sábado, 1 de setembro de 2012

Lição 9 "Eventos Finais"

Lição 9
25 a 31 de agosto



Eventos finais

Casa Publicadora Brasileira – Lição dos jovens 932012



“Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação” (1 Tessalonicenses 5:8).

Prévia da semana: Os crentes devem se precaver contra a condescendência espiritual, enquanto ansiosamente aguardam e se preparam para a volta de Jesus.

Leitura adicional: Mateus 24; Maranata, o Senhor Vem [MM 1977], p. 12, 15; O Grande Conflito, p. 677, 678


Domingo, 26 de agosto
cpb - introdução

Aguardando a manhã


Às 6h30 seu alarme toca. Você sabe que precisa levantar, mas não é capaz de reunir as forças. Finalmente, chega um momento em que não mais é possível apertar o botão soneca – a aula vai começar em dez minutos. Então, você pula da cama, veste qualquer roupa, enfia os papéis e livros dentro da mochila e sai correndo. Ao fim de um dia cheio de aulas, idas e vindas, tarefa de casa, e de ganhar seu sustento, você volta para casa exausto. Toca, então, um pouco de música, lê um livro, navega na internet. Até que seus olhos começam a se fechar. Você cai no sono... apenas para no dia seguinte repetir todo o ciclo!

Na correria da vida, é fácil negligenciar o tempo pessoal com Deus. A lição desta semana focaliza o preparo constante para a vinda de Cristo. Paulo contrasta duas classes de pessoas: aquela que estará pronta e a que não estará. É fácil não estar pronto. Esses desprevenidos são descritos como “filhos da noite”, estando bêbados e adormecidos. Com os sentidos entorpecidos, eles não conseguirão discernir quando o tempo chegar. Para eles, a vinda de Jesus será como um ladrão assaltando a casa à noite – algo impossível de se prever e que deixa resultados devastadores.

A outra classe de pessoas é composta pelos “filhos do dia”. Estão acordados, sóbrios e aguardando. Como a Lei dos Desbravadores declara, eles “observaram a devoção matinal”. A vigília da manhã, no mundo antigo, durava das três às seis da madrugada. Na escuridão espiritual em que se encontra nosso mundo, é imperativo que permaneçamos na luz da Palavra de Deus. Precisamos nos comprometer a separar tempo para a comunhão com Deus ou, de outra maneira, O expulsaremos da nossa vida ocupada.

Além disso, somos “a luz do mundo”. Devemos compartilhar essa luz com aqueles com quem entramos em contato (Mt 5:14-16). Não somos a luz do mundo, mas de Deus para o mundo. A Lua é um exemplo clássico. A maioria das pessoas sabe que ela reflete a luz do Sol durante a noite, tornando nossas noites um pouco mais iluminadas. Deus é a Luz suprema, e nós refletimos essa luz para o mundo escuro até que chegue a aurora (Sua segunda vinda).

Ao estudar a lição nesta semana, preste atenção em como você pode estar pronto para a segunda vinda de Cristo. Além disso, seja a luz que Deus o chama para ser diante das pessoas ao seu redor.

Mãos à Bíblia

1. Leia Gênesis 3:15-24. De que modo Deus julgou Adão e Eva, nos aspectos positivo e negativo?

Embora a palavra específica juízo não ocorra em 1 Tessalonicenses 5:1-11, a passagem está muito relacionada com esse assunto. Paulo queria que os crentes de Tessalônica estivessem cientes de que o juízo de Deus não se limita a algo que acontece no Céu, no fim do tempo. Ao contrário, o juízo tinha consequências reais para sua vida cotidiana.

A dupla natureza do juízo é evidente nas primeiras narrativas da Bíblia. No Jardim do Éden, Deus julgou negativamente o pecado de Adão e Eva. Houve consequências do pecado em relação ao parto, à agricultura e ao lugar em que lhes foi permitido viver. Ao mesmo tempo, Deus os julgou positivamente. Ele criou inimizade entre eles e Satanás e misericordiosamente os vestiu com peles, o que simbolizava a justiça de Cristo. Como a verdade de que Cristo é nosso substituto no juízo torna esse juízo positivo para nós?

Rachelle Nelson | Lincoln, Nebraska, EUA

Segunda, 27 de agosto
cpb - exposição

Preparando-se para enfrentar o ladrão



Muitas vezes li sobre ladrões invadindo casas e roubando bens pessoais. Frequentemente, minha reação inicial era criticar – os proprietários deveriam ser mais cuidadosos; deveriam ter trancado as portas. Achava que isso nunca aconteceria comigo – até que aconteceu! Somente a porta da garagem foi deixada aberta... A única coisa que me restou fazer foi limpar a garagem, fazer o inventário da minha perda e lidar com o sentimento de ter sido pessoalmente violentada por alguém que agora tinha o que me pertencia. A complacência me custou muito caro.

Muitas vezes tenho lido na Bíblia sobre o diabo – um leão rugindo e buscando a quem possa devorar –, sobre jovens que não estavam prontas para o casamento e foram despedidas por quem estiveram esperando, e outras histórias. Quão frequentemente minha reação inicial foi criticar aquele povo de “Laodiceia” que está dormindo devido à aparente demora de Jesus. Eu sabia que jamais aconteceria comigo – até que aconteceu! Ainda não fui devorada, nem dispensada do banquete, mas tenho tido meus momentos quando me pergunto se a paixão pela vinda do Senhor pode ser um pouquinho mais viva dentro de mim.

Parece que é aqui que os tessalonicenses estavam. Em sua primeira carta a eles, Paulo esclareceu detalhes daquele grande dia do Senhor e lhes deu aviso sobre o perigo de uma teologia de “paz e segurança” que poderia atraí-los para fora do reino de Deus. Essa é a nossa lição desta semana.

O problema (1Ts 5:2). O ladrão está vindo! Na verdade, ele já está aqui, devorando, destruindo, enganando, desviando de Deus nossa atenção e colocando-a nos cuidados deste mundo. Quando me esqueço disso, estou correndo o perigo de perder a festa. Não conheço muitos cristãos que não querem que o Senhor venha. Conheço alguns poucos que têm se distraído imaginando quando será, ou mesmo se Ele realmente o fará. Em algum momento, Ele o fará. Com o passar do tempo, é difícil manter a esperança.

A promessa (1Ts 5:5). Você não está na escuridão. Deus proveu todo o necessário para a salvação e compreensão da realidade de Sua vinda. A prova de Sua primeira vinda e ascensão, ligada à declaração da promessa da segunda vinda, confirma essa promessa para mim (At 1:7-11). As promessas de Deus, incrustadas em Sua palavra e cercadas por fatos, podem me ajudar a estar atento para seu cumprimento.

A proteção (1Ts 5:8). Esse texto é um lembrete de que estar protegido e tranquilo para a segunda vinda começa com o domínio próprio – fazer ou pensar o que é certo, não importa o que aconteça. Cubro minha cabeça com fé e amor. Cubro-a com esperança. Usando a analogia de um guerreiro protegendo seus órgãos vitais, Paulo descreve o cristão bem-sucedido como aquele que cobre as áreas mais sensíveis ao ataque espiritual. Meu foco emocional é na bondade e amor de Deus nos quais eu deposito fé. Meu foco racional se centraliza na esperança que tenho em Sua segunda vinda. Aconteça o que acontecer, é melhor “negócio” acreditar em Jesus, mesmo que Ele não fosse real, do que não acreditar e descobrir muito tarde que Ele é verdadeiro.

A provisão (1Ts 5:9). Há muito que não compreendo sobre a vontade de Deus, mas há uma coisa a respeito da vontade dEle que é muito clara: sou salvo por Jesus e ninguém mais. Se crermos nEle, seremos salvos. Arrependimento e perdão, ambos requisitos para a vida eterna, são dons do Salvador. É fácil se desviar dessas provisões e isso, geralmente, resulta em algum tipo de salvação egoísta na qual trabalho com mínimo resultado. Não é de admirar que eu não sinta paixão pela vinda de Jesus, se o que penso é sobre mim, não tenho certeza de que esteja pronto.

A proposta (1Ts 5:10). Cristo morreu para que eu viva. O plano é simples – talvez simples demais, porque parece que simplicidade cria a maior frustração. Se eu pudesse apenas fazer mais pela minha salvação, então eu teria um objetivo em que direção trabalhar. Todavia, Cristo morreu para que eu viva. Tudo o que poderei fazer é dizer: obrigado! Porque esta é a verdade: não tenho nada com que me preocupar, nada que me impeça de olhar para a frente, para a chance de dizer face a face a Jesus: muito obrigado!

O processo (1Ts 5:11). Confortar e ensinar. Essa é uma forma de manter uma elevada expectativa em relação à vinda de Jesus. Por si só, o conceito de vida eterna em Jesus deveria trazer conforto. E esse estado emocional de paz pode se tornar a mensagem que eu ensino aos outros. Trata-se de doar em lugar de receber. Se recebo essa segurança de Deus e não faço nada com ela, fico estagnado como um lago que não desemboca em lugar algum.

Pense nisto

1. Como é possível encontrar novamente o entusiasmo? (Veja Apocalipse 2:1-7.)
2. Qual é a pior coisa que pode acontecer caso você se torne muito animado com respeito à vinda de Jesus?
3. O que você vê em sua atitude que precisa ser mudado para que encontre o equilíbrio entre fanatismo e complacência?

Mãos à Bíblia

2. Qual é o significado de “tempos e épocas” nos textos do Novo Testamento? 1Ts 5:1-3; At 1:6, 7

A expressão “tempos e épocas” diz respeito a tentativas de calcular o tempo do fim. Tais tentativas atraem a atenção, mas são espiritualmente contraproducentes. Elas causam desapontamento, quando passa o tempo calculado, ou demora na preparação, quando o tempo previsto está muito à frente.

3. Que paralelos existem entre Lucas 21:34-36 e 1 Tessalonicenses 5:1-11?

O fato de que o fim será repentino, porém, significa que chegará o tempo em que não haverá escape para os distraídos ou complacentes. Nos versos que seguem as palavras de Cristo em Lucas 21:34-36, há uma saída para os que vigiam.

Rich Carlson | Lincoln, Nebraska, EUA


Terça, 28 de agosto
cpb - testemunho

Está pronto? Estou... eu acho


Os laodiceanos achavam que tinham tudo (Ap 3:17). Eles representam muitos que acham que têm tempo para ficar prontos, então esperam por uma “lei dominical” ou um “chip de computador” para mudar de vida (Lc 12:16-21.) Mas complacência e autossuficiência são letais. Devemos estar prontos em Espírito e em verdade. Os fariseus e saduceus achavam que sabiam tudo, mas não poderiam ter parte no reino de Deus por causa de seu orgulho e autossuficiência. Eles rejeitaram o Salvador, assim como nós também o faremos se nos concentrarmos nas obras e não no dom que é Jesus.

Como o homem rico em Lucas, qualquer um de nós pode ter a vida exigida agora. Ainda assim, “o Senhor [...] é paciente ”, e não quer “que ninguém pereça” (2Pe 3:9). No entanto, isso não é desculpa para a complacência. Precisamos nos arrepender dos nossos pecados (At 17:30) e cooperar com o Senhor escolhendo servi-Lo (Fp 2:12, 13; Js 24:15). “Os traços de caráter que você nutre em vida não serão mudados por ocasião da morte ou da ressurreição. [...] Jesus não vai mudar o caráter de ninguém em Sua vinda. A obra de transformação deve ser feita agora. Nosso viver diário vai determinar nosso destino. Os defeitos de caráter devem ser corrigidos e vencidos por meio da graça de Cristo, e um caráter simétrico deve ser formado enquanto vivemos neste estado de experiência, para que possamos estar preparados para as mansões celestiais” (Ellen G. White, Manuscript Releases, v. 13, 1891, p. 82).

Tome seu lugar agora ao lado de Deus e confie em Seu poder divino. Somente Ele pode transformá-lo de glória em glória. “O primeiro e mais elevado dever de todo ser racional é aprender das Escrituras o que é a verdade, e então andar na luz, animando outros a lhe seguirem o exemplo” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 598). É isso o que significa estar pronto espiritualmente. Os remanescentes receberam um chamado especial. Você atenderá a esse chamado? Prepare-se agora, porque “o tempo está próximo” (Ap 1:3). “Eis que venho como ladrão! Feliz aquele que permanece vigilante e conserva consigo as suas vestes, para que não ande nu e não seja vista a sua vergonha” (Ap 16:15).

Pense nisto

1. Como Jesus Se preparou espiritualmente para o ministério dEle na Terra?
2. Como podemos ter segurança de que seremos salvos?

Mãos à Bíblia

4. Qual é o significado espiritual das metáforas como luz e dia, escuridão e luz? Que aspectos de sua vida poderiam ser descritos como luz e quais como a escuridão? O que você pode fazer para ter uma vida mais iluminada? 1Ts 5:4, 5

A preparação para a segunda vinda de Cristo envolve investir tempo considerável com a Palavra de Deus. É o ato de acumular um tesouro no Céu. A preparação é uma entrega diária ao Senhor. Coloque a Palavra de Deus em primeiro lugar em sua vida, e você não será surpreendido pelos acontecimentos, não importa quão inesperado possa ser seu tempo.

Russ Huggins | Lincoln, Nebraska, EUA

Quarta, 29 de agosto
cpb - evidência

Sobre ladrões, sonolência e armaduras


Em Atos 17:1-17, vemos o que aconteceu quando Paulo estava em Tessalônica, “a cidade mais populosa da Macedônia e a metrópole da província”.* Certos judeus reuniram alguns homens de má reputação e causaram um alvoroço contra Paulo, expulsando-o para Bereia. Depois, os mesmos judeus viajaram para causar tumulto lá também. Então, Paulo foi para Atenas, onde aguardou notícias de Silas e Timóteo que ficaram para trás.

Em 1 Tessalonicenses 1–3, Paulo escreveu dizendo como estava aliviado ao saber que o evangelho tinha criado raízes. Os capítulos 4 e 5 tratam sobre encorajar os cristãos recém-nascidos em sua jornada. Paulo lhes pediu que tivessem como prioridade uma vida cristã exemplar e que não gastassem muito tempo em luto pelos mortos. Ao explicar a esperança que eles tinham em reencontrar seus queridos novamente, falou-lhes sobre a segunda vinda de Jesus. Como que adivinhando que alguns deles ficariam ansiosos, relembrou um fato preocupante: “Vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite” (1Ts 5:2).

Paulo repetiu a ideia várias vezes: “Vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão. [...] Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios” (1Ts 5:4, 6). A palavra para “dormir” aqui é katheudo, que literalmente significa “deitar-se para descansar”. Não pude deixar de pensar num cochilo no sábado à tarde e nosso conhecimento dos sinais da vinda de Cristo... Ainda assim nos deitamos para descansar!

Não somos das trevas, mas às vezes agimos como se fôssemos. O mais interessante é que no verso 8 Paulo sugere que os cristãos usem armaduras a fim de ficar sóbrios. Essa é uma guerra que não podemos lutar brincando de igreja, meio sonolentos, para que o dia não venha como um ladrão na noite.

* James Orr, editor, Busca por Tessalônica, International Standard Bible Encyclopedia, http://www.searchgodsword.org/enc/isb/view.cgi?number=T8731 (acessado em 11 de maio de 2011).

Mãos à Bíblia

5. Como a analogia do embriagado e do sóbrio nos ajuda a entender melhor a preparação para a segunda vinda de Jesus? 1Ts 5:6-8

Paulo encorajou os tessalonicenses a ser sóbrios. No mundo antigo, a sobriedade era um símbolo da razão filosófica. Paulo desejava que os tessalonicenses fossem pensativos e cuidadosos em seu raciocínio a partir das Escrituras. Alguns usam a Bíblia para fixar datas e para especulação. Paulo queria que os crentes se concentrassem, em vez disso, nas implicações das Escrituras para sua preparação espiritual. Tome as palavras de Paulo nessa passagem como se ele estivesse escrevendo especificamente e pessoalmente para você. Como você traduziria essas palavras na prática? Isto é, o que precisa mudar em sua vida para que você faça o que ele diz?

Pablo Colindres-Moreno | Lincoln, Nebraska, EUA

Quinta, 30 de agosto
cpb - aplicação

Estado de prontidão



“Jesus está voltando logo!” Quantas vezes já não escutamos isso? Em Mateus 24, Jesus fala sobre os sinais do fim dos tempos. Mas esses sinais não têm acontecido desde que o pecado entrou no mundo? Sei de pessoas que tinham certeza de que Jesus voltaria durante a vida delas por causa de todos os eventos que estavam acontecendo, mas, infelizmente, elas já partiram e Ele ainda não voltou. Disseram-me no ano 2000 que a Lei Dominical ia ser aprovada e que certamente Deus voltaria logo. Doze anos depois, ainda estou na Terra... Estou certo de que todos nós podemos nos identificar com esse tipo de coisa. Apesar disso, precisamos estar prontos para a vinda de Jesus porque é fácil relaxar e perder o senso de urgência em relação à segunda vinda. Então, como podemos evitar perder o senso de urgência de estar prontos para a vinda de Cristo? A seguir, eis algumas ideias.

Lembre-se de que podemos morrer antes que venha o fim. Seria maravilhoso presenciar a segunda vinda. Mas nem todos poderão. A pergunta é: estaremos prontos se nossa vida for tirada antes disso? Acidentes, desastres naturais, novas doenças, assassinatos e guerras cobrem a Terra por toda parte. Mesmo os mosquitos são portadores de malária e do vírus do Nilo Ocidental. O mundo está contra nós. Mais que qualquer coisa, Satanás quer nos impedir de ter vida eterna. É assustador, mas é verdade. De certa forma, não temos nossa vida em nossas mãos.

Lembre-se de que não podemos nos preparar instantaneamente. Você não espera pelo mês ou dia anterior à sua formatura ou ao casamento para começar a se preparar para esses eventos. Sabemos que o preparo para um concerto ou show exige muitos dias e muitas horas de prática, vocalização, memorização e treino. Para preparar o coração para a vinda de Jesus, precisamos nos submeter a Ele agora. Precisamos permanecer nEle a cada dia. Ele é quem prepara nosso coração.

Pense nisto

1. “Viva como se hoje fosse o último dia” é um ditado popular. Como podemos aplicá-lo à nossa vida espiritual para evitar ser complacentes?
2. Se você soubesse que teria somente mais um ano de vida, o que mudaria em sua vida? O que o impede de fazer essa mudança?

Mãos à Bíblia

6. Qual é a mensagem essencial de 1 Tessalonicenses 5:8-11? De qual esperança Paulo estava falando, e por que podemos suplicá-la para nós? Como o evangelho é revelado nesses textos?

O propósito de Deus para nós não é a “ira” nem a justiça punitiva, mas a graça e a salvação. Em Cristo Ele providenciou a proteção de que precisamos para que não sejamos destruídos no juízo. Por isso Paulo pensava que a ira de Deus, corretamente compreendida, fosse uma razão para encorajamento e não para medo (1Ts 5:11). Em Cristo, nunca precisaremos enfrentar a ira de Deus porque, na cruz, Jesus a enfrentou por nós.

Shy Conopio | Lincoln, Nebraska, EUA

Sexta, 31 de agosto
cpb - opinião

Estar prontos



Sempre amei o programa de rádio “Aventuras em Odisseia”. Quando eu era mais jovem, escutava-o todas as noites. Um episódio contou a história de Simon e Sunny. Sunny era mau. Ele enganava as pessoas, roubava carros e se tornou chefe da máfia. Simon era bom. Ele promoveu jantares de caridade, orava elegantemente e concorreu para a presidência. Parecia claro aonde cada um se dirigia. Contudo, tanto Sunny quanto Simon terminaram no inferno.

Teologia superficial à parte, o episódio abordou um ponto válido: ser bom e agir corretamente em tudo não nos levará para o Céu. Felizmente, nossa salvação não depende de coisa alguma que tenhamos que fazer. Ao contrário, depende do que Deus fez por nós na cruz. “Vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2:8, 9). Sendo que não podemos fazer coisa alguma por nós mesmos para estar prontos para a vinda de Cristo, precisamos nos apegar firmemente em Deus e crer que Ele nos carregará.

Embora a maioria dos cristãos compreenda isso, o conceito parece escorregar da nossa mente quando se trata da vinda de Cristo. Em lugar de esperar ansiosamente pela chegada do nosso melhor Amigo, escondemo-nos com medo. Tentamos desesperadamente descobrir o que significa estar prontos e quão bons precisamos ser.

A maneira de estar prontos para a vinda de Cristo é continuamente construir um relacionamento com Ele. Desprezar esse relacionamento por nossos próprios desejos nos tirará do Céu. Não podemos passar a eternidade com Ele se não O conhecemos.

Outro aspecto de estarmos prontos consiste em edificar novos crentes. Sendo que “Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação” (1Ts 5:9), é-nos dito que devemos vestir a armadura da fé – nosso relacionamento com Deus – e do amor – nosso relacionamento com os outros. O verso 11 diz: “Exortem-se e edifiquem-se uns aos outros.” Lucas 21:34 descreve algumas distrações que podem atrapalhar: “Tenham cuidado, para não sobrecarregar o coração de vocês de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente.” Estaremos prontos para a vinda de Cristo se nos concentrarmos em crescer com Ele e aprender uns dos outros.

Mãos à obra

1. Pense em maneiras por meio das quais os membros de sua unidade da Escola Sabatina podem, individualmente, se preparar para a segunda vinda de Jesus e em maneiras pelas quais você também pode ajudar outros em sua comunidade a sentir essa urgência. (Isso pode resultar em grandes oportunidades de trabalho comunitário!)
2. Memorize versos que se relacionam com estar preparado para a vinda de Jesus. Sempre que sentir que está se tornando complacente, você pode rever esses textos.
3. Pergunte a amigos e familiares se eles estão prontos para a segunda vinda de Jesus. Depois, ofereça-lhes um estudo bíblico. Isso pode parecer estranho ou fora de nossa “zona de conforto”, mas Cristo não nos pediu para tomar a estrada fácil!

Serena Stevens | Lincoln, Nebraska, EUA



Nenhum comentário:

Postar um comentário