sábado, 9 de março de 2013

INSPIRAÇÃO MARÇO 2013


Inspiração- Março 2013


Sexta, 1º de março


Os Fiordes


Os Meus pensamentos [...] estão muito acima dos seus. Isaías 55:9

Eleita pela revista National Geographic como a melhor viagem turística, os fiordes noruegueses são uma aventura à parte. Nossos olhos, viciados em paisagens tropicais, ficam surpresos com tanta beleza diferenciada dos desfiladeiros de montanhas verdes mergulhadas nas águas prateadas serpenteando pelos rios. A imensidão da natureza se confronta com a sensação de insignificância humana ao ver quanta coisa majestosa ainda existe neste planeta. Vale a pena ir até lá e encher todos os cartões de memória da máquina!

O que me chamou a atenção é que esses picos escarpados, com rochas envolvidas por rios cristalinos, são resultantes de outro cenário menos diversificado. Os fiordes se originaram de imensas geleiras que se derreteram, escorregando na direção do mar. Ao se movimentarem lentamente, essas incalculáveis massas geladas revelaram as maravilhosas elevações. Era tudo um branco monótono, que cedeu lugar a uma exuberante formação geológica. Hoje, o cenário quase indescritível de água, montanhas e árvores pouco faz lembrar o branco padrão de antes. Circundadas por imensas elevações rochosas, esses enormes corredores de “rios glaciais” podem alcançar dezenas de quilômetros da costa marítima ao seu interior. Não é para menos que os fiordes noruegueses estão entre as sete maravilhas naturais do mundo.

Em nossa vida, às vezes as geleiras monótonas e rotineiras do dia a dia escondem a beleza da vida. Há ocasiões em que fica tudo branco, ou cinza, numa monocromia de cansar o entusiasmo. Mas as geleiras que esfriam sua energia são fases passageiras de experiências muito melhores que virão pela frente. Assim como os fiordes vieram da neve, seu sucesso surgirá dos bons e maus momentos da vida. É só colocar os planos de Deus antes de seus planos. Veja bem: não faça nada sem contar primeiro para Jesus. Se você tirou notas baixas, alguns amigos desapareceram ou zombaram de você, acredite nAquele que é capaz de transformar gelo em paisagem. O Pai do Céu é sempre capaz de virar o jogo, puxar a toalha sem quebrar os copos e colocar muita gente boa em seu caminho. Apenas aguente, aguarde e confie. Cristo traz a graça maravilhosa para você. Pode crer!


Sábado, 2 de março


Igreja de Ponta-Cabeça


Fiquei alegre quando me disseram: “Vamos à casa de Deus, o Senhor.” Salmo 122:1

É no mínimo estranho, para não dizer uma verdadeira loucura. Uma viagem até Calgary, cidade charmosa do Canadá, levará você a uma praça com uma igreja estrambólica. Como assim? É porque um artista fez uma escultura completamente diferente.
Imagine uma igrejinha daquelas que a gente desenha facilmente numa folha de papel. Ela tem paredes de madeira clara, telhado vermelho escorregando pelos lados e uma porta na entrada sob outro telhadinho, e uma torre de sino se destacando na fachada. Visualizou?

Agora, que tal virar essa igreja de ponta-cabeça e apoiar toda a estrutura sobre a pontinha da torre do sino, deixando-a literalmente de “pernas para o ar”? A igrejinha é grande o bastante para caber gente de verdade dentro dela se estivesse no chão.
Essa incrível obra de arte atrai muita gente que fica tentando entender o que seu escultor pretendia transmitir com aquilo. É no mínimo constrangedor ver uma igreja inteira virada para baixo sobre um enorme campo de grama verde. É por isso que o artista Dennis Oppenheim ficou famoso.

Agora, pense comigo, tem tanta igreja diferente neste mundo afora que, de repente, nem será tão difícil achar alguma que não tem nada a ver com a casa de Deus, não é verdade? Um verdadeiro templo precisa apresentar a Bíblia como livro mais importante do mundo. A igreja certa não pega dinheiro de seus fiéis prometendo carros, mansões ou riqueza fácil. O lugar em que Deus está também não tem uma música tão maluca que mais parece um show de rock. E nem fica com gente gritando, berrando e pulando como se estivesse num hospício.

Por isso, vamos aproveitar este dia especial para encontrar Jesus onde Ele realmente está? Sendo que tem muita igreja por aí, que tal observar quem obedece à vontade de Deus, faz o bem ao próximo e aguarda ansiosamente o retorno de Cristo? O fim de semana é sempre um momento especial para reabastecermos nosso tanque espiritual com gasolina aditivada da verdade. E esta verdade jamais poderá ficar de ponta-cabeça.


Domingo, 3 de março


Olha o Jegue!


A Tua palavra [...] é luz que ilumina meu caminho. Salmo 119:105

Conversávamos indo de Recife para João Pessoa. Era meia-noite, e a pressa de voltar para casa superava o cansaço de um sábado a serviço de Deus. A prudência pediria para usar farol alto. A boa educação aconselharia a baixar a luz ao cruzar com outros veículos. Mas a preguiça me convenceu a baixar a luz o tempo todo. Impaciente e querendo chegar logo, acelerei ainda mais. Fiz tudo errado. Resumindo, dirigia a 140 quilômetros por hora em uma estrada escura, cheia de curvas.

– Amor, você enxerga pouco com farol baixo! – pressentiu minha esposa.

Pela enésima vez, fui alertado pelo sexto sentido dela, mas racionalizei:

– Querida, não tem nada nesta pista solitária. Cansei de ligar e desligar a luz alta.

Foi quando o imprevisível nos deixou atônitos. Retomando a velocidade ao sair de uma curva, senti um calafrio inesperado. Bem ali, no meio da pista, estava um sonolento jegue branco tomando banho de lua. Travei as rodas do carro. Como em câmera lenta, o veículo deslizou instantaneamente na direção do bicho. Gritamos tentando impedir o inevitável: “Olha o jegue!” Firmei o volante, esperando a pancada, enquanto o burrinho empacado arregalava os olhos em espanto. Mas, no último segundo, ele deu dois passos para o lado. Ufa! O carro passou tão perto que o retrovisor “tirou tinta” do pobre jegue. Minhas pernas tremiam, enquanto eu via pelo espelho retrovisor que o jegue desaparecia na escuridão, parecendo balbuciar: “Ei, mané, ligue o farol alto.” Que susto!

Aprenda a lição: quem vê mais longe anda mais seguro. Assim como farol alto em estrada escura, as profecias da Bíblia nos apontam algo a mais. Sábios são aqueles que as leem se prevenindo para o amanhã. Cristo profetizou o futuro, em que haveria lutas e guerras, mas acima de tudo redenção e eternidade. Basta confiar nEle e em Suas promessas.

Vamos pedir para Ele iluminar nosso dia? Assim, não derraparemos assustados diante dos problemas. Pois, com Jesus, sabemos quão bom será o que virá depois!

Segunda, 4 de março


O Portão


O salário do pecado é a morte. Romanos 6:23

Segundo a Bíblia, o que dizem por aí sobre o “inferno” não existe. Mas, se existisse, sua entrada poderia estar no Turcomenistão. Porque é onde existe um lugar muito quente chamado exatamente assim: a Porta para o Inferno!

Talvez você nunca tenha ouvido falar desse país, muito menos desse local incandescente. Mas ambos existem. No idioma turcomano, é chamado Darvaza, uma imensa cratera flamejante que não apaga nunca, nem de dia nem de noite. Parece cenário de fim do mundo. Esse buraco em chamas tem 60 metros de diâmetro por 20 metros de profundidade. Lá embaixo, o que se vê são labaredas enormes, seguidas de explosões tóxicas constantes a uma temperatura altíssima. Como funciona isso?

Na verdade, ali está uma caverna em combustão, alimentada por gases naturais e tóxicos. Até quando isso pode durar? Na verdade, ninguém sabe. Desde 1950, quando foi descoberto, este “portão” se incendeia sem parar. Já imaginou à noite, no imenso deserto árido, o susto de ver um enorme buraco crepitando nas cores de uma fornalha?

Eu prefiro distância disso, e você? Falar em fogo, enxofre, labaredas e inferno não é um dos melhores passatempos. Na verdade, a Bíblia ensina que ninguém vai ficar queimando para sempre. Quem se afasta de Cristo, o caminho da vida, segue o mal, o caminho da morte. Desaparecer por completo, no fogo consumidor, será a punição final dos inimigos do Senhor. Quando a Bíblia diz que “o salário do pecado é a morte”, o livro sagrado revela o destino final do pecador que rejeita a salvação por meio da cruz: a total extinção da vida, dos sonhos, da consciência e de tudo. Esse é o único fim ensinado pela Bíblia.

Não tenha medo! Cristo foi para o Calvário pagar o preço da nossa condenação. O perdão divino é o sopro capaz de apagar qualquer labareda do mal. A graça tem muito mais força que o fogo, e a morte de Jesus garantiu perante o Universo a salvação eterna da humanidade. Vamos viver este dia sem temer o dia do Juízo Final, porque temos o amoroso Deus com a gente. Viva com Ele, já que Ele morreu por você! Jesus é a nossa proteção.


Terça, 5 de março


Viagem Triste


Quando virem acontecer essas coisas, fiquem sabendo que o tempo está perto. Mateus 24:33

Nosso destino, hoje, não será dos mais agradáveis. Se o cantinho chamado Principado de Mônaco é um dos lugares mais ricos e atrativos para os bilionários, outro canto com tamanho semelhante é o extremo oposto. Com quase dois quilômetros de área, o bairro indiano de Dharavi, em Mumbai, talvez seja o pior destino para um turista atrás de beleza e diversão.

Sabe por quê? Nesse pequeno espaço ficam apinhadas mais de um milhão de pessoas, vivendo em tamanha miséria capaz de apavorar qualquer viajante. Dharavi é a maior favela do mundo. É um dos lugares mais degradantes para se viver.

A imagem de lá é caracterizada por um amontoado infinito de casebres, servindo de abrigo a milhares de famílias que carecem de comida e padecem em um ambiente sem higiene e segurança. Incontáveis crianças costumam brincar no meio do lixo. Em suas ruelas encontram-se pessoas pobres ao extremo. Essa favela indiana oferece condições de vida muito piores que do que as que vemos nas favelas brasileiras.

Quando vejo coisas assim, fico me perguntando quanto tempo ainda falta para Jesus voltar à Terra. Você sabia que quase dois milhões de pessoas morrem de fome todos os dias? Sabia que cerca de um bilhão de seres humanos vivem em meio à pobreza como os sofredores habitantes de Dharavi? Você se lembra de quando Cristo profetizou que haveria fome, guerra e dor antes de Sua volta? Será que já não está na hora disso tudo acabar?

Se você tem uma cama para dormir, três refeições por dia para degustar, um teto seguro sobre sua cabeça e um chuveiro com sabão para tomar banho, acredite que há milhões de juvenis que não têm nada disso! Não é triste? Mas tudo isso terminará. E precisamos viver essa esperança agora. Que tal orar pedindo a Jesus para retornar logo? E, enquanto você aguarda esse glorioso dia, não fique parado. Que tal ajudar alguma criança carente perto de você? Faça isso com a ajuda de seus pais.

Você pode não resolver o problema de Dharavi, mas tem muita gente pedindo ajuda bem pertinho de onde vivemos. Ajudando, você fará alguém feliz e apressará a volta de Cristo.

Quarta, 6 de março


O Melhor Atalho e o Único Caminho


Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Romanos 8:26

Muitas vezes, um viajante procura um bom atalho para encurtar o caminho. Você sabe qual é o maior atalho já feito pelo ser humano? Imagine encurtar uma viagem em mais de 12 mil quilômetros! Valeria a pena?

Na verdade, esse imenso atalho foi inaugurado em 1914. Desde aquele ano, ir do Oceano Atlântico para o Pacífico tornou-se bem mais fácil para quase um milhão de embarcações.

O Canal do Panamá é uma das Sete Maravilhas da Engenharia do Mundo Moderno. Antes de ele existir, a travessia era feita pelo Estreito de Magalhães, no extremo Sul do Chile. Depois da construção do canal, a viagem marítima de Nova York a San Francisco, que percorria 22,5 mil quilômetros, caiu para menos da metade desse percurso.

Esse canal, com seus 82 quilômetros de extensão, inclui lagos maiores e estreitas passagens com imensas portas, chamadas eclusas. Elas literalmente fazem os imensos navios subirem degraus dentro dessas represas. Alguns trechos da travessia variam, com desníveis de até 26 metros, além dos 24 centímetros entre os dois oceanos. Com quatro terminais especiais de eclusas, os navios sobem e descem em perfeito nivelamento. Essas portas estanques, que seguram as águas e os grandes barcos, chegam a 140 metros de altura – como um prédio de 50 andares, pesando 745 toneladas, o equivalente ao peso de 700 carros! Sim, vale a pena conhecer um lugar assim.
Embora o Canal do Panamá seja um excelente atalho, nem todo atalho é bom. Usar drogas, colar nas provas, passar os outros para trás e prejudicar alguém que está à frente são atalhos que acabam em um beco sem saída.

Quando Jesus morreu na cruz por nós, Ele demonstrou que só há um caminho para a salvação. Você pode orar e falar diretamente com Deus porque Cristo abriu um canal direto de comunicação entre criatura e Criador. Com isso, o perdão divino se tornou possível, e viver para sempre no Céu é um sonho real.

Para passar do Atlântico ao Pacífico, o melhor atalho é o Canal do Panamá. Já para ir da Terra ao Céu, na travessia cristã, o único caminho é Jesus. Fique esperto! Nesse caso, não há atalhos.


Quinta, 7 de março


Espaguete Viário


As palavras do Senhor são verdadeiras. Salmo 33:4

Imagine uma tigela de macarrão daquele tipo cujos espaguetes se entrelaçam. Pense em algo ainda mais estranho: de repente, você vê pequeninas formigas caminhando organizadamente sobre cada fio de macarrão. Parece até uma dança sincronizada no meio de tantas direções diferentes. Que tal?

É exatamente isso que ilustra certos viadutos inacreditáveis mundo afora. Sabia que alguns são conhecidos como “espaguetes viários”? Porque os automóveis percorrem uma junção tão imensa de pontes, curvas e estradas que, olhando do alto, a visão que se tem é de um enorme macarrão cheio de movimento.

Eleito o agrupamento de viadutos mais complicado do mundo, o que existe lá no norte da Inglaterra, em Birmingham, é surreal. São duas enormes rodovias de seis pistas que se cruzam exatamente como uma cruz. Em cima delas, outras superestradas de oito pistas também se cruzam. E, para interligar todos os acessos desse imenso asterisco de asfalto, surgem dezenas de alças e pontes fazendo uma confusão indecifrável. Ninguém consegue dirigir por lá, na primeira vez, sem se atrapalhar naquele nó de viadutos. Nem GPS resolve a confusão causada por tantas entradas e saídas num mesmo lugar.

Quando penso em cruzamentos, gosto de lembrar as direções de Deus. A vida de hoje parece um espaguete viário, não é mesmo? Recebemos tantas ideias, sugestões, incontáveis propagandas e gente querendo fazer a nossa cabeça que até ficamos confusos.
Fomos criados por Deus, ou evoluímos do macaco? Jesus vai voltar, ou reencarnaremos em outra vida? Guardamos o sábado, ou qualquer dia serve? O que se deve comer para ter boa saúde? Que lugares posso frequentar com a consciência tranquila? Enfim, como acertar num trânsito mental de tentações tão complicadas?

Aprenda uma coisa: tudo o que Deus quer que você saiba, Ele já contou nas páginas da Sua Palavra. A Bíblia é infalível para orientar você a encontrar o caminho. Ela irá responder às suas perguntas. Que tal gastar um tempo lendo o que Jesus escreveu diretamente para você? Quer dirigir sua vida sem erros e chegar bem ao destino final? Leia a Bíblia, carregue a Bíblia e ame a Bíblia. Você achará a saída certa.

Sexta, 8 de março


Estádio Sem Futebol


Pela fé eles lutaram contra nações inteiras e venceram. Hebreus 11:33

Cerca de 90 mil pessoas ensandecidas se apinham nos quatro andares da plateia. O ruído assustador da turba é escutado a quilômetros de distância. O cheiro do imenso ambiente é uma mistura de suor, gente apertada e sangue. Enquanto bandeiras tremulam fortemente, os aplausos hipnotizam quem chega até lá. O espetáculo segue em frente sem a bola rolando.

É um estádio sem futebol, mas com uma adrenalina ainda maior. Ali não se fazem gols, nem taças são levantadas. A fama e a honra envolvem o vencedor, que celebra a conquista com musculosos braços estendidos. Ali sobrevivem os mais fortes. Os espectadores parecem enlouquecidos e sedentos por mais atrações bizarras. São 100 dias de um ritual de terror, satisfazendo a multidão sedenta de sangue. É o ano 80 d.C. Estamos no Coliseu Romano.

Principal ponto histórico de Roma, capital italiana, o maior anfiteatro da antiguidade ainda surpreende as gerações. Naquela arena, os gladiadores mataram-se mutuamente e milhares de animais foram sacrificados. Porém, ali dentro, as maiores atrocidades foram cometidas contra os cristãos. Imperadores romanos queriam agradar a multidão fazendo do extermínio público dos cristãos um trampolim para a popularidade. Naquele chão, leões despedaçaram famílias, pais e filhos foram incendiados vivos. Maldades sem precedentes foram apresentadas no palco.

Quando estive nas ruínas do Coliseu, foi impossível não me perguntar: “Por que Deus permitiu tanta crueldade?” No Céu vai ter muita gente cuja última lembrança foi o martírio injusto. Mas a eternidade valerá mais do que toda a dor do lado de cá. Deveríamos ser muito agradecidos hoje por ter a liberdade de viver o cristianismo e amar Jesus publicamente. Um dia, entenderemos o porquê do massacre romano contra pessoas transformadas pela cruz. Enquanto isso, precisamos aproveitar cada segundo para apresentar nossa fé.

Já pensou o que fariam aqueles mártires com a permissão religiosa que temos hoje? Eles não seriam cristãos acomodados, não é mesmo? Aproveite este dia para honrar a religião prática do Amigo Jesus. Assim, a morte daqueles heróis não terá sido em vão.


Sábado, 9 de março


Igreja do Presidente


No Teu templo, ó Deus, ficamos pensando no Teu amor. Salmo 48:9

Qual é a igreja mais importante do Brasil? A resposta depende de outra pergunta: qual é a pessoa mais importante do país? Entre ricos, famosos e celebridades, provavelmente o ser humano mais requisitado de uma nação acaba sendo quem decide as coisas que mais afetam a vida das pessoas. Por isso, o presidente da República parece ser o vencedor da pesquisa. Consequentemente, a igreja que os presidentes visitam durante o cerimonial de posse acaba sendo referência nacional.

Em nossa capital federal está a Catedral de Brasília, que, além de templo, também se tornou ponto turístico internacional. Seu formato cônico com pontas brancas espetando os ares é uma das obras-primas de Oscar Niemeyer, o mais famoso arquiteto brasileiro. A catedral é toda envidraçada, de maneira que quem está dentro sente-se em um ambiente azulado, carregado de plenitude. O curioso é que para entrar nela não existe porta. Há uma passarela. A pouca luz nesse túnel de entrada contrasta com o banho de sol que invade a cúpula de vidro.

No Brasil, normalmente quando um presidente da República é eleito ou reeleito, antes de ele ou ela receber a faixa presidencial, acontece uma cerimônia naquela catedral. Porém, muitas vezes o momento pode parecer mais o cumprimento de uma tradição do que um encontro espiritual com Deus.

Hoje é sábado. É uma oportunidade para você ir à casa de Deus. Sabia que para Deus a igreja é importante por causa de todas as pessoas que estão ali para um encontro vivo com Ele? Pode ser um presidente da República ou alguém desconhecido. Para o Senhor, o mais importante é a convivência genuína com Seu amor.

Pense nisso ao entrar em uma igreja. Cristo não Se iludia com a aparente autoridade dos religiosos de Seu tempo. Paulo não se acovardou perante o imperador. Nem os reis amedrontaram os profetas. Na casa de Jesus, somos as pessoas mais importantes do Universo.

Já imaginou você ser o presidente de uma nação? Na igreja, bem pertinho de Deus, você valerá muito mais do que isso! Feliz sábado!


Domingo, 10 de março


Multa Bem Dada


Eu estava em dificuldade, mas Tu me ajudaste. Salmo 4:1

Passamos grande parte da vida dentro de veículos. Dirigir é algo que você, cedo ou tarde, vai acabar experimentando. Naquele dia, eu estava realizando um sonho. Se muitas estradas brasileiras são descuidadas e esburacadas, as rodovias na Alemanha são o oposto. Além de enormes, perfeitas e seguras, algumas não têm limite de velocidade! Acredita? Eu estava entusiasmado para experimentar essa “aventura segura”.

A viagem ia maravilhosamente bem. Tinha a sensação de estar em uma verdadeira pista de automobilismo. De repente, um calafrio percorreu meu corpo ao escutar uma sirene assustadora de carro da polícia bem atrás. Era um Audi azul, último modelo, sem nenhuma identificação visível. Tinha apenas uma luz piscando, colocada manualmente. Dois guardas enormes desceram ordenando que eu saísse do carro. Minhas pernas trêmulas me levaram ao carro policial. Ali, eles começaram a me passar o maior sermão.

Foi quando entendi o que tinha acontecido: eu já havia atravessado a fronteira com a Áustria, mas dirigia como se estivesse na Alemanha. Estava acima da velocidade máxima permitida naquele país. Além disso, eles filmaram por 15 minutos meu carro mudando de faixa a cada curva, como se estivesse na Fórmula 1. A multa veio, e sem discussão. Empobreci 100 euros, pagando com maquininha de cartão de crédito que eles tinham dentro da viatura.

Ninguém gosta de levar multa, mas, quando se faz por merecer, tem que ficar quieto e pagar, mesmo com lágrimas nos bolsos! As leis austríacas não permitiam dirigir “sambando” de um lado para o outro, muito menos acima da velocidade permitida. Graças ao bafômetro impecável, não acabei preso. Não adianta, regras existem para serem obedecidas. E fim de papo.

Você terá um dia pela frente entulhado de tentações para ultrapassar limites e desobedecer aos conselhos sábios. Nem pensar! Não passe vergonha como eu naquela estrada. Na viagem de hoje, faça o certo para não ter que pagar depois. Olhe as placas de trânsito da Palavra de Deus e siga em frente. Você não será multado seguindo a vontade de Jesus e dirigirá sua vida sem prejuízos.


Segunda, 11 de março


A Dama de Ferro


Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos. João 6:9

Ela está lá, sempre exuberante, banhada por luzes hipnotizantes à noite. De dia, é fotografada por milhões de fãs. É considerada o destino mais romântico da Terra. É o centro absoluto de uma das cidades mais visitadas do mundo. Não tem para ninguém! E, por mais absurdo que pareça, quase foi demolida.

Já adivinhou? É a famosíssima Torre Eiffel, um dos pontos turísticos mais visitados do planeta e orgulho dos franceses. Construída com 2,5 milhões de parafusos no Campo de Marte, em Paris, foi inaugurada em 31 de março de 1889. Quando Gustave Eiffel a projetou, jamais imaginaria que cerca de 250 milhões de pessoas a veriam no século seguinte. Ela foi construída para ser o portal de entrada da Exibição Universal, realizada em comemoração ao centenário da Revolução Francesa. Seus 324 metros de pura elegância foram além do objetivo inicial e se tornaram o símbolo mais conhecido da França.

Sabia que, 20 anos depois da feira, em 1909, a Torre Eiffel quase foi desmontada? Só não destruíram seus 110 andares de altura por causa da antena de rádio em seu topo. Sobrevivendo às duas guerras mundiais, à ambição de Hitler e à invasão dos exércitos alemães, somente décadas depois seu tremendo potencial turístico foi reconhecido.

Hoje, paga-se mais de 150 euros por um jantar em seu concorridíssimo restaurante. Na virada de ano, centenas de milhares de casais buscam um espaço embaixo dela para celebrar uma apaixonante contagem regressiva.

Assim como Eiffel não imaginava o tamanho sucesso de sua obra, será que Davi imaginou a maneira como impactaria as futuras gerações? E Moisés,

que quase desistiu de liderar, poderia visualizar como seria lembrado nos milênios seguintes? E o garotinho da merenda podia sonhar em ver Jesus alimentar dez mil famintos a partir de seu pequeno lanche e ainda ter sua história contada na Bíblia?

Na verdade, nunca sabemos o tamanho de nossa influência sobre o futuro. Coisas boas, aparentemente invisíveis hoje, podem revolucionar a humanidade com o passar do tempo. Já pensou em pedir a Deus para ajudá-lo a construir algo extraordinário também? Acredite: você poderá surpreender o mundo se for surpreendido por Jesus!


Terça, 12 de março


O Trabalho Liberta


Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas. Mateus 5:7

Assombrosamente desumano. Palavras não bastam para explicar a viagem de hoje. Uma solitária ferrovia adentra pelos portões de uma estação. Um letreiro de ferro, em alemão, anuncia: “O trabalho liberta”. Ali chegariam passageiros desinformados sobre a verdadeira razão daquela parada. Não se tratava de um destino qualquer, mas do fim cruel de suas próprias vidas.

Auschwitz. Este foi o nome perverso do acampamento mais macabro que a mente humana construiu. Materializando a face do mal, na Segunda Guerra Mundial, os nazistas levantaram enormes campos de concentração com um objetivo: exterminar judeus e dissidentes do sistema. Dentre esses campos de extermínio, Auschwitz foi o pior.

Calcula-se que lá foram mortos mais de um milhão de inocentes. Ao chegarem dentro de vagões, milhares de adultos, idosos e crianças passavam por uma triagem. Alguns eram selecionados para os horríveis experimentos de Mengele, o médico da morte. A grande maioria era conduzida aos porões das câmaras de gás. Enganadas, quase duas mil pessoas de cada vez eram asfixiadas pelo gás mortal após as portas de ferro serem lacradas. O que elas inicialmente pensavam que fosse um “banho higienizador” era veneno mortal.

Impensável. Os pouquíssimos sobreviventes de tamanho suplício não conseguiram descrever o cheiro dos fornos que consumiam os cadáveres. Segundo alguns relatos, o odor da morte era sentido a quilômetros. Famílias inteiras foram dizimadas. Tudo isso por causa da loucura de um homem que enlouqueceu uma nação.

Quando perdeu a guerra, Hitler se matou antes de ser julgado. Mas deixou um dos piores legados da história da humanidade. Tudo isso por causa de suas terríveis escolhas.

Isso nos serve de alerta sobre o que o ser humano é capaz de fazer quando se afasta de Deus. Por isso, seja diferente. Viva com Jesus a ponto de sentir a dor diante da ideia de fazer mal a alguém. Não prejudique os sonhos de ninguém, muito menos use as pessoas como trampolim para os seus próprios interesses. A eternidade o recompensará.


Quarta, 13 de março


O Substituto #16670


Porém ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados. Isaías 53:5

Ontem começamos uma viagem assustadora pelos campos de extermínio nazistas. Hoje veremos que, mesmo em meio aos horrores de Auschwitz, o bem não foi completamente exterminado.

Após dar abrigo a mais de dois mil judeus, o benfeitor Maximiliano Maria Kolbe foi preso e enviado ao temível acampamento de Auschwitz. Em julho de 1941, um homem do mesmo bloco de Kolbe tentou fugir. Como vingança, os nazistas escolheram dez presos para morrer de fome. Um deles era Francisco Gajowniczek, que suplicou pela própria vida, alegando ter esposa e filhos para cuidar. Tamanho desespero fez brotar em Kolbe a maior demonstração de amor desinteressado por um estranho. Dando um passo à frente, ele pediu para substituir o angustiado esposo e pai.

Os guardas friamente aceitaram a oferta. Após duas semanas de privação completa, Kolbe ainda resistia com vida. Finalmente, os nazistas decidiram pôr fim à vida dele com uma injeção de veneno. A morte de Kolbe deu oportunidade a Francisco de sobreviver aos anos da guerra. Ele voltou para os braços de sua família e viveu mais 53 anos, até morrer nessa data de hoje, no ano 1995.

Confesso que chorei quando fiz esta viagem pela história. Sabe qual é o verdadeiro significado da palavra “graça”? Significa receber, sem merecer, algo que vale tanto quanto sua própria vida. O que levaria um homem a morrer de fome no lugar de outro, cujo nome ele nem conhecia? E será que aquele sobrevivente se esqueceu de agradecer, um único dia sequer, pelo milagre da vida? Tenho certeza de que não. Dizem que, até o dia de sua morte, Francisco não cessou de falar sobre o salvador que lhe deu mais cinco décadas de vida.

Assim como aconteceu com Francisco, tudo o que temos, devemos ao nosso Salvador: Jesus. Ele sofreu e morreu em nosso lugar. Sabe o que é mais lindo? Ele fez isso porque este era o Seu desejo. Ninguém O obrigou.

Que tal orar agora mesmo, agradecendo a Deus pelo inigualável presente da salvação que nos foi dado por meio de Jesus?


Quinta, 14 de março


Prisão da Ilha


As palavras dos maus destroem os outros, mas a sabedoria livra do perigo os homens corretos. Provérbios 11:9

Criminosos, marginais e foras da lei precisam ser isolados da sociedade, porque representam perigo para as pessoas. Por isso, existem as penitenciárias. Na viagem de hoje, vamos conhecer uma das prisões mais famosas do mundo. Ali, os prisioneiros não estavam encarcerados apenas com barras de ferro. A principal barreira era a água.

Estamos falando de Alcatraz, uma ilha que ficou mundialmente conhecida ao ser transformada em um presídio de segurança máxima. Construída sobre uma rocha no meio da Baía de San Francisco, na Califórnia, a prisão por muitos anos foi considerada a mais segura e inviolável do país.

Durante 29 anos de funcionamento, a temível prisão de Alcatraz nunca registrou fugas bem-sucedidas. Em todas as tentativas, os fugitivos foram mortos ou se afogaram nas águas geladas. Os últimos três fugitivos usaram a tubulação de ar e também a de água para escapar, carregando um bote e coletes artesanais feitos de capas de chuva. Eles nunca foram encontrados. Até hoje, o governo não reconhece a fuga deles, tampouco sua morte por afogamento. Depois dessa surpreendente tentativa, a prisão foi permanentemente fechada, tornando-se ponto de visitação.

Ao olhar aquelas celas isoladas do mundo pelas águas, é impossível não se lembrar dos profetas, apóstolos e heróis da fé que também foram aprisionados. A diferença é que eles não cometeram nenhum crime. Fizeram apenas a vontade de Deus. Isso foi o suficiente para experimentarem prisão, açoites, apedrejamento e muita crueldade.

Se você estiver perto de Jesus, não estranhe! Cedo ou tarde, enquanto Cristo não voltar, você poderá sentir-se isolado como se estivesse em Alcatraz. Isso pode acontecer em virtude da perseguição e da antipatia dos que preferem viver nas trevas. Mas não se deixe abater. Se estiverem “pegando no seu pé” porque você obedece a Deus, fique mais firme ainda, pois seu caminho está certo.
Muito em breve, todos os seguidores de Jesus serão libertos eternamente. E pelas portas da frente! Sem precisar de capas de chuva.


Sexta, 15 de março


Milagre do Deserto


Se alguém tem sede, venha a Mim e beba. João 7:37

O Sol parece fritar a pele. O vento despeja areia nos olhos. A imagem é sempre a mesma: o céu feito um forno e as dunas causticantes parecendo uma frigideira. A completa falta de água provoca uma sede sufocante. Que lugar é esse? O deserto de Ica, no Peru.

De repente, quando as forças estão se acabando, e o viajante parece desfalecer, uma miragem salta aos olhos. Um imenso lago de águas verde-esmeralda ladeado por coqueiros tropicais seduz a imaginação do pobre sedento. Sentindo-se louco, ele se atira morro abaixo, rolando na areia. Para sua surpresa, seu rosto toca um pedaço de grama verdíssima. Arrastando-se até a margem, ele se joga na água fresca como quem sonha acordado. Sim, ele sobreviverá! E graças ao oásis mais famoso das Américas: a Lagoa de Huacachina.

No meio do nada, o oásis é um incrível milagre visual. Um lençol de águas aflora naquele ponto, gerando um cenário de beira de praia.
Árvores, flores, água limpa e sombra fresca compõem o local. Hoje existem até casas de uma comunidade formada ao redor desse verdadeiro paraíso que rega com esperança a aridez do deserto.

Jesus é um oásis para toda pessoa que se sente perdida. Podemos construir prédios, viajar os quatro cantos da Terra, ter inúmeros contatos no celular ou conquistar as maiores notas da classe. Tudo isso vira deserto quando acaba a esperança de um lugar melhor.
Escrevo estas linhas após uma semana trágica e de más notícias: uma amiga de infância foi cruelmente assassinada em um quarto de hotel, e a filha de nosso porteiro perdeu a vida por estar ao lado de uma garota envolvida com gangues. Com toda certeza, a vida neste mundo não é um paraíso.

Mas a Bíblia nos aponta um oásis em meio à desgraça do mundo: Deus. Convidá-lo para estar ao nosso lado neste dia é descobrir um lugar de descanso capaz de restabelecer nosso ânimo. Não abra mão de orar agora mesmo, pedindo para Ele matar a sede dos seus maiores ideais. Você foi feito para se deliciar nos mananciais de água pura. Um dia, muito em breve, o deserto se transformará em um oásis do tamanho do Céu.


Sábado, 16 de março


Vale do Lago Encantado


Então vi o que parecia ser um mar de vidro misturado com fogo. Apocalipse 15:2

O nome é quase impronunciável para um brasileiro: J-I-U-Z-H-A-I-G-O-U! Para pronunciá-lo corretamente, é preciso aprender chinês! Porém, diante do visual desse lugar, você até ficaria sem palavras. Ali está a “floresta das florestas”.

É algo tão bonito que virou patrimônio mundial.

A China reserva mistérios tão incríveis quanto seu tamanho. Entre outros, está um cenário de montanhas, lagos e plantas digno de recompensar todo esforço do viajante. Ali estão a Cascata das Pérolas, o Bosque da Primavera, o Poço das Fadas, entre outras maravilhas.

Mas nada se compara à incrível coleção de lagos que parecem um sonho. Os nomes enchem os olhos: Lago Vermelho, Lagoa do Dragão Adormecido, Lago Espelhado, Lagoa dos Cisnes, Lago dos Bambus, Lagoa das Cinco Flores, Lago dos Ursos Pandas... E a maioria destes nomes são descrições verdadeiras de suas principais atrações. Que tal um lago emoldurado por folhas avermelhadas em toda a sua margem? O que você acha de uma lagoa visitada pelos enormes ursos brancos com suas olheiras negras? É lindo demais!

O local mais visitado é o Lago das Cinco Cores. Sua imagem se espalha em inúmeras fotos pela internet. As imagens parecem irreais, mas é tudo verdade. Por haver uma grande quantidade de calcário no fundo do lago, a transparência colorida de suas águas é um verdadeiro espetáculo. De dia, sob o brilho do Sol, a cor é de um azul hipnotizante. Ao entardecer, as águas são inexplicavelmente tingidas de uma tonalidade alaranjada extraordinária. Dentro dele, enormes troncos de árvores repousam no solo e, por isso, a impressão é de um inimaginável bosque subaquático. Além do mais, o que parece raso é incrivelmente fundo.

Cenas deslumbrantes como essas me fazem pensar que Deus está preparando coisas ainda mais lindas para Seus filhos. Eu amo passar o sábado perto de um lago ou parque exatamente para me lembrar de que um dia iremos voltar ao Jardim do Éden. Se os lagos chineses são maravilhosos, o que serão os encantos da eternidade?

Aproveite este dia para pensar nas belezas do amor de Deus e, mesmo distante da China, sonhe com o mar de vidro descrito no Apocalipse. Será um espetáculo!


Domingo, 17 de março


Vendedor Sem Noção


Ó Senhor, aceita a minha oração de agradecimento. Salmo 119:108

Colportagem. Eis uma oportunidade capaz de lhe dar – futuramente – a passagem para uma grande aventura. Colportar é você se lançar nas mãos de Deus, vendendo livros de esperança a leitores merecedores do Céu.

Até hoje, eu me lembro da “cidade-mãe do Paraná”: Paranaguá. Foi lá que descobri como minha timidez para vender é inversamente proporcional à minha extroversão para pregar. Mas valeu cada dia de trabalho, cada experiência e cada casa visitada. Inclusive a casa do portão branco com janelas amarelas.

Era a sétima visita do dia, e eu já estava cansado de “nãos”. Pela primeira vez, fui recebido com um sorriso. Na sala, a dona da casa me disse:

– Espere um pouco. Vou terminar de arrumar a louça, e a gente conversa em seguida.

Fiquei cheio de otimismo. Naquele momento percebi que um senhor idoso me observava da outra poltrona. Não hesitei. Tirei o mostruário e disparei a falar, fazendo minha apresentação. Geralmente, não me deixavam terminar. Mas ele deixou. Empolgado, fui até o fim. Não podia acreditar. “Ele levará os quatro livros”, pensei cheio de coragem. Tirei a caneta, coloquei o boleto de pedidos no colo dele e, nesse momento, a mulher voltou assustada:

– O que você está fazendo, rapaz?

– Estou vendendo saúde para este simpático senhor! – respondi, animadamente.

Ela, segurando o riso e balançando a cabeça, despejou um balde de água fria:

– Meu avô tem 89 anos e é completamente surdo!

Como pude falar feito uma matraca a alguém incapaz de escutar uma palavra sequer?!

E você, já teve a sensação de falar sem ninguém para ouvi-lo? Pois saiba que Jesus sempre o escutará. Não importa o que você precise Lhe dizer. Pode até parecer que as nuvens carregadas do Céu ensurdeceram a Deus, mas o Sol da Justiça sempre estará lá. Pode acreditar! Faça como Moisés antes de abrir o Mar Vermelho, ou como Elias antes de ver descer o fogo do céu: ore, fale, desabafe e aguarde. O Dono do Universo sempre terá um espacinho em Seu ouvido divino para escutar exatamente seus sonhos.


Segunda, 18 de março


Mar da Tumba


A mulher de Ló olhou para trás e virou uma estátua de sal. Gênesis 19:26

Suas águas opacas são de perder de vista. Ele é tão extenso que lhe deram, erroneamente, o nome de “mar”. Mas o interessante mesmo é seu sabor: inacreditavelmente salgado. É tão salgado que, se você abrir os olhos dentro d’água, pode até ficar cego. Além disso, turistas do mundo todo vão até lá para boiarem obrigatoriamente em sua superfície. Afinal, com uma salinidade dez vezes maior que qualquer água salgada do planeta, é possível flutuar lendo jornais, tomando refrescos, ou batendo papo com os amigos, sem qualquer esforço.

Este é o Mar Morto, um lago único que banha a Jordânia e Israel. Ele fica 417 metros abaixo do nível do mar, formando a maior depressão geográfica do mundo. E por que esse nome? Pela impossibilidade de sobrevivência de qualquer animal aquático num local tão salgado. Os peixes que chegam lá empurrados pelas águas doces do Rio Jordão, um de seus afluentes, morrem imediatamente ao desaguarem nessa verdadeira tumba líquida de sal.

Curiosamente, os arqueólogos sinalizam a possibilidade de o Mar Morto estar localizado na mesma região em que existiram as terríveis cidades pagãs de Sodoma e Gomorra. Você se lembra de quando Deus arrancou Ló com sua família de lá e destruiu tudo a seguir? Infelizmente, sua esposa resolveu desobedecer às ordens claras de Deus e olhou para trás, enquanto tudo pegava fogo. Resultado disso? Ela se transformou numa estátua de sal. Pode ser mera suposição, mas acho uma interessante coincidência que justo ali exista o lugar mais salgado da Terra!

A lição continua alertando todos nós, milênios depois: não basta deixar o pecado, é preciso pedir a Jesus para vencermos a saudade de fazer o que não presta. Na verdade, na caminhada rumo ao Céu, é tão mortal olhar para trás quanto parar de andar para frente. E Cristo pode nos ajudar a olhar para o horizonte incrível das promessas de Sua volta.

Vamos encarar este dia nos libertando daquilo que foi abandonado por amarmos a Deus? Seremos muito mais felizes e menos salgados pelo pecado que nos cega, resseca nossos sonhos e mata a vida eterna. Com Jesus flutuaremos eternamente em Seus braços com a doce sensação de sermos inundados pela Água da Vida.


Terça, 19 de março


Jantar nas Estrelas


Se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, Eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos. Apocalipse 3:20

Quem não gosta de uma refeição que seja mais do que “forrar o estômago”? Uma comida benfeita, em uma mesa elegante, com pratos de encher os olhos e sabores que explodem como fogos de artifício na boca... É bom experimentar tudo isso, não é verdade?

Então, viaje comigo na imaginação. Um jantar ultrafino tem horário cronometrado para terminar: 60 minutos. Mas é tempo de sobra para degustar quatro pratos consecutivos de hipnotizar o paladar. O restaurante é exclusivo: somente para você e seus convidados, com garçons particulares. Ninguém mais! A vista da metrópole invadindo as paredes de vidro é um banquete à parte. A música embala o clima. Velas aromáticas dão um toque paradisíaco ao ambiente. Tudo está perfeito? Quase! Por quê? Falta o detalhe final do espetáculo: você está jantando numa personalizada cápsula de vidro a 165 metros de altura! Bom apetite!

Que tal jantar na maior roda-gigante do planeta? Em Cingapura, é possível. É lá que está a Cingapore Flyer, um enorme círculo de metal iluminado com cabines envidraçadas, cujo ponto mais alto equivale a um prédio de 50 andares. A vista é tão impressionante que pode alcançar uma distância de 45 quilômetros. Isso permite enxergar outros países mais próximos como Malásia e Indonésia. Uma volta inteira, levando você às alturas e trazendo-o de volta, dura 30 minutos. E os endinheirados – ou super-românticos – podem reservar uma cápsula exclusiva para uma inesquecível refeição durante duas voltas.

O preço? Quem pode pagar nem se preocupa com isso.

Agora vamos aterrissar de volta? Uma refeição é um momento muito especial, sabia? Jesus comeu com Zaqueu, com os discípulos, foi a uma festa de casamento e sempre que podia passava momentos agradáveis ao redor de uma mesa.

Que tal aproveitar melhor as refeições em família? Hora de comer não é para jogar video game, responder e-mails ou assistir à televisão. É hora de conversar, trocar ideias e não se estressar.

Vamos nos lembrar da presença de Cristo durante nossas refeições? Comer tranquilamente é um ótimo momento do dia. Isso será melhor que comer flutuando em Cingapura. Certamente você não irá gastar 300 dólares no jantar.


Quarta, 20 de março


Inimigo Próximo


Tenho pedido a Deus [...] que esteja com boa saúde. 3 João 2

Ele é um país desconhecido, mas que bate o recorde em um vício conhecidíssimo. Pouca gente conhece o Kiribati, mas todos já vimos por aí a mania bem chata que alguns têm de fumar. Infelizmente, esse país recortado de ilhas no Oceano Pacífico é proporcionalmente o lugar com o maior número de fumantes do mundo. Ali, mais de 55% das pessoas fumam ao menos um cigarro por dia. Em segundo lugar vem a Grécia, outro país cheio de ilhas.

O que mais surpreende é que o Kiribati também aparece como um dos países mais pobres do planeta. A população, formada por uns 100 mil habitantes, mora em casas feitas de coqueiros e vive, em média, até os 60 anos. Muitos sofrem de tuberculose, e o número de bebês que não sobrevivem ao nascimento é alto. Triste descrição de uma nação, não é verdade? Agora, eu pergunto: se o país é tão pobre, e com gente enfrentando tantas dificuldades, por que o povo ainda gasta seu dinheiro sofrido com cigarro?

De fato, o vício é uma terrível escravidão, com algemas fortíssimas. Um viciado vê sua própria razão sequestrada pela vontade descontrolada de devorar algo que prejudica sua vida. Você sabia que em um único cigarro existem 4 mil substâncias que estragam a saúde?

E o pior é que respirar a fumaça dos outros também é muito prejudicial. Segundo o Ministério da Saúde, a fumaça que sai da ponta do cigarro e nem passa pelo filtro tem três vezes mais nicotina e monóxido de carbono do que a tragada pelo fumante. Pensou nisso? Não basta ser não fumante. É preciso fugir para longe até mesmo da fumaça mortal. O cigarro é uma ameaça insuportável à felicidade do ser humano.

Nunca esqueça isto: fumar faz um terrível mal à saúde. Sempre e sempre. Não chegue perto dessa armadilha nem por brincadeira. Essa curiosidade é um monstro prestes a abocanhar seus melhores sonhos. Sendo que você tem uma vida de aventuras pela frente, não estrague essa fantástica viagem prejudicando-se com um vício tolo. Peça para Deus protegê-lo da perdição disfarçada de “curtição”. Você viverá mais, com dinheiro na carteira e saúde para dar e vender!


Quinta, 21 de março

Formigas nos Átrios de Deus


Ele nos ama, e pela Sua morte na cruz nos livrou dos nossos pecados. Apocalipse 1:5

Foram 200 anos, ou seja, 73 mil dias. Esse foi o tempo que demorou a construção da catedral de Notre-Dame, em Paris. A mais importante catedral da França representa o ápice da arquitetura gótica: tem colunas altíssimas e extraordinários detalhes de acabamento. Estar em frente de Notre-Dame é perder-se em vislumbres de cantos e recantos de uma fachada riquíssima de ilustrações, esculturas e significados até misteriosos. Sem falar nas “gárgulas”, figuras assustadoras e selvagens que foram esculpidas nas pontas e quinas por todo o telhado da catedral.

Se fora a catedral é impressionante, dentro ela é o dobro. O teto tem 35 metros de altura. É o equivalente a quase 12 andares revestidos de vitrais iluminados, grossas colunas de sustentação e uma penumbra capaz de fazê-lo silenciar instantaneamente. A igreja é alta e longa, com 127 metros de extensão. A decoração impecável, em seu interior, reporta-se aos tempos medievais, quando igrejas tinham lugar de destaque nos principais eventos da sociedade. Foi em Notre-Dame que Napoleão “coroou-se” rei, escandalizando o mundo ao tomar a coroa das mãos do papa e colocá-la em sua própria cabeça. E também foi lá que os últimos cavaleiros templários foram queimados vivos diante de todos.

Ali, o que mais me chamou a atenção foi a sensação de pequenez que uma construção assim despeja sobre os ombros do adorador. É como se fôssemos formiguinhas implorando para não serem pisadas pelos enormes pés da divindade. A cultura da época retratava a miséria do ser humano e sua inferioridade para que o poder da igreja se tornasse total sobre os fiéis, levando mais dinheiro de ofertas, indulgências e pagamentos extras de gente com medo de um “Deus cruel”.

Se Notre-Dame é admirável pela arquitetura, não é aconchegante para quem busca o abraço de um Pai de amor. Não acredito num Deus sempre pronto a nos fulminar e rebaixar. Fomos feito à Sua imagem e, a despeito do pecado ter estragado quase tudo, a morte de Jesus trouxe a eternidade de volta a todos. Ter medo de Deus é enfraquecer a graça da cruz. Siga confiante neste Deus que deve ser respeitado, e também neste Amigo que merece ser muito amado. Não tenha medo.


Sexta, 22 de março


Nó de Gravata


Ó Deus, cria em mim um coração puro. Salmo 51:10

Hoje vamos para a Croácia. Esse país próximo à Itália deu origem a um elemento do vestuário masculino que, cedo ou tarde, gostando ou não, todo o homem usará um dia. Nem que seja no seu casamento ou, pior ainda, no próprio funeral. É a gravata, acessório de roupa amado pelos homens formais, mas detestado pelos que preferem bermuda e chinelo.

Você sabe como surgiram as gravatas? Dizem que na Guerra dos Trinta Anos, enquanto fervilhavam as batalhas na Europa, os mercenários croatas se apresentaram em apoio ao governo francês. Quando os soldados entraram pelas ruas de Paris, o que mais chamou a atenção foi aquilo que os franceses identificaram como cachecóis pitorescos em volta do pescoço. A sociedade parisiense gostou da ideia, pela elegância diferenciada, e passou a imitá-los. Os franceses chamaram tal adereço de cravat, que significa croata. Desde então, o uso do adereço espalhou-se pelo mundo até chegar a nós com sua versão em português: a gravata.

Você imaginava que as gravatas do seu pai surgiram há mais de 400 anos, lá na Croácia? Isso me faz pensar no poder da influência. Sempre influenciamos e somos influenciados. Ninguém é 100% autêntico. Todos nós observamos os outros e somos impactados pelo comportamento deles. Já pensou quantas pessoas “espiam” você, aprendendo com seu jeito? Infelizmente, também há muitas influências negativas. O povo de Israel foi influenciado pelos cultos pagãos, como a adoração a Baal. E a própria Eva seguiu o exemplo estarrecedor da serpente do mal.

Não duvide: a influência tem um grande poder. E isso não é necessariamente uma coisa má. Essa é nossa realidade como seres humanos, convivendo em sociedade. Por isso, peça a Deus para ajudá-lo a imitar as coisas boas dos outros. Quase todo mundo tem algo de construtivo para ser observado.

E, quanto ao seu exemplo, ore para que os outros sigam seus melhores passos. Ser um verdadeiro cristão é apresentar o que de Cristo fica bem visível no nosso jeito de ser. O mundo é uma plateia a nos observar para constatar se parecemos com o Jesus que dizemos conhecer. Isso valerá mais do que andar por aí com um nó no pescoço.


Sábado, 23 de março


Bíblia em Imagens


Mandei que eles guardassem o sábado [...] para que se dediquem somente a Mim. Ezequiel 20:12

Ela é um dos maiores tesouros artísticos da humanidade. Ficar nela durante horas ainda é pouco para admirar cada detalhe. Afinal, ali estão as pinceladas mais famosas da Itália numa reunião de talentosos pintores como nunca antes.

A Capela Sistina é um prédio anexado ao complexo da Cidade do Vaticano. No local, são feitas as reuniões que escolhem um novo papa. Foi em suas paredes que Michelangelo, Botticelli, Rafael e Bernini perpetuaram uma obra artística sem precedentes.
Em cada centímetro da capela existem pinturas e afrescos de uma perfeição incomparável. Cenas bíblicas e ilustrações religiosas compõem imagens tão coloridas que parecem levar o visitante a um caleidoscópio infinito.

Entrar lá não é barato, e a fila dá volta nos quarteirões. Mas confesso que, quando entrei, esqueci na hora o cansaço da espera. Eram tantos detalhes, significados e impressões que nem me lembrei do relógio. As horas passaram como rápidos segundos.

É incrível ver os dedos de Deus e Adão quase se encostando, na pintura célebre da Criação. A cena do Juízo Final também é de arrancar o fôlego. Porém, por mais belas que sejam as pinturas, nada irá se comparar a revermos no Céu as cenas bíblicas e como elas verdadeiramente aconteceram. Enquanto aguardamos esse dia, ir à igreja pode nos ajudar a imaginar os impressionantes momentos descritos na Bíblia. Por isso, é muito bom adorar a Deus na casa dEle. Isso é verdade, porque nenhum artista no mundo tem a capacidade de traduzir no pincel o que o Espírito Santo desenha em nossa mente.

Neste sábado, vamos sonhar com as coisas que Cristo fez por nós? Vamos deixar nossos pensamentos e imaginações sobrevoarem as realidades de Deus? Jamais uma bela imagem substituirá a oração sincera, nem uma pintura será mais viva do que o poder do Senhor estimulando nossa criatividade.

Que tal aproveitar o fim de semana para enxergar aquilo que só se vê com o coração? Deixe Jesus reinar em sua vida e surpreenda-se com as promessas bíblicas a seu favor. Você sentirá Deus muito mais real. Isso não será magnífico?


Domingo, 24 de março


Fórmula 1 Sobre Patas


Com a nossa fé conseguimos a vitória. 1 João 5:4

A Flórida é o estado norte-americano que tem os parques de diversão mais emocionantes do mundo. Há pouco tempo, inauguraram por lá uma montanha­russa incrível, chamada Cheetah. O percurso alucinante sobre trilhos retorcidos verdes é de arrancar o fôlego.
Assim que um colete de aço gruda o aventureiro no assento, dispositivos eletromagnéticos no chão empurram o carrinho feito uma bala de canhão. O estômago gruda nas costas e inúmeras curvas, seguidas de quedas fantásticas, fazem os 90 segundos de piruetas voarem em milésimos.

Na verdade, essa montanha-russa foi inspirada no animal mais rápido do planeta, o guepardo, ou chita, como alguns falam. Com a cabeça aerodinâmica, patas muito longas parecendo asas, uma cauda feito aerofólio traseiro e um corpo elástico como nenhum outro bicho da savana africana, esse animal é incomparavelmente rápido. Em apenas quatro segundos, o guepardo pode acelerar a mais de 120 quilômetros por hora. Acredita nisso? É como a largada de um carro de Fórmula 1!

Além disso, o guepardo tem uma visão absurda. Ele pode caçar mesmo na escuridão da noite. Geralmente, não demora mais que 60 segundos para alcançar a presa escolhida. Confesso que prefiro mil vezes gritar na montanha­russa a encarar esse perseguidor de verdade. E você?

Na sua vida também existem guepardos. A Bíblia descreve o inimigo como um animal de caça sempre à espreita para devorar sua felicidade eterna. E não adianta tentar correr mais rápido do que o tentador, pois ele alcançará você facilmente. Portanto, você nunca se livrará do pecado se não estiver na carona do Salvador mais forte e rápido do Universo. Só mesmo através de Jesus a felicidade pode ser conquistada.

Você se lembra de Elias correndo e ultrapassando a cavalaria do rei Acabe? E Davi, que foi mais ágil que o raciocínio de Golias? Todos contaram com Deus para serem mais rápidos que o perigo iminente. Vamos fazer igual?

Chame Jesus agora mesmo para correr com você e por você. Assim, o inimigo não o alcançará, e a vitória será sua. Aceita o desafio?


Segunda, 25 de março


57 Graus Celsius


Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Salmo 23:4

Moises fugiu para um deserto. Jacó sonhou no meio do deserto. Paulo meditou no deserto. Elias se escondeu num deserto. Jesus jejuou no deserto. Enfim, desertos são cenários das histórias de nossos grandes heróis bíblicos.

Para nossa viagem de hoje, é bom pegar uma garrafa de água bem gelada para sobreviver durante o percurso pelo Vale da Morte, no Deserto de Mojave, nos Estados Unidos. Nesse lugar, que se estende por milhares de quilômetros quadrados, foi registrada a mais alta temperatura do mundo, alcançando 57 graus Celsius, um verdadeiro forno a céu aberto!

Essa é a região mais árida, vazia, seca e solitária da América do Norte. As temperaturas podem beirar os 20 graus negativos no inverno e, facilmente, chegar aos 50 graus nos dias de verão. Em Mojave também tem o chamado Campo de Golfe do Diabo. Como assim? Isso mesmo! É um local tão estranho, coberto de sal pedregoso em horrorosas formações rugosas de rochas salinas espetadas, que disseram que ali “só o diabo poderia jogar golfe”. A profundidade do sal chega a mais de 300 metros solo adentro. A visão é desoladora.

Nesse deserto, com montanhas altas no horizonte ladeando absurdas planícies arenosas, a chuva é raríssima. O ambiente hostil assusta qualquer um que passe por lá em direção à grande cidade de Las Vegas. E sabe de onde veio esse nome? Por causa da sua mais ilustre habitante: uma espécie de cobra igual à nossa cascavel. Eu, hein?!

A verdade é que o Deserto de Mojave é uma interessante ilustração das experiências passadas pelos grandes homens de Deus. Ao contrário do Deserto do Saara, na África, Mojave fica entre as importantes cidades de Los Angeles, Lancaster e Las Vegas. Isto é, entre importantes destinos, um deserto faz refletir na vida.

Por isso, Paulo, Moisés, Elias e Jacó saíram fortalecidos de seus desertos. E Cristo provou Sua força messiânica no deserto. Que tal você pensar nisso? Vamos encarar as dificuldades como trajetos de uma viagem a um destino muito maior? Cobras, frio, sal e solidão são desafios que não derrotarão você. Com Jesus, venceremos nossos desertos.


Terça, 26 de março


Cemitério do Céu


Os que confiam em Ti não sofrerão a vergonha da derrota. Salmo 25:3

Um dia eles cortaram os ares com suas imponentes asas brilhantes. Conquistaram as alturas, provando que o céu era o limite. Enfrentaram valentemente turbulências, tempestades e vendavais. Presenciaram noites estreladas e horizontes indescritíveis. Sim, eles foram os capitães dos ares. Só que agora estão no chão, completamente esquecidos.

Lá no Deserto de Mojave, onde estivemos ontem, existe um lugar nostálgico e impressionante: é o maior cemitério de aviões do mundo. São quase cinco mil pássaros de aço espalhados numa área a perder de vista. Em desuso, aquelas máquinas aposentadas vivem do passado de quem um dia levou muita gente às alturas.

Os aviões são depositados e esquecidos naquele deserto em razão do clima árido e seco que favorece a manutenção do metal. A baixa umidade também preserva os elementos eletrônicos para uma futura reutilização. Apesar de a maioria dos ocupantes desse estacionamento do abandono ser deixada lá por tempo indeterminado, algumas máquinas têm suas peças recicladas para outros fins.
Por essas condições, além do baixo custo de deixar as aeronaves no deserto, o lugar ficou tão entulhado de aviões que virou ponto turístico. De grandes jumbos a pequenos aviões, todos ficam estacionados ao relento por uma sucessão interminável de dias sob o Sol escaldante e noites debaixo da abóboda celeste estrelada. Muita gente viaja até lá para conhecer, fotografar ou admirar os restos da aviação.

Gosto de pensar em como Deus age de modo diferente dos homens. O ser humano usa as coisas e depois despreza suas próprias criações. Com o Criador do Universo não funciona assim. O Senhor jamais abandona uma criatura Sua no deserto do esquecimento. Para ele, ninguém é descartável.

Com Jesus sempre teremos valor e jamais perderemos nosso direito aos Céus. Nos planos de Deus ninguém é deixado de lado para sempre. Um dia todos nós voaremos com Ele, porque fomos feitos para voar muito alto. Você acredita nesse plano de Deus para sua vida?


Quarta, 27 de março


Jardim do Mal


Nós devemos obedecer a Deus e não às pessoas. Atos 5:29

Você gosta de admirar um bonito jardim? Daquele tipo que parece ter saltado da pintura de uma aquarela inacreditavelmente linda? O tapete de grama verde salpicado de flores coloridas e entrecortado por suaves córregos acalentando a dança aérea das borboletas não parece algo maravilhoso? Sem dúvida, todo jardim bonito parece um paraíso inofensivo, certo? Errado!

Existe um jardim na Inglaterra que você deveria ter o maior cuidado ao visitar. Plantado nos arredores do castelo de um duque, em Northumberland, o Alnwick Garden está lá desde 1750. Durante mais de 250 anos, ele tem atraído admiradores de todos os lugares. Inclusive lá existe uma “casa da árvore” que está entre as maiores do mundo. O problema desse jardim está em um espaço inaugurado há oito anos. É algo capaz de arrepiar os cabelos.

Chamado de Jardim Venenoso, ali estão expostas as mais venenosas plantas do planeta. A coleção inclui várias espécies carnívoras. Além disso, o governo britânico concedeu uma autorização especial para que ali fossem exibidas plantas alucinógenas como a maconha, o ópio e as folhas de coca.

Melhor mesmo é ficar longe de um jardim desses. Afinal, desde o Éden a natureza ficou bastante deformada em comparação aos planos originais de Deus. Falando em Jardim do Éden, lá também havia uma parte proibida, você se lembra? Mas Adão e Eva fizeram justamente a única coisa que Deus pedira que não fizessem. Então o pecado devastou a paz, e Jesus deu Sua vida para consertar o estrago. Tudo por causa de uma desobediência.

Você está preparado para viver bem longe do Jardim Venenoso? Tudo o que faz mal à saúde ou foi proibido pelo Senhor deve ser rejeitado. Deus sempre sabe o que é melhor do que o nosso melhor. Basta confiarmos nas orientações divinas e aproveitar tudo o que é bom e saudável no jardim da nossa vida.

Que tal prometer agora mesmo obedecer a Deus e a seus pais? Você nunca se arrependerá de dar ouvidos a quem o ama a ponto de só querer o seu próprio bem. Fazendo assim, você viverá aventuras incríveis.


Quinta, 28 de março


Superponte


Viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá. Romanos 14:17

Você acha que a ponte Rio-Niterói é grande? Então espere até viajarmos para a China! Lá, eles inauguraram há pouco tempo uma ponte três vezes maior que o nosso recorde brasileiro.

Chamada de Qingdao Haiwan, é a ponte mais longa do mundo. Sustentada sobre as águas salgadas da baía de Jiaozhou, ela possui uma linda entrada em forma de “T” com três inícios diferentes que se juntam em um imenso viaduto. Seu tamanho? São incríveis 42 quilômetros de uma estrada sustentada por três mil colunas.

As seis pistas para automóveis exigiram a quantidade absurda de 450 mil toneladas de ferro e 2,3 bilhões de metros cúbicos de concreto. Para construí-la foram necessários mais de 10 mil trabalhadores durante quatro anos.

Essa ponte é muito importante para a China. Os engenheiros fizeram cálculos extremos para torná-la resistente a grandes terremotos, fortes tsunamis e vendavais assustadores. Até uma colisão frontal de um navio de carga contra sua estrutura poderá ser suportada. E não para por aí. Os chineses planejam a construção de uma ponte ainda maior.

Sabia que você e eu, como cristãos, temos uma escolha a fazer? Ou nos tornamos muralhas, distanciando as pessoas de Cristo, ou viramos pontes aproximando seres humanos da esperança. Posso dar uma sugestão? Seja uma ponte capaz de unir as pessoas a Cristo.
Se não cuidarmos, nosso jeito de ser pode afastar as pessoas de Jesus, sabia disso? Quando ficamos de mau humor, criticando tudo e todos, ou usando os mandamentos da Bíblia como chicote, tudo isso afasta as pessoas do verdadeiro cristianismo.

Deus nos fez para sermos pontes de alegria, entusiasmo e muita felicidade. Seus amigos precisam saber que Jesus deixa tudo melhor em sua vida. Vamos aproveitar este dia nos unindo a Deus? Isso aproximará muitos outros da verdadeira salvação. Uma ponte assim, nem a China fará melhor!



Quinta, 29 de março


Viagem na Madrugada


Evitem todo tipo de mal. 1 Tessalonicenses 5:22

Ainda me lembro dos meus 9 anos. Eu estava numa viagem bem especial. Desta vez, no mundo dos sonhos. Dormia com toda a tranquilidade, madrugada adentro, até ser bruscamente despertado por um trovão explodindo como uma bomba. Assustadíssimo, pulei com tanta força da cama que bati em cheio a cabeça na parte de cima do beliche. Depois do baque, veio um grito, seguido por um choro de dor e um corpo estirado se mexendo no chão. Foi quando, finalmente, minha mente processou o que passava: meu irmão mais velho, de 11 anos, acabava de despencar do beliche!

O tumulto estava feito. Meus pais chegaram ao quarto às pressas, acenderam a luz e, após o susto, vimos que tudo estava bem. Trocando a preocupação pelo riso, fiz a pergunta óbvia:

– Cara, o que aconteceu com você?

Olhando para sua cama junto ao teto, respondeu pensativamente:

– Sei lá, acho que fiquei muito perto da beirada.

Após todos se acalmarem, voltei a viajar no sono. Décadas depois, ainda não me esqueci daquela madrugada, nem da frase célebre dita por um adolescente com um roxo nas costas: “Estava perto demais da beirada!” Não é a pura verdade? Em uma montanha altíssima, em uma sacada assustadora, ou até no beliche do quarto, sempre corremos grande risco de cair quando ficamos muito perto da beirada.
Sabia que com a vida cristã é a mesma coisa? A margem de segurança é o que nos protege das quedas. Você se lembra de Sansão, brincando com a vida junto de Dalila? Lembra-se de Ló, chegando cada vez mais perto do fogo de Sodoma? Que tal o rei Saul, na beira do despenhadeiro, visitando uma feiticeira? Também teve Eva mais e mais perto da serpente. Enfim, todos estes deram moleza com o perigo. Infelizmente, caíram feio na dureza da derrota.

Neste dia, fique bem longe de qualquer aparência do mal. Não brinque com a tentação, muito menos com a desobediência. Jesus lhe dará força, sempre que você pedir, para mantê-lo longe da queda. Não tenha medo de beliches, mas fuja das beiradas perigosas!



Quinta, 30 de março


Igreja do Passarinho


E Deus viu que tudo o que havia feito era muito bom. Gênesis 1:31

Não é piada, não. Pelo contrário, é sério. Essa igreja fica em algum lugar do estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Como nos vários sábados deste ano nossa viagem tem sido para conhecer alguma igreja curiosa mundo afora, prepare-se para se surpreender hoje.

Suas paredes são feitas de madeira pintada cuidadosamente com cores fortes e vibrantes. Um telhadinho lilás escorre pelos lados, enquanto as janelas e portas são idênticas às das igrejas mais tradicionais. Uma delicada cruz vermelha assinala a pequena torre, e o chão de cor azulada flutua pelos ares. Flutua? Claro que sim; afinal de contas, esse minúsculo templo fica pendurado na parede a não mais do que dois metros de altura. Seu tamanho? O da mão aberta de um homem.

Que tal? Seja bem-vindo à menor igreja do mundo, frequentada por um único ilustre adorador: um passarinho. Com criatividade
admirável, seu dono construiu uma pequenina igreja para servir de poleiro ao seu canarinho. Ele chama seu animalzinho de estimação de “sacerdote”. A foto dessa curiosa igreja se espalhou pelo mundo.

Bom humor à parte, existe uma lição muito interessante na “igreja do passarinho”. Quando Deus criou nosso planeta, Ele fez animais lindos e curiosos para deixar tudo mais bonito. Sabia que até os bichos louvam o Criador de todas as coisas? O cântico dos pássaros, o desabrochar de uma flor, as cores incríveis do pavão, entre tantas outras maravilhas, revelam o quanto Deus ama o ser humano – além de ter um tremendo bom gosto.

Nenhum outro dia é melhor do que o sábado para observarmos as belezas da natureza e as criaturas lindas feitas por Deus. Talvez você não ache uma igreja para passarinho, mas saiba que um belo parque, bosque ou praça também podem ser um lugar muito especial para admirarmos a criação de Deus, adorando Seu nome.

Nas próximas horas, vamos tentar fazer um passeio bem legal? Que tal pensar em quanta coisa fantástica Deus criou antes de descansar no sétimo dia? Explore lugares que provem o carinho de Jesus pelos Seus filhos. Fotografe coisas bonitas e lembre-se de que o que restou de bom neste mundo de pecado é motivo para adorarmos nosso Pai do Céu.



Quinta, 31 de março


Disque-Entrega na Montanha Branca


Quando vocês orarem [...], creiam [...] e assim tudo lhes será dado. Marcos 11:24

A África é conhecida por suas infinitas planícies, nas quais há elefantes, girafas, leões e zebras. A savana africana é um cartão-postal espalhado pelo mundo atraindo viajantes obcecados por safáris e aventuras. Porém, existe uma exceção à regra. Num certo ponto, um enorme monte destacado na planície seca. Ali está o famoso Kilimanjaro, nome que significa “montanha branca” ou “brilhante”.

Por causa do aquecimento global, seu topo de neves eternas já perdeu grande parte do branco. Mas esse enorme maciço rochoso ainda desafia os corajosos. Escalar seus 5.891 metros e 80 centímetros leva 20 mil alpinistas todos os anos até lá. E, por incrível que pareça, mais gente se machuca no Kilimanjaro do que no próprio Everest, a montanha mais alta do planeta. Sem contar que seu cume é a boca de três vulcões que um dia jorraram fogo líquido pela África.

O que me chamou a atenção, além disso, foram duas curiosidades: quem disse que uma enorme montanha vulcânica dessa tem exatamente 589.180 centímetros? Nossos tempos modernos são incríveis! Uma equipe de cientistas usou um GPS todo especial para garantir tamanha precisão na aferição de sua altura. E quer mais? O Kilimanjaro é o ponto mais alto do planeta a ter cobertura de sinal para telefone celular. Sério mesmo! Lá de cima, os atletas sobreviventes podem ligar para casa e contar para a mamãe que chegaram bem. Não é o máximo? Podem até ligar do teto da África para pedir uma pizza! O problema vai ser receber a encomenda...

Vivemos em um mundo de tecnologia sem precedentes. Porém, melhor do que telefonar do Kilimanjaro é ligar para o Dono do Universo de sua própria cama. Já pensou nisso? A oração é um meio de comunicação direto com o Criador dos montes e das galáxias. Quando falamos com Deus, Ele sempre nos ouve e responde da melhor maneira. Que tal dizer “alô” para o Escultor da montanha branca? Aproveite este privilégio! Ore mais, desabafe sempre e fale o que vier ao coração. Acredite, o Senhor será “todo-ouvidos” para você.
Vamos ligar agora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário