sábado, 5 de janeiro de 2013

Lição 2 Jovens "Criação: Formando o Mundo"




Lição 2 5 a 11 de janeiro
Criação: formando o mundo

“Assim diz o Senhor, que criou os céus, Ele é Deus; que moldou a Terra e a fez, Ele fundou-a; não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada; Ele diz: ‘Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro’” (Is 45:18).

Prévia da semana: Nossa compreensão do planejamento divino na criação é importante porque afeta drasticamente nossa visão de Deus e, portanto, nosso relacionamento com Ele.

Leitura adicional: Salmos 8; 139; 148. Patriarcas e Profetas, capítulo 2

Domingo, 6 de janeiro
Algo saindo do nada
O ministro Milton Wright viajou pelos Estados Unidos espalhando o evangelho. Certa vez, ao retornar para casa de uma viagem, trouxe um presente para os dois filhos: um helicóptero de brinquedo com um elástico que girava suas hélices. Orville e Wilbur tinham carinho por essa invenção e após brincarem com ela várias vezes, fizeram outra exatamente igual. Tornaram-se tão fascinados com a aeronáutica que em 1903 construíram um avião com vigas de madeira e lona. Eles testaram o avião em Kitty Hawk, Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Ele voou por 12 segundos.

É incrível pensar sobre o humilde início da aviação e até onde ela chegou, depois dos Wright e de Santos Dumont. Atualmente, a indústria da aviação vale bilhões de dólares e cientistas estão trabalhando constantemente para aperfeiçoar a durabilidade e a segurança das aeronaves. Apenas imagine que tudo começou com vigas de madeira e lona, mas isso mudou nossa maneira de viajar ao redor do mundo.

É fácil visualizar algo sendo formado de dois ou mais objetos, mas Deus, com Seu imenso poder, criou este mundo do nada. Gênesis 1:2 diz que “era a Terra sem forma e vazia”. Ela era escura, vazia, sem forma e inútil. No entanto, de tudo isso, Deus criou um lugar que revela Sua glória (Sl 19:1). Ele falou e a Terra e tudo o que nela há veio à existência. Ele não precisou desenhar um projeto e então procurar material de construção apropriado. Que poder há na palavra de Deus (Is 55:11)!

Algumas pessoas ainda creem que o sistema solar foi formado de nuvens de gás e poeira, que o Sol apareceu e os planetas se formaram ao redor dele. Outros acreditam que houve uma explosão cósmica a que se referem como big bang. Os cientistas têm tentado imortalizar diferentes teorias de como o mundo apareceu, mas as teorias deles são inconclusivas.

Ao estudarmos a lição desta semana, veremos o poder do Deus onipotente. Observando a natureza, podemos ver que a criação não “aconteceu” por acaso. Deus não criou animais sem primeiro ter vegetação; nem criou os pássaros e os peixes sem criar o firmamento e o mar. Isso nos mostra que nosso Deus é um Deus de ordem. Não somos capazes de explicar completamente em detalhes a história da criação. Acreditar nela é verdadeiramente uma experiência de fé e confiança em Deus.

Mãos à Bíblia

1. Leia Gênesis 1:1, 2. O que esses versos revelam sobre a Terra antes do começo da criação da vida?

Quando a história começou, o planeta já estava aqui (não se sabe há quanto tempo), mas ainda sem forma, vazio, escuro e úmido. Deus, então, transformou o mundo em um lugar habitável e, em seguida, o encheu de criaturas vivas. O mundo se tornou adequado para as criaturas vivas unicamente porque Deus agiu para torná-lo assim.

2. Qual foi a intenção divina ao criar a Terra? Is 45:18

O Senhor, que não depende de matéria preexistente, usou a matéria que Ele já havia criado em algum momento, algo que em seu estado “primitivo” era tohu vbohu (“sem forma e vazia”). Depois, pelo poder de Sua palavra, Ele criou nosso mundo habitável.
 Crystal Walker | Trincity, Trinidade e Tobago

Segunda, 7 de janeiro

A formação do mundo
A Bíblia é consistente em proclamar que Deus criou a Terra. Desde o início das Escrituras, Deus é revelado como o Criador de tudo (Gn 1:1). Salmo 33:6 e 9 também confirma como foi a criação: “Mediante a palavra do Senhor foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de Sua boca. [...] Pois Ele falou, e tudo se fez; Ele ordenou, e tudo surgiu.” O verso 9 “é enfático […]; Deus é apresentado como o Criador, em nítido contraste com qualquer deus que possa reivindicar habilidade criativa.¹ Paulo confirmou a verdade de como o mundo teve início quando escreveu: ‘Há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas’ (1Co 8:6). Então, para os colossenses, ele escreveu que ‘nEle foram criadas todas as coisas’ (Cl 1:16). E no último livro das Escrituras, lemos o seguinte: ‘Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por Tua vontade elas existem e foram criadas’” (Ap 4:11).

No primeiro dia da criação, Deus separou a luz das trevas. Assim implantou a sequência noite-manhã como um dia. Nos cinco dias seguintes e parte do sexto, Deus criou um esplêndido planeta para os seres humanos que Ele formaria com as próprias mãos (Gn 2:7). Quando Deus criou Adão, a palavra usada foi yasar, que significa “formado” e “implica o ato de moldar e modelar em uma forma correspondente em desenho e aparência correspondente ao plano divino. A palavra é usada ao descrever a atividade do oleiro (Is 29:16; 49:5; Hc 2:18), [...] e de Deus que criou várias coisas, entre elas a luz (Is 45:7), o olho humano (Sl 94:9), o coração (Sl 33:15) e as estações (Sl 74:17)”.2 Quando Deus criou Eva, a Bíblia usa o verbo que significa “construir”.

“A costela de Adão formou o material básico do qual sua companheira foi ‘construída’.

A mulher foi formada por unidade e companheirismo inseparável da vida com o homem, e no modo da criação dela deveria residir a fundação atual para a regulamentação do casamento.”3

1. The SDA Bible Commentary, v. 3, p. 709.
2. Ibidem, v. 1, p. 222.
3. Ibidem, p. 226.

Mãos à Bíblia

3. Leia Gênesis 1:3-5. O que esses versos ensinam sobre o primeiro dia da criação?

A luz apareceu em resposta à ordem de Deus. Sabemos que a luz é boa porque o próprio Deus a avaliou como tal. Luz e trevas estão sob o controle de Deus e nenhuma delas faz qualquer diferença para Sua atividade e conhecimento (Sl 139:12). Na criação, a luz foi introduzida no planeta anteriormente escuro.

Como soberano sobre o tempo, Deus não é limitado por ele. Ao contrário, o tempo depende de Deus. Além disso, podemos notar que o primeiro dia foi composto por um período de trevas e um período de luz, da mesma forma que observamos nos dias atualmente.
Alice Madanhi | Cape Town, África do Sul

Terça, 8 de janeiro

Deus me fez!
O Deus que cria (Gn 1:1-27). “Assim também ocorre com a palavra que sai da Minha boca: ela não voltará para Mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei” (Is 55:11).

Após nosso Pai celestial falar e trazer à existência os céus e a Terra, Ele criou os detalhes de um planeta apropriado para a vida. Ele mandou que a luz brilhasse na escuridão e ela apareceu. O Sol, a Lua e as estrelas apareceram exatamente quando Ele ordenou que aparecessem. A terra, a grama e as árvores com seus frutos começaram a crescer no que se tornaria uma farta colheita. Pela palavra de Deus, todas as criaturas aquáticas vieram à existência assim como os animais que deviam viver na terra. Então, nosso Salvador, de maneira complexa, formou o homem e a mulher à Sua imagem e soprou vida neles. A palavra hebraica traduzida como “imagem” é selem. Essa palavra transmite o conceito de que Adão e Eva eram iguais a Deus em semelhança física, tanto quanto em sua habilidade “de pensar os pensamentos de Deus conforme Ele. [...] A semelhança de Deus também se estende ao campo das emoções. Deus é um ser emocional. Temos evidência abundante disso na Bíblia. Ele ama Suas criaturas. Ele não é o deus frio, imparcial e distante dos deístas; Ele é o Deus presente e ativo que está em contato com Suas criaturas”.1

O Deus que provê (Gn 1:29; 2:9, 16). O Universo declara a lei de Deus. E parte da Sua lei inclui provisão para nossa dieta. Antes de Deus criar os animais e os seres humanos, Ele plantou comida para eles. Para nós Ele deu “todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes” (Gn 1:29). “A redação dessa ordem revela que não era a vontade de Deus que o homem devesse abater animais para comida, nem que os animais predassem uns aos outros. Consequentemente, a violenta e frequente destruição dolorosa da vida pelo homem e pelos animais é resultado da entrada do pecado no mundo.”2

Atualmente, estudos científicos realizados nos Estados Unidos estão verificando que a dieta que Deus deu a Adão e Eva é a melhor. “Esses estudos, quando tomados em conjunto, produziram provas convincentes de que a maioria das dietas vegetarianas é não apenas nutricionalmente adequada, mas, também, associada ao baixo risco de certas doenças crônicas, quando comparada com os efeitos de uma dieta ocidental mais típica.”3

O Deus que recria (Sl 51:10). Cristo conhece nossas aflições e preocupações. Ele vê a agonia de um prisioneiro esquecido e as lágrimas de uma mãe divorciada. Ele conhece o medo no coração de um estudante universitário reprovado. Ele Se preocupa com todos nós porque Ele nos criou a todos. E experimentar Sua salvação é ser recriado.

Depois de Davi ter cometido adultério com Bate-Seba, ele se arrependeu e implorou que Deus criasse nele um coração limpo. A palavra hebraica que Davi usou para “criar” é a mesma usada em Gênesis 1:1 – bara’. Essa palavra é usada somente em referência a atividades criativas de Deus.3 Somente Deus podia criar o mundo. Somente Ele pode nos criar novamente, quando pecamos e nos arrependemos. Quando o Espírito Santo nos conduz ao arrependimento dos nossos pecados e à aceitação de Cristo como nosso Salvador, “somos justificados, adotados como filhos e filhas de Deus e libertados do domínio do pecado. Por meio do Espírito, nascemos de novo e somos santificados; o Espírito renova nossa mente, escreve a lei de Deus, a lei de amor, em nosso coração, e recebemos o poder para levar uma vida santa. Permanecendo nEle, nos tornamos participantes da natureza divina e temos a certeza da salvação agora e no Juízo”.5 Finalmente, quando Ele voltar e recriar este mundo, o ciclo da criação e da salvação estará completo.

1. Handbook of SDA Theology (Hagerstown, MD: Review and Herald), p. 423, 424.
2. The SDA Bible Commentary, v. 1, 2ª ed., p. 217.
3. The American Journal of Clinical Nutrition, Gary E. Fraser, “Vegetarian diets: what do we know of their effects on common chronic diseases?” http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2677008/?tool=pubmed (acessado em 21 de dezembro de 2011).
4. The SDA Bible Commentary, v. 1, 2ª, p. 208.
5. Nisto Cremos, p. 149.

Mãos à Bíblia

4. Qual é a função do firmamento? Gn 1:6-8

Usamos mais o termo “céu” e reconhecemos a divisão do espaço celeste em atmosfera, uma parte do nosso meio ambiente e o espaço além da nossa atmosfera, onde estão o Sol, a Lua e as estrelas. A atmosfera parece ser a porção do “céu” que foi formada no segundo dia da criação.

A atmosfera provê uma forma de mover a água para cima; a água pode evaporar e entrar na atmosfera, onde pode ser transportada para qualquer lugar na Terra. Em seguida, ela pode ser levada de volta para a superfície, como neblina, conforme a descrição de Gênesis 2:6, ou como chuva.
 Vanessa Audiann Hunter | Baltimore, Maryland, EUA

Quarta, 9 de janeiro

Sem mancha de pecado
“Deus falou e Suas palavras criaram Suas obras no mundo natural. A criação de Deus não é senão um reservatório de meios preparados por Ele para instantaneamente empregar Seu deleite” (Ellen G. White Comments, The SDA Bible Commentary, v. 1, 2ª ed., p. 1.081).

“O Senhor deu Sua vida às árvores e videiras de Sua criação. Sua palavra pode aumentar ou diminuir o fruto da terra. Se os homens abrissem a mente para compreender, para discernir a relação entre a natureza e o Deus da natureza, seriam ouvidos reconhecimentos fiéis do poder do Criador. Sem a vida de Deus, a natureza morreria. Suas obras criativas dependem dEle. Ele concede propriedades revigorantes a tudo o que a natureza produz. Devemos considerar as árvores carregadas com frutos como um presente de Deus, como se Ele tivesse colocado o fruto em nossas mãos” (Ibidem).

“Ao sair das mãos do Criador, não somente o Jardim do Éden, mas a Terra toda era eminentemente bela. Mancha alguma do pecado, nem sombra de morte deslustrava a linda criação. A glória de Deus cobria ‘os céus, e a Terra encheu-se do Seu louvor’ (Hc 3:3). ‘As estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam’ (Jó 38:7). Assim, a Terra era um emblema apropriado dAquele que é ‘grande em beneficência e verdade’ (Êx 34:6); bem como um estudo adequado aos que foram feitos à Sua imagem. O Jardim do Éden era uma representação do que Deus desejava se tornasse a Terra toda; e era Seu intuito que à medida que a família humana se tornasse mais numerosa, estabelecesse outros lares e escolas semelhantes à que Ele havia dado. Dessa maneira, com o correr do tempo, a Terra toda seria ocupada com lares e escolas em que as palavras e obras de Deus seriam estudadas e onde os estudantes mais e mais ficariam em condições de refletir pelos séculos sem fim a luz do conhecimento de Sua glória” (Ellen G. White, Educação, p. 22).

Mãos à Bíblia

5. Leia Gn 1:9-13. Tente imaginar o incrível poder criativo de Deus ao criar o que é descrito nesse texto. Como esse relato dá uma resposta lógica à antiga pergunta: “O que veio primeiro, o ovo ou a galinha?”

A fim de prover espaço para a vida dos seres humanos que Deus planejou criar, Ele mudou a superfície da Terra para produzir bacias que recebessem a água e formassem mares, permitindo o surgimento dos continentes. Isso envolveu uma terceira divisão das características físicas da Terra (a primeira divisão foi entre luz e trevas; a segunda divisão foi entre as águas de cima e as águas de baixo; e a terceira divisão foi entre a terra seca e os mares). A terra seca também proporcionou espaço para que Deus colocasse um suprimento de alimentos para as criaturas que em seguida seriam criadas. As Escrituras deixam claro que não existe um ancestral único a partir do qual todas as plantas tivessem evoluído. Em vez disso, desde o início houve diversidade de vida vegetal.
 Celia Lafaso | Nova York, EUA

Quinta, 10 de janeiro

Preencha o formulário
Deus formou nosso mundo a partir de absolutamente nada. A criação foi puramente um produto de Sua imaginação, Seus pensamentos e ideias. Quando Ele falou, as diversas partes do que foi criado instantaneamente se tornaram realidade. A Terra é uma expressão da mente de Deus.

Deus também formou você. No Salmo 139:13-16, Davi compara seu processo de nascimento à história da criação em Gênesis 1. Como a Terra foi criada por Deus “de modo especial e admirável”, assim você foi feito.

O propósito de sua vida é ser tudo o que seu Criador o criou para ser. A essa altura, você possui a matéria-prima da qual Deus o formou. Cabe a você, com a ajuda de Deus, cumprir seu potencial para o qual foi criado. Como isso é feito?

Reconheça que Deus o criou. Esse é o passo mais importante em ser o que Deus o fez para ser. Em lugar de ser uma mistura genética ou uma casualidade hereditária, sua vida foi concebida na mente de Deus. A única verdadeira fundação e o ponto inicial na vida consistem em reconhecer Deus como seu Criador (Jó 33:4).

Saiba que Deus o criou para um propósito específico. Assim como toda coisa criada tinha um propósito, Deus também tem um papel específico para você desempenhar. Você é equipado especificamente para executar essa tarefa, então será mais fácil ser bem-sucedido do que falhar (Jr 1:5).

Peça a Deus que lhe mostre seu propósito. Somente o Criador sabe para que Ele o criou. Então, vá até Ele para descobrir a razão de sua existência. Desenvolva um relacionamento com Ele. Fale com Ele. Escute-O. Se você se esforçar para conhecê-­Lo, Ele estará mais do que desejoso de Se tornar conhecido a você. Somente tendo um relacionamento com Deus você descobrirá o que deve fazer com sua vida (Pv 3:5, 6).

Fique em comunhão íntima com seu Criador. Quando Deus o criou, Ele tinha um plano para cada fase de sua vida. A cada dia, busque compreensão dEle sobre o que você deve fazer e ser. Você O agradará e viverá a vida em sua plenitude permanecendo em comunhão íntima com Ele (Tg 4:8).

Pense nisto

– Por que você acha que Deus o criou?
– Em que sentido você é um produto da mente dEle?


Mãos à Bíblia

6. O que os seguintes textos nos ensinam sobre o poder da palavra de Deus? 2Co 4:6; Is 55:11; 2Pe 3:5

A Bíblia ensina que Deus criou do nada (ex nihilo), pelo poder de Sua palavra e sem conflito (entre deuses) ou resistência sob qualquer forma. Esse ponto de vista acerca da criação é exclusivo dos hebreus entre todos os povos do mundo antigo. De certa forma, a teoria da evolução também expressa a ideia de conflito e competição pela sobrevivência neste mundo de recursos escassos. Ao contrário disso, o Deus da Bíblia é o defensor dos fracos e generoso provedor para todas as criaturas. Morte, sofrimento e outros males não foram causados por Deus. Ao contrário, surgiram como resultado do pecado. Assim, Gênesis 1 e 2 não podem ser harmonizados com a moderna teoria da evolução.
 Benjamin Baker | Rockville, Maryland, EUA

Sexta, 11 de janeiro

Alfa e Ômega
Quando tudo se fizer novo e estivermos no Céu, o próprio Deus será nossa luz (Ap 22:5). Desde o início, Deus nos tem dado Sua luz e não devemos ter nenhuma outra luz. A primeira coisa que Ele criou na Terra foi a luz. Havia perfeição e a presença da luz “incorporava” essa perfeição. Em João 1:1-5, a luz de Deus simboliza a vida e a vida é o próprio Deus. Deus nos dá Sua luz divina porque Ele deseja que cada um de nós ande nessa luz.

Ao fazer a luz no início, Deus não somente Se manifestou, Ele também colocou em andamento o plano para tornar nossa Terra habitável. Deus vê o fim desde o princípio; Ele conhece nossas necessidades antes mesmo que as conheçamos. Criar a luz foi o primeiro passo em tornar nosso mundo um lugar adequado para se viver. Ele sabia que precisaríamos do ciclo da luz e da escuridão para regular e equilibrar nossos dias. Ele sabia que as plantas que Ele criaria no terceiro dia – tanto as terrestres quanto as marinhas – necessitariam de luz para produzir fotossíntese. Deus sabia que a luz era essencial para suster toda a vida, então Ele a criou primeiro.

Nosso Salvador e Criador também conhece a importância da luz, quando se trata de nossa vida espiritual. Ele sabia que, uma vez que o pecado entrasse em cena, estaríamos desconectados da nossa Fonte de vida. Ele sabia que tropeçaríamos ao andar na escuridão. Então, Deus enviou Seu Filho, Aquele que é vida, “e esta [a vida] era a luz dos homens” (João 1:4). Essa Luz tem o poder de iluminar todas as pessoas e “aos que creram em Seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1:12).

Pense nisto

– Como a luz “incorpora” a perfeição de Deus?
– Como podemos receber a luz espiritual que Deus deseja nos dar?


Mãos à obra

– Passe tempo observando e falando com alguém que “cria”, talvez um artista visual, um construtor ou cozinheiro. Observe o que eles fazem no trabalho e pergunte-lhes sobre preparo, treinamento, matérias-­primas, imaginação, o processo criativo em si e como eles se sentem em relação aos itens que criaram. Como a criatividade deles é semelhante à de Deus? Como é diferente?
– Cante ou toque o hino “O Mundo é de Meu Deus” (HASD, nº 36).
– Procure um lugar que seja completamente escuro, sem luzes visíveis, como um porão ou uma sala de aula escura, ou um quarto bem vedado. Passe alguns minutos nesse lugar escuro, então acenda uma pequena lanterna ou uma vela para que a escuridão comece a recuar. Com essa luz fraca, leia Gênesis 1:1-5; Mateus 5:14-16; João 1:1-14 e Apocalipse 21:22-27.
– Crie e prepare uma refeição com um grupo de amigos. Inclua quantos tipos diferentes de frutas e vegetais você puder. Deleite-se na variedade de gostos, cheiros, cores, formas e tamanhos.
– Escreva um poema ou parágrafo descrevendo seu lugar favorito na natureza e como você pode ver as digitais de Deus nesse lugar.
 Gabrielle A. Baker | Caldwell, New Jersey, EUA


Nenhum comentário:

Postar um comentário