eu não gosto de me preocupar, mas ainda assim prefiro isso a orar todos os dias. Por quê?

Tiago 4:2 diz: “Não têm porque não pedem”. Eu me preocupo sobre as coisas porque não peço a Deus por paz de espírito. Isso deve deixar Deus triste. É como o hino que canto na igreja sem realmente prestar atenção nas palavras: “Oh! Que paz perdemos sempre, Oh! que dor de coração! Só porque não recorremos ao bom Deus em oração.”* Essas palavras, escritas há mais de 150 anos, ainda são tão profundas e relevantes. Os anjos devem balançar a cabeça admirados de tanta dor desnecessária nós enfrentamos simplesmente porque não tiramos tempo para orar.

Você já desejou que Deus tivesse uma página no Facebook? Eu tenho cadastradas muitas pessoas no Facebook com quem eu na verdade jamais falo. Mas eu me sinto conectada com eles apenas por ver na página deles o que eles têm feito. Se Deus estivesse no Facebook, eu poderia dar uma olhada, ver o que está acontecendo e me sentir conectada com Ele sem realmente tirar tempo para falar com Ele. Mas que tipo de amizade é essa? Deus quer ter um relacionamento próximo e significativo conosco. Ele espera que O conheçamos tão bem quanto Ele nos conhece. A oração é um elemento essencial de tal relacionamento.

Então, da próxima vez que eu me preocupar sobre alguma coisa – oh, será possível? Já estou me preocupando sobre algo agora mesmo! –, a lição da qual eu fui lembrada hoje (e espero que você também tenha sido) é entregar a Deus o que me preocupa. Agora mesmo.

* Hinário Adventista do Sétimo Dia, no 420.

Dicas

1. Convide alguns amigos para sua casa ou dormitório para trocar experiências e orar uns pelos outros. Quando tudo o que quiserem compartilhar tiver sido dito, comecem a orar uns pelos outros.

2. Responda a estas sete perguntas: Quantas destas diferentes experiências você já teve? 1. Convite: Deus já convidou você para pertencer à Sua família? Ou alguma vez você já respondeu um chamado de Deus? 2. Escrituras: você já ouviu Deus falar com você através da Bíblia? 3. Professores: alguma vez Deus já falou ao seu coração através de um pastor ou professor? 4. Adoração: tem Deus falado com você através da adoração? 5. Convicção do certo e errado: tem Deus tratado de questões que você precisa corrigir com Ele e com os outros? 6. Um fardo para outros: você já sentiu uma forte urgência de orar por alguém? 7. Estímulo: alguma vez Deus já o estimulou a encorajar alguém?*

* Brad Jersak, Can You Hear Me? Tuning in to the God Who Speak (Oxford: Monarch, 2006).


Carissa Jordan – Nashville, Tennessee, EUA

Amanhã será o grande momento da busca pelo reavivamento espiritual. A oração e o jejum nos aproximam do Criador. Aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário