sábado, 9 de março de 2013

SÁBADO:UM PRESENTE PARA O ÉDEN - Jovens lição 11 - 09 a 15/03

Lição 11
9 a 15 de março 




Sábado: um presente para o Éden






“O Filho do homem é Senhor do sábado” (Mt 12:8).

Prévia da semana: O sábado foi dado antes da queda como uma ferramenta para ajudar os seres humanos a se lembrarem de quem eles são: criaturas finitas sob a soberania de um Deus infinito. O sábado, portanto, foi dado para revigorar o relacionamento com Deus. O quarto mandamento nos chama a exercer o autodomínio e a usar nosso poder para proteger o acesso dos outros ao descanso do sábado.

Leitura adicional: Patriarcas e Profetas, p. 48; O Grande Conflito, p. 436-438; 451-453; 615-634

Domingo, 10 de março
CPB - Introducao

O Super-Homem 
precisa de descanso


Quando Deus criou a Terra, Ele tinha em mente um presente especial para Seu povo – o presente do tempo. Nada diz mais sobre Seu amor por nós do que o desejo de separar um tempo especial para estar conosco. O tempo é algo de grande valor. Uma vez que ele tenha passado, não podemos fazer coisa alguma para trazê-lo de volta.

O sétimo dia, o sábado, não é um dia para ser lembrado e guardado somente por judeus ou algum outro grupo selecionado de pessoas vivendo em algum período específico de tempo. Deus criou o sábado para todos e jamais será diferente. “‘Assim como os novos céus e a nova Terra que vou criar serão duradouros diante de Mim’, declara o Senhor, ‘assim serão duradouros os descendentes de vocês e o seu nome. De uma lua nova a outra e de um sábado a outro, toda a humanidade virá e se inclinará diante de Mim’, diz o Senhor” (Is 66:22,23). Sim, o povo de Deus guardará o sábado por toda a eternidade no Céu e na Nova Terra.

Deus criou o sábado não somente porque precisamos de descanso físico e mental, mas também para que ele fosse um sinal entre nós e Ele. “Diga aos israelitas que guardem os Meus sábados. Isso será um sinal entre Mim e vocês, geração após geração, a fim de que saibam que Eu sou o Senhor, que os santifica” (Êx 31:13). O sábado é um sinal de que Ele é nosso Deus e de que nós somos Seu povo a quem Ele escolheu e separou.

Nos últimos dias, os ataques mais furiosos de Satanás serão na área da adoração – a quem adoramos e quando adoramos. Satanás quer nos manter tão ocupados com nossas atividades seculares a ponto de fazer-nos acreditar que não temos tempo para o descanso sabático. E mesmo quando formos à igreja no sábado, ele se esforçará para distrair nossa mente e o coração do propósito real do sábado. Ele tentará nos enganar nos fazendo pensar que somos super-homens que não precisam de descanso no sábado.

Guardemos no coração essa bênção maravilhosa do sábado que Deus nos deu e nos esforcemos para compreender plenamente o propósito do sétimo dia, e que assim possamos usufruir de seus benefícios. 

Mãos à Bíblia

1. Leia Gênesis 2:1-3. Como o sábado está relacionado com a criação? Como esses versos ajudam a reforçar a ideia de que Deus, de fato, criou nosso mundo em seis dias, ao contrário das longas eras sugeridas pela evolução teísta?

2. Leia Hebreus 4:3, 4. A qual evento o autor de Hebreus aponta em sua explanação sobre o descanso? Por que isso é importante?

Essa é uma clara referência do Novo Testamento ao relato da criação em Gênesis, e provê evidência adicional para a verdade histórica da criação em seis dias, seguida por um dia de descanso.


Danilla Tham |Cingapura

Segunda, 11 de março
CPB - Evidencia

No começo dos começos


Tudo no mundo tem início e fim. Isso não se trata de engenharia espacial. Até mesmo a Bíblia lida com essa verdade. Gênesis 1:1 diz: “No princípio Deus criou os céus e a Terra.” Até mesmo esse texto tão conhecido é muito rico. Se você prestar atenção, a palavra “céus” está no plural. Por causa da Nasa e do telescópio Hubble, descobrimos que existem muitos céus lá fora. Deus, contudo, disse isso ao Seu povo muito tempo antes de existirem Nasa e telescópios.

O começo não foi apenas qualquer começo. Foi o começo de todos os começos, porque o Deus criador interligou tudo. Ele criou o mundo, o tempo, os dias, os animais, os seres humanos e, é logico, o sábado. Todos eles estão grandemente interligados entre si.
O início do dia (Gn 3:1-5). Gênesis 1:3-5 diz: “Disse Deus: ‘Haja luz’, e houve luz. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas.

Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia.” Considere a maioria dos trabalhos de hoje. Eles começam quando a manhã (luz) inicia e geralmente terminam quando a luz se vai (escuridão). Então, Deus também começou com a luz e terminou com a noite. Mas o interessante sobre isso é que com Deus o dia começa e termina com o Sol. A simples lei natural é que, se não temos uma boa noite de sono, provavelmente também não tenhamos um bom dia.

O início do casamento (Mc 10:6-9). Você já se perguntou por que os casamentos estão se desmanchando e sendo redefinidos tão rapidamente hoje em dia?

A resposta é simples. Ela se encontra em Marcos 10:6-9: “No princípio da criação Deus os fez homem e mulher. Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe.” O casamento, assim como o sábado, foi instituído por Deus. E o sábado foi o primeiro dia completo na vida conjugal de Adão e Eva! Então, percebemos que o sábado pode renovar o relacionamento especial que os casais desfrutam entre si.

O início do descanso (Gn 2:2, 3). A palavra sabbath significa “descanso”. Gênesis 2:2 e 3 diz: “No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação.” Precisamos ser claros sobre um fato: Deus não criou nada no sábado. Em lugar disso, Ele o tornou um dia de descanso, um dia abençoado e santo. O sábado é o que é porque Deus descansou de toda a Sua obra e o abençoou. Se você não quer chamá-lo sabbath, tudo bem. Você pode chamá-lo “o santo dia de descanso abençoado”. O fato é que naquele tempo não havia hebreus nem judeus, somente Deus e Adão e Eva.

Início dos relacionamentos humanos (Gn 1:24-31; 2:1-3). Adão e Eva descansaram com Deus já no primeiro sábado. Por que eles precisariam descansar quando tinham acabado de ser criados? Porque o descanso sabático não é um descanso qualquer. O descanso sabático envolve um relacionamento com Deus, um dia inteiro que não se trata de nada mais senão do nosso relacionamento com Ele. Todos nós sabemos que leva tempo para se construir um relacionamento. Então, a primeira coisa que Deus fez após ter criado Adão e Eva foi passar um dia inteiro com eles.

O início do fim (Êx 20:8-11). João 1:1 e 2 diz: “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio.” Em 2 Pedro 3:3-7, lemos: “Eles dirão: ‘O que houve com a promessa da Sua vinda? Desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação.’ Mas eles deliberadamente se esquecem de que há muito tempo, pela palavra de Deus, existem céus e Terra, esta formada da água e pela água. E pela água o mundo daquele tempo foi submerso e destruído. Pela mesma palavra os céus e a Terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpios.” Apocalipse 12:17 declara: “O dragão irou-se contra a mulher e saiu para guerrear contra o restante da sua descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus.” Finalmente, em Êxodo 20:8-11, vemos que Deus incluiu o descanso sabático como um dos Seus dez mandamentos. Colocados juntos, esses textos nos ajudam a compreender o papel importante que o sábado desempenha na administração divina do tempo, incluindo o tempo do fim.

Pense nisto

- Que mudança no estilo de vida você pode fazer para ter uma vida mais alegre? Como guardar o sábado ajuda você a alcançar isso?
- Como você pode guardar o sábado melhor, de maneira que isso aprofunde seu relacionamento com Deus?
- Quais bênçãos você tem usufruído por ter sido fiel em guardar o sábado?



Mãos à Bíblia

3. Leia Deuteronômio 5:12-15. Em que aspecto a ênfase do mandamento do sábado aqui difere da ênfase de Êxodo 20:8-11?

A ênfase está na salvação, libertação e na redenção. Nesse caso, trata-se da redenção do cativeiro egípcio, que é símbolo da verdadeira redenção que temos em Jesus (1Co 10:1-3). Em outras palavras, não há conflito entre os textos, nenhuma justificativa para tentar usar uma passagem para negar a verdade da outra. Moisés estava mostrando que as pessoas pertencem ao Senhor, em primeiro lugar pela criação e, em seguida, pela redenção.

4. Leia Ezequiel 20:12 e Êxodo 31:13. Que outra razão temos para observar o sábado?


Benjamin Kipzanang |Cingapura

Terça, 12 de março
CPB - Exposicao

O dia acima de todos os outros


“O sábado foi santificado na criação. [...] Todas as coisas foram criadas pelo Filho de Deus. ‘No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus. [...] Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez’ (Jo 1:1-3). E uma vez que o sábado é uma lembrança da obra da criação, é um testemunho do amor e do poder de Cristo” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 281).

“Visto que o sábado é a memória do poder criador, é o dia em que de preferência a todos os outros devemos familiarizar-nos com Deus mediante Suas obras” (Ellen G. White, Educação, p. 251).

“Deus viu que um repouso era essencial para o homem, mesmo no Paraíso. Ele necessitava pôr de lado seus próprios interesses e ocupações durante um dia dos sete, para que pudesse de maneira mais ampla contemplar as obras de Deus, e meditar em Seu poder e bondade. Necessitava de um sábado para, de maneira mais vívida, o fazer lembrar de Deus, e para despertar-lhe gratidão, visto que tudo quanto desfrutava e possuía viera das benignas mãos do Criador” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 48).

“Durante toda a semana nos cumpre ter em mente o sábado e fazer a preparação indispensável, a fim de observá-lo conforme o mandamento. Não devemos observá-lo simplesmente como uma questão de lei. Devemos compreender suas relações espirituais com todos os negócios da vida” (Ellen G. White, Conselhos Para a Igreja, p. 262).

“Grandes bênçãos estão incluídas na observância do sábado e a vontade divina é que ele seja um dia de alegria para nós. Houve júbilo na instituição do sábado. Contemplando com satisfação as coisas que havia criado, Deus declarou ‘muito bom’ tudo quanto fizera (Gn 1:31). O Céu e a Terra vibravam então de alegria” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 6, p. 349).

“De todos os dez preceitos, só o quarto contém o selo do grande Legislador, Criador dos céus e da Terra. Os que obedecem aos Seus mandamentos tomam-Lhe o nome e todas as bênçãos que esse nome implica lhes serão garantidas” (Ibidem, p. 350).

Mãos à Bíblia

5. Leia Marcos 2:2728. Que verdade fundamental sobre o sábado Jesus revelou? Como podemos aplicar esse princípio à nossa experiência com o sábado?

A alimentação é uma necessidade, e era perfeitamente aceitável que os discípulos saciassem a fome. O problema era que os líderes religiosos consideravam mais importantes do que as necessidades humanas as regras inventadas por eles mesmos. O sábado deve ser um dia de bênção para o ser humano e não ser usado como desculpa para prolongar o sofrimento.

6. Que outra atividade Jesus fez no sábado, apesar da controvérsia que isso gerou? Mt 12:9-13Lc 13:10-17Jo 5:1-17

A questão da validade do sábado não surgiu em nenhuma das controvérsias registradas nos evangelhos sobre esse dia. Ao contrário, o assunto era como o sétimo dia devia ser guardado e não se devia ser abolido ou substituído.


Jimmy Quek | Cingapura

 

Siga a Lição dos Jovens no Twitter





Quarta, 13 de março
CPB - Testemunho

Em qual dia adorar?


O sétimo dia é o sábado ou o domingo? O calendário internacionalmente aceito é o gregoriano, introduzido pelo papa Gregório XIII em 1582. Ele é essencialmente uma reforma do calendário juliano, usado a partir de 45 a.C. e criado por Júlio César. Enquanto os nomes dos dias da semana variaram através das eras, o ciclo de sete dias semanais foi mantido continuamente desde o estabelecimento das culturas antigas. Assim, enquanto certos países podem começar a semana na segunda, o sábado ainda é o sétimo dia da semana, sendo o sábado bíblico.

Então, por que tantos cristãos enxergam o domingo como o dia de descanso e adoração? A resposta pode ser encontrada nos tempos romanos. Em 135 d.C., os judeus se revoltaram contra seus governadores romanos. Consequentemente, o imperador Adriano proibiu o judaísmo, prestando atenção especial aos exclusivos ensinos judaicos, incluindo a guarda do sábado. Os cristãos, anteriormente vistos como uma subdivisão do judaísmo, sentiram que precisavam se distanciar dos judeus para escapar da perseguição. A maneira óbvia de fazer isso foi parar de guardar o sábado bíblico.

Então, eles se voltaram para o domingo, possivelmente por causa da influência da adoração ao Sol naquele tempo. O culto ao Sol Invictus, o “Sol Invencível”, era a religião romana dominante durante o segundo século d.C.

Por ser o dia do Sol [Sunday, sun = sol e day = dia, em inglês] o dia mais importante da semana na cultura romana popular daquela época, isso pode ter influenciado os cristãos com um histórico pagão a também adotar o domingo como dia de adoração. Isso não somente provou a separação deles do judaísmo, mas mostrou a aliança deles com as práticas romanas, prometendo reconhecimento legal da religião deles, distinta do judaísmo.

Essa separação dos judeus e a observância religiosa do domingo como dia de adoração foi consolidada em 325 d.C., quando o Imperador Constantino, convertido ao cristianismo, escreveu para o Concílio de Niceia (uma tentativa de alcançar consenso nas crenças cristãs), dizendo: “Não devemos, portanto, ter coisa alguma em comum com os judeus [...] desejamos, querido irmão, nos separar da companhia detestável dos judeus.”*

* The Council of Nicea, A Select Library of Nicene and Post-Nicene Fathers of the Christian Church, v. XIV (Nova York: Charles Scribner’s Sons, 1900), p. 54.

Mãos à Bíblia

7. Leia 2 Pedro 3:3-7. Compare a descrição dos escarnecedores dos últimos dias com nossa sociedade contemporânea. O que os escarnecedores negam e por quê?

8. Leia Apocalipse 14:67. Em meio às dúvidas e objeções dos escarnecedores, que mensagem será proclamada com poder celestial?

Os escarnecedores estão errados. Vivemos sob o juízo pré-advento e somos chamados a adorar “Aquele que fez o céu e a Terra, e o mar” e tudo o mais. Essa é a linguagem da criação. O texto faz alusão a Êxodo 20:11 e aponta a importância da criação e do sábado no fim dos tempos. A rejeição da história da criação leva à rejeição do sábado e ao estabelecimento de um substituto de origem humana. O resultado, indicado em Apocalipse 14:8-10, é fornicação espiritual e separação de Deus.


Melody Tan | Wahroonga, New South Wales, Austrália

Quinta, 14 de março
CPB - Aplicacao

A prática faz a perfeição


Observar o sábado é um sinal visível entre nós e Deus de que Ele é o nosso Deus e somos o povo da aliança (Ez 20:12). É um dia separado e santificado por Deus na criação. Não é meramente um dia de descanso ou um dia de fazer e não fazer. É intenção de Deus que o sábado seja um dia de renovação.

Quão frequentemente negligenciamos ou esquecemos o verdadeiro significado de nosso descanso sabático quando somos engolidos por tudo o que precisamos fazer durante a semana, ou quando nos concentramos muito no que podemos ou não 
fazer no dia de sábado! Então, quando o sábado chega, o tratamos como qualquer outro dia, correndo de um lado para o outro, ou caímos no outro extremo e não fazemos nada.

Como alcançar o equilíbrio na guarda do sábado? Como podemos, nos outros dias da semana, preparar o coração para esse dia especial? A seguir estão algumas sugestões:

Coloque Deus primeiro. Comece cada dia com Deus como seu foco. Quando O colocamos em primeiro lugar em nossa vida, tudo o mais se encaixa (Mt 6:33).

Aprenda com o melhor exemplo. Jesus curou pessoas em qualquer dia da semana. Ele também escutou as pessoas e pregou onde quer que estivesse, sete dias na semana. Mas Ele também passou tempo sozinho com Deus longe das multidões (Mt 14:2223). Podemos estar preparados para nosso descanso sabático por meio de oração diária, meditação e estudo da Palavra de Deus.

Esteja preparado. Deus proveu os israelitas com uma porção dobrada do maná na sexta-feira para que eles não precisassem se preocupar com o preparo de comida no sábado. Da mesma forma, podemos estar prontos para o sábado preparando antecipadamente certos alimentos e nos certificando de que nossas roupas para o sábado estão prontas para ser usadas (Êx 16:23).

A prática faz a perfeição. Pratique, pratique e pratique mais um pouco. Continue repetindo esses passos até que se preparar para o sábado e seguir o que Deus planejou se torne sua “segunda natureza”.

Mãos à Bíblia

9. Leia o Salmo 92. Com base nesse texto, como deve ser a experiência da guarda do sábado? Por que, ao pensarmos no Senhor, devemos expressar o tipo de alegria revelada nesse salmo?

O salmista louvou a Deus por Sua bondade e fidelidade e O reconheceu como Criador. Perceba igualmente aqui o tema do juízo. Na Bíblia, o juízo de Deus não é apenas contra os ímpios, mas também em favor dos justos (Dn 7:20-28). Esses dois aspectos do juízo também são revelados nesse salmo. Mesmo que não vejamos agora o cumprimento dessas promessas, temos a promessa de que esse juízo ocorrerá no fim dos tempos, quando Deus fará novas todas as coisas (Ap 21:5). 
O tom do salmo é de alegria, louvor e felicidade pelo que o Senhor fez e fará.


Pan Shuqin |Cingapura

Sexta, 15 de março
CPB - Opiniao

Descanso inconveniente?


Certa vez, uma amiga me contou como suas amigas a invejavam por ela ter um dia de descanso obrigatório todo sábado. Não que essa minha amiga causasse problemas para os outros por folgar no sábado e deixar o trabalho para eles. Ela terminava as obrigações que tinha e assim podia descansar nos braços de seu Pai Criador.

Alguns de nós podemos argumentar que nem todo mundo é “sortudo” o suficiente para estar na situação da minha amiga. Alguns de nós talvez precisemos colocar comida na mesa para nossas famílias, pagar o aluguel ou a mensalidade escolar, manter a casa. Mas temos tentado honrar a Deus em primeiro lugar para ver como as coisas acontecem?

Não posso dizer que trabalhar no sábado é errado. Afinal de contas, até Jesus trabalhou no sábado (Jo 5), mas somente para fazer a vontade de Seu Pai. O que estou dizendo é que, se o trabalho que você está fazendo lhe traz a consciência da presença de Deus e lhe permite apreciar a obra dEle, então, sem dúvida, faça-o! Mas se nós nem mesmo fazemos esforço para honrar a Deus em Seu dia santificado, como esperamos ter um relacionamento positivo com Ele?

Meu pastor levantou a ideia de que seis dias valem mais do que sete. A princípio, isso soou ridículo. O que ele quis dizer é que podemos conseguir mais em seis dias quando honramos a Deus no sétimo do que podemos fazer em sete dias por nossa própria força.

Nossa maneira de encarar o sábado indica como consideramos a Deus. Conveniência? Sacrifício? Obediência? Resultado do amor por Ele e do que Ele fez para nos salvar? Olhe para o sábado com antecipação. Aprecie a obra de Deus em lugar da sua. Após seis dias agitados, tire um dia para diminuir o ritmo e descansar no conforto de Deus. Até Ele descansou! E você?

Pense nisto

- Como você vê o sábado? Ele é um fardo ou uma alegria? Por quê?
- Pense em maneiras pelas quais seus amigos na igreja podem ajudá-lo a guardar o sábado.


Mãos à obra

- Entreviste cinco adventistas do sétimo dia e pergunte-lhes sobre os benefícios do sábado. Depois, entreviste cinco não adventistas, perguntando-lhes o que eles pensam do conceito do sábado. Como as respostas de cada grupo se comparam e contrastam umas com as outras?

- Use uma concordância, confira dez referências para o sábado no Antigo Testamento e dez referências no Novo Testamento. Anote alguma coisa nova sobre o sábado que você aprendeu dessas referências.

- Procure no dicionário o significado da palavra “descanso”. Como as definições que você encontrou se comparam/contrastam com o conceito de um dia de descanso?

- Planeje com alguns amigos uma atividade sabática especial que proporcione oportunidades para adoração e confraternização – dois elementos essenciais do sábado.

- Convide alguém que normalmente não celebra o sábado para ter essa experiência com você.


Clarence Cheong | Cingapura

Nenhum comentário:

Postar um comentário