domingo, 30 de dezembro de 2012

Lição 1 (Jovens) Jesus, Criador do Céu e da Terra


Lição 1
29 de dezembro a 4 de janeiro



Jesus, Criador do céu e da Terra





“No princípio Deus criou os céus e a Terra” (Gn 1:1).

Prévia da semana: A capacidade de criação é importante porque é um atributo exclusivo de Deus, fundamentando Seus direitos à soberania e prioridade em nossa vida. Nossa interpretação de como Deus criou o Universo terá impacto significativo em nossa visão da natureza da soberania divina. A doutrina bíblica da criação deve nos levar a uma experiência de admiração e obediência a Deus, como ocorreu em Isaías 6.

Leitura adicional: Isaías 37:16Salmo 96:5

Domingo, 30 de dezembro
cpb - introdução

Terra x Canis Majoris


Canis Majoris é a maior estrela conhecida pela humanidade. Se a Terra tivesse o tamanho de uma bola de golfe, Canis Majoris teria o do Monte Everest! Escalar o Monte Everest – 8.850 metros acima do nível do mar – é uma façanha capaz de ser realizada apenas pelos mais dedicados. Mas Apocalipse 1:16 descreve Jesus segurando sete estrelas em Sua mão. Imagine Jesus segurando o Monte Everest! Não é de admirar que em Mateus 17:20 Ele nos diz que a fé, pequena como um grão de mostarda, pode mover montanhas. Imagine uma semente de mostarda, uma bola de golfe, o Monte Everest, a Terra e a estrela Canis Majoris. Agora imagine Jesus, nosso Criador, segurando sete estrelas em Sua mão! Quando João viu Jesus dessa maneira, ele ficou tão assombrado que disse: “Caí aos Seus pés como morto” (Ap 1:17). Qual seria a sua reação?

Nosso Criador, Jesus Cristo, é um Deus maravilhoso e poderoso! A cada dia o Sol nasce e projeta sua luz sobre nós. É fácil achar que isso é normal. No entanto, a luz é incrível! Ela pode viajar a aproximadamente 300 mil quilômetros por segundo. Essa velocidade é incompreensível. Para se criar algo tão poderoso, é preciso ser capaz de compreender e controlar isso. Mas não foram gastas horas estafantes de trabalho para criar, nem tampouco há um cesto de lixo cheio de primeiras, segundas e terceiras tentativas. A Palavra de Deus foi proferida e a luz apareceu em um instante, com perfeição.

Quando consideramos o imenso poder e a inteligência de nosso Criador, como podemos não confiar nEle? Observe as estrelas e veja a glória e o esplendor de Deus. Explore uma área arborizada e tranquila e sinta a paz de Deus. Caminhe na beira da praia e deixe seus problemas serem lançados nas profundezas no mar azul. A natureza criada por Deus nos ajuda a nos desligarmos das distrações mundanas para ouvir Sua voz amorosa.

Ao estudar a lição desta semana, programe-se para passar tempo em meio à natureza; só você e Deus. Se no lugar em que você vive isso não é possível, contemple ao menos fotos da natureza na internet ou pesquise alguns livros com fotografias da natureza. Deixe seu coração submergir na serenidade, magnificência e no poder restaurador da natureza – um reflexo do nosso Deus Criador.

Mãos à Bíblia

“No princípio, criou Deus os céus e a Terra” (Gn 1:1). Esse texto deixa claro que o Universo teve um começo. A evidência de que o Universo teve um início se tornou tão forte que quase todos os cientistas a aceitaram.

1. O que a Bíblia afirma sobre Deus e sobre a criação do Universo? Hb 11:3

O Universo não foi formado a partir de matéria que já existia; ele foi criado pelo poder da Palavra de Deus. Isto é, matéria e energia foram trazidas à existência pelo poder de Deus. O verbo “criar”, em Gênesis 1:1, vem de uma raiz hebraica usada somente em referência à atividade criadora de Deus. Unicamente Deus, não os seres humanos, pode fazer esse tipo de criação (leia também Rm 4:17).


Jeanelle Isaacs | Sidney, Austrália

Segunda, 31 de dezembro
cpb - exposição

A Palavra de poder


Começos (Gn 1:1Sl 33:69). Acreditemos em Deus ou não, estamos exercendo fé. Cada um escolhe em quem ou no que deseja acreditar. Essa fé se torna a força propulsora de sua vida. Algumas pessoas buscam a felicidade vivendo para os prazeres da carne. Outras buscam realização acumulando as riquezas e tesouros deste mundo. Outras, ainda, buscam significado exercendo o poder que possuem, enquanto tantas outras colocam sua esperança em deuses falsos. Multidões se voltam para o humanismo em sua busca desesperada por algo em que acreditar, e as massas passivamente seguem as tradições de um cristianismo falso.

No entanto, tudo isso deixa um vazio doloroso. Felizmente, existe alternativa. Uma crença significativa em Deus, a adoração comprometida e uma experiência pessoal com Ele moldarão e direcionarão nossa vida. É aqui que a busca termina – e começa!

Conhecer (Sl 19:1-3139:14Rm 1:18-20). Nossa fé depende também das escolhas que fazemos. Quando exploramos as maravilhas da criação, começamos a compreender as maravilhas do nosso Criador. Leia Salmo 139:14 e reflita no milagre do corpo humano. Considere Romanos 1:18-20 à luz da evidência do Criador na natureza. Tire tempo para observar o céu estrelado e para contemplar a vastidão da criação e o significado do Salmo 19:1-3. Nossa fé não está baseada em um nada! A evidência do Criador na criação é impressionante.

Mas Deus ainda nos dá muitas outras evidências. As profecias bíblicas. O poder de Deus para transformar vidas. A revelação de Jesus Cristo em carne humana.

A experiência pessoal em orações respondidas. Nosso Deus é real e Ele quer que O conheçamos pessoalmente. Ele é o Deus da criação, o Deus da vida – da nossa vida.

A Palavra (Jo 1:1-314Cl 1:15, 16Hb 1:1, 2). Enquanto os membros da Trindade trabalham em harmonia, a Bíblia revela que Jesus Cristo, particularmente, Se envolveu com o nosso planeta. Colossenses 1:15 descreve Jesus como prototokos – “o primogênito”. À luz do contexto desse verso, prototokos é uma expressão figurativa que descreve Jesus como o primeiro em grau, a figura sendo formada da dignidade e do cargo exercido pelo primogênito numa família humana, ou, mais precisamente, o primogênito numa família real. A posição de Cristo é única, dominante e absoluta. Foram-Lhe confiadas todas as prerrogativas e a autoridade no Céu e na Terra. Paulo enfatizou a posição de Cristo porque ele buscava satisfazer os argumentos dos falsos mestres, que declararam que Cristo foi criado e negaram Sua supremacia.

Em João 1:1-3 e 14, Jesus é identificado como o logos, a “Palavra” de Deus. Logos significa “expressão”, “afirmação”, “discurso”, “narrativa” ou “descrição”. Nesses versos, João empregou as imagens de Jesus revelando Deus ao longo da sua descrição do Evangelho. Em Gênesis 3:15, Deus previu a vinda de um Libertador. Assim, o plano da redenção foi elaborado antes da criação deste mundo (1Pe 1:20Ap 13:8). Deus deu Sua palavra no Éden – e a palavra foi cumprida quando Jesus tomou a forma humana. Jesus revela os pensamentos de Deus. Verdadeiramente, Jesus é Deus. A Palavra de Deus foi dada a você e a mim.

O poder (Gn 1:369Sl 33:9). Os cientistas descobriram como dividir o átomo para desencadear um poder destruidor inacreditável. No entanto, pense no poder de Deus quando Ele falou e uniu os átomos. Qual som acompanhou a obra da criação? Houve mesmo a explosão chamada “big bang”? Note a descrição de Gênesis e a repetição da frase “e disse Deus”. A palavra grega traduzida “disse” (’amar), em Gênesis 1, é a mesma palavra traduzida por “falou”, em Salmo 33:9. Ficaríamos com medo se escutássemos a voz de Deus? Considere as revelações de Deus aos profetas. “Assim diz (’amar) o Senhor” introduz algumas das mensagens proféticas mais poderosas
(Js 7:13Is 37:6Jr 4:3Ez 5:7Ag 1:7). Deus fez muitas tentativas para Se comunicar com a humanidade (Hb 1:1, 2). E o Deus todo-poderoso ainda está falando conosco hoje.

Prova viva (Jo 2:1-116:4-139:1-12Gl 5:22-26). Quando Jesus esteve presente, a água se transformou em vinho, cinco pães e dois peixes alimentaram milhares e pessoas foram curadas quando tudo o mais falhou. Ainda assim, sempre existirão aqueles que se recusam a acreditar (Lc 16:31). Para você, qual é a maior prova de que Jesus é Deus? Note que até mesmo o diabo emprega milagres para convencer as pessoas a segui-lo (veja Mt 24:24).

No entanto, a manifestação do poder divino não está limitada aos dias dos primeiros discípulos (Jo 3:3-6). Jesus explicou nossa relação com Deus usando a metáfora do galho conectado à videira (Jo 15). A unidade da Trindade se torna evidente no ato de o Espírito Santo continuar a obra de recriação em nós (Gl 5:22-26).

Mãos à Bíblia

2. O que as obras de Deus falam sobre Sua glória e atributos? Você já experimentou essa realidade? Como a ciência pode nos ajudar a apreciar ainda mais o poder e sabedoria do Criador? Sl 19:1-3Rm 1:19, 20

O Universo foi muito bem projetado para que a vida existisse. Primeiramente, os blocos de construção de toda a matéria – os átomos – deviam ser estáveis o suficiente para que fossem criados objetos materiais estáveis que pudessem ser capazes de interagir uns com os outros para formar grande número de compostos químicos diferentes. O mundo também foi planejado sabiamente para que a vida existisse. A variação de temperaturas devia ser compatível com a vida. Por isso, a distância do Sol, a velocidade de rotação e a composição da atmosfera deviam estar em equilíbrio. A sabedoria de Deus é revelada no que Ele criou.


Graham Wynniatt | Adelaide, Austrália do Sul

Terça, 1o de janeiro
cpb - testemunho

Ele ainda fala


“A natureza e a Revelação, ambas dão testemunho do amor de Deus. Nosso Pai celeste é a fonte de vida, sabedoria e felicidade. Contemplem as belas e maravilhosas obras da natureza” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 9). Romanos 1:18-20 diz que Deus claramente tem nos ensinado verdades sobre Si mesmo por meio da natureza, desde a criação: “O ouvido atento ouve e compreende as comunicações de Deus pelos objetos da natureza. Os verdejantes campos, as árvores altaneiras, os botões e as flores, a nuvem que passa, a chuva, o rumorejante regato, as glórias do firmamento, tudo nos fala ao coração, convidando-nos a familiarizar-nos com Aquele que os criou a todos” (Ibidem, p. 85).

O menor átomo tem partes invisíveis feitas de partes ainda menores, microscópicas, e ainda contém o poder para destruir cidades. O céu noturno, visto a olho nu, é somente uma mancha na imensidão impressionante do espaço. Estrelas e planetas viajam em seus cursos designados e a velocidades incríveis a fim de se manterem em suas constelações ou órbitas.

Deus criou as maravilhas do céu por Sua palavra quando empregou poder além da imaginação (Sl 33:69). “Se tão somente estivermos atentos, as obras de Deus nos ensinarão preciosas lições de obediência e confiança. Desde as estrelas, que em seu trajeto pelos espaços percorrem século após século a rota invisível que lhes é designada, até o ínfimo átomo, todas as coisas da natureza obedecem à vontade do Criador. E Deus cuida de tudo e sustenta todas as coisas que criou. Aquele que mantém os inumeráveis mundos através da imensidade, ao mesmo tempo cuida das necessidades do pequeno pardal que, confiante, solta o seu humilde gorjeio” (Ibidem, p. 85, 86).

Mãos à Bíblia

3. Além da sabedoria, que outro atributo de Deus é mencionado no contexto da criação? Como esse atributo foi manifestado? Ainda mais importante, quais são as implicações dessa verdade? Jr 51:15, 16Sl 33:69

Toda a energia em todas as partes do Universo teve sua origem na palavra de Deus. Toda matéria contém grandes quantidades de energia. Se uma pequena quantidade de matéria pode produzir a grande energia de uma arma nuclear, considere a quantidade de energia armazenada na matéria do mundo inteiro! Mas isso não é nada quando comparado com a energia armazenada na matéria do Universo. Imagine o poder de Deus utilizado para trazer o Universo à existência! Mas é bom lembrar que a palavra criadora de Deus não está limitada às “leis” da ciência. Deus é soberano sobre toda a Sua criação e é livre para realizar Sua vontade.


Marisa Ansel | Swan Hill, Austrália

Quarta, 2 de janeiro
cpb - evidência

Maior que tudo


Certa propaganda oferecia um produto capaz de reduzir dez quilos do peso de uma pessoa num período de duas semanas. Sim, era bom demais para ser verdade! Mas eu perdi menos de meio-quilo. A previsão do tempo prometia dias ensolarados no começo da primavera, com temperaturas tropicais. Era bom demais para ser verdade! Em lugar disso, caiu granizo do céu. Um homem no estacionamento oferecia um dispositivo eletrônico por um quarto do preço. Era bom demais para ser verdade! O equipamento era roubado.

A Bíblia descreve o poder da Palavra de Deus. “Mediante a palavra do Senhor foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de Sua boca” (Sl 33:6). Para ter certeza de que compreendemos, Davi continuou: “Pois Ele falou, e tudo se fez; Ele ordenou, e tudo surgiu” (v. 9). Em Gênesis 1 e 2, lemos sobre a criação do mundo, na qual Deus falou e a Terra (e tudo o que nela há) veio a existir.

Contudo, Deus fez mais do que trazer o mundo à existência. Ele faz mais do que manter este mesmo mundo girando, não importando os maus-tratos que os humanos inflijam sobre ele. Nos evangelhos, lemos sobre o poder das palavras de Jesus. Ele transformou água em vinho, ordenou ao coxo que andasse, ressuscitou pessoas e alimentou multidões – tudo falando em voz alta.

Paulo descreve Jesus desta maneira: “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nEle foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele” (Cl 1:15, 16).

Talvez você já tenha tentado fazer algo maior do que si mesmo. Talvez pareça impossível se preparar para um exame ou manter suas finanças em ordem. É possível aprender como fazer essas coisas – mas o sucesso somente vem quando o executor é maior do que a tarefa que tem em mãos.

Na criação do mundo, vemos Deus como o Criador. Nos milagres que Jesus realizou, vemos Deus como Criador. Na transformação do nosso coração, vemos Deus como Criador. Em todas essas coisas, Deus é maior que a criação. Ele é maior que os milagres. Ele é maior do que nós.

Mãos à Bíblia

4. Qual é a identificação do Criador no Novo Testamento? Quais são as implicações da resposta a essa pergunta? Jo 1:1-314Cl 1:15, 16Hb 1:1, 2

João se referiu a Jesus como o Verbo (Logos) e O igualou a Deus. Ele foi o Criador do Universo. Isso significa que poderíamos lerGênesis 1:1 assim: “No princípio, Jesus criou os céus e a Terra.” Em Colossenses 1, Paulo chama Jesus de “primogênito” da criação (Cl 1:15). Nesse contexto, “primogênito” não se refere à origem, mas ao status. O primogênito era o cabeça da família e herdeiro dos bens. Jesus é o “primogênito” no sentido de que, como Criador e por meio da encarnação (ao assumir nossa humanidade), Ele é o líder legítimo da família humana. Jesus não era um ser criado, mas, desde a eternidade, era um com o Pai, o que é confirmado porHebreus 1:1, 2.


Christine Miles |Auckland, Nova Zelândia

Quinta, 3 de janeiro
cpb - aplicação

Experimentando o amor de Deus


Deus, nosso Criador, compreende bem nossa natureza. Ele revelou Seu amor em cada coisa que criou para Adão e Eva, para que eles pudessem sentir e compreender Seu amor por eles. Ele demonstrou Seu amor fiel para com os israelitas, enquanto eles vagueavam no deserto, ao prover-lhes comida e água. E, melhor de tudo, Ele enviou o próprio Filho para caminhar na Terra como exemplo visível de quem Deus é. Ele continua a revelar Seu amor por nós hoje. Apenas precisamos olhar ao nosso redor para enxergar o amor infinito de Deus, o Criador invisível. Deus conosco!

Lembre-se de que o amor de Deus por nós estará conosco pela eternidade. O que podemos fazer para nos manter conectados ao amor dEle? Lembre-se de que o amor de Deus está à vista. Sam Jones, um compositor norte-americano, disse certa vez: “As montanhas são os pensamentos de Deus empilhados. O oceano são os pensamentos de Deus estendidos. As flores são os pensamentos de Deus desabrochando. As gotas de orvalho são os pensamentos de Deus em pérolas.”*

Pare, observe e compreenda o amor dEle. Esteja alerta ao fazer suas atividades diárias. Enquanto caminha, você pode parar para observar uma flor. Ao prosseguir, pense em quão meticulosamente Deus dispôs as pétalas daquela flor. Se Ele Se importa com isso, considere quanto mais Ele Se importa com você. Quando você sentir o amor de Deus, receba-o com atitude de respeito.

Sinta-se bem pelo fato de ser amado profundamente. Sempre tenha um coração agradecido. Assim como um adulto aprova a apreciação de uma criança, Deus fica contente quando Seus filhos são gratos por Seu amor. Em troca, você pode descobrir que Ele tem mil maneiras de assegurar-lhe Seu amor.

* Sam Jones, Leaves of Gold (Williamsport, PA: Coslett Publishing Company, 1948), p. 109.

Pense nisto

– O que você pode fazer para experimentar constantemente o amor de Deus?
– Como é o amor de Deus relacionado com Sua criação?
– Mencione uma das suas coisas favoritas na criação de Deus. Como isso lhe ensina sobre o amor dEle?


Mãos à Bíblia

5. Em quais situações o poder criativo de Jesus foi manifestado? Jo 2:7-116:8-139:1-34

Cada um desses milagres nos dá um vislumbre do poder de Deus sobre o mundo material que Ele mesmo criou. A transformação da água em vinho, o milagre dos peixes e pães e a cura do cego de nascença foram milagres que exigiram atos que estão além das leis da natureza, pelo menos como as conhecemos agora. Mas pense: Embora os milagres sejam maravilhosos, qual é o perigo de fundamentar a fé neles? Nossa fé deve depender do quê?


Peempahn Henley | Moree, New South Wales, Austrália

Sexta, 4 de janeiro
cpb - opinião

Criado para a beleza


É um pensamento bonito o Criador do céu e da Terra avaliar Sua criação e chamá-la “boa” (Gn 1:41012182125). É memorável que esse Criador não apenas Se deleitasse em Sua criação, mas também chorasse por sua desintegração. É libertador pensar que o Criador considera dignos Seus seres criados, a ponto de morrer por eles. Isso revela Seu caráter de amor e justiça. Isso deveria nos atrair a Ele.

Fomos criados à imagem de nosso Criador – por Ele e para Ele (Cl 1:15). De idêntica maneira que características pessoais e físicas frequentemente são refletidas nos filhos, deveria haver uma semelhança óbvia entre o Criador e Seus filhos. Quando criou
o mundo, Jesus planejou que a raça humana prosperasse. Ele colocou Adão e Eva no jardim e proveu todas as necessidades deles. Mas não devia ser um relacionamento de mão única. A natureza relacional do Criador significava que Ele pretendia que a raça humana também se envolvesse em relacionamento com Ele, com os outros e com o meio ambiente. No jardim, Deus deu aos seres humanos a incumbência de cuidar da Terra e povoá-la (Gn 1:282:15). No entanto, enquanto os humanos têm cumprido a tarefa de povoar a Terra, eles também tendem a desgovernar a criação.

Fome é um exemplo desse desgoverno. Amartya Sen disse que a fome “é uma função de direitos e não da disponibilidade de comida como tal”. Ele concluiu que a fome da Etiópia (1972-1974) “aconteceu sem redução anormal na produtividade de comida, e o consumo de alimento per capita no auge da fome, em 1973, foi bastante normal para a Etiópia de modo geral”.

Governar a Terra correta e justamente envolve servir e sustentá-la, preservando a dignidade humana.

A criação é um presente para a humanidade e o palco da glória de Deus. A beleza da criação exerce papel importante em alimentar o espírito humano. Ao sermos abençoados pela criação de Deus, nosso espírito se enche da beleza do Criador. Quando a criação acabou desfigurada pelo pecado, o resultado foi a destruição da comunidade e dos relacionamentos. O Criador tinha um plano de trazer este mundo desfigurado para um lugar em que a presença de Deus é experimentada plenamente por toda a criação. Jesus – o Criador do Céu e da Terra – espera que respondamos à verdade maravilhosa do Seu amor.

Mãos à obra

– Medite no seguinte: as palavras de Deus têm poder criativo; você foi criado à imagem de Deus. De que maneira finita suas palavras possuem “poder criativo”? Passe um dia prestando atenção em como suas palavras criam ou destroem emoções, motivação, reputação e autoimagem, não somente em si mesmo, mas também nos outros.
– Grave ou fotografe as variedades de cores, formas e texturas na natureza. Mostre suas fotos para sua unidade da Escola Sabatina, para colegas de classe ou de trabalho. Fale sobre o poder do Deus Criador.
– Passe tempo silencioso na natureza escrevendo poesia ou anotando pensamentos que lhe vierem à mente sobre o Criador.
– Pesquise na internet imagens do espaço sideral, como de galáxias e nebulosas. Contemple a beleza do Universo.


Sonja Larsen | Cooranbong, New South Wales, Austrália

Nenhum comentário:

Postar um comentário