sábado, 23 de fevereiro de 2013

"Casamento: um presente do Éden" Lição 9 Jovens

Lição 9
23 de fevereiro a 1º de março




Casamento: um presente do Éden






“Então o Senhor Deus declarou: ‘Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda’” (Gn 2:19).

Prévia da semana: Antes da queda, Adão e Eva eram parceiros iguais. A partir do Éden, Moisés fez uma inspirada aplicação moral de como devemos entrar no casamento hoje. Há uma ordem fundamental a ser seguida: deixar, unir, e se tornar uma só carne. Paulo explicou o ideal para o casamento após a queda, em Efésios 5, com o conceito da submissão mútua, mas de maneiras diferentes.

Leitura adicional: Cântico dos Cânticos

Domingo, 24 de fevereiro
CPB - Introducao

Incluindo-O


Casamento. Normalmente imaginamos um enorme vestido branco para ela e um “terno de pinguim” para ele – um casamento extravagante e eles vivem felizes para sempre. Mas a realidade é que o para sempre frequentemente termina logo após o casamento. A noiva e o noivo terminam como os maiores inimigos em lugar de melhores amigos, e ficam se perguntando o que deu errado.

Tantos casais pensam que podem facilmente se sair bem durante o casamento – que “tornar-se um” vai ser “moleza”. No entanto, geralmente não demora muito para que, tanto a noiva quanto o noivo, se deem conta de que o casamento ideal descrito em Efésios 5:22-33 é difícil de construir. É difícil se submeter. É difícil amar seu cônjuge “assim como Cristo amou a igreja e entregou-Se por ela” (Ef 5:25). Ainda assim, é exatamente isso o que Deus espera de nós.

Contudo, estar comprometido com seu parceiro e amá-lo não é suficiente. Para manter um casamento bem-sucedido, para que seja uma bênção, o esposo e a esposa precisam convidar o Criador para ser parte da vida deles e do seu relacionamento. Isso porque Cristo é a definição do amor: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece” (1Co 13:4-8). Não experimentar Cristo e Seu amor nos incapacita de amar plenamente.

Assim, devemos honrar a Deus incluindo-O no casamento. Devemos deixá-Lo nos conduzir ao nosso futuro cônjuge. Sim, Deus é amor. Ele faz toda a diferença, não apenas nos ajudando a fazer um casamento “funcionar”, mas para torná-lo um presente do Céu.

Nesta semana, quando você estudar sobre o casamento, que isso o ajude a enriquecer o casamento que tem ou o ensine a entrar de forma bem-sucedida em um casamento. Fora isso, por meio da metáfora do casamento, que esta lição possa ajudá-lo a compreender melhor o relacionamento que Cristo tem com Sua igreja.

Mãos à Bíblia

1. Na conclusão de Sua obra, Deus disse que tudo era “muito bom” (Gn 1:31). No entanto, uma coisa era lo tov [não é bom]. O que não era “bom” e por quê? Quais são as implicações desse texto? Gn 2:18

Embora tivesse sido feito à imagem de Deus, em sua solidão Adão não podia refletir plenamente essa imagem, que existe no relacionamento com as outras pessoas da Divindade. Esta é composta de Pai, Filho e Espírito Santo. Assim, Adão precisava de alguém como ele com quem pudesse formar um relacionamento de mútuo amor e cooperação, refletindo o relacionamento amoroso exemplificado dentro da Divindade.

2. Leia Gênesis 2:19-21. Depois de qual ato Deus fez com que Adão dormisse, para, a partir de sua carne, criar uma esposa? Como o ato anterior pode estar relacionado com a criação de uma companheira para Adão?


Nejc e Monika Kotnik | Velika Pirešica, Eslovênia

Segunda, 25 de fevereiro
CPB - Evidencia

O primeiro voto nupcial


Preparo (Gn 2:1-10). Assim como um casal prepara tudo para o nascimento do bebê, Deus também preparou tudo para Adão – o primeiro representante da raça humana. Em Gênesis 2, lemos sobre essas preparações que Deus fez. Ele cuidadosamente plantou um jardim e certificou-Se de que havia água e comida. Então colocou o homem ali. E, desde o início, Deus deu a Adão uma tarefa: nomear os animais que Ele havia criado.

Bom versus mau (Gn 1:141021252:18). Ao Deus criar o mundo e as condições para a vida na Terra, afirmou que tudo o que Ele tinha feito era bom. A única coisa de que Ele não gostou foi da solidão de Adão. Na verdade, até Adão percebeu isso. “O estudo de Adão da criação animal supriu-o com conhecimento considerável, mas não satisfez seu desejo de companheirismo com outro ser, seu igual.”1 Então, como Deus sabia que não era bom para Adão estar só, Ele criou uma ajudadora para Adão que lhe correspondesse (Gn 2:18).

A palavra hebraica para “auxiliadora”, usada em Gênesis 2:18, é ‘ezer’ e pode ser traduzida como “correspondente ao homem ou igual a ele”.2

Os votos matrimoniais (Gn 2:23-25). A resposta de Adão após contemplar Eva foi de admiração: “Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!” (Gn 2:23). Finalmente, havia alguém com quem ele poderia se conectar. Em um sentido, as palavras dele representam o primeiro voto matrimonial, como a frase “osso dos meus ossos e carne da minha carne!” era geralmente usada na época do Antigo Testamento para descrever uma afirmação de lealdade e relacionamento.3 Em outras palavras, Adão estava expressando que ele seria leal a Eva por toda a vida. Sua resposta foi “um juramento, um pacto, nunca um relacionamento arbitrário de conveniência”.4
O casamento perfeito (Ef 5:22-33). Como os casamentos de hoje, o de Adão e Eva provavelmente não tivesse sido o ideal. Em Efésios 5, Paulo escreve sobre um perfeito relacionamento no casamento e até mesmo usa o símbolo da carne, que aparece em Gênesis. Ele estava esboçando paralelos entre a parceria entre marido e esposa com Cristo e Sua igreja. Assim como Cristo deu tudo por nós, Sua igreja, os cônjuges precisam dar tudo de si um ao outro. No casamento, tanto o marido quanto a mulher devem refletir o amor de Cristo um para com o outro.

Pense nisto

- Que pensamentos, ideias e verdades você pode encontrar na lição de hoje que poderia usar num debate com alguém que acredita que o casamento não importa?

- Como você pode ser um auxiliador para outros, esteja você casado ou não?

- De quais características do amor de Deus descritas em 1 Coríntios 13 você tem falta? Pense nas áreas que você poderia melhorar e peça que Deus o ajude.


Linha de direção (1Co 13). Duas instituições maravilhosas vieram do Éden e continuam a existir, apesar do pecado. Essas instituições são o sábado e o casamento. Quando se discute sobre casamento, é útil saber o que Deus planejou que o casamento fosse. Em 1 Coríntios 13 está o auxílio para que compreendamos isso. Nesse capítulo, encontramos conselho útil sobre a maneira de se ter um bom casamento. Quando você ler os versos 4 até o 7, substitua a palavra amor pelo seu nome. Ao fazê-lo, seja honesto consigo sobre as características do amor que você não tem. Então, peça a Deus que o ajude a desenvolver essas características, que realmente são as características de Cristo.

Num casamento, não há espaço para o egoísmo. Casamento é um ambiente perfeito para autoaperfeiçoamento. Viver com um cônjuge que tem ideias diferentes, desejos diversos e que vem de uma formação diferente da sua pode ser difícil, algumas vezes. Por outro lado, o cônjuge deveria ver essas diferenças como oportunidades de crescer, para aprender mais sobre a variedade que a vida tem para oferecer, e descobrir mais sobre sua personalidade. O casamento pode não mais estar no estágio da lua-de-mel, mas Deus ainda quer que exploremos a beleza que esse relacionamento tem para oferecer. Ele quer que aprendamos que em um casamento podemos usar nossas aptidões e imaginação, nossos dons e a nós mesmos como pessoas completas, para sermos um ajudante adequado para nosso cônjuge.

O que aprendemos num casamento sobre maneiras de crescer e se entender um com o outro é facilmente transferível para todos os nossos relacionamentos. Deus quer que sejamos auxiliares uns dos outros. Dessa maneira, todo dia o lar pode ser um pequeno pedaço do Céu.

1. The SDA Bible Commentary, v. 1, 2ª ed., p. 226. 
2. V. P. Hamilton, Handbook on the Pentateuch (Grand Rapids, MI: Baker Academic, 2006), p. 29.
3. Ibidem, p. 29.
4. Ibidem.

Mãos à Bíblia

3. Que significado encontramos no método usado por Deus para criar uma companheira para Adão? Gn 2:2122

Deus tinha um motivo para formar Eva de uma costela de Adão. Se os dois tivessem sido criados de um modo completamente separado, isso poderia indicar que, por natureza, eles eram indivíduos totalmente independentes. Mas a carne compartilhada pelos dois indicava que deviam estar unidos e foram planejados para ser “uma só carne”.

4. Qual foi a resposta de Adão a Eva? Gn 2:23


Veronika Lipohar | Požega, Croácia

Terça, 26 de fevereiro
CPB - Exposicao

Casamento: Um livro vivo sobre um Deus amoroso


“Cristo honrou a relação matrimonial tornando-a também símbolo da união entre Ele e os remidos. Ele próprio é o esposo; a esposa é a igreja, da qual diz: ‘Tu és toda formosa, amiga Minha, e em ti não há mancha’ (Ct 4:7)” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 356).

“Cristo não veio a este mundo para proibir o casamento, nem derrubar ou destruir o relacionamento e influência existente no círculo doméstico. Veio para restaurar, elevar, purificar e enobrecer toda corrente de afeição pura, para que a família na Terra se tornasse um símbolo da família no Céu” (Ellen G. White, Para Conhecê-Lo, p. 39).

“Alcançar a devida compreensão da relação matrimonial é obra da vida inteira. Os que se casam, ingressam em uma escola em que nunca nesta vida se formarão. [...] Faça de Cristo em tudo o primeiro, o último e o melhor. [...] E ao ampliar seu amor a Ele, também sua experiência de amor mútuo há de crescer, aprofundar e se fortalecer. [...] Nem o marido nem a mulher devem tentar dominar. O Senhor expressou o princípio que orienta esse assunto. O marido deve amar a mulher como Cristo à igreja. E a mulher deve respeitar e amar o marido. Ambos devem cultivar espírito de bondade, determinados a nunca ofender nem prejudicar o outro” (Ellen G. White,Testemunhos Para a Igreja, v. 7, p. 45-47).

“Deus deseja que o lar seja o lugar mais feliz da Terra, o próprio símbolo do lar celestial. Assumindo as responsabilidades do casamento no lar, unindo seus interesses com Jesus Cristo, descansando em Seus braços e Suas promessas, marido e mulher podem desfrutar felicidade nesta união que os anjos de Deus louvam. O casamento não diminui sua prestatividade, mas a fortalece. Eles podem fazer da vida de casados um ministério para salvação de pessoas para Cristo” (Ellen G. White, O Lar Adventista, p. 102).

Pense nisto

- Se o casamento nos ensina sobre o relacionamento de Cristo com Sua igreja, como a história de Deus, ao lidar com Seu povo, nos mostra como tratar nosso cônjuge?

- Se você ainda não é casado, mesmo no namoro, como você pode seguir o exemplo de Cristo?


Mãos à Bíblia

5. Leia Marcos 10:7-9. Que texto Jesus citou nessa passagem? Quais características de um bom casamento podemos encontrar nessas palavras de Jesus?

Independência, privacidade, intimidade e unidade são características de um bom casamento. Jesus também enfatizou a natureza permanente do casamento. Este não é um relacionamento casual a ser celebrado ou descartado à vontade. É um compromisso de vida.

6. Quais são os princípios de um bom casamento? Ef 5:22-25


Matija Kovacevic | Zagreb, Croácia

 

Siga a Lição dos Jovens no Twitter





Quarta, 27 de fevereiro
CPB - Testemunho

Casamento: um presente de Deus


Gênesis é um livro sobre começos: o início do nosso mundo e da raça humana, o início do pecado e o início da salvação para a humanidade caída. Também é um livro sobre relacionamentos: entre Deus e Sua criação, entre Deus e os humanos que Ele criou, e entre marido e esposa.

No princípio, Deus estabeleceu um relacionamento entre Adão e Eva. Ele planejou para eles – e para todos os casamentos – um relacionamento mais próximo e mais satisfatório de todos os relacionamentos humanos. “Então o Senhor Deus declarou: ‘Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda’” (Gn 2:18). Tudo o que Deus criou antes de Adão era bom (Gn 1:410212531), mas para Adão algo estava faltando. Por quê? Porque desde o começo Deus plantou em nós a necessidade de compartilhar nossa vida com outros, a necessidade de conforto e compaixão; a necessidade de pertencer a alguém além de nós mesmos. Então Deus criou uma companheira para ele (Gn 2:21-23).

Deus uniu o primeiro casal no casamento como uma só carne. É por isso que Jesus disse que ninguém deveria separar marido e esposa (Mc 10:8, 9). Quando os votos matrimoniais são feitos e os cônjuges se comprometem um com o outro, eles se tornam um corpo só e uma só mente. Essa união somente Deus pode criar. Não é sempre fácil andar juntos no mesmo trilho. Os casais casados têm suas diferenças e, às vezes, parece que eles não podem superá-las. Sem a intervenção de Deus, isso é difícil, se não impossível.
O casamento é um pacto entre um homem, uma mulher e Deus.

O Senhor uniu os dois e, se eles são fieis e entregam a vida a Ele, seu casamento será bem-sucedido. Um casamento saudável é construído sobre o desejo mútuo de se submeter às necessidades um do outro. Cristo é nosso maior exemplo. Ele nos mostrou amor, misericórdia e graça incondicionais, e como nos submetermos à vontade a Deus. Com o exemplo dEle, aprendemos a ter um bom casamento e a ajudar nosso cônjuge a se tornar mais semelhante a Cristo em caráter. Quão grande é o tipo de amor que nos ajuda a viver dessa maneira? Como o voto diz: “Até que a morte nos separe.”

Mãos à Bíblia

7. A atividade sexual deve acontecer entre marido e mulher, macho e fêmea, e somente no contexto do casamento. Qualquer coisa fora disso é pecado. Leia Mateus 5:27-30. Considere a seriedade com que Jesus lida com as questões apresentadas nesse texto. Em última análise, o que está em jogo?

É difícil imaginar como Jesus poderia ter expressado com mais força a advertência contra a imoralidade sexual. Não dar ouvidos a isso é correr o perigo de perder a vida eterna. Mas, por mais forte que seja a advertência de Jesus, não podemos esquecer a história da mulher apanhada no ato de adultério (Jo 8:1-11). Como podemos alcançar o equilíbrio entre promover as normas sobre as quais Jesus falou nos versos acima e ao mesmo tempo mostrar graça e compaixão para com aqueles que caem, conforme o exemplo dessa história?


Martina Salajster | Bjelovar, Croácia

Quinta, 28 de fevereiro
CPB - Aplicacao

A noiva e o noivo



Deus conhecia desde o princípio a condição em que o mundo estaria hoje. Guerras e rumores de guerras aumentam dia a dia, as pessoas se atropelam para conseguir a mais moderna televisão flat a tempo para o Natal e a economia do mundo balança à beira de um colapso.
Contudo, Deus também sabia desde o princípio que Cristo viria para nos mostrar como viver e como amar, como espalhar a Palavra de Deus, como ter casamentos e famílias fortes, e como perseverar em nossa caminhada com Ele para que um dia pudéssemos viver com Ele no Céu.

Mas como isso pode acontecer? Neste mundo cheio de pecado, quando as coisas não são o que parecem ser, quando o mal é camuflado como bem, como pode a humanidade encontrar um caminho para retornar ao lar? Como podemos ter casamentos e famílias saudáveis? Os seguintes textos nos orientam:

Mateus 22:34-39. Quando colocamos Deus em primeiro lugar em nossa vida, quando O amamos acima de tudo o mais, Ele pode nos ajudar a amar da maneira que deveríamos. Na verdade, não estamos guardando a lei de Deus se, com a ajuda do Espírito Santo, não cultivamos amor por Deus e pelas pessoas.

1 João 4:7-11. Quando nos tornamos filhos de Deus, amamos uns aos outros como Ele nos ama: desinteressadamente. Assim como Ele nos amou o suficiente para enviar Seu único Filho para nos salvar, deveríamos amar nosso cônjuge o suficiente para dar a ele/ela nosso ser completo.

Apocalipse 19:5-9. Nesses versos, lemos sobre o casamento do Cordeiro (Cristo) e a noiva do Cordeiro que se aprontou e, “para vestir-se, foi-lhe dado linho fino, brilhante e puro”. Essa veste simboliza “os atos santificados do cristão, sua vida vitoriosa desenvolvida pela graça de Cristo habitando no coração (Gl 2:20Tg 2:171820)”.*

São essas ações que fortalecem os casamentos e tornam fortes as famílias.

Devemos amar uns aos outros mais do que amamos a nós mesmos e devemos amar a Deus mais do que qualquer outra coisa. Somos a noiva e Cristo é o noivo. Por meio do casamento, Deus pode nos ensinar a amar aos outros mais do que a nós mesmos.

* The SDA Bible Commentary, v. 7, 2ª ed., p. 872.

Mãos à Bíblia

8. Leia Êxodo 34:1516. Que imagem o Senhor usou nessa advertência específica? Como isso pode ser compreendido no contexto do povo de Deus sendo “casado” com Ele? Leia Jr 3:14

A imagem da igreja como noiva de Cristo também aponta para a unidade entre os cristãos e a unidade com Cristo, especialmente quando compreendida no contexto do ideal bíblico para o casamento: um homem e uma mulher em um relacionamento amoroso e abnegado.

9. O que os casais devem aprender com o relacionamento entre Cristo e Sua igreja? Ef 5:28-32Ap 19:5-9


Bledar e Armanda Barmeta | Durres, Albânia

Sexta, 1º de março
CPB - Opiniao

O casamento de Cristo


Um casal está namorando há algum tempo. Tudo parece estar correndo bem. Eles amam um ao outro e passam bastante tempo juntos. De modo geral, tudo parece ser perfeito. Então ele propõe. Ela diz sim. E eles começam a se preparar para o casamento. Finalmente, tudo está pronto para o grande dia. Os convites foram enviados; as flores, escolhidas; o terno foi alugado; e o vestido de casamento costurado para a noiva. Mas, então, no meio de todos os preparativos de último minuto, uma metade do feliz casal vê a outra metade entrando num motel com outra pessoa. Quando confrontado, o ofensor admite que isso vem acontecendo há algum tempo.

Você pode imaginar algo assim acontecendo com você? Como você se sentiria se visse o(a) seu(sua) amado(a) em tal situação? Mas é isso o que geralmente acontece entre Cristo e Sua igreja. A Bíblia compara ao casamento o relacionamento de Cristo com a igreja.

Contudo, quando lemos a Bíblia e quando olhamos para a igreja hoje, encontramos ocasiões em que o povo de Deus tem sido infiel ao seu Noivo. Ezequiel 16 nos concede um exemplo assim.

Muitos casais desistiriam de seu futuro casamento em tais circunstâncias, mas Cristo não. Embora Sua esposa (a igreja) Lhe seja dolorosamente infiel, Ele espera que ela retorne para Ele.

Felizmente, os esforços de Cristo não são em vão. Quando Ele retornar à Terra, reunirá Sua noiva a Si. “Regozijemo-nos! Vamos alegrar-nos e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou. Para vestir-se, foi-lhe dado linho fino, brilhante e puro” (Ap 19:7, 8). A partir de então, seu casamento será puro. Ela estará pronta para ir com seu Noivo, em lugar de para um “motel” com um dos seus antigos amores. Esse casamento, o casamento de Cristo, será celebrado por todos no Céu, por toda a eternidade.

Pense nisto

- Por que a Bíblia compara ao casamento o relacionamento entre Deus e a igreja?

- Deus jamais desiste de Sua igreja?


Mãos à obra

- Entreviste um casal que esteja casado há algum tempo. Pergunte-lhes sobre sua experiência de casamento e busque conselho deles sobre o que faz um casamento funcionar bem.

- Pense o que você poderia dar a um amigo como presente de casamento que afirmará e abençoará a união dele. Se há um casamento de amigo em sua agenda, planeje como você poderá fazer ou dar esse presente especial.

- Plante algumas sementes de flores num canteiro no jardim ou num vaso. Ao você regar e cuidar dessas sementes e plantas que crescem, considere as condições e ingredientes necessários para que floresçam, assim como num relacionamento – num casamento, com os outros e com Deus. Quando as flores aparecerem, dê-as para alguém que você ama.

- Planeje um evento com um grupo de amigos cristãos que inclua divertimento sadio no qual homens e mulheres solteiros possam interagir de maneiras saudáveis.


Estera & Milan Vidaković Mislinja, Eslovênia

Nenhum comentário:

Postar um comentário