domingo, 30 de dezembro de 2012

Lição 01 - Jesus, O Criador do Céu e da Terra


Lição 01 – JESUS, O Criador do Céu e da Terra

trimensario-1-trimestre-2013
Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Primeiro Trimestre de 2013

Tema geral do trimestre: Origens

Semana de 29 de dezembro a 5 de janeiro
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí – RS)

Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original

www.cristovoltara.com.br marks@unijui.edu.br – Fone/fax: (55) 3332.4868 Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil

Estudar a Lição:

Verso para memorizar: “No princípio, criou DEUS os Céus e a Terra” (Gen. 1:1).

Introdução de sábado à tarde

Que bom que estudaremos sobre a criação! É importante para nós que somos cristãos. Precisamos fortalecer nossos argumentos em favor da criação. Não que tenhamos dúvidas ou haja falta de fé nesse ponto, mas para sabermos como argumentar em favor da criação diante de muitas pessoas que não a aceitam, e preferem a Evolução.
Cremos em um DEUS infinitamente poderoso. E pelo que já conhecemos a respeito do Universo, para haver um DEUS só pode ser mesmo infinitamente poderoso. Se o Universo depende de um Ser, como poderia esse Ser ter capacidades limitadas? Rapidamente esse Ser perderia o controle sobre o Universo, e o caos se instalaria.
Para nós, saber a respeito do poder de DEUS é uma garantia de que Ele é realmente capaz. Isso nos dá segurança. E o fato dEle ser capaz e também de ser amor, permite sentirmos de que com Ele o futuro é absolutamente seguro e bom.
No verso de hoje muitos defendem que esse “princípio” não foi na criação da Terra. Isso pode ser verdadeiro e faz sentido. Afinal, na Bíblia diz que a Terra era sem forma e vazia, portanto, ela já existia. Existiam os anjos, o Trono de DEUS, e até Lúcifer que por aqueles dias já estava fazendo a sua campanha política (antes mesmo da criação ser realizada nesta Terra). Há quanto tempo antes da criação da Terra foi esse princípio? Aí já não sabemos quando foi esse princípio.
Dentre outras, uma coisa é certa: a Evolução jamais poderia do caos criar tanta beleza. Isso só pode ter vindo de DEUS, por isso que Ele disse que era bom.

Primeiro dia: No princípio

Estudemos Hebreus 13:3. Veja o texto em sua Bíblia. Ali aparecem duas ideias definidoras importantes. Essas ideias também levam a curiosidades para as quais não temos respostas.
A primeira ideia é uma afirmação de Paulo que não permite nenhuma dúvida. Ele diz de modo bem direto que o Universo foi formado pelo poder da palavra de DEUS. Isso quer dizer o quê? Que DEUS tem tal poder que pode fazer coisas, o que desejar, pela Sua palavra, ou digamos, pelo Seu pensamento. Isso tem uma implicação importante. Não é, evidentemente, só a palavra ou o pronunciamento de DEUS que ocorre quando Ele cria. É a Sua mente que entra em ação. Assim como nós, DEUS fala o que pensa. E o que Ele cria tem leis. Os corpos inertes, como as estrelas e os astros, funcionam e se movem por meio de complexas leis. Essas leis foram elaboradas pela mente de DEUS e inseridas naquilo que Ele criou. Nos seres vivos também existem leis, principalmente a da genética. Do mesmo modo, quando DEUS pronuncia que “haja animais”, não são essas simples palavras que fazem vir à existência todo tipo de animais. A criação de DEUS não é mágica, mas um ato de um Ser infinitamente inteligente e poderoso. Ao DEUS determinar pela Sua palavra que animais venham à existência, Ele planejou também como eles deveriam ser e como deveria ser sua constituição genética com todas as suas leis. Devemos entender que a rápida criação que DEUS é capaz de fazer é, na verdade, um ato incrivelmente complexo, onde Ele determina de modo planejado como aquilo que Ele quer que passe a existir seja constituído. Em outras palavras, DEUS, para falar determinando a existência de algo, também planeja todos os detalhes desse algo, e isso aparece tal como Ele planejou e determinou ao falar. Ele usa Sua capacidade mental, Seu pensamento, e tem um poder que nós não podemos explicar muito além do que aqui estamos expondo em nossas reflexões.
A segunda ideia que esse versículo permite é que DEUS cria matéria e energia do nada. O verso é bem claro nesse sentido: “de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.” O que não aparece? Aquilo que existe, mas só nos pensamentos de DEUS. Ninguém vê e ninguém sabe o que Ele pensa ou planeja. Portanto, fisicamente essas coisas não existiam, eram apenas planos, pensamentos.
Assim, o pensamento bíblico, na realidade, é bem mais lógico que o pensamento vinculado ao “Big Bang”, ou seja, a grande explosão primordial que teria originado o Universo e, inclusive, mais tarde a vida. No caso da explosão, tinha que haver matéria pré-existente desde sempre. Mas de onde ela teria vindo? Se existia, de alguma maneira teria que se ter originado. No caso da criação, a matéria não existia, mas DEUS existia, e DEUS é um Ser vivo. É bem mais fácil aceitar a existência eterna de um Ser vivo capaz de originar todas as coisas do que aceitar a existência de matéria, que necessita de alguma fonte originadora.
Outro ponto importante é que explosões somente geram caos, nunca ordem. A ordem só pode vir por meio do planejamento inteligente, nunca do acaso. Em lugar algum nesse nosso planeta pode ser constatada a evolução de um estado caótico para outro bem organizado. Nunca se constatou ou se observou tal coisa. Pela teoria do “Big Bang” temos que aceitar que a ordem apareceu por meio de acomodações casuais produzidas em meio caótico. Isso é simplesmente impossível por ser estatisticamente improvável. Em nossos dias tal coisa não acontece (isto que hoje existe ordem, então imagine naqueles tempos em que não existia).Teria se formado ordem a partir do caos, sem lei natural alguma? As leis dos movimentos dos corpos celestes, e as dos átomos, se teriam formado a partir da desordem total?
As leis naturais existem, e nós cremos que elas se originaram da mente do Criador, do mesmo modo como se originou a matéria e a energia. Isso ao menos é plausível e faz sentido.

Segunda: Os Céus declaram

A lição de hoje destaca a inteligência. O Universo, que não sabemos qual é o seu real tamanho, mas é incrivelmente grande, revela que existe inteligência, pois é complexo demais para funcionar sem leis bem imaginadas. Segundo a revista Super Interessante, de dezembro de 2007, existem 100 bilhões de galáxias e em torno de 10 sextilhões de estrelas no Universo visível. Isso o que foi visto e seu número estimado por cálculos. E quanto mais há para se ver? Um dia saberemos, e esse dia se aproxima.
O tamanho do Universo e seu modo de funcionamento não poderia deixar dúvidas: de que ao menos deve ter havido a participação de uma inteligência superior e de um poder incrível para constituir tudo isso. No mínimo essa deve ser a conclusão racional. Mas é como afirma Romanos 1:21 “…tendo conhecimento de DEUS não O glorificaram como DEUS, nem Lhe deram graças, antes se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes seu coração insensato.” Há um gigantesco poder em ação no planeta para impedir que as pessoas correlacionem a complexidade da natureza com a inteligência de DEUS. O que fazem, em lugar disso, é associar entre si o caos e a ordem. Isso só pode ser chamado de insensatez.
Se olharmos para o tamanho e complexidade do Universo, não ficaremos menos admirados se pudermos também olhar para a complexidade do minúsculo átomo, sobre o qual a lição teceu considerações importantes. Sem o átomo não existiria o Universo, e ele funciona à base de leis não menos complexas que o próprio Universo com suas galáxias, estrelas, planetas, satélites e meteoritos, etc.
O átomo é admirável. Constitui-se de um núcleo e elétrons (ao menos um) orbitando ao redor desse núcleo. Isto significa que ali há energia, e na realidade, muitíssima energia. Ela é necessária para manter o elétron girando ao redor do núcleo sem se afastar nem se aproximar do núcleo. Nisso há um equilíbrio que só pode ter-se originado de uma inteligência e capacidade indescritível ao ser humano. Um único átomo é algo que podemos até estudar e descrever, mas não podemos criar ou construir.
Para se ter uma ideia do átomo, imagine que o seu núcleo seja do tamanho de uma laranja de 5 centímetros de diâmetro. Sabe a que distância seria a órbita de seu elétron mais afastado? Seria a 5km de distância. E esse seria o tamanho do átomo! Na realidade, um enorme vazio, mas carregado de energia para que esse elétron nessa distância não escapasse de sua órbita. Essa energia deve ser bem calculada para que também o elétron não se aproxime do núcleo, a fim de que fique sempre na mesma distância, milênio após milênio. Mas sabia que os elétrons de um átomo podem migrar para outro átomo? E para isso há leis bem estabelecidas, e a natureza funciona segundo essas leis. Detalhe: um átomo é tão pequeno que não pode ser visto nem pelos aparelhos mais sofisticados.
Sabe avaliar a energia que existe nos átomos? Existe tanta energia num deles que, em conjunto, se liberada por meio da fissão ou da fusão, que são dois métodos diferentes para se liberar energia, pode-se construir uma bomba altamente destruidora. Uma dessas bombas pode fazer deixar de existir uma cidade como São Paulo, e por muito tempo ali se formarão cânceres nas pessoas que se aventurarem a estar nesse lugar.
A criação de DEUS é admirável. Mas ainda mais admirável de tudo é a vida.Quem pode dizer o que ela é? E de onde ela veio? Isso é admirável!

Terça: O poder de Sua palavra

É preciso ler os versos bíblicos selecionados para hoje. “Ele fez a terra com o Seu poder, e ordenou o mundo com a Sua sabedoria, e estendeu os céus com o Seu entendimento” (Jer. 51:15).
“Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da Sua boca” (Salmo 33:6).
“Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu” (Salmos 33:9).
Por estes versos, o que podemos aprender? DEUS, para criar, utiliza Sua capacidade mental associada à Sua capacidade de realizar, ou seja, Seu poder. Na capacidade mental DEUS consegue, ao mesmo tempo, planejar todo um conjunto de estrelas, planetas e satélites, com suas respectivas complexidades; e pela Sua palavra ou pensamento, fazer com que se tornem realidade e passem a existir, onde antes não havia nada.
Os versos acima estão a dizer que DEUS utilizou, para criar, “poder, sabedoria e inteligência”; que fez tudo pela Sua palavra. Bem simples de dizer como DEUS cria; tão simples que não parece ser algo quase infinitamente complexo. Na realidade, para DEUS criar pelo poder de Sua mente e de Sua palavra é algo tão complexo que foge à nossa compreensão. Não é simplesmente pronunciar “haja luz.” Tem que definir todos os espectros da luz, ondas, frequência, calor, cores, velocidade, origem, quantidade, intensidade, objetivos, e assim vai. É algo muito complexo, não é um passe de mágica, mas resultado de um planejamento complexo. DEUS define em Sua mente todos os detalhes de como deve ser aquilo que Ele deseja criar. Quanto tempo Ele leva para elaborar um plano desses? Não sabemos, mas talvez seja menos de uma fração de segundo. Ao menos é o que se deduz da capacidade de um Ser infinito em poder e inteligência.
E como, por ventura, Ele trouxe à existência a matéria do Universo? Alguma coisa podemos entender, mas não tudo. Por exemplo, toda matéria é composta, na verdade, de energia. Se você tem aí em sua casa uma cadeira de madeira, você sabe que facilmente pode transformá-la em energia. Basta colocar no fogo e imediatamente o que era matéria se tornou no seu correspondente em forma de energia. É que antes essa mesma madeira já foi energia. Anos atrás ela era apenas uma pequena semente, que nasceu, se transformou numa plantinha, que absorveu energia do sol, água e nutrientes e foi crescendo, com o tempo formando-se numa frondosa árvore. Foi cortada, sua madeira transformada em tábua e esta, numa cadeira.
Como DEUS poderia ter feito esse Universo todo? Ele fez tudo do nada. Pelo Seu poder. Para Ele não é difícil fazer surgir energia de Seu poder, e transformá-la em matéria de todo o tipo. Também para Ele não é nada difícil fazer vir à existência matéria de todo tipo, diretamente, sem passar pela fase de energia. Fato, segundo esses versos, é que: para criar DEUS só utiliza duas coisas: poder e inteligência. E isso faz sentido total, pois na criação existe muita inteligência, em forma de leis naturais, e enfim, tudo é composto de energia, que também é poder. Logo, o poder e a inteligência de DEUS, de uma maneira evidente, observável, são a matéria e energia mais a ordem e as leis.
Assim como a lição também explica, as leis naturais não são os limites para DEUS, pois foi Ele quem as estabeleceu. A nossa lógica científica vem de observar as leis naturais; então, nós é que somos limitados à compreensão dessas leis, bem como só podemos agir dentro dos limites delas, porém DEUS, que as definiu, não tem esses limites, pois Ele é superior a estas leis, e nós somos inferiores. Assim, só podemos entender DEUS dentro dos limites dessas leis, mas quando chegarmos até Ele e pudermos falar com Ele, então poderemos entender muitas coisas para além dessas leis, explicadas por Aquele que é infinitamente mais que tais leis.

Quarta: JESUS, Criador do Céu e da Terra

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez” (João 1:1-3).
“E o Verbo Se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (João 1:14).
“O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação” (Colossenses 1:15).
“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo” (Hebreus 1:1-2).
Lendo esses versos, a que conclusão podemos chegar? Que o Criador de todas as coisas é JESUS CRISTO, assim como, já sabemos, Ele é também o Redentor.Ora, aqui tempos uma relação lógica: Se Ele é o Criador, para salvar a criatura tem que também ser o Redentor; portanto, devia ser Ele a vir morrer por nós na cruz e Se tornar o nosso mediador. E mais, para quem não aceitasse a salvação, também tem que ser Ele o Juiz, o que condena. Assim, por óbvio, Ele é tanto o Criador como o Redentor, como também o Executor do juízo. Quem mais poderia fazer isso tudo? Ninguém nesse Universo. Aliás, acrescente-se que foi contra Ele que Lúcifer se posicionou no Céu; a guerra foi e ainda é de Lúcifer contra JESUS CRISTO. Essa guerra se desenrola, e isso é bem evidente, aqui nessa Terra, depois da cruz e da ascensão, contra todos aqueles que estão aliados com o Criador, Redentor e Juiz – nós, os Adventistas do Sétimo Dia, os que guardam os mandamentos do Criador e aguardam-No como Redentor. Isso não poderia ser diferente, somos o Seu povo.
Por isso mesmo, nós devemos influenciar o mundo, não o mundo a nós. No campo da gestão das empresas, nesses últimos tempos, tanto se fala em “diferenciação”, isto é, ser diferente das outras empresas para cativar os clientes. As empresas estão buscando sair do padrão onde se encontra a maioria. Pois essa teoria serve mito bem para a IASD. Nós nem sequer somos deste mundo, portanto, ao menos sejamos criativos para nos diferenciarmos, e nos diferenciarmos em relação ao mundo. E até sabemos bem como fazer isso: é só seguir o exemplo de JESUS. Para tanto, temos três coisas vitais: os Dez Mandamentos, a Bíblia que é o testemunho de JESUS, ou seja, que trata a respeito do Salvador, e temos ainda os escritos do Espírito de Profecia, de Ellen G. White, que também dá testemunho de JESUS, explicando a Bíblia.
Então o Criador de todas as coisas esteve entre os seres humanos. Nós temos pelo menos o privilégio de poder ler sobre Ele. Toda a Bíblia trata sobre JESUS, mas os evangelhos contam diretamente como Ele vivia. Assim podemos também viver, resumindo: em humildade, obediência à lei, fazendo o bem e tendo fé em nosso Salvador. De certo modo, diferenciando-nos do mundo, assim como também Ele foi diferente (nunca copiou as coisas ridículas do mundo para Se tornar Salvador). Nem nós devemos fazer tais cópias (como muitos entre nós fazem, para a sua própria perdição e de outros mais), na intenção de assim querer atrair pessoas para o Reino de DEUS. Se tão somente tivermos fé e disposição para o trabalho, o restante que falta o ESPÍRITO SANTO fará.

Quinta: O Criador entre nós

No estudo de hoje temos que atentar para um assunto relevante: a humildade do Criador. Ora, imagine, o Criador! Não havia nada, não havia Universo. Absolutamente nada. E o Criador, no princípio criou todo o Universo. Quando foi isso não sabemos, a Bíblia chama de princípio. Depois esse Criador criou a vida em diversos lugares do Universo, e em um tempo posterior fez isso aqui na Terra. Dá para imaginar o poder de Alguém assim? Pois se algum ser humano de nosso planeta conseguisse criar vida, pode-se ter certeza, seria alvo dos jornais, das televisões, das atenções do mundo inteiro. Ele se tornaria famoso e também poderoso. Se ele pudesse eternizar a vida das pessoas, logo se tornaria o homem mais rico do planeta, muitíssimo acima do segundo colocado. Ele se tornaria incrivelmente importante. Talvez fosse até adorado, mas no mínimo ele teria uma ou mais estátuas em cada cidade do planeta. E certamente ele mesmo se veria como alguém superior, digno de homenagens inimagináveis. Se idolatram os jogadores de futebol, imagine o que fariam com alguém assim.
Pois bem, JESUS, o Criador, veio a este mundo como uma humilde criança, cresceu como um humilde carpinteiro, e viveu como um humilde profeta. Não foi reconhecido pelas autoridades religiosas nem pelas autoridades políticas, senão por uma pequena parte do povo comum, porque a maior parte gritou contra Ele “crucifique-O”.
E Ele esteve aqui, entre os seres humanos. Demonstrou que tem o poder de criar ao ressuscitar mortos, dentre os quais o mais impressionante foi Lázaro, morto de 4 dias, portanto, em estado de decomposição e cheirando mal. Ele transformou água em vinho, multiplicou pães e peixes, curou muitos tipos de doenças dentre as quais a cegueira (e existem muitos tipos), caminhou sobra as águas, acalmou uma tempestade, favoreceu uma pescaria, indicou um peixe para doar uma moeda, conhecia os pensamentos das pessoas, e assim por diante. Ele demonstrou ter poderes sobrenaturais; era DEUS, mas em nenhum momento Se passou como DEUS, mas sempre como um homem. E o detalhe importante: sempre como um homem humilde. Esse é o nosso exemplo.
O Criador do mundo estava entre os seres humanos, e eles O crucificaram. O mais interessante é que Ele, com os poderes que sempre possuiu, poderes de Sua mente e palavra, que quando abria a boca fazia produzir o que Sua inteligência desejasse, dessa vez, conforme Isaías 53, “não abriu a Sua boca.” Ele podia reagir se tão somente utilizasse Seu pensamento, e reverter tudo, vingar-Se, eliminar Seus inimigos, com satanás e tudo. Mas Ele Se deixou matar e morreu como um ser humano. Ele estava em lugar do ser humano. Daí se percebe a Sua principal característica, acima de Seu poder e inteligência, que é a humildade. E a humildade vem do amor, que Ele é. Ele é a lei, Ele é o amor, Ele é humilde. Esse é o nosso Criador e Salvador; é Este que estamos aguardando. Ele há de vir em breve, preparemo-nos reavivando e reformando a nossa vida e trabalhando pela vida de outros.

Aplicação do estudo – Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:

Pela Bíblia sabemos que DEUS criou tudo, desde a matéria, a energia e a vida. A Bíblia diz que houve um princípio, ou seja, um momento em que se iniciou a criação de todas as coisas. Possivelmente, segundo a nossa compreensão, antes desse princípio nada havia, senão DEUS, na forma da Trindade. Como era isso, não podemos imaginar. O que entendemos é DEUS eterno; porém, a criação, desde todos os anjos, finitos na existência anterior, e infinitos para o futuro, desde que permaneçam ligados a DEUS, o infinito tanto no passado quanto no futuro.
Se for assim como estamos aqui imaginando em nossas limitações de seres criados e também pecadores, então deve ter havido um tempo, infinito para o passado, em que não havia criação, e DEUS existia só. Como seria a solidão de DEUS? Melhor que sejam três seres, para interagirem entre si. Mas como deve ter DEUS ficado feliz ao criar o Universo, povoar os planetas com seres vivos, e principalmente com seres à Sua semelhança. Essa parte da criação, seres à imagem e semelhança do Criador é magnífico, que é glória para DEUS, pois esses seres interagem com DEUS, e repartem amor entre si e com Ele. Como isso devia ser motivo de felicidade para DEUS.
Isso, digamos, é a introdução ao assunto. É tema muito interessante, mas não temos como avançar nele por enquanto. Que fique nessa situação até um dia, lá no Céu, quando pudermos falar diretamente com o Criador, e satisfazer nossas curiosidades. Teremos o prazer de saber dEle como criou tudo, por amor, para ser povoado de seres felizes eternamente. Aí certamente ficará mais evidente a importância do amor.

Por enquanto, basta que saibamos, conforme a Palavra escrita, que foi DEUS quem criou todas as coisas, e sem Ele, nada do que existe, veio a existir.

escrito entre 21/11 e 04/12/2012
revisado em 05/12/2012
corrigido por Jair Bezerra
Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos. Entende que há servos sinceros e fiéis de DEUS em todas as igrejas que no final dos tempos se reunirão em um só povo e serão salvos por JESUS em Sua segunda vinda a este mundo.

Plano de Leitura: Um Capítulo por Semana:

O Serviço do Espírito de Profecia, numa iniciativa com os Departamentos de Educação, Escola Sabatina Mordomia, Saúde e Temperança, propõe-lhe o estudo dos escritos de Ellen White, através da leitura de um capítulo por semana.
Livro – A Ciência do Bom Viver: Capítulo nº 01 – Nosso Exemplo

Nenhum comentário:

Postar um comentário