sábado, 15 de setembro de 2012

Lição 12 / Jovens / O anticristo / 15 a 21 de setembro

Lição 12
15 a 21 de setembro



O Anticristo

Casa Publicadora Brasileira – Lição dos jovens 1232012



“Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição” (2Ts 2:3).

Prévia da semana: Aprender a amar a verdade da Palavra de Deus é a única proteção a fim de não sermos vencidos pelos enganos de Satanás.

Leitura adicional: 1 João e 2 João; O Grande Conflito, p. 375-390; Caminho a Cristo (vista geral do livro)


Domingo, 16 de setembro
cpb - introdução

Anticristos?


“Esse homem é o anticristo!”, foi o que alegaram muitos sites sensacionalistas na época em que as eleições alcançaram um auge efervescente. Logicamente, essa pessoa não foi a primeira a ser escolhida como alguém que “se exalta acima de tudo o que se chama Deus” (2Ts 2:4), e certamente ele também não será o último. Parece que, nestes dias, tão logo alguém suba ao poder, existe um grupo de pessoas à espera para nos mostrar que o alinhamento específico das estrelas na data do nascimento dessa pessoa demonstra claramente que ela é o anticristo profetizado. Em alguns casos, é calculado o número preciso das letras do nome completo da pessoa que resulta exatamente em 666, dadas ou tiradas algumas poucas vogais. Desde que a Bíblia revelou haver um anticristo, existem pessoas apontando para um e outro e declarando: “Sim, esse certamente é ele! Isso é garantido!”

João avisou em 1 João 2:18 que o anticristo estava por vir e também que muitos já tinham vindo. Como pode ser isso, sendo que ele escreveu essas palavras há quase dois mil anos? Não temos esperado aquela figura solitária que aparecerá e confirmará nossos maiores temores? João, então, passa a explicar que anticristo é o homem que nega que Jesus seja o Cristo (1Jo 2:22).

Hummm... Parece que é hora de ajustarmos um pouquinho nosso paradigma. É tremendamente fácil apontar o dedo para alguém e dizer que essa pessoa encarna a negação de Jesus Cristo, enquanto nos esquecemos de que nossos três outros dedos estão apontando de volta para nós. João explicou que qualquer coisa ou alguém que negue Jesus é o anticristo, por isso, precisamos dar uma examinada em nossa própria vida. As palavras que saem da nossa boca exaltam a Cristo ou O negam? Nossas ações mostram a humildade que Ele manifestou em Seus dias na Terra? Ou elas negam Suas instruções de como viver? Colocar a culpa em outro e espalhar rumores sensacionalistas é fácil, mas examinar nossa própria vida para encontrar onde nós mesmos negamos a Cristo não é tão fácil assim.

Encorajo você, querido leitor, para se juntar a nós nesta semana ao aprendermos sobre o anticristo. Afinal, é fácil ficar confusos se olharmos para tudo o que nega a Cristo. A solução mais simples, então, é nos concentrarmos em tudo o que O exalta!

Mãos à Bíblia

1. Qual é o tema abordado por Paulo no capítulo 2 da segunda carta aos tessalonicenses? Apesar das diferenças do nosso contexto, temos desafios semelhantes a respeito dos eventos finais (marcação de datas, teorias da conspiração, etc.)? 2Ts 2:1-3

Os tessalonicenses conheciam muitas coisas corretas sobre a segunda vinda de Jesus e os eventos que a precederiam. Mas eles tendiam a enfatizar pontos extremados. Tinham deixado de ouvir a advertência de Jesus a respeito de procurar sinais de Sua vinda (Mt 24:4-8). Como resultado, conforme 1 Tessalonicenses, eles lamentavam a demora da vinda de Jesus (1Ts 4:13-15). No capítulo 2 da segunda carta aos tessalonicenses, eles parecem ter chegado à conclusão de que já estavam no meio dos eventos finais.

Brian Peters | Singapura, República de Singapura

Segunda, 17 de setembro
cpb - evidência

Decepção ontem e hoje



Tessalônica era a capital da província da Macedônia. Sua população era de aproximadamente 200 mil pessoas. A Via Egnatia, importante rota entre Roma e o Oriente, passava por Tessalônica. Essa rota e o porto da cidade tornaram Tessalônica um dos centros mais prósperos do Império Romano.*

A primeira e a segunda carta aos tessalonicenses foram escritas no ano 51 d.C. como cartas à igreja de Tessalônica. Ao contrário de outros lugares que Paulo e seus amigos visitaram, o primeiro contato deles com os tessalonicenses não foi agradável. Nos três primeiros sábados, transmitiram a eles o conhecimento sobre Cristo. Eles convenceram alguns judeus e muitos gregos de que Cristo era o Messias ressuscitado. Contudo, outros judeus passaram a ter inveja deles e organizaram um levante para expulsá-los da cidade (At 17:1-9).

Paulo escreveu suas duas cartas aos tessalonicenses porque ele não podia estar com eles pessoalmente e ajudá-los a crescer como cristãos. Essas cartas encorajaram os novos conversos e corrigiram algumas interpretações erradas que eles tinham a respeito da segunda vinda de Jesus e como deveriam viver até que Jesus viesse.

A mensagem de Paulo aos tessalonicenses, apesar de escrita há quase dois mil anos, é ainda relevante em nossos dias. Assim como a Tessalônica do passado, o mundo hoje é um caldeirão de culturas e ideias, e é mais fácil do que nunca ser enganado por alguém alegando ser Deus. Contudo, a Bíblia deixa claro que duas coisas acontecerão antes que Jesus venha. Primeiro, haverá uma rebelião. Apesar de que 2 Tessalonicenses não apresenta detalhes, Jesus deixou claro que, durante essa rebelião muitas pessoas se afastarão de Deus. Aparecerão também muitos falsos cristos e falsos profetas que realizarão o que parecerá ser milagres tão reais que, se fosse possível, mesmo o povo de Deus seria enganado (Mt 24:4-25). Na verdade, muitas pessoas serão enganadas e seguirão após eles.

Paulo claramente nos previne de que, a menos que conheçamos a verdade, acreditaremos nessas mentiras (2Ts 2:11, 12). Satanás é esperto e convencerá muitas pessoas a segui-lo. Contudo, se nos deleitamos na verdade e estudamos a Palavra de Deus cuidadosamente, não seremos enganados pelas mentiras dele.

* The Life Application Study Bible (NIV) (Wheaton, IL: Tyndale House, 1986), p. 2.170.

Pense nisto

Você conhece a Bíblia o bastante para não ser enganado nos dias finais?

Mãos à Bíblia

2. O que Paulo nos diz sobre “o homem da iniquidade”? Que princípios nos ajudam a entender o que Paulo estava apresentando? 2Ts 2:3, 4

Paulo relacionou as coisas que devem acontecer antes da vinda de Jesus. Haverá uma apostasia, e depois “o homem da iniquidade” será revelado. Essa revelação é descrita em 2 Tessalonicenses 2:8-10 como a ação de Satanás (NVI) pouco antes da segunda vinda de Cristo. Mas antes dessa revelação da iniquidade, haveria um período de “mistério” e restrição (2Ts 2:6, 7). A descrição do homem da iniquidade contém elementos que apontam tanto para o próprio Satanás quanto para um perverso agente do inimigo de Deus ao longo da história cristã.

Christon Choo | Singapura, República de Singapura


Terça, 18 de setembro
cpb - exposição

Cuidado! O anticristo quer ser seu amigo


Mentiras, rumores e pânico (2Ts 2:1-12). Os cristãos tessalonicenses estavam num estado de confusão. Com base no que Paulo lhes havia escrito em 2 Tessalonicenses 2:2, parece que alguém estava espalhando rumores de que a vinda de Cristo estava prestes a acontecer. Então, como um pai preocupado, ele lhes escreveu dizendo que não se perturbassem (2Ts 2:2). Talvez Paulo não soubesse como o rumor começou, mas ele certamente não deixaria que continuasse. Então, ele acalmou os tessalonicenses dizendo-lhes o que aconteceria antes da vinda de Cristo: “Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição” (2Ts 2:3).

Desvendando o homem do pecado (Dn 8:8-11; 1 Jo 2:18, 19, 22). Para prevenir que outros rumores surgissem, Paulo deu aos tessalonicenses uma chave que destrancaria o mistério sobre o tempo em que Cristo virá. Isso acontecerá após ser revelado o homem do pecado.

Quem é esse homem do pecado? Ele se disfarçará como Cristo ao tentar fazer a obra que somente Cristo pode legitimamente fazer. Ele será o pseudo-messias,¹ um Cristo falso. O apóstolo João ecoaria essa ideia de um falso Cristo. Ele usou o termo “anticristo” para descrever esse caráter. Em grego, anti significa “contra” ou “no lugar de”.² João escreveu que existe mais de um anticristo: “Já agora muitos anticristos têm surgido” (1Jo 2:18).

Plano secreto (Mt 24:1-14, 24; At 2:22). O que os anticristos estão tentando alcançar? Jesus nos diz: “Muitos virão em Meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo!’ e enganarão a muitos” (Mt 24:5). Embora exista e existirão muitos anticristos, eles estão unidos em propósito. Esse propósito é o de nos enganar. Revestidos de poder por Satanás, eles farão tudo o que puderem para nos enganar. Mentirão, espalharão rumores e causarão pânico. Por fim, eles desejarão enganar a todos fazendo-os pensar que são Deus, ou Cristo, ou que eles estão falando em favor deles.

A ciência moderna pode ser um anticristo quando oferece “respostas” sobre nossa origem que negam o papel de Deus na criação. Ela alega ter as respostas sobre a maneira pela qual o mundo passou a existir. Assim, se exalta “acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração” (2Ts 2:4). Em sua vida, a palavra final é Deus e a Palavra dEle ou seria algo mais?

As filosofias também são anticristos, já que nos dão grande quantidade de escolhas a respeito de nosso propósito e destino na vida. Podemos não perceber, mas muitas filosofias têm nos distraído sutilmente para que não olhemos em direção à vinda de Cristo. Somos ensinados a confiar em nós mesmos, fazer o melhor de nossa vida agora, e encontrar o “deus que há dentro de nós”. De fato, a filosofia em geral pode ter se tornado o mais popular e “confiável” deus de nosso tempo, sem que muitos de nós nos demos conta.

O materialismo promete aos consumidores felicidade e satisfação. Contudo, pesquisas têm mostrado que as pessoas mais felizes no mundo não são as que possuem mais coisas. Apesar disso, muitos de nós ainda temos que adquirir o último modelo de tudo. Equipamentos e aparelhos eletrônicos se tornaram nossos deuses.

O poder desses anticristos é sutil. Se estivermos desatentos, seremos enganados tornando-os nossos deuses, exaltando-os mais alto do que nosso Criador. Como podemos nos prevenir de ser enganados? Como podemos ver a diferença entre os anticristos e Jesus Cristo?

Descubra a diferença (2Ts 2:5, 8). As pessoas que trabalham com dinheiro são treinadas a diferenciar o genuíno do falso estudando o genuíno. Elas se tornam tão familiarizadas com o produto real que, quando recebem uma nota falsa, elas a reconhecem imediatamente. O mesmo princípio se aplica ao verdadeiro Cristo e aos anticristos. Precisamos nos tornar tão familiarizados com o Cristo real que, quando um anticristo tentar nos enganar, não teremos dúvidas. Paulo nos aconselha: se não quisermos ser enganados pelos anticristos, jamais devemos agir como os que rejeitaram o amor à verdade (2Ts 2:10).

Jesus disse que Ele é a verdade. Ele também aponta para a Bíblia como verdade. Quanto tempo você está gastando com Jesus e Sua Palavra? Você os conhece o bastante a ponto de logo que entrar em contato com as falsificações seja capaz de reconhecê-las imediatamente? Dedique-se a amar a verdade viva e escrita. E esteja atento, porque o anticristo quer ser seu amigo!

1. D. Michael Martin, The New American Commentary, v. 33 (Nashville, TN: Broadman & Holman Publishers, 1995), p. 235.
2. The SDA Bible Commentary, v. 7, 1ª ed., p. 643.

Pense nisto

1. Como você vê a obra do anticristo o afetando e também seu relacionamento com Deus?
2. O que está distraindo você, fazendo com que deixe de se dedicar à palavra viva e à palavra escrita?

Mãos à Bíblia

3. De acordo com Paulo, que duas coisas caracterizavam a situação do mundo no momento em que ele escreveu? Como podemos ver o grande conflito revelado nesses versos? 2Ts 2:6, 7

Combinando esses versos com os anteriores, percebemos que Paulo estava descrevendo três fases da história desde seu tempo até o fim. A fase final começa na segunda vinda de Cristo. Antes dessa fase, há a revelação do homem do pecado (2Ts 2:3), também conhecido como o iníquo (2Ts 2:8). E, antes dessa fase, há o tempo de mistério e restrição (2Ts 2:6, 7).

4. De acordo com outras passagens do Novo Testamento, o que está detendo a segunda vinda de Cristo? Mt 24:14; Mc 13:10; Ap 14:6, 7

Nesse caso, é possível que o detentor sobre o qual Paulo falou fosse o próprio Deus, que detém os eventos finais até que todos tenham a oportunidade de ouvir o evangelho.

James Tham | Singapura, República de Singapura


Quarta, 19 de setembro
cpb - testemunho

Onde você permanecerá?


“É sobremaneira admirável a cegueira do povo desta geração. Milhares rejeitam a Palavra de Deus como indigna de crédito, e com absoluta confiança esposam os enganos de Satanás. Céticos e escarnecedores acusam o fanatismo dos que contendem pela fé dos profetas e apóstolos e se divertem ridicularizando as declarações solenes das Escrituras referentes a Cristo, ao plano da salvação e ao castigo que aguarda os que rejeitam a verdade. Aparentam grande piedade por espíritos tão acanhados, fracos e supersticiosos que reconheçam as reivindicações de Deus e obedeçam aos requisitos de Sua lei. Manifestam tamanha segurança como se, na verdade, houvessem feito um concerto com a morte e uma aliança com o inferno – como se houvessem erigido uma barreira intransponível, impenetrável, entre si e a vingança de Deus. Nada lhes pode suscitar temores. Tão completamente se têm entregue ao tentador, tão intimamente se acham com ele unidos e tão imbuídos de seu espírito, que não têm poder nem inclinação para desembaraçar-se de suas ciladas” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 561).

“O último grande engano deve logo patentear-se diante de nós. O anticristo vai operar suas obras maravilhosas à nossa vista. Tão meticulosamente a contrafação se parecerá com o verdadeiro, que será impossível distinguir entre ambos sem o auxílio das Escrituras Sagradas. Pelo testemunho delas, toda declaração e todo prodígio deverão ser provados.

“Os que se esforçam por obedecer a todos os mandamentos de Deus defrontarão oposição e escárnio. Apenas em Deus lhes será possível subsistir. A fim de suportarem a prova que está diante deles, devem compreender a vontade de Deus como se acha revelada em Sua Palavra. Poderão honrá-Lo, unicamente, tendo uma concepção correta de Seu caráter, governo e propósitos, e agindo de acordo com estes. Ninguém, a não ser os que fortaleceram o espírito com as verdades da Escritura, poderá resistir no último grande conflito. A toda pessoa virá a inquiridora prova: Obedecerei a Deus de preferência aos homens? A hora decisiva está mesmo agora às portas. Estão nossos pés firmados na rocha da imutável Palavra divina? Estamos preparados para permanecer firmes em defesa dos mandamentos de Deus e da fé de Jesus?” (Ibidem, p. 593, 594).

Mãos à Bíblia

5. Leia 2 Tessalonicenses 2:8-10. Como podemos entender esses eventos? O que é especialmente importante a respeito da expressão “não acolheram o amor da verdade”?


6. Que obra anterior de Deus ao longo da história será falsificada por Satanás no engano final? Compare 2Ts 2:9 com At 2:22


O texto para hoje abre a cortina para revelar um anticristo ainda maior por trás daquele que operou entre as nações no curso da história. O próprio Satanás é o autor e consumador dos enganos do tempo do fim. À medida que se aproxima a vinda de Jesus, os eventos irão forçá-lo a um ato final de desespero. Ele deixará a prudência de lado e aparecerá pessoalmente para imitar o ministério terreno de Jesus. Por meio de falsos milagres, ele tentará desviar a atenção das pessoas do evangelho (a vida, morte e ressurreição de Jesus) e até mesmo da segunda vinda de Cristo.

Jeffrey Lonan | Singapura, República de Singapura

Quinta, 20 de setembro
cpb - aplicação

Agarrando-se à verdade



Todo cristão tem um inimigo. Embora 1 Pedro 5:8 descreva esse adversário “como leão, rugindo”, ele não é um ser mitológico. Satanás é real e ele quer “roubar, matar e destruir” (Jo 10:10). As boas-novas são que ele não tem autoridade real sobre os seguidores de Cristo. Quando Jesus deu a vida na cruz, Ele nos redimiu do poder de Satanás. “Para isso o Filho de Deus Se manifestou: para destruir as obras do diabo” (1Jo 3:8).

Embora Cristo tenha quebrado o domínio de Satanás sobre nós, ainda é nossa responsabilidade colocar Satanás em seu lugar, entender e exercer a autoridade que Deus nos deu sobre o diabo. Paulo advertiu que muitos iriam cair antes da vinda de Cristo: “Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição” (2Ts 2:3). Então, como podemos enxergar através das mentiras de Satanás e não desistir da verdade? A Bíblia nos sugere alguns passos que podemos dar.

Ore. Davi orou por proteção contra o engano e Deus o ouviu: “Eu clamo pelo Senhor na minha angústia, Ele me responde. Senhor, livra-me dos lábios mentirosos e da língua traiçoeira!” (Sl 120:1, 2).

Estude a Bíblia. Timóteo foi aconselhado: “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a Palavra da verdade” (2Tm 2:15). Os bereanos foram elogiados porque “receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo” (At 17:11).

Reconheça falsos profetas. Falsos profetas afastarão as pessoas da obediência a Deus (1Jo 4:1-3). Se eles pregarem contra a lei de Deus, não acredite neles (Is 8:20), mesmo que pertençam à mesma igreja! 2 Tessalonicenses 3:6 previne: “Irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, nós lhes ordenamos que se afastem de todo irmão que vive ociosamente e não conforme a tradição que vocês receberam de nós” (2Ts 3:6).

Pense nisto

1. Quais são algumas técnicas de estudo da Bíblia que você pode empregar para melhor compreender e estudar a Palavra de Deus?
2. Como você pode se motivar para orar e estudar a Bíblia diariamente?

Mãos à Bíblia

7. Por que Deus permite que tantas pessoas sejam enganadas? O que os perversos rejeitaram? 2Ts 2:10-12

Na crise final da história da Terra, Deus “envia” um engano sobre os ímpios, não porque Ele minta, mas porque Ele permite que os ímpios escolham mentiras em lugar da verdade e colham os frutos de suas ações erradas. Os eventos do tempo do fim revelam diante de todos, de modo claro, a mente e o caráter de Satanás e seus seguidores.

Faith Toh | Singapura, República de Singapura

Sexta, 21 de setembro
cpb - opinião

Satanás não está interessado em suas opiniões


Algumas vezes é difícil distinguir entre opinião e verdade. Vivemos numa era de informação em que muito do que aprendemos vem de alguém que aprendeu de outro alguém. Quando nos concentramos mais em discutir sobre a aplicação das tradições cristãs do que em aplicar os princípios encontrados na Palavra de Deus, Satanás é bem-sucedido em desviar nossa atenção da verdade de Deus. Considere algumas das verdades que Satanás gostaria que esquecêssemos:

1. “Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios creem – e tremem!” (Tg 2:19).
2. “Portanto, celebrem-no, ó céus, e os que neles habitam! Mas, ai da Terra e do mar, pois o diabo desceu até vocês! Ele está cheio de fúria, pois sabe que lhe resta pouco tempo” (Ap 12:12).

Todos nós sabemos que Satanás inventou a mentira e a raiva, e que ele trabalha para inspirar maus pensamentos e dúvidas. Ele também desvia nossa atenção do que realmente importa. Não é suficiente acreditar em Deus porque mesmo os demônios creem (Tg 2:19). Também precisamos andar em Seus mandamentos e ter uma vida que glorifique o nome dEle (Tg 2:14-26). Se há uma coisa que Satanás odeia, é o nome de Jesus. Ele odeia tudo o que Jesus honra, e tenta destruir todos os que vivem por Ele. Satanás gasta toda a sua energia elaborando planos para desviar nossos olhos de Jesus. Agora, mais do que nunca, precisamos criar um fundamento sólido na Palavra de Deus e caminhar intimamente ligados com o Salvador.

Satanás sabe que o tempo dele é curto e que Cristo em breve voltará. Por isso, seu propósito principal é enganar tantos quantos puder. Ele não se importa com a escola que você frequenta, a carreira que você escolhe nem com as roupas que usa. Ele se concentra, isso sim, em agir para que você gaste menos tempo com Deus e perca de vista o Céu. Alguma vez você já foi à igreja, mas não adorou? Já “guardou” o sábado, mas não se comunicou com Deus durante as horas sagradas? Já orou, mas não creu? Hoje, concentre-se em algumas verdades que você conhece e viva como alguém que realmente acredita que Jesus voltará em breve.

Pense nisto

1. Que distrações específicas o fazem perder de vista as verdades de Deus?
2. O que você pode fazer para viver uma vida “verdadeira”?

Mãos à obra

1. Com seus amigos, organize um estudo bíblico que faça uma busca profunda nos avisos contra o engano. O que Deus promete aos Seus crentes?
2. Produza um vídeo sobre maneiras pelas quais os cristãos tornam as coisas mais importantes do que Deus. Mostre-o aos membros da sua unidade e, depois, coloque-o no YouTube.
3. Discuta com amigos o que Paulo quis dizer em 2 Tessalonicenses 2:10 quando disse que alguns “rejeitaram o amor à verdade”. O que a expressão “rejeitar o amor à verdade” lhe parece significar, de maneira prática? Use comentários bíblicos ou estudos bíblicos para pesquisar essa frase e seu significado.

Jimmy Quek | Singapura, República de Singapura



Nenhum comentário:

Postar um comentário