terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Lição 12 (Jovens) "Últimas coisas - Jesus e o salvo" 15 a 21 dezembro


Lição 12
15 a 21 de dezembro



Últimas coisas – Jesus e o salvo





“Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e Ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus. É necessário que Ele permaneça no Céu até que chegue o tempo em que Deus restaurará todas as coisas, como falou há muito tempo, por meio dos Seus santos profetas” (At 3:19-21).

Prévia da semana: Após resgatar Seus amados na cruz, Cristo intercede por eles como seu sumo sacerdote celestial. Ele purifica o santuário celestial e, em seguida, volta à Terra para levar Seu povo para viver com Ele.

Leitura adicional: Êx 25-28; Hb 1:32:16, 174:14-168:1-59:11-2810:19-22Parábolas de Jesus, “A Recompensa Merecida”, p. 405-421; Nisto Cremos, “O Ministério de Cristo no Santuário Celestial”, p. 385-408

Domingo, 16 de dezembro
cpb - introdução

Arranjos pré-nupciais


Estava se aproximando o grande dia para o casal “atar o nó”. Marion e eu tínhamos sido selecionados pelo comitê para liderar as atividades no último dia. Sendo a coordenadora, Marion estava ocupada com ensaios. Como organizador, assegurei-me de que nada anormal ocorresse no grande dia para Sarah e Jack. Enquanto Marion se concentrava nas marchas, nos instrumentos e na coordenação de pessoas e coros convidados, certifiquei-me de que, de minha parte, os detalhes estariam em harmonia com cada atividade, tomando lugar conforme o planejado.

Com somente três dias para o casamento, fomos pressionados com preparos e arranjos que resultariam numa cerimônia perfeita e numa celebração tranquila. Onde foram necessárias, correções e substituições foram feitas. Todos desejavam parecer perfeitos para refletir o clima que envolveria o dia movimentado.

Esses tipos de preparações são típicas para grandes ocasiões, como casamentos, funerais ou atividades religiosas. Grandes cerimônias, grandes preparações. Essas experiências me levam ao centro do nosso estudo desta semana.

Como cristãos, existem pilares extraordinários que nos definem e distinguem do restante do mundo. Após aceitarmos Cristo como nosso Salvador pessoal, é importante fortalecer nosso relacionamento com Ele dia a dia, enquanto fixamos os olhos no alvo final da vida eterna. Com o passar dos dias e a aproximação do fim da história da Terra, o demônio tem intensificado a guerra contra os cristãos, numa tentativa de enganar os fiéis.

Em resumo, os eventos finais estão à vista. Como numa cerimônia de casamento, que deve ser realizada num curto espaço de tempo, as preparações deveriam estar sendo feitas para solidificar a relação entre nós e nosso Salvador. Para que isso aconteça, precisamos cavar fundo a verdade sobre a obra intercessora de Cristo no santuário celestial. Novamente, precisamos encarar o fato de Sua vinda iminente com paciência renovada, vigilância e esperança; então esse evento provará que a espera valeu a pena. Finalmente, a ressurreição dos mortos fiéis e o encontro subsequente nos ares com o Salvador serão o clímax da jornada para os seguidores de Cristo.

O estudo desta semana tem quatro partes, que cobrem o santuário celestial, a segunda vinda de Cristo, nossa paciência e esperança em esperar por Ele e a ressurreição dos fiéis.

Mãos à Bíblia

A crença fundamental número 24 começa com as seguintes palavras: “Há um santuário no Céu, o verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem” (Hb 8:2). Um dos fatos pressupostos na Bíblia é a existência de um santuário celestial (Sl 11:4).

1. Leia Hebreus 8:1-5. Qual é o ponto principal ensinado nesses versos?

O santuário terrestre é descrito como um tipo ou modelo do celestial. Pela eficácia do sacrifício e ministério sacerdotal, o modelo terreno nos ensinou sobre as realidades do santuário celestial. O ministério do santuário terrestre era o meio divino de ensinar os princípios da salvação ao povo de Deus, um prenúncio da “realidade”, que é o ministério de Cristo (Hb 9:9-15), por meio de Sua morte e intercessão no santuário celestial.


Silas Onyango | Nairobi, Quênia

Segunda, 17 de dezembro
cpb - evidência

O processo de nos tornar perfeitos


A obra de Cristo no santuário celestial nos ensina que o propósito de Deus em habitar em cada ser humano era o de torná-los moralmente perfeitos. No tabernáculo terrestre, o sangue dos cabritos e bezerros era aspergido para purificação cerimonial. Contudo, quando Cristo entrou no santuário celestial, isso indicou que a perfeição moral podia ser obtida somente por meio do ministério de Cristo como sumo sacerdote. A perfeição moral limpa nossa consciência da culpa do pecado, que, de outra maneira, seria impossível sem a intervenção do próprio Cristo.

Como sabemos, a consciência é o conhecimento ou senso do certo e errado, com o desejo de fazer o correto. É o julgamento moral que se opõe à transgressão da lei e resulta em culpa, se a violarmos. Em Seu ministério no santuário celestial, Cristo faz essa obra perfeita. Assim, o santuário terrestre foi somente uma representação do que Cristo faz no santuário celestial.

Por essa razão, a ressurreição de Cristo significa muito na vida do cristão fiel. Se Jesus não tivesse ressuscitado e subido ao Céu como nosso sumo sacerdote, nossa esperança como cristãos teria sido inútil. Podemos descansar certos de que, no lugar santíssimo do santuário celestial, Jesus está ocupado na obra de mediação (1Tm 2:5), purificação (Ml. 3:1-4) e no juízo. O processo todo leva ao esquecimento dos pecados daqueles que foram previamente perdoados.

“No grande dia da recompensa final, os mortos devem ser ‘julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras’ (Ap 20:12). Então, pela virtude do sangue expiatório de Cristo, os pecados de todo verdadeiro arrependido serão eliminados dos livros do Céu. Assim o santuário estará livre ou purificado do registro de pecado” (Ellen White, Patriarcas e Profetas, p. 357, 358).

A obra sacerdotal de Cristo no santuário celestial conduz à purificação do santuário e à transferência de todos os pecados para Satanás. Com o término de Suas tarefas sacerdotais, Cristo Se regozijará de que o plano original para os humanos viverem na presença de Deus será restaurado com a finalização de Suas obrigações sacerdotais.

Mãos à Bíblia

O ritual do santuário terrestre revelava três fases da salvação: sacrifício substitutivo, mediação sacerdotal e juízo. A Bíblia ensina que as três fases da salvação são incorporadas ao ministério de Cristo em favor dos pecadores.

2. Como a morte de Cristo na cruz satisfaz o aspecto substitutivo da salvação? Is 53:6Rm 3:24, 252Co 5:21
3. O que a Bíblia diz a respeito de Cristo e da mediação em favor dos pecadores? 1Tm 2:5Hb 7:25
4. Como a purificação das coisas celestiais se relaciona com a obra sacerdotal no santuário terrestre, no Dia da Expiação? Hb 9:23


Goretty Akinyi | Homa Bay, Quênia

Terça, 18 de dezembro
cpb - exposição

Mensagem de esperança


O sacrifício de Cristo (Jo 3:16). Depois de Adão e Eva terem cometido pecado no Jardim do Éden, Deus ofereceu perdão à humanidade (Jo 3:16). Cristo foi o cordeiro substituto, cujo sangue foi derramado para lavar nossos pecados. Por meio dEle, fomos justificados livremente pela graça de Deus. Se acreditamos em Cristo, nossos pecados e nomes podem ser apagados do livro da morte. Como resultado desse encontro, o ser humano desfrutaria do relacionamento cordial que teve com Deus antes do pecado.

O Cristo sem pecado veio à Terra para Se identificar conosco em nosso estado pecaminoso. A morte de Cristo Lhe permitiu restaurar o ser humano à justiça. Ele entrou no santuário celestial com Seu próprio sangue uma vez por todas. A limpeza final do santuário celestial é o último processo na purificação do povo de Deus. Por essa razão, Cristo Se tornou o único mediador entre Deus e nós.

A segunda vinda de Cristo (Jó 19:25Sl 50:3Mt 24:27-31). O clímax dos eventos aqui na Terra é a segunda vinda de Cristo. Essa promessa tem sido a bem-­aventurada esperança de todos os crentes fiéis desde o dia em que Ele ascendeu ao Céu. Os profetas a anunciaram no Antigo Testamento e o evangelho no Novo Testamento a confirmou (Mt 24:27-31).

Enquanto tudo isso acontece, o inimigo da verdade também trabalha com empenho para anuviar a mente de muitas pessoas com respeito à vinda de Cristo. Satanás usa inovações tecnológicas para criar mais decadência espiritual e causar reações mistas nas pessoas ao redor do mundo. Alguns dizem que Jesus já veio! Outros declaram que Ele está vivendo aqui conosco! Outros ainda não têm certeza sobre Ele nem sobre a vinda dEle.

Contudo, em meio a todas as teorias e fantasias a respeito da segunda vinda de Cristo, a Bíblia nos guia claramente para esse evento. Se Jó, em meio às tribulações sucessivas deste mundo, ainda expressou forte otimismo com respeito à segunda vinda de Cristo, por que nós deveríamos perder a esperança? Mesmo vivendo neste mundo pecaminoso, com suas tribulações diárias, podemos ir para a cama no fim de cada dia com a esperança da segunda vinda de Cristo.

Esperando a vinda de Cristo (Mt 25:1-13). Muitas pessoas se perguntam se a segunda vinda de Cristo vale a espera. Como humanos, pensamos e raciocinamos com mentes finitas. Em resultado disso, alguns dos assuntos divinos não nos atraem. Cristo usou histórias, chamadas parábolas, para nos ajudar a compreender melhor os assuntos espirituais. A parábola das dez virgens ilustra os graus de preparo que devemos ter enquanto esperamos a vinda de Cristo.

Podemos esperar, mas pode ser que não tenhamos o poder de enfrentar o frio e noites sem dormir, até que o Noivo venha. Neste mundo repleto de todos os tipos de prazeres, temos o desafio de ir contra a maré mundana. Ainda que “durmamos” antes que Ele venha, nossas lâmpadas terão óleo espiritual suficiente para nos dar luz imediata quando Jesus aparecer? A Bíblia é clara quanto ao fato de que não sabermos o dia nem a hora, mas nosso preparo é importante para garantir que não ficaremos atordoados com o som da última trombeta.

Assim como as cinco virgens sábias, nossa lealdade deve ser fundamentada em Cristo para que Sua vinda não nos pegue de surpresa nem com medo. Ao contrário, esse grande dia deveria significar alívio e libertação do fiel povo de Deus, porque temos o necessário em termos de preparo e vigilância.

Mãos à Bíblia

5. Como o cancelamento dos pecados se relaciona com a purificação do santuário? At 3:19-21

O processo de lidar com o problema do pecado é algo que Cristo começou com Seu sacrifício na cruz. Essa obra atinge sua consumação quando, após a “purificação do santuário”, o cancelamento do pecado dos justos, Ele “aparecerá segunda vez [...] para a salvação” (Hb 9:2628). De fato, sem a segunda vinda, e a ressurreição que ela trará, o que a promessa da salvação significaria para nós? (1Ts 4:16-18).


Seline Khavesta | Nairobi, Quênia

Quarta, 19 de dezembro
cpb - testemunho

Cristo, nosso exemplo


Cristo é nosso exemplo do que Deus pode realizar em nós. Como Seus seguidores, temos muito que aprender sobre a vida de Cristo, Sua morte, ressurreição e ascensão ao Céu. O ponto principal desses eventos é a ressonante vitória de Cristo sobre a morte na ressurreição.

“‘Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a Sua voz e sairão;’ (Jo 5:28, 29). Essa voz ressoará em breve por todas as hostes dos mortos, e todo santo que dorme em Jesus despertará e deixará sua prisão” (Ellen White, Eventos Finais, p. 276).

“Para o crente, Cristo é a ressurreição e a vida. Em nosso Salvador é restaurada a vida que se perdeu mediante o pecado; pois Ele possui vida em Si mesmo, para vivificar a quem quer. Acha-Se investido do direito de conceder a imortalidade.

A vida que Ele depusera como homem, Ele reassumiu e concedeu aos homens. ‘Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.’ ‘Aquele que beber da água que Eu lhe der nunca terá sede, porque a água que Eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.’ ‘Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue tem a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia’ (Jo 10:104:146:54)” (Ellen White, O Desejado de Todas as Nações, p. 786).

“Os preciosos mortos, desde Adão aos últimos santos que morrerem, hão de ouvir a voz do Filho de Deus, e sairão dos sepulcros para a vida imortal” (Ibidem, p. 606).

“Demoro-me com prazer sobre a ressurreição dos justos, os quais sairão de todas as partes da Terra, de cavernas rochosas, de calabouços, das covas da Terra, das águas do mar. Ninguém é passado por alto. Todos ouvirão Sua voz. Eles sairão com regozijo e vitória” (Ellen White, Eventos Finais, p. 278).

“Então os justos mortos ressuscitarão incorruptíveis, e os vivos serão trasladados para o Céu, sem ver a morte. [...] Por Suas palavras e obras, [Jesus] Se declarou o Autor da ressurreição” (Ellen White, O Desejado de Todas as Nações, p. 530).

Mãos à Bíblia

6. Quais serão as diferenças entre os salvos e os perdidos no tempo da vinda de Jesus? Qual é a importância dessa mensagem para nós? Como essas palavras podem nos ajudar em nossa vida prática? 1Ts 5:1-11

Certamente, precisamos ser sóbrios e vigilantes para que aquele dia não nos surpreenda como um ladrão de noite. Mas também devemos estar cheios de fé, amor e esperança, porque “quer vigiemos, quer durmamos” (isto é, quer morramos antes de Sua vinda ou estejamos vivos quando Ele vier), temos a promessa de vida eterna com Ele.

7. Qual é o propósito dos “sinais dos tempos”? Jo 13:1914:29

As predições sobre o fim dos tempos não foram dadas para satisfazer a curiosidade dos fiéis, mas para estimulá-los a continuar vigiando (Mt 24:32-44).


Hellen Atieno | Rongo Township, Quênia

Quinta, 20 de dezembro
cpb - aplicação

Condições para nossa perfeição


O ministério de Cristo no santuário celestial, Sua segunda vinda e a ressurreição especial dos mortos fiéis são três aspectos da mesma verdade. Esses três eventos ocorrerão para restaurar o pecador ao estado original sem pecado. Deus, por causa do Seu amor pela humanidade, enviou Seu único Filho para que pudesse nos restaurar à justiça.

O que Cristo está fazendo no santuário celestial nesse instante está intimamente ligado com Sua segunda vinda e a ressurreição. Pois Ele voltará somente depois que o julgamento tiver sido completado e os pecadores perdoados se tornarem livres de culpa.

Fazia parte do plano original de Deus a perfeição moral e a santidade do Seu povo, e Ele toma a responsabilidade por meio de Cristo para nos fazer moralmente perfeitos. Contudo, Deus não pode fazer isso sem nossa cooperação decidida. Como Ellen White diz: “Ele não tem prazer na obediência forçada; e a todos concede vontade livre, para que Lhe possam prestar serviço voluntário” (Ellen White, Patriarcas e Profetas, p. 34).

Então, como cristãos vivendo no século 21, o que precisamos fazer enquanto os eventos finais do mundo acontecem? O que Deus espera de nós?

Precisamos nascer de novo. Não podemos alcançar a perfeição pelo ministério de Cristo no santuário celestial se não nos permitirmos nascer de novo por meio do batismo, e então obter crescimento espiritual por meio do Espírito (Jo 3:3).

Precisamos comer o Pergaminho. A Palavra de Deus escrita é capaz de transformar nossas atitudes, nossas ações e nossa maneira de nos relacionarmos com Deus e com nossos semelhantes (Ez 3:12Tm 3:16, 17).

Precisamos ser santificados diariamente. Dia a dia precisamos nos assemelhar mais e mais à imagem de Cristo, viver por Deus e evitar o mal. Precisamos negar a nós mesmos os prazeres deste mundo e focalizar nossa atenção somente em Cristo e em Sua justiça (Lc 9:23, 241Pe 4:1).

Mãos à Bíblia

No Novo Testamento, um dos eventos relacionados com a segunda vinda de Cristo é a ressurreição dos que morreram crendo nEle. Na verdade, no que diz respeito à maioria dos crentes, essa é a parte mais importante da segunda vinda, porque a maioria dos seguidores de Cristo estará morta quando Ele voltar.

8. O que a Bíblia ensina sobre a ressurreição no momento da vinda de Cristo? 1Ts 4:13-161Co 15:13-25Rm 8:11Fp 3:20, 21

9. Sendo que a ressurreição significa a destruição do poder da morte, por que só é possível alcançá-la “em Cristo”?2Tm 1:8-10


Mary Ndunge | Makueni, Quênia

Sexta, 21 de dezembro
cpb - opinião

O Rei vem vindo – e daí?


Como cristão, sustento a crença de que Cristo virá outra vez como Rei. Desde o dia de Sua ascensão, os cristãos têm guardado no coração a promessa de que Jesus voltará para Seus seguidores.

Como jovem adulto, adotando a mentalidade pós-moderna, o assunto da segunda vinda de Cristo é algo que eu desejo estudar mais profundamente. Que diferença a segunda vinda de Cristo fará em mim?

Minha vida está envolvida com assuntos que giram em torno de educação, finanças, relacionamentos e carreiras. Com o avanço das inovações tecnológicas, estamos vivendo numa aldeia global em que a rede social foi muito aprimorada. Para a maioria de nós, o tempo passa depressa e os dias rapidamente se tornam em anos, enquanto nos tornamos ocupados com os assuntos temporais deste mundo. Frequentemente não nos lembramos da obra que Cristo está realizando em nosso favor. Mal reconhecemos que nossas provações terminarão em breve.

Exatamente agora ainda vivemos juntos como habitantes deste mundo, como grão e palha em um mesmo recipiente. No entanto, logo Cristo separará o grão da palha. Ellen White escreve: “Quando se encerrar a obra do juízo de investigação, o destino de todos terá sido decidido, ou para a vida, ou para a morte. O tempo da graça finaliza pouco antes do aparecimento do Senhor nas nuvens do céu” (O Grande Conflito, p. 490).

Minhas ações neste mundo pecaminoso deveriam refletir as de uma pessoa transformada que está olhando em direção à segunda vinda de Cristo. Convivendo com outros pecadores que não aceitaram a Cristo, minha oração por eles é que reconheçam Cristo na cruz e submetam a vida a Ele para herdarem o reino de Deus. Vamos nos unir como cristãos, agir como adventistas do sétimo dia e aceitar o dom gratuito da salvação para que, quando Cristo vier novamente, não sejamos encontrados em falta. Está você comigo?

Pense nisto

– Qual é a melhor maneira de lutar contra o pecado neste mundo em que vivemos?
– Antes que Cristo venha, o que você pode dizer sobre si mesmo: está você limpo ou sujo? Qual é a razão para sua resposta?


Mãos à obra

– Pesquise o significado das seguintes peças de mobília do santuário: altar de sacrifício, lavatório, pão sagrado, candelabros, altar de incenso e arca da aliança.
– Discuta com um amigo a relevância da obra de Jesus como nosso sumo sacerdote no santuário celestial.
– Leia Mateus 25:1-13. Reescreva a parábola num contexto moderno, levando em conta que Jesus estava pintando um quadro de Seu povo nos últimos dias da história.
– Crie uma lista “obrigatória” de personagens bíblicos que você quer encontrar no Céu. Por que é tão importante para você encontrar essas pessoas?
– Faça esta pergunta a cinco pessoas: “Você gostaria que Jesus retornasse hoje? Se sim, por quê?” Acrescente sua própria resposta.
– Reflita sobre o que você precisa fazer em sua vida para se preparar para a vinda de Cristo. Escreva seus pensamentos em seu diário de oração.


Norbet Kurema | Thika, Quênia


Nenhum comentário:

Postar um comentário